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Plano de aula de Dança em Diferentes Contextos

Artes

Original Teachy

'EF15AR08'

Dança em Diferentes Contextos

Objetivos (5 minutos)

  1. Introduzir os alunos ao conceito de dança em diferentes contextos culturais e sociais.

  2. Facilitar a apreciação e experimentação de diferentes formas de dança, incentivando a participação ativa e o desenvolvimento de habilidades motoras.

  3. Promover o reconhecimento de diferentes tipos de danças, explorando suas características únicas, histórias e significados.

Objetivos secundários:

  • Estimular a consciência corporal e a coordenação motora por meio da prática de dança.
  • Desenvolver habilidades de observação e crítica ao analisar diferentes tipos de danças.
  • Fomentar o respeito e a compreensão para com a diversidade cultural, através do estudo de danças de diferentes tradições e contextos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdo:

    • O professor lembra aos alunos sobre os conceitos básicos de dança discutidos em aulas anteriores, incluindo ritmo, movimento e expressão. Esta revisão prepara os alunos para a nova lição, reforçando a base sobre a qual o novo conteúdo será construído.
  2. Situações-problema:

    • O professor apresenta duas situações para despertar a curiosidade dos alunos e incentivar a exploração do tema. A primeira situação poderia ser: "Imagine que você está visitando um país novo e eles têm um tipo de dança que você nunca viu antes. Como você se sentiria? O que você gostaria de saber sobre essa dança?" A segunda situação poderia ser: "Imagine que você foi convidado para dançar em uma festa, mas você não sabe os passos. O que você faria?"
  3. Contextualização:

    • O professor explica aos alunos a importância da dança em diferentes culturas e contextos. Ele destaca como a dança pode ser uma forma de expressão, comunicação e celebração em muitas sociedades. Além disso, ele enfatiza que entender diferentes tipos de dança pode ajudar a apreciar e respeitar a diversidade cultural.
  4. Introdução do Tópico:

    • O professor introduz o tópico de "Dança em Diferentes Contextos", explicando que eles explorarão diferentes formas de dança de todo o mundo. Ele compartilha curiosidades sobre algumas danças, como o fato de que o Ballet surgiu durante o Renascimento italiano no século XV e que o Samba é uma dança brasileira com raízes africanas. Ele também pode mencionar como a dança contemporânea permite aos bailarinos expressarem-se livremente, misturando diferentes estilos de dança. Essas informações interessantes ajudam a despertar o interesse dos alunos no tópico.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Esta etapa consiste na apresentação da teoria e na guia da atividade prática. O professor deve se preparar para fazer demonstrações e explicar diferentes estilos de dança. Para isto, são indicados vídeos curtos e proposição de atividades práticas.

  1. Apresentação da teoria:

    Para desenvolver a apreciação e a percepção do aluno sobre os diferentes estilos de dança, o professor deve:

    1. Explicar brevemente a história e o contexto cultural de cada tipo de dança selecionado. Inicialmente, podem ser escolhidos três tipos distintos, como dança clássica (ballet), dança popular (samba) e dança moderna (dança contemporânea). (8-10 minutos)

    2. Detalhar as características principais de cada estilo, observando elementos como passos, ritmo, figurino e música. Salientar que, muitas vezes, a dança é uma manifestação artística que reflete a sociedade onde está inserida. (7-10 minutos)

  2. Guias de atividade prática:

    Após a explicação teórica, para permitir que os alunos experimentem e apreciem diferentes formas de danças, o professor deve:

    1. Propor um momento de apreciação de dança, no qual serão exibidos vídeos curtos mostrando cada estilo de dança discutido. Durante o vídeo, os alunos devem ser incentivados a observar os estilos e pensar sobre o que lhes agrada em cada um, bem como as diferenças que notam entre eles. (5 - 7 minutos)

    2. Conduzir uma atividade de dança passo-a-passo. O professor pode ensinar um passo básico de cada estilo de dança discutido, permitindo que os alunos experimentem cada uma. Este momento contribui para que haja uma maior sensibilização e entendimento do que foi apreciado no vídeo, além de contribuir para a consciência corporal e coordenação motora. (8 - 10 minutos)

  3. Discussão:

    Propõe-se um momento onde os alunos possam compartilhar suas experiências durante a atividade prática. O professor deve incentivar os alunos a falar sobre suas sensações ao experimentar os diferentes tipos de dança, as dificuldades e facilidades encontradas. A ideia é estimular uma reflexão crítica sobre o que foi apreciado e praticado. (2 - 5 minutos)

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos):

    • O professor deve promover um momento de discussão em grupo, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas observações e experiências em relação às diferentes formas de dança que foram exploradas.

    • Neste momento, é importante que o professor incentive os alunos a expressarem suas opiniões, sentimentos e perceções sobre as danças que visualizaram e praticaram. O professor pode fazer perguntas como: "Qual dança você mais gostou e por quê?" ou "Quais foram as principais diferenças que você notou entre as danças?".

    • O professor deve também verificar o que foi aprendido com as atividades em grupo, fazendo perguntas que conectem a prática à teoria apresentada. Por exemplo: "Como vocês acham que a história e o contexto cultural de uma dança podem influenciar seus movimentos e ritmo?".

  2. Reflexão Individual (3 - 5 minutos):

    • Após a discussão em grupo, o professor deve pedir aos alunos para refletirem individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para isso, o professor pode propor duas perguntas simples que os ajudarão a consolidar seus conhecimentos e refletir sobre a importância do tema. Essas perguntas podem ser: "O que você aprendeu hoje sobre dança em diferentes contextos?" e "Por que você acha que é importante conhecer e respeitar diferentes formas de dança?".

    • Os alunos devem ser incentivados a pensar profundamente sobre essas questões e escrever suas respostas, se possível. O professor pode passar pela sala para ouvir algumas das respostas e fornecer feedback.

  3. Conclusão da Aula (2 - 3 minutos):

    • Para concluir a aula, o professor deve reforçar os principais ensinamentos do dia, ressaltando a importância da dança como uma expressão cultural diversificada e rica.

    • O professor pode também destacar a relevância da prática e apreciação da dança, não apenas como uma forma de arte, mas também como um meio de promover a consciência corporal, a coordenação motora, a expressão emocional e a compreensão cultural.

    • Por fim, o professor pode encorajar os alunos a continuar explorando diferentes formas de dança fora da sala de aula, seja assistindo a performances de dança, praticando diferentes passos de dança, ou até mesmo criando suas próprias danças.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor deverá resumir os principais pontos explorados na aula, reafirmando os conceitos-chave e as aprendizagens mais importantes. Ele poderá mencionar novamente os diferentes tipos de dança que foram apresentados (ballet, samba, dança contemporânea) e o que os torna únicos em termos de história, contexto cultural, passos, ritmo, figurino e música.

    • Além disso, o professor deve enfatizar a importância da apreciação e experimentação de diferentes formas de dança para o desenvolvimento de habilidades motoras, consciência corporal, e compreensão de diferentes tradições e contextos culturais.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria com a prática. Ele pode destacar como a discussão sobre a história e características das danças foi complementada pela visualização de vídeos e atividades práticas.

    • Além disso, o professor pode mencionar como a experiência de aprender passos básicos de diferentes danças permitiu aos alunos aplicar o conhecimento teórico, experimentar diferentes estilos de dança, e desenvolver uma apreciação mais profunda por eles.

  3. Materiais Extras (1 minuto):

    • O professor pode sugerir alguns materiais adicionais para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a dança em diferentes contextos. Isso pode incluir livros sobre história da dança, documentários sobre danças de diferentes culturas, ou até mesmo sites e canais de vídeo que ofereçam tutoriais de dança para os alunos praticarem em casa.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor deve ressaltar a relevância do assunto apresentado, explicando como a compreensão e apreciação da dança em diferentes contextos pode enriquecer a experiência cultural dos alunos, aumentar a empatia e o respeito pela diversidade, e contribuir para o desenvolvimento de habilidades motoras e de expressão emocional.

    • O professor pode também mencionar que, além desses benefícios, a dança é uma atividade divertida que pode ser apreciada sozinha ou em grupo, e que pode ser uma maneira interessante de se manter ativo e saudável.

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