Objetivos (5 minutos)
-
Introduzir os alunos ao conceito de dança em diferentes contextos culturais e sociais.
-
Facilitar a apreciação e experimentação de diferentes formas de dança, incentivando a participação ativa e o desenvolvimento de habilidades motoras.
-
Promover o reconhecimento de diferentes tipos de danças, explorando suas características únicas, histórias e significados.
Objetivos secundários:
- Estimular a consciência corporal e a coordenação motora por meio da prática de dança.
- Desenvolver habilidades de observação e crítica ao analisar diferentes tipos de danças.
- Fomentar o respeito e a compreensão para com a diversidade cultural, através do estudo de danças de diferentes tradições e contextos.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de conteúdo:
- O professor lembra aos alunos sobre os conceitos básicos de dança discutidos em aulas anteriores, incluindo ritmo, movimento e expressão. Esta revisão prepara os alunos para a nova lição, reforçando a base sobre a qual o novo conteúdo será construído.
-
Situações-problema:
- O professor apresenta duas situações para despertar a curiosidade dos alunos e incentivar a exploração do tema. A primeira situação poderia ser: "Imagine que você está visitando um país novo e eles têm um tipo de dança que você nunca viu antes. Como você se sentiria? O que você gostaria de saber sobre essa dança?" A segunda situação poderia ser: "Imagine que você foi convidado para dançar em uma festa, mas você não sabe os passos. O que você faria?"
-
Contextualização:
- O professor explica aos alunos a importância da dança em diferentes culturas e contextos. Ele destaca como a dança pode ser uma forma de expressão, comunicação e celebração em muitas sociedades. Além disso, ele enfatiza que entender diferentes tipos de dança pode ajudar a apreciar e respeitar a diversidade cultural.
-
Introdução do Tópico:
- O professor introduz o tópico de "Dança em Diferentes Contextos", explicando que eles explorarão diferentes formas de dança de todo o mundo. Ele compartilha curiosidades sobre algumas danças, como o fato de que o Ballet surgiu durante o Renascimento italiano no século XV e que o Samba é uma dança brasileira com raízes africanas. Ele também pode mencionar como a dança contemporânea permite aos bailarinos expressarem-se livremente, misturando diferentes estilos de dança. Essas informações interessantes ajudam a despertar o interesse dos alunos no tópico.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
Esta etapa consiste na apresentação da teoria e na guia da atividade prática. O professor deve se preparar para fazer demonstrações e explicar diferentes estilos de dança. Para isto, são indicados vídeos curtos e proposição de atividades práticas.
-
Apresentação da teoria:
Para desenvolver a apreciação e a percepção do aluno sobre os diferentes estilos de dança, o professor deve:
-
Explicar brevemente a história e o contexto cultural de cada tipo de dança selecionado. Inicialmente, podem ser escolhidos três tipos distintos, como dança clássica (ballet), dança popular (samba) e dança moderna (dança contemporânea). (8-10 minutos)
-
Detalhar as características principais de cada estilo, observando elementos como passos, ritmo, figurino e música. Salientar que, muitas vezes, a dança é uma manifestação artística que reflete a sociedade onde está inserida. (7-10 minutos)
-
-
Guias de atividade prática:
Após a explicação teórica, para permitir que os alunos experimentem e apreciem diferentes formas de danças, o professor deve:
-
Propor um momento de apreciação de dança, no qual serão exibidos vídeos curtos mostrando cada estilo de dança discutido. Durante o vídeo, os alunos devem ser incentivados a observar os estilos e pensar sobre o que lhes agrada em cada um, bem como as diferenças que notam entre eles. (5 - 7 minutos)
-
Conduzir uma atividade de dança passo-a-passo. O professor pode ensinar um passo básico de cada estilo de dança discutido, permitindo que os alunos experimentem cada uma. Este momento contribui para que haja uma maior sensibilização e entendimento do que foi apreciado no vídeo, além de contribuir para a consciência corporal e coordenação motora. (8 - 10 minutos)
-
-
Discussão:
Propõe-se um momento onde os alunos possam compartilhar suas experiências durante a atividade prática. O professor deve incentivar os alunos a falar sobre suas sensações ao experimentar os diferentes tipos de dança, as dificuldades e facilidades encontradas. A ideia é estimular uma reflexão crítica sobre o que foi apreciado e praticado. (2 - 5 minutos)
Retorno (10 - 15 minutos)
-
Discussão em grupo (5 - 7 minutos):
-
O professor deve promover um momento de discussão em grupo, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas observações e experiências em relação às diferentes formas de dança que foram exploradas.
-
Neste momento, é importante que o professor incentive os alunos a expressarem suas opiniões, sentimentos e perceções sobre as danças que visualizaram e praticaram. O professor pode fazer perguntas como: "Qual dança você mais gostou e por quê?" ou "Quais foram as principais diferenças que você notou entre as danças?".
-
O professor deve também verificar o que foi aprendido com as atividades em grupo, fazendo perguntas que conectem a prática à teoria apresentada. Por exemplo: "Como vocês acham que a história e o contexto cultural de uma dança podem influenciar seus movimentos e ritmo?".
-
-
Reflexão Individual (3 - 5 minutos):
-
Após a discussão em grupo, o professor deve pedir aos alunos para refletirem individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para isso, o professor pode propor duas perguntas simples que os ajudarão a consolidar seus conhecimentos e refletir sobre a importância do tema. Essas perguntas podem ser: "O que você aprendeu hoje sobre dança em diferentes contextos?" e "Por que você acha que é importante conhecer e respeitar diferentes formas de dança?".
-
Os alunos devem ser incentivados a pensar profundamente sobre essas questões e escrever suas respostas, se possível. O professor pode passar pela sala para ouvir algumas das respostas e fornecer feedback.
-
-
Conclusão da Aula (2 - 3 minutos):
-
Para concluir a aula, o professor deve reforçar os principais ensinamentos do dia, ressaltando a importância da dança como uma expressão cultural diversificada e rica.
-
O professor pode também destacar a relevância da prática e apreciação da dança, não apenas como uma forma de arte, mas também como um meio de promover a consciência corporal, a coordenação motora, a expressão emocional e a compreensão cultural.
-
Por fim, o professor pode encorajar os alunos a continuar explorando diferentes formas de dança fora da sala de aula, seja assistindo a performances de dança, praticando diferentes passos de dança, ou até mesmo criando suas próprias danças.
-
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):
-
O professor deverá resumir os principais pontos explorados na aula, reafirmando os conceitos-chave e as aprendizagens mais importantes. Ele poderá mencionar novamente os diferentes tipos de dança que foram apresentados (ballet, samba, dança contemporânea) e o que os torna únicos em termos de história, contexto cultural, passos, ritmo, figurino e música.
-
Além disso, o professor deve enfatizar a importância da apreciação e experimentação de diferentes formas de dança para o desenvolvimento de habilidades motoras, consciência corporal, e compreensão de diferentes tradições e contextos culturais.
-
-
Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):
-
O professor deve explicar como a aula conectou a teoria com a prática. Ele pode destacar como a discussão sobre a história e características das danças foi complementada pela visualização de vídeos e atividades práticas.
-
Além disso, o professor pode mencionar como a experiência de aprender passos básicos de diferentes danças permitiu aos alunos aplicar o conhecimento teórico, experimentar diferentes estilos de dança, e desenvolver uma apreciação mais profunda por eles.
-
-
Materiais Extras (1 minuto):
- O professor pode sugerir alguns materiais adicionais para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a dança em diferentes contextos. Isso pode incluir livros sobre história da dança, documentários sobre danças de diferentes culturas, ou até mesmo sites e canais de vídeo que ofereçam tutoriais de dança para os alunos praticarem em casa.
-
Importância do Assunto (1 - 2 minutos):
-
Por fim, o professor deve ressaltar a relevância do assunto apresentado, explicando como a compreensão e apreciação da dança em diferentes contextos pode enriquecer a experiência cultural dos alunos, aumentar a empatia e o respeito pela diversidade, e contribuir para o desenvolvimento de habilidades motoras e de expressão emocional.
-
O professor pode também mencionar que, além desses benefícios, a dança é uma atividade divertida que pode ser apreciada sozinha ou em grupo, e que pode ser uma maneira interessante de se manter ativo e saudável.
-