Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Formação do Leitor: Introdução

Avatar padrão

Lara da Teachy


Português

Original Teachy

'EF12LP02'

Formação do Leitor: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Formação do Leitor: Introdução

Palavras ChaveFormação do Leitor, Leitura Autônoma, Compreensão Textual, Atividades Lúdicas, Interpretação de Textos, Colaboração, Expressão Oral, Teatro de Leitura, Detetives da Biblioteca, Aventura na Terra dos Contos
Materiais NecessáriosLivros ilustrados, Cartões com palavras-chave, Mapas do tesouro fictícios, Pergaminhos antigos, Livros sem títulos, Materiais para encenação (opcional)
Códigos BNCCEF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para direcionar o foco dos alunos e garantir que eles compreendam o que se espera deles ao final da aula. Ao estabelecer claramente os objetivos, o professor orienta o processo de aprendizagem, assegurando que os alunos estejam alinhados com as metas de desenvolvimento de habilidades de leitura e compreensão textual. Esta clareza ajuda a maximizar o aproveitamento das atividades em sala, que serão projetadas para consolidar os conhecimentos adquiridos de forma prévia.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a ler textos de forma autônoma, desenvolvendo compreensão textual baseada em suas necessidades e interesses.

2. Fomentar o gosto pela leitura através de atividades lúdicas e interativas que engajem os alunos com o material.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a capacidade de expressão oral e escrita dos alunos ao compartilharem suas interpretações com os colegas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e retomar conceitos chave que foram estudados previamente, utilizando situações-problema que estimulam a reflexão e a aplicação prática do conhecimento, incentivando a curiosidade e a participação ativa dos estudantes. A contextualização destaca a relevância do tema no dia a dia, motivando os alunos a perceberem a leitura como uma habilidade vital e interessante.

Situações Problema

1. Imagine que vocês estão explorando uma floresta mágica e encontram um pergaminho antigo com uma história escrita. Como poderiam usar suas habilidades de leitura para descobrir o que está escrito e entender a mensagem do pergaminho?

2. Vocês são detetives em uma misteriosa biblioteca cheia de livros sem títulos. Como poderiam decifrar as histórias escondidas dentro desses livros usando apenas as pistas que o texto oferece?

Contextualização

A leitura não é apenas uma ferramenta acadêmica, mas uma habilidade essencial para a vida. Desde seguir receitas até compreender manuais de instrução, a leitura é fundamental em muitas situações cotidianas. Além disso, a leitura de histórias ajuda a desenvolver empatia e compreensão do mundo ao nosso redor. Saber ler bem permite que exploremos mundos novos, tanto reais quanto imaginários, como o de um livro de fantasia ou o de um manual de instruções de um brinquedo novo.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de maneira prática e lúdica as habilidades de leitura e compreensão textual que adquiriram previamente. As atividades propostas são cenários lúdicos que incentivam a cooperação, a criatividade e a análise crítica dos textos. O objetivo é consolidar o aprendizado de forma divertida e engajadora, permitindo que os alunos utilizem a leitura como ferramenta para a resolução de problemas e para a expressão de ideias e emoções.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Aventura na Terra dos Contos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de leitura sequencial e compreensão textual, além de promover trabalho em equipe e criatividade na resolução de problemas.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá um 'mapa do tesouro' que na verdade é um conjunto de páginas de um livro ilustrado. Cada página contém uma parte de uma história que deve ser lida em ordem para desvendar o mistério e encontrar o tesouro escondido.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua as páginas do livro ilustrado de forma que cada grupo tenha uma sequência diferente.

  • Os alunos devem ler as páginas em ordem para compreender a história e descobrir pistas sobre a localização do tesouro.

  • Após a leitura, cada grupo deve discutir o que entendeu e formular hipóteses sobre onde o tesouro pode estar.

  • Cada grupo apresenta suas conclusões e justificativas para a turma.

Atividade 2 - Detetives da Biblioteca

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a leitura analítica e a capacidade de dedução, além de promover a colaboração entre os alunos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornarão detetives que precisam decifrar mensagens ocultas em livros sem títulos. Cada livro contém uma parte de uma história maior e os alunos devem usar suas habilidades de leitura e dedução para compreender o enredo completo.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de 5.

  • Entregue a cada grupo um conjunto de livros sem títulos.

  • Os alunos devem ler os trechos dos livros e tentar descobrir a ordem correta da história.

  • Utilizando cartões com palavras-chave, os alunos devem tentar associar os trechos corretos para formar o enredo completo.

  • Cada grupo apresenta a história que conseguiu formar e discute as dificuldades encontradas.

Atividade 3 - Teatro de Leitura

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a compreensão textual através da interpretação, promovendo habilidades de expressão oral e trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos irão transformar trechos de contos clássicos em pequenas peças de teatro, onde cada grupo ficará responsável por uma parte da história. O desafio será interpretar corretamente o texto, destacando as emoções e os acontecimentos principais.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de 5 alunos.

  • Atribua a cada grupo um trecho de um conto clássico.

  • Os alunos devem ler e discutir o trecho, identificando as emoções e o contexto.

  • Cada grupo prepara uma pequena encenação do seu trecho, focando na expressão corporal e vocal.

  • Realize uma apresentação conjunta das peças, conectando os trechos para formar uma história completa.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa de retorno tem como finalidade permitir que os alunos reflitam sobre o processo de aprendizagem e articulem o que aprenderam. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar suas compreensões, ouvir diferentes perspectivas e aprender com os colegas. Este momento é crucial para a consolidação do conhecimento e para o desenvolvimento de habilidades metacognitivas, permitindo que os alunos avaliem e articulem o que sabem e o que precisam melhorar.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo convidando cada grupo a compartilhar suas experiências. Pode-se utilizar uma abordagem de rodízio, onde cada grupo apresenta suas descobertas e as estratégias utilizadas. Encoraje os alunos a discutir o que mais gostaram e o que acharam desafiador. Use perguntas direcionadas para garantir que todos participem e expressem suas opiniões.

Perguntas Chave

1. Quais foram as estratégias mais úteis que seu grupo usou para compreender a história e encontrar as pistas?

2. O que vocês acharam mais difícil na atividade e como superaram esse desafio?

3. Como a leitura em grupo ajudou na compreensão do texto?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão tem como finalidade consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham internalizado os conteúdos discutidos e aplicados durante a aula. Além disso, serve para reforçar a importância da leitura e da compreensão textual no dia a dia, incentivando os alunos a continuarem a prática de leitura de maneira autônoma e prazerosa. Esta reflexão final ajuda a assegurar que os alunos saiam da aula com uma clara compreensão de como o que aprenderam se aplica fora da sala de aula.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, relembrando as estratégias de leitura e compreensão textual exploradas. É crucial recapitular as atividades, como 'Aventura na Terra dos Contos', 'Detetives da Biblioteca' e o 'Teatro de Leitura', destacando os aprendizados de cada uma delas e como essas atividades foram interligadas para formar uma experiência de aprendizado rica e integrada.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, houve um claro enlace entre a teoria e a prática, onde os conceitos teóricos sobre leitura foram aplicados em situações práticas e lúdicas, como os jogos de interpretação e decodificação de mensagens. Essa abordagem prática não apenas reforçou o entendimento teórico, mas também proporcionou aos alunos a oportunidade de experimentar diretamente a aplicação dos conceitos em contextos divertidos e engajadores.

Fechamento

Por fim, é importante destacar a relevância da formação do leitor no cotidiano dos alunos. A habilidade de ler e compreender textos é essencial em todas as esferas da vida, desde a interação social até o sucesso acadêmico e profissional. O estímulo à leitura, principalmente quando associado a atividades que despertam o interesse e a curiosidade, contribui não apenas para o desenvolvimento intelectual, mas também para o enriquecimento cultural e emocional dos estudantes.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Ativa | Composição de Textos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Linguagens Verbal, Não-Verbal e Mista | Metodologia Digital | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Prática | Adjetivo e Numeral | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Expositiva | Intertextualidade
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies