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Plano de aula de Movimentos Dançados

Artes

Original Teachy

'EF15AR09'

Movimentos Dançados

Objetivos (5 minutos)

  1. Introduzir o conceito de Movimentos Dançados, permitindo que os alunos compreendam a importância da dança como forma de arte e expressão.
  2. Capacitar os alunos a identificar e demonstrar diferentes movimentos de dança, explorando a ampla gama de possibilidades que cada parte do corpo pode oferecer durante uma dança.
  3. Estimular a interação entre os alunos por meio de atividades práticas em grupo, onde eles possam estabelecer relações entre as diferentes partes do corpo na construção de um movimento dançado.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando o conceito de arte: O professor inicia a aula relembrando o conceito de arte e sua importância na sociedade e no cotidiano dos alunos. Ele pode perguntar aos alunos sobre diferentes formas de arte que eles conhecem e as práticas que já vivenciaram. Pode-se fazer uma breve recapitulação de artes visuais, música, teatro, literatura, entre outras, para então introduzir a dança como outra forma de arte.

  2. Situações-problema: O professor, então, apresenta duas situações-problema que serão abordadas na aula:

    1. "Vocês já pararam para pensar sobre como os dançarinos conseguem se mover de maneiras tão diferentes e expressivas? Como eles conseguem coordenar cada parte do corpo para criar uma dança?"
    2. "Vocês sabiam que todos nós podemos ser dançarinos? Como vocês acham que podemos usar nossos corpos para criar movimentos dançados?"
  3. Contextualização: O professor, então, contextualiza a importância da dança e dos movimentos dançados com exemplos do dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar exemplos de danças populares em festas e eventos, como a dança de quadrilha durante as festas juninas, ou danças que eles veem na televisão ou na internet. O professor pode também mencionar como a dança é usada em diferentes culturas ao redor do mundo para expressar emoções, contar histórias e celebrar eventos.

  4. Introdução ao Tópico: O professor, então, introduz o tópico da aula: Movimentos Dançados. Ele pode começar dizendo duas curiosidades sobre dança:

    1. "Vocês sabiam que a dança é uma das formas mais antigas de arte? Pinturas rupestres que datam de mais de 30.000 anos atrás mostram pessoas dançando!"
    2. "E vocês sabiam que há muitos benefícios em dançar? Além de ser divertido, a dança pode ajudar a melhorar a coordenação motora, a memória e até mesmo a concentração!"

Com estas atividades, o professor irá estabelecer um ambiente de curiosidade e entusiasmo para os alunos, preparando-os para a exploração prática dos movimentos dançados na aula.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Durante esta etapa, os estudantes devem se engajar em atividades que os ajudem a compreender os conceitos associados aos movimentos dançados. O professor pode escolher uma das seguintes atividades lúdicas e contextualizadas para realizar com os alunos:

  1. Brincadeira do Espelho Dançante

    Esta atividade consiste em formar duplas entre os alunos, onde um será o "espelho" e o outro o "dançarino". O dançarino fará movimentos lentos e o espelho terá que imitar exatamente cada movimento.

    • Passo-a-passo:
      1. Organize os alunos em duplas e determine quem será o dançarino e quem será o espelho.
      2. Explique que o dançarino deve demonstrar um conjunto de movimentos de dança lentos e distintos por um minuto enquanto o espelho tenta copiá-lo o mais precisamente possível. Incentive os alunos a explorar todos os movimentos possíveis com seus corpos.
      3. Ao toque de um sino, o espelho se torna dançarino e vice-versa. Isso deve durar cerca de 2-3 minutos para cada rodada.
      4. Depois de algumas rodadas, reúna os alunos para uma discussão breve. Faça perguntas sobre quais partes do corpo eles acharam mais fáceis ou mais difíceis de mover, ou quais movimentos eles criaram ou foram desafiadores para copiar.
  2. "Escola de Dança"

    Nesta atividade, o professor vai dividir a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Cada grupo será uma "escola de dança" e eles terão que criar a sua própria dança.

    • Passo-a-passo:
      1. Divide a turma em grupos e explique a tarefa: cada grupo terá que preparar uma pequena apresentação de dança que dure aproximadamente três minutos.
      2. Explique que todos devem participar e colaborar na criação dos movimentos. Todos devem ter a oportunidade de sugerir e experimentar movimentos.
      3. Os alunos deverão ensaiar durante uns 15 minutos, enquanto o professor circulará entre eles oferecendo orientação e suporte quando necessário.
      4. Cada grupo irá apresentar a sua dança. Ao final de cada apresentação, os alunos da plateia deverão comentar quais movimentos mais gostaram e quais partes do corpo foram mais utilizadas pelos "dançarinos" do grupo.

Essas atividades proporcionam aos alunos a oportunidade de explorar a dança de forma lúdica e prática. Permitem também que eles desenvolvam um entendimento mais profundo do tópico dos movimentos dançados, ao mesmo tempo em que trabalham a colaboração, a criatividade e a coordenação motora. Além disso, as atividades são flexíveis e podem ser adaptadas para se adequar ao espaço disponível na sala de aula ou mesmo ao ar livre se o tempo permitir.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor reúne todos os alunos em um grande círculo para uma conversa em grupo. Cada "escola de dança" tem a oportunidade de compartilhar o que aprendeu durante a atividade. Os alunos podem discutir os desafios que enfrentaram ao criar movimentos dançados, como resolveram esses problemas e quais partes do corpo acharam mais interessante de se mover. O professor deve facilitar a discussão, certificando-se de que todos os alunos tenham a oportunidade de compartilhar suas experiências e aprendizados.

  2. Conexão com a Teoria: Após a discussão em grupo, o professor revisita as situações-problema introduzidas no início da aula. Os alunos são incentivados a refletir sobre como as atividades práticas que realizaram os ajudaram a entender melhor os movimentos dançados. O professor pode fazer perguntas como: "Como os movimentos que vocês criaram se conectam com o que falamos no início da aula sobre dança e movimentos dançados?". Isso ajudará a consolidar a conexão entre a teoria e a prática.

  3. Reflexão Individual: Para finalizar, o professor propõe um momento de reflexão individual. Cada aluno recebe um papel e um lápis para anotar suas respostas às seguintes perguntas:

    1. "Qual foi o movimento dançado mais interessante que você criou ou viu hoje e por quê?"
    2. "O que você aprendeu hoje sobre como diferentes partes do corpo podem ser usadas para criar movimentos dançados?"

Esta etapa do retorno é crucial para garantir que os alunos internalizem o que aprenderam durante a aula. A discussão em grupo permite que eles compartilhem suas experiências e aprendizados, enquanto a conexão com a teoria e a reflexão individual os ajudam a consolidar seu entendimento dos movimentos dançados. Além disso, escrever suas respostas às perguntas de reflexão proporciona uma oportunidade para os alunos expressarem seu pensamento crítico e criativo, bem como sua compreensão do tópico da aula.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula: O professor retoma os principais pontos da aula, ressaltando o conceito dos Movimentos Dançados. Ele recapitula como o corpo humano pode ser usado para criar diferentes movimentos de dança, e a importância de cada parte do corpo na construção de uma dança. Ele também relembra os alunos sobre as atividades práticas que realizaram, ressaltando os principais aprendizados e descobertas que surgiram durante as atividades.

  2. Conexão da Teoria com a Prática: O professor faz um resumo da conexão entre a teoria apresentada e as atividades práticas realizadas pelos alunos. Ele frisa como as atividades práticas ajudaram a consolidar a compreensão dos alunos sobre os Movimentos Dançados. Ele pode mencionar exemplos específicos de movimentos criados pelos alunos que demonstraram uma compreensão clara do tópico.

  3. Sugestão de Materiais Extras: O professor fornece aos alunos sugestões de materiais adicionais para explorar o tema em casa. Isso poderia incluir vídeos de diferentes tipos de danças no YouTube, livros sobre a história da dança, ou até mesmo aplicativos de dança que eles possam experimentar. O professor incentiva os alunos a continuar explorando e se divertindo com os Movimentos Dançados fora da sala de aula.

  4. Aplicação no Dia a Dia: Por fim, o professor destaca a relevância dos Movimentos Dançados no dia a dia dos alunos. Ele menciona como a dança pode ser usada para expressar emoções, contar histórias, e se divertir. Ele também ressalta como a dança pode ajudar a melhorar a coordenação motora, a memória, e a concentração. O professor encoraja os alunos a explorar a dança em diferentes momentos do seu dia a dia, seja dançando uma música que eles gostam, seja participando de uma festa ou evento.

Com essa conclusão, o professor encerra a aula de forma eficaz, consolidando os principais conceitos e conexões apresentados durante a aula. Ele também fornece aos alunos recursos adicionais para continuar aprendendo e explorando os Movimentos Dançados. Além disso, ele destaca a relevância e a aplicabilidade dos Movimentos Dançados, incentivando os alunos a integrar o que aprenderam em suas vidas cotidianas.

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