Entrar

Plano de aula de Movimentos Dançados

Artes

Original Teachy

'EF15AR09'

Movimentos Dançados

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Movimentos Dançados

Palavras ChaveMovimentos Dançados, Coordenação Motora, Expressão Corporal, Tecnologia Digital, Realidade Aumentada, Coreografia, Redes Sociais, Gamificação, Criatividade, Feedback 360°
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Aplicativos de RA (Realidade Aumentada), Plataformas digitais para postagem de vídeos (Instagram, TikTok, etc.), Aplicativo de gamificação, Espaço amplo para dançar, Caixas de som ou fones de ouvido, Papel e caneta para anotações
Códigos BNCCEF15AR09: Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os alunos ao tema 'Movimentos Dançados', destacando a importância de reconhecer e compreender os diferentes movimentos que o corpo pode realizar durante a dança. Além disso, busca-se fazer com que os alunos relacionem as partes do corpo utilizadas para criar esses movimentos, promovendo uma melhor coordenação motora e consciência corporal.

Objetivos principais:

1. Identificar os possíveis movimentos feitos para dançar.

2. Estabelecer relações entre partes do corpo na construção do movimento dançado.

Objetivos secundários:

  1. Promover a consciência corporal e o conhecimento das diferentes partes do corpo.
  2. Estimular a criatividade e a expressão pessoal através da dança.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os alunos ao tema 'Movimentos Dançados', destacando a importância de reconhecer e compreender os diferentes movimentos que o corpo pode realizar durante a dança. Além disso, busca-se fazer com que os alunos relacionem as partes do corpo utilizadas para criar esses movimentos, promovendo uma melhor coordenação motora e consciência corporal.

Aquecendo

Para iniciar a aula sobre 'Movimentos Dançados', explique brevemente aos alunos que a dança é uma forma de expressão que utiliza o corpo para comunicar emoções, contar histórias e se divertir. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre qualquer estilo de dança de sua escolha. Eles podem procurar sobre a história de uma dança específica, um dançarino famoso ou até mesmo um movimento de dança em particular. Dê a eles alguns minutos para realizarem essa pesquisa e peça que compartilhem com a turma o que encontraram.

Reflexões Iniciais

1. Quais partes do corpo você acha que usamos mais quando estamos dançando?

2. Já praticou algum tipo de dança? Quais movimentos você lembra?

3. Como você acha que diferentes estilos de dança utilizam diferentes partes do corpo?

4. Por que você acha que a dança é uma forma importante de expressão?

5. Alguém encontrou um fato interessante sobre dança que gostaria de compartilhar?

Desenvolvimento

Duração: 65 - 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos apliquem o conhecimento prévio sobre movimentos dançados em atividades práticas e criativas, utilizando tecnologias digitais para enriquecer a experiência de aprendizado. Estas atividades ajudam a consolidar o entendimento dos movimentos corporais e promovem a expressão individual e coletiva através da dança.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Dança dos Influenciadores

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Engajar os alunos através da criação de coreografias inspiradas por influenciadores digitais, promovendo a exploração de diferentes movimentos e a expressão corporal.

- Descrição: Os alunos irão criar um vídeo coreografado, como se fossem influenciadores digitais no Instagram ou TikTok, utilizando movimentos de dança que aprenderam. Cada grupo deve escolher uma música, criar uma coreografia e gravar um vídeo de até 1 minuto.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que cada grupo deve criar uma coreografia de até 1 minuto usando uma música de sua escolha.

  • Os alunos podem usar seus celulares para procurar movimentos de dança diferentes e se inspirar em vídeos de influenciadores digitais.

  • Com a coreografia criada, cada grupo deve gravar um vídeo com os movimentos de dança.

  • Após gravarem, cada grupo deve postar o vídeo em uma plataforma privada definida pelo professor, onde todos os alunos possam assistir.

  • No final, reserve um tempo para que cada grupo apresente seu vídeo para a turma e explique os movimentos escolhidos.

Atividade 2 - Histórias Dançadas em Realidade Aumentada

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar a criatividade e integração de tecnologia através da criação de histórias dançadas com elementos de realidade aumentada.

- Descrição: Os alunos irão criar uma história curta e expressá-la através de movimentos de dança, utilizando um aplicativo de realidade aumentada (RA). Cada grupo deve escrever um roteiro simples e, utilizando a RA, adicionar elementos virtuais ao cenário enquanto apresentam sua dança.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que cada grupo deve criar uma história curta e coreografar movimentos de dança que representem essa história.

  • Os alunos podem usar um aplicativo de RA para adicionar elementos visuais ao cenário (como efeitos de iluminação, objetos virtuais, etc.).

  • Com a coreografia criada, cada grupo deve ensaiar seus movimentos com a RA ativada.

  • Os alunos devem gravar sua apresentação utilizando seus celulares, garantindo que os elementos de RA estejam visíveis no vídeo.

  • Reserve um tempo para que cada grupo apresente seu vídeo para a turma e explique a história por trás da dança.

Atividade 3 - Desafio de Dança Gamificado

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incorporar elementos de gamificação para tornar o aprendizado dos movimentos de dança mais envolvente e dinâmico.

- Descrição: Os alunos irão participar de um desafio de dança gamificado, onde cada grupo deve completar diferentes 'níveis' que envolvem aprender, executar e modificar movimentos de dança. O professor utilizará um aplicativo de gamificação para rastrear o progresso e pontuação de cada grupo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que cada grupo deve completar diferentes níveis de desafio, cada um com uma tarefa específica de dança.

  • Nível 1: Aprender um movimento básico (pesquisar e assistir a um vídeo tutorial).

  • Nível 2: Executar o movimento aprendido e gravar um vídeo curto.

  • Nível 3: Modificar o movimento original para criar uma variação única.

  • Utilize um aplicativo de gamificação para rastrear o progresso de cada grupo, atribuindo pontos para cada nível completado.

  • Reserve um tempo para que os grupos apresentem seus movimentos modificados para a turma e compartilhem suas experiências.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é promover a reflexão sobre as atividades realizadas, permitindo que os alunos compartilhem suas experiências e aprendizados. A discussão em grupo e o feedback 360° ajudam a consolidar o conhecimento adquirido, encorajam a colaboração e melhoram a autopercepção e habilidades sociais dos alunos.

Discussão em Grupo

[Discussão em Grupo] ️

Para iniciar a discussão em grupo, sugira que cada grupo compartilhe sua experiência nas atividades realizadas. Utilize o roteiro abaixo para guiar a discussão:

  1. Comece perguntando aos alunos como foi a experiência de criar e gravar suas coreografias e histórias dançadas.
  2. Pergunte quais desafios encontraram e como os superaram.
  3. Incentive os alunos a compartilhar o que mais gostaram na atividade e o que aprenderam sobre os movimentos de dança e a utilização das partes do corpo.
  4. Peça para que os grupos reflitam sobre a integração da tecnologia nas suas experiências de dança e como isso impactou a forma como eles realizaram os movimentos.

Reflexões

1. Quais movimentos de dança foram mais desafiadores para você e por quê? 2. Como a tecnologia (como RA e aplicativos de dança) ajudou ou dificultou a execução dos movimentos? 3. O que você aprendeu sobre as diferentes partes do corpo e sua importância na dança ao longo dessas atividades?

Feedback 360°

[Feedback 360°]

Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno recebe feedback dos outros membros do grupo. Para orientar essa atividade:

  1. Explique aos alunos a importância de dar feedback construtivo, focando em aspectos positivos e sugestões de melhoria.
  2. Cada aluno deve listar uma coisa que todos fizeram bem e uma coisa que poderiam melhorar.
  3. Garanta que todos os alunos tenham um momento para falar e ouvir feedbacks dos colegas, promovendo um ambiente respeitoso e colaborativo.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado de forma leve e divertida, destacando a relevância dos movimentos dançados no contexto moderno e incentivando os alunos a perceberem a aplicabilidade do que aprenderam em suas vidas diárias. Esta conclusão reforça o conhecimento adquirido, celebrando as conquistas e reflexões dos alunos.

Resumo

Resumo Dançante!  Hoje foi um dia cheio de ritmo e movimento! Os alunos exploraram os diferentes movimentos dançados usando partes do corpo e tecnologias modernas. Eles criaram coreografias como influenciadores digitais, contaram histórias com realidade aumentada e participaram de desafios gamificados. A dança se transformou em uma forma divertida e digital de expressão corporal!

No Mundo

Conectando com o Mundo Atual  Esta aula mostrou como a dança está presente nas plataformas digitais e redes sociais que os alunos utilizam diariamente. Vimos como influenciadores e aplicativos de dança trazem novos movimentos e tendências que fazem parte da cultura digital moderna. Integramos tecnologias como realidade aumentada, promovendo uma experiência interativa e atualizada.

Na Prática

Importância no Dia a Dia  A dança é mais do que apenas movimento; ela é uma forma poderosa de expressão pessoal e social. Aprender sobre os movimentos dançados ajuda os alunos a desenvolverem coordenação motora, criatividade e autoconfiança. Essas habilidades são úteis não apenas em performances artísticas, mas também na comunicação e interação diária.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies