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Plano de aula de Movimentos Dançados

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Lara da Teachy


Artes

Original Teachy

'EF15AR09'

Movimentos Dançados

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Habilitar os alunos a identificar e descrever diferentes movimentos de dança, utilizando uma linguagem apropriada para sua faixa etária.
  2. Capacitar os alunos a entender e explicar como diferentes partes do corpo trabalham juntas para criar movimentos dançados.
  3. Incentivar os alunos a apreciar a dança como uma forma de expressão artística e a perceber o papel que a dança desempenha em diferentes culturas.

Objetivos secundários:

  • Estimular a coordenação motora dos alunos através da prática de movimentos dançados.
  • Fomentar o respeito e a apreciação pela diversidade cultural, através da análise de diferentes estilos de dança.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrar conteúdos necessários: O professor começa a aula fazendo com que os alunos se recordem de aulas anteriores onde foram abordadas diferentes formas de expressão artística, incluindo a dança. Eles podem relembrar os diferentes tipos de dança que já conhecem, e quais partes do corpo são mais utilizadas em cada um.

  2. Situações-problema como iniciadoras:

    • O professor pode perguntar: "Se quisermos criar uma dança que represente um dia de chuva, quais movimentos vocês acham que deveríamos usar?" Esta questão incentiva os alunos a pensar sobre como os movimentos dançados podem ser usados para representar diferentes ideias ou emoções.

    • Outra pergunta pode ser: "Como vocês acham que a dança pode ser usada para contar uma história? Podem dar um exemplo?" Esta pergunta ajuda os alunos a entender a dança como uma forma de narrativa.

  3. Contextualização da importância do assunto: O professor pode explicar que a dança não é apenas uma forma de expressão artística, mas também uma maneira importante de manter o corpo saudável e ativo. Ele pode mencionar que em muitas culturas ao redor do mundo, a dança é uma parte importante das celebrações e rituais, ajudando a construir um senso de comunidade e pertencimento.

  4. Ganhar a atenção dos alunos:

    • O professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a dança, como o fato de que a dança tem sido uma parte importante da cultura humana por milhares de anos, e que existem mais de 5000 tipos diferentes de danças no mundo!

    • Outra estratégia para ganhar a atenção dos alunos é começar a aula com uma breve demonstração de dança, ou mostrando um vídeo de uma dança interessante ou incomum. Isso pode inspirar os alunos e despertar seu interesse pelo tópico da aula.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Partes do corpo na dança: O professor fará uma revisão das partes básicas do corpo que são usadas na dança - cabeça, tronco, braços, mãos, pernas e pés. Ele pode usar um cartaz com o desenho de um corpo humano para destacar cada parte enquanto ela é discutida.

  2. Utilizando as partes do corpo na dança:

    • Cabeça: O professor pode explicar que a cabeça é utilizada na dança para expressar emoções, personalidade e caráter. Isso pode ser feito através de movimentos sutis, como inclinar a cabeça, ou movimentos mais dramáticos, como sacudir a cabeça.

    • Tronco: O professor pode ensinar que o tronco desempenha um papel central na dança, pois é o ponto de conexão entre a parte superior e a parte inferior do corpo. Movimentos do tronco podem indicar postura, ritmo e energia. O professor pode demonstrar movimentos do tronco, como balançar, torcer e dobrar para a turma.

    • Braços e mãos: O professor deve explicar que os braços e as mãos são utilizados para mostrar graciosidade, força e emoção na dança. Movimentos fluidos dos braços e dedos podem ser usados para indicar gentileza, enquanto movimentos bruscos e fortes podem indicar raiva ou frustração. O professor pode demonstrar alguns exemplos de como os braços e as mãos são usados na dança.

    • Pernas e pés: O professor pode ensinar que as pernas e os pés fornecem suporte e movimentação na dança. Movimentos suaves e facilitados dos pés podem sugerir leveza, enquanto movimentos firmes podem sugerir confiança. O professor pode demonstrar alguns exemplos de como as pernas e os pés são usados na dança.

  3. Movimentos Dançados: Aqui o professor deve fornecer uma explicação detalhada dos diferentes tipos de movimentos dançados. Ele pode começar explicando a diferença entre movimentos de nível alto (movimentos que acontecem sobre a cabeça), movimentos de nível médio (movimentos que acontecem ao redor do corpo) e movimentos de nível baixo (movimentos que acontecem próximos ao chão). Ele também pode falar sobre a diferença entre movimentos dançados lentos e rápidos e como cada tipo de movimento acrescenta algo diferente à dança.

  4. Identificação de Movimentos Dançados em diferentes estilos de dança: Nesta etapa, o professor pode mostrar vídeos ou imagens de diferentes estilos de dança, como ballet, dança moderna, dança de rua, dança folclórica, etc. Para cada estilo, o professor pode pausar e pedir que os alunos identifiquem quais partes do corpo estão sendo usadas e que tipo de movimento dançado está sendo realizado.

  5. Exercício Prático de Movimentos Dançados: Em seguida, o professor pode pedir aos alunos para imitarem alguns dos movimentos dançados que eles acabaram de aprender. O professor pode criar uma coreografia simples, usando os diferentes movimentos dançados que foram discutidos, e incentivar os alunos a dançar ao ritmo de uma música suave. Este exercício ajudará os alunos a aplicar o que aprenderam sobre movimentos dançados e também melhorará sua coordenação motora.

  6. Discussão sobre a relação entre partes do corpo e movimentos dançados: Por fim, o professor pode iniciar uma discussão sobre como diferentes partes do corpo trabalham juntas para criar um movimento dançado. Ele pode perguntar aos alunos: "Como vocês acham que a cabeça e os braços trabalham juntos numa dança? E as pernas e os pés? E o tronco?". O professor pode usar essa discussão para reforçar a ideia de que a dança é um esforço de todo o corpo.

Nesta fase, o professor deve fazer pausas frequentes para perguntas e trabalhar para criar um ambiente de aprendizado interativo, onde os alunos podem sentir que suas contribuições são valorizadas. Além disso, o uso de visuals, vídeos, e a prática de dança deve tornar a aula divertida e envolvente para os alunos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo: O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada grupo durante a atividade prática. O professor pode pedir a cada grupo para demonstrar um movimento dançado que eles criaram, e depois explicar quais partes do corpo eles usaram para criar o movimento. Os alunos também podem discutir quais movimentos foram mais difíceis de realizar e por quê, e quais movimentos eles mais gostaram de fazer.

  2. Verificação da aprendizagem: O professor então verifica o que foi aprendido com as atividades em grupo. Ele pode perguntar aos alunos como eles usaram a teoria que aprenderam sobre as partes do corpo e movimentos dançados para criar suas danças. Por exemplo, o professor pode perguntar: "Vocês podem explicar como usaram os braços e as mãos para expressar emoção em sua dança?" ou "Como vocês usaram o tronco para mostrar o ritmo em sua dança?".

  3. Reflexão individual: O professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer duas perguntas simples para guiar a reflexão dos alunos:

    • "Qual é a coisa mais importante que vocês aprenderam hoje sobre como diferentes partes do corpo são usadas na dança?"

    • "Como vocês podem usar o que aprenderam hoje sobre movimentos dançados em suas próprias vidas?"

  4. Feedback do professor: Por último, o professor dá feedback aos alunos sobre o trabalho que fizeram durante a aula. Ele pode elogiar os alunos por sua participação ativa, criatividade na criação de movimentos dançados, e disposição para experimentar novos movimentos. Ele também pode dar sugestões sobre como os alunos podem melhorar seus movimentos dançados no futuro.

Este retorno é uma oportunidade para os alunos consolidarem o que aprenderam, refletirem sobre sua própria aprendizagem, e receberem feedback valioso do professor. Além disso, a discussão em grupo e a reflexão individual podem ajudar a reforçar a ideia de que a dança é uma atividade divertida e valiosa que envolve todo o corpo.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula: O professor fará uma recapitulação dos conceitos-chave abordados na aula. Ele lembrará aos alunos que a dança é uma forma de expressão artística que utiliza diferentes partes do corpo para criar movimentos dançados. Ele também reforçará a ideia de que a dança pode ser usada para contar histórias, expressar emoções e celebrar a diversidade cultural.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações: O professor explicará que a aula combinou a teoria das partes do corpo usadas na dança e dos movimentos dançados com a prática de criar seus próprios movimentos dançados. Ele reforçará que esta combinação de teoria e prática ajuda a entender melhor o papel das diferentes partes do corpo na dança e como elas trabalham juntas para criar movimentos dançados.

  3. Sugestões de Materiais Extras: O professor pode sugerir algumas atividades extras para os alunos fazerem em casa para reforçar o que aprenderam na aula. Ele pode recomendar assistir a vídeos de diferentes estilos de dança e tentar identificar as partes do corpo usadas e os movimentos dançados. Ele também pode sugerir que os alunos tentem criar suas próprias danças usando os movimentos dançados que aprenderam na aula. Além disso, pode fornecer livros ou sites sobre dança para aqueles alunos que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

  4. Relevância do Assunto: Por fim, o professor explicará como a habilidade de entender e apreciar a dança pode enriquecer a vida dos alunos fora da sala de aula. Ele pode mencionar que a dança é uma ótima maneira de se expressar, se divertir e se manter ativo. Além disso, pode enfatizar que a compreensão da dança pode ajudar os alunos a apreciar e respeitar a diversidade cultural, já que a dança é uma parte importante de muitas culturas ao redor do mundo.

Este momento de conclusão permite que os alunos consolidem o que aprenderam, reconheçam a importância do que foi ensinado e se sintam motivados a continuar aprendendo sobre a dança. Além disso, a sugestão de materiais extras e a exploração da relevância do assunto para a vida diária podem ajudar os alunos a ver o valor da dança além do contexto escolar.


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