Entrar

Plano de aula de Dança em Diferentes Contextos

Artes

Original Teachy

'EF15AR08'

Dança em Diferentes Contextos

Objetivos (5 minutos)

  1. Explorar diversos contextos de dança: Os alunos serão introduzidos a uma variedade de estilos de dança que existem em diferentes contextos culturais, sociais e históricos. Eles terão a oportunidade de experimentar e apreciar as várias formas de expressão presentes na dança.

  2. Reconhecer diferentes tipos de danças: Os alunos aprenderão a identificar características distintivas de diferentes tipos de danças. Isso incluirá o entendimento dos movimentos específicos, ritmos, músicas e trajes típicos de cada dança.

  3. Praticar a dança como forma de expressão: Através de atividades práticas, os alunos terão a oportunidade de experimentar a dança como uma forma de expressão corporal e artística. Eles serão incentivados a expressar suas emoções e ideias através do movimento e a apreciar a dança como uma forma de comunicação não verbal.

Esses objetivos serão alcançados através de uma combinação de discussões em sala de aula, vídeos demonstrativos, atividades práticas de dança e uma atividade de encerramento na qual os alunos terão a oportunidade de apresentar uma dança de sua escolha para a classe.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos anteriores: O professor começa a aula relembrando brevemente os conceitos de arte e expressão artística, que foram abordados em aulas anteriores. Ele/ela destaca que a dança é uma das muitas formas de arte e expressão humana, e pergunta aos alunos se eles podem lembrar e compartilhar alguns outros exemplos (como pintura, escultura, música, teatro, etc.). Esta revisão ajuda a preparar os alunos para o tópico da aula e a entender como a dança se encaixa no contexto mais amplo das artes.

  2. Situações problema: O professor apresenta aos alunos duas situações problemas relacionadas à dança. A primeira situação envolve uma criança que quer se juntar a uma aula de dança, mas não sabe qual estilo de dança escolher. A segunda situação envolve uma pessoa que está assistindo a uma apresentação de dança, mas tem dificuldade em entender o que os dançarinos estão tentando expressar através de seus movimentos. Estas situações problema são projetadas para despertar o interesse dos alunos e prepará-los para os tópicos que serão discutidos durante a aula.

  3. Contextualização: O professor explica a importância da dança em diferentes contextos. Ele/ela pode mencionar que a dança é uma importante forma de expressão cultural e é praticada de diferentes maneiras em todo o mundo. Também pode mencionar que a dança é frequentemente usada em celebrações e rituais, e pode ser uma forma de contar histórias ou expressar emoções. O professor também pode enfatizar que a dança é uma atividade física que pode melhorar a saúde e o bem-estar.

  4. Introdução ao tópico: O professor introduz o tópico da aula, que é a dança em diferentes contextos. Ele/ela pode começar mostrando um vídeo curto que apresenta diferentes estilos de dança de todo o mundo. Após o vídeo, o professor pode perguntar aos alunos o que eles notaram sobre os diferentes estilos de dança e o que eles acham que cada dança estava tentando expressar.

  5. Curiosidades e Histórias: Para tornar a aula mais interessante e envolvente, o professor pode compartilhar algumas curiosidades e histórias sobre a dança. Por exemplo, ele/ela pode contar a história de como o balé se originou na Itália durante a Renascença, ou como a dança do ventre tem sido uma forma importante de expressão feminina em algumas culturas do Oriente Médio. O professor também pode mencionar algumas danças incomuns, como a dança das facas da Grécia ou a dança do leão da China. Estas curiosidades e histórias ajudam a despertar o interesse dos alunos e a tornar a aula mais divertida e envolvente.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Nesta seção do plano de aula, são oferecidas sugestões de atividades práticas que são projetadas para auxiliar os alunos a experimentar e apreciar a dança de um modo lúdico e envolvente. O professor pode escolher uma ou mais dessas atividades para fazer com a turma dependendo do tempo disponível.

  1. Jogo da Dança das Cadeiras Cultural (10 - 15 minutos):

    • Preparação: O professor terá previamente preparado uma lista de músicas representativas de diferentes estilos de dança (por exemplo, samba, hip-hop, flamenco, etc.). As músicas são escolhidas com cuidado para serem adequadas à faixa etária e sensibilidades culturais dos alunos. O professor também prepara um conjunto de cadeiras (uma a menos que o número total de alunos).

    • Descrição do Jogo: As cadeiras são dispostas em círculo e as músicas são tocadas uma por vez. Enquanto a música está tocando, os alunos andam em volta das cadeiras. Quando a música para, todos devem tentar sentar-se numa das cadeiras. O aluno que não conseguir uma cadeira é eliminado. O jogo continua até que reste apenas uma cadeira e um aluno.

    • Objetivo Pedagógico: Este jogo divertido e dinâmico auxilia na familiarização dos alunos com diferentes estilos de dança de uma maneira envolvente e prática.

  2. Atividade Prática de Dança (10 - 15 minutos):

    • Preparação: O professor divide os alunos em grupos e distribui imagens de diferentes estilos de dança para cada grupo. Estas imagens devem ser de estilos de dança diversificados de todo o mundo (tais como dança indiana, dança africana, dança havaiana, etc.).

    • Descrição da Atividade: Cada grupo receberá uma imagem e terá que tentar recriar os movimentos de dança mostrados na imagem. O professor auxilia com a movimentação conforme necessário e fala um pouco sobre o estilo de dança que cada grupo está tentando recriar. Após alguns minutos de prática, cada grupo realiza seu "mini show" para o resto da turma.

    • Objetivo Pedagógico: Esta atividade prática encoraja os alunos a experimentar diferentes estilos de dança de uma forma divertida e acolhedora. Além disso, a apresentação dos movimentos de dança para a turma auxilia no desenvolvimento da confiança.

  3. Charada da Dança (10 - 15 minutos):

    • Preparação: O professor prepara cartões com nomes de diferentes estilos de dança escritos neles.

    • Descrição do Jogo: Os alunos, em um círculo, se revezam tirando um cartão e tentando representar o estilo de dança indicado para o restante da turma através do movimento do corpo, sem verbalizar o nome da dança.

    • Objetivo Pedagógico: Este é um jogo lúdico e envolvente que encoraja os alunos a expressar diferentes estilos de dança através dos seus movimentos, impulsionando a consciência corporal e a apreciação pela diversidade da dança.

Cada uma dessas atividades é desenhada para ser divertida, interativa, e para introduzir os alunos ao mundo maravilhosamente diverso da dança. É importante que o professor esteja disponível para orientar os alunos durante as atividades, sane suas dúvidas e ajude-os a interpretar e expressar os estilos de dança de maneira adequada à sua idade e habilidades.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos): Após a conclusão das atividades práticas, o professor reúne todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo é convidado a compartilhar suas experiências e o que eles aprenderam sobre o estilo de dança que eles tentaram recriar. O professor encoraja os alunos a compartilhar suas observações sobre as semelhanças e diferenças entre os estilos de dança, bem como suas reflexões sobre como a dança pode ser usada para expressar emoções e contar histórias. Durante esta discussão, o professor também pode contribuir com informações adicionais ou esclarecimentos sobre os estilos de dança que foram explorados.

  2. Conexão com a teoria (3 - 5 minutos): O professor faz um resumo das atividades práticas, ligando-as de volta aos conceitos teóricos discutidos no início da aula. Ele/ela pode destacar como a dança é uma expressão artística que varia de acordo com o contexto cultural, e como diferentes tipos de danças podem expressar uma variedade de emoções e contar diferentes tipos de histórias. O professor também pode relembrar as situações problema apresentadas no início da aula e perguntar aos alunos como eles resolveriam essas situações à luz do que aprenderam na aula.

  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos): Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos façam uma breve reflexão individual sobre o que aprenderam. Eles são convidados a fechar os olhos e pensar em silêncio por um minuto. Depois, o professor faz duas perguntas para os alunos refletirem: "Qual estilo de dança você mais gostou e por quê?" e "Como você usaria a dança como uma forma de expressar suas próprias emoções ou contar uma história?".

Esta etapa de retorno é crucial para reforçar o aprendizado dos alunos e encorajá-los a aplicar o que aprenderam em suas próprias vidas. Ao promover a discussão em grupo e a reflexão individual, o professor ajuda os alunos a consolidar seu entendimento do tópico e a apreciar a riqueza e diversidade da dança como uma forma de expressão artística.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos): O professor faz uma recapitulação dos pontos-chave da aula, ressaltando a importância da dança como uma forma de expressão artística que varia em diferentes contextos culturais, sociais e históricos. Ele/ela relembra as várias danças apresentadas durante a aula, os estilos de dança experimentados pelos alunos e as informações interessantes discutidas. O professor também relembra as situações problema e como os conhecimentos adquiridos na aula poderiam contribuir para a resolução delas.

  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos): O professor explica como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele/ela destaca como os vídeos e discussões iniciais forneceram uma base teórica para o entendimento da dança em diferentes contextos. Em seguida, o professor menciona como as atividades práticas permitiram aos alunos experimentar e apreciar diferentes estilos de dança de maneira lúdica e divertida. Por fim, o professor enfatiza como as atividades ajudaram os alunos a aplicar o conhecimento adquirido para entender as diferentes formas de manifestações da dança.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor sugere alguns materiais extras para os alunos explorarem em casa, tais como vídeos de danças de diferentes culturas no YouTube, documentários sobre a história da dança, ou mesmo jogos interativos que envolvem dança. Além disso, o professor poderia sugerir que os alunos assistam a um espetáculo de dança ao vivo, se possível, ou assistam a apresentações de dança online. Os alunos também são encorajados a tentar praticar em casa os diferentes estilos de dança que foram apresentados durante a aula.

  4. Importância da Dança no Dia a Dia (1 - 2 minutos): Para concluir, o professor destaca a relevância da dança na vida diária. Ele/ela pode mencionar como a dança é uma forma de exercício físico que pode contribuir para a saúde e o bem-estar. Além disso, o professor pode enfatizar que a dança é uma forma de expressão pessoal e uma maneira de se conectar com diferentes culturas. Por fim, o professor poderia mencionar como a dança pode ser uma atividade divertida e gratificante para se fazer sozinho ou com amigos e familiares.

Esta conclusão é projetada para reforçar os principais aprendizados da aula, conectar a teoria à prática, e motivar os alunos a continuar aprendendo e explorando a dança além do ambiente da sala de aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies