Plano de Aula | Metodologia Ativa | Escrita: Introdução
Palavras Chave | Alfabeto, Escrita de parágrafos, Formatos de texto, Atividades práticas, Caça ao tesouro, Supermercado de palavras, Drama das palavras, Discussão em grupo, Aplicação de teoria, Conclusão e aplicabilidade |
Materiais Necessários | Cartões com letras do alfabeto, Pistas para caça ao tesouro, Cartões com palavras para o drama, Papéis para escrita, Canetas ou lápis, Quadro ou flip chart, Marcadores para o quadro, Cópias de textos de exemplo |
Códigos BNCC | EF01LP18: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.; EF01LP20: Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.; EF01LP25: Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço). |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Interpretação Textual |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
Esta etapa do plano de aula é crucial para estabelecer as bases do conhecimento que os alunos devem ter para a utilização eficiente da escrita. Ao definir objetivos claros, os alunos e o professor podem focar nas habilidades essenciais que serão desenvolvidas e aprimoradas durante a aula, garantindo que todos os participantes estejam alinhados com as expectativas de aprendizado. Através dos objetivos, busca-se proporcionar uma estrutura que guie as atividades práticas e teóricas da aula, maximizando o aproveitamento do tempo e dos recursos disponíveis.
Objetivos principais:
1. Reconhecer e identificar todas as letras do alfabeto.
2. Desenvolver a capacidade de escrever parágrafos corretamente, considerando início, desenvolvimento e conclusão.
3. Compreender e aplicar diferentes formatos de texto, como narrativo, descritivo e informativo.
Objetivos secundários:
- Estimular a criatividade e a expressão pessoal através da escrita.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A etapa de Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que estudaram previamente, utilizando situações problema que os fazem aplicar o conhecimento de forma prática. Além disso, contextualiza a importância da escrita no dia a dia e em situações mais amplas, como profissionais e sociais, incentivando os alunos a perceberem a utilidade e a relevância do que aprendem. Esta abordagem visa preparar os alunos para as atividades práticas que seguirão, conectando o conteúdo teórico com sua aplicação real.
Situações Problema
1. Peça aos alunos para escreverem um parágrafo descrevendo seu animal de estimação favorito, utilizando o máximo de letras do alfabeto possível.
2. Solicite que os alunos criem uma lista de compras para uma festa de aniversário, organizando os itens em parágrafos descritivos e informativos.
Contextualização
Explique a importância de saber escrever corretamente e de forma organizada, usando exemplos do cotidiano como redigir mensagens para amigos ou fazer anotações em cadernos. Mostre como a escrita pode ajudar a expressar ideias de forma clara e eficaz. Além disso, relate brevemente como a escrita é usada em diferentes contextos, como em livros, jornais e na internet, para informar, entreter e educar.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 85 minutos)
A finalidade desta fase do plano de aula é permitir que os alunos apliquem de maneira prática e lúdica os conceitos estudados sobre a escrita. As atividades propostas visam reforçar o reconhecimento das letras do alfabeto, a capacidade de estruturar parágrafos coerentes e a habilidade de formatar diferentes tipos de textos. Além disso, busca-se promover a colaboração entre os alunos e incentivar a criatividade e o pensamento crítico através de tarefas divertidas e desafiadoras.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Caça ao Tesouro das Letras
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Reconhecer e memorizar as letras do alfabeto em um contexto divertido e aplicar o conhecimento na escrita de textos curtos.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos participarão de uma 'caça ao tesouro' dentro da própria sala de aula, onde deverão encontrar pistas que levam a letras escondidas. Cada pista contém uma letra do alfabeto. Após coletar todas as letras, os alunos deverão organizá-las para formar palavras simples e, em seguida, usar essas palavras em pequenos parágrafos que contem uma história.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
-
Explique que eles terão que encontrar pistas escondidas pela sala que contêm letras do alfabeto.
-
Cada pista resolvida dará a eles uma letra.
-
Após coletar todas as letras, os alunos devem formar palavras e depois criar um curto parágrafo que use essas palavras em uma história coerente.
-
Os parágrafos serão lidos para a classe no final da atividade.
Atividade 2 - O Supermercado das Palavras
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Aprender a organizar informações em listas e a escrever parágrafos descritivos de forma coerente e gramaticalmente correta.
- Descrição: Os alunos irão simular a montagem de uma lista de compras para um supermercado, mas com a tarefa adicional de escrever pequenos parágrafos descritivos para cada item da lista, utilizando corretamente as palavras e suas respectivas categorias gramaticais.
- Instruções:
-
Organize os alunos em grupos de até 5.
-
Distribua cartões com nomes de itens de supermercado e suas respectivas categorias gramaticais (substantivo, adjetivo, etc.).
-
Os alunos deverão montar uma lista de compras e, para cada item, escrever um pequeno parágrafo que o descreva e justifique sua escolha.
-
Cada grupo apresentará sua lista e os parágrafos para a classe ao final da atividade.
Atividade 3 - Drama das Palavras
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de escrita criativa e compreensão lexical, além de promover a confiança e expressão oral dos alunos.
- Descrição: Usando cartas com palavras, os alunos criarão pequenas peças de teatro onde cada palavra deve ser usada em um diálogo, incentivando a fluidez na escrita e a compreensão da utilização de palavras em diferentes contextos.
- Instruções:
-
Divida a sala em grupos de no máximo 5 alunos.
-
Cada grupo recebe um conjunto de cartas com palavras.
-
Os alunos devem usar todas as palavras das cartas em um diálogo que formará parte de uma pequena peça de teatro.
-
Os diálogos devem ser escritos e ensaiados, e depois apresentados para a classe.
-
Discussão sobre como as palavras foram utilizadas e o impacto no significado das cenas.
Retorno
Duração: (10 - 15 minutos)
Esta etapa de retorno tem como objetivo principal consolidar o aprendizado adquirido durante as atividades práticas. Ao discutir em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar e refletir sobre o que realizaram, o que facilita a fixação do conhecimento. Além disso, essa discussão permite que o professor avalie o entendimento dos alunos sobre o tema e identifique possíveis pontos de revisão ou aprofundamento em futuras aulas.
Discussão em Grupo
Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma revisão geral das atividades realizadas, perguntando aos alunos o que mais gostaram de fazer e o que acharam mais desafiador. Encoraje-os a compartilhar suas experiências e o que aprenderam durante as atividades. Use questões orientadoras para fomentar a conversa, como 'Qual foi a parte mais divertida da atividade para você?' ou 'O que você descobriu sobre a escrita que não sabia antes?'
Perguntas Chave
1. Quais foram as principais dificuldades encontradas ao escrever os parágrafos e como vocês as superaram?
2. Como a organização das letras em palavras e parágrafos facilita a compreensão do texto?
3. Houve alguma palavra ou letra do alfabeto que vocês acharam mais difícil de usar? Por quê?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A finalidade desta etapa de conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conteúdos abordados na aula, além de perceberem a sua aplicabilidade no mundo real. Resumindo e recapitulando, o professor reforça o aprendizado e prepara os alunos para futuras aplicações do conhecimento em contextos variados, reforçando a importância do que foi aprendido e motivando os alunos a continuarem aprimorando suas habilidades de escrita.
Resumo
Para concluir, o professor deve resumir os principais pontos discutidos e aprendidos durante a aula, reforçando a importância de reconhecer e utilizar corretamente as letras do alfabeto, formar palavras e estruturar parágrafos. É essencial recapitular as atividades realizadas, como a 'Caça ao Tesouro das Letras', o 'Supermercado das Palavras' e o 'Drama das Palavras', destacando o que cada uma contribuiu para o desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos.
Conexão com a Teoria
Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi evidenciada através das atividades interativas, que permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico de maneira lúdica e contextualizada. A teoria sobre a estrutura do parágrafo e dos textos foi praticada em situações reais, como na criação de textos narrativos e descritivos, reforçando a compreensão e a importância da clareza na escrita.
Fechamento
Finalmente, o professor deve enfatizar a relevância da escrita no dia a dia, explicando como as habilidades desenvolvidas são aplicáveis em diversas situações, desde redações escolares até comunicações do cotidiano, como mensagens e e-mails. Esta reflexão ajuda os alunos a perceberem a utilidade prática do que aprenderam e a importância de se comunicar de forma clara e eficaz.