Plano de Aula | Metodologia Ativa | Espaço na Construção dos Movimentos Dançados
Palavras Chave | Espaço e Dança, Movimentos Adaptativos, Coreografia e Espaço, Configurações Espaciais, Expressão Corporal, Criatividade na Dança, Interatividade e Colaboração, Reflexão Crítica, Aplicação Prática, Consciência Espacial |
Materiais Necessários | Fita adesiva, Música e aparelho de som, Instrumentos musicais variados, Objetos variados (cadeiras, mesas, fitas), Espaço de sala de aula ou similar |
Códigos BNCC | EF15AR10: Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Artes |
Unidade Temática | Artes Plasticas |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de objetivos é essencial para delinear claramente o que se espera alcançar ao final da aula. Ela serve para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre as metas de aprendizagem específicas, garantindo que todos os envolvidos estejam alinhados e focados nas habilidades a serem desenvolvidas. Esta seção ajuda a estabelecer um quadro de referência para a avaliação do progresso dos alunos e para ajustes metodológicos durante a aula.
Objetivos principais:
1. Explorar como diferentes configurações espaciais afetam os movimentos na dança, permitindo que os alunos compreendam a interação entre o espaço e a dinâmica corporal.
2. Proporcionar oportunidades para que os alunos experimentem e descubram diferentes formas de orientação no espaço durante a dança, incentivando a criatividade e a expressão individual.
Objetivos secundários:
- Fomentar a colaboração e interação entre os alunos através de atividades grupais que envolvam a utilização do espaço na dança.
- Desenvolver a capacidade de observação e análise crítica dos alunos ao refletirem sobre como o espaço pode modificar a percepção de um movimento dançado.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A etapa de introdução é crucial para engajar os alunos e fazê-los pensar criticamente sobre o impacto do espaço nos movimentos dançados. Ao apresentar situações problemas, os alunos são incentivados a aplicar seus conhecimentos prévios de maneira prática e reflexiva. A contextualização ajuda a conectar esses conceitos com o mundo real, aumentando o interesse e a relevância do tema para os alunos.
Situações Problema
1. Imagine que você está em um palco pequeno com muitos dançarinos. Como você acha que o espaço limitado afetaria seus movimentos?
2. Pense em uma apresentação de dança que você viu onde os dançarinos usavam o espaço de maneira interessante. Como o uso do espaço alterou a percepção da performance?
Contextualização
A dança é uma forma de arte que não ocorre apenas no corpo do dançarino, mas também no espaço ao seu redor. Espaços maiores podem permitir movimentos mais amplos e dinâmicos, enquanto espaços menores podem provocar uma dança mais íntima e contida. Saber como o espaço afeta a dança permite aos dançarinos adaptarem-se a diferentes ambientes e situações, tornando suas performances mais versáteis e expressivas.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 80 minutos)
A etapa de desenvolvimento é crucial para que os alunos apliquem de forma prática e criativa os conhecimentos adquiridos sobre a interação entre espaço e dança. Através de atividades lúdicas e desafiadoras, os alunos são incentivados a explorar e experimentar como diferentes configurações espaciais podem influenciar seus movimentos dançados. Essa aplicação prática ajuda a consolidar o aprendizado teórico, estimulando ao mesmo tempo a criatividade, a colaboração e a expressão corporal.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Dança dos Espaços Encolhidos
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Explorar a influência do espaço limitado nos movimentos de dança e estimular a criatividade na adaptação de coreografias.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos exploram como o espaço limitado influencia seus movimentos de dança. O professor delimitará áreas de diferentes tamanhos no chão da sala de aula usando fita adesiva. Cada grupo de alunos receberá uma área específica onde deverão criar uma coreografia que se adapte ao espaço fornecido.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
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Delimite no chão áreas de diferentes tamanhos com fita adesiva.
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Cada grupo escolhe uma área e observa as dimensões.
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Os alunos discutem e planejam uma coreografia que se ajuste ao espaço.
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Cada grupo ensaia sua dança, considerando os limites espaciais.
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Após os ensaios, cada grupo apresenta sua dança para a classe.
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Realize uma discussão sobre como o espaço influenciou os movimentos.
Atividade 2 - Bailado dos Espaços Dinâmicos
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver a capacidade de adaptação dos alunos a mudanças de espaço e música, promovendo a expressão através da dança.
- Descrição: Os alunos irão criar danças que devem mudar conforme a música altera sua dinâmica. Serão utilizados diferentes instrumentos musicais que sugerem diferentes usos do espaço (como expansivo com tambores e contido com flautas). Os alunos deverão adaptar seus movimentos às mudanças na música e no espaço disponível.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Explique que cada música terá uma dinâmica espacial associada.
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Toque diferentes tipos de música, cada uma associada a um estilo de espaço.
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Os alunos criam e ensaiam danças que correspondam à dinâmica da música e ao espaço sugerido.
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Cada grupo apresenta sua dança, mudando os movimentos conforme a música e o espaço mudam.
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Conduza uma reflexão sobre como as mudanças na música e no espaço afetaram suas danças.
Atividade 3 - Exploração Espacial Criativa
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Fomentar a criatividade na utilização de objetos e espaços para a criação de movimentos de dança inovadores.
- Descrição: Os alunos usarão objetos como cadeiras, mesas e fitas para criar diferentes configurações espaciais na sala. Cada grupo deve então desenvolver uma coreografia que interaja com esses objetos, explorando novas possibilidades de movimento e expressão.
- Instruções:
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Disponibilize objetos como cadeiras, mesas e fitas.
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Os grupos escolhem os objetos e os organizam no espaço para criar um ambiente único.
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Debatem e planejam uma coreografia que utilize de forma criativa os objetos e o espaço criado.
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Ensaio das coreografias pelos grupos.
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Apresentação das danças, com ênfase na interação com os objetos e o espaço.
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Discussão sobre como os objetos e a configuração do espaço influenciaram a dança.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam e verbalizem o que aprenderam durante as atividades práticas. Discussões em grupo ajudam a consolidar o conhecimento adquirido, promovem a habilidade de articulação de ideias e permitem que os alunos aprendam uns com os outros. Esta etapa também serve para avaliar o entendimento dos alunos sobre a influência do espaço nos movimentos de dança e incentiva a aplicação desse conhecimento em contextos mais amplos.
Discussão em Grupo
Encerre a aula promovendo uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a conversa relembrando as atividades realizadas e pergunte aos alunos sobre suas experiências e aprendizados. Sugira que cada grupo compartilhe insights sobre como o espaço influenciou suas coreografias e o que descobriram ao adaptar seus movimentos às mudanças de espaço e música. Incentive os alunos a expressarem como essas experiências podem ser aplicadas em futuras performances de dança ou em outras áreas de suas vidas.
Perguntas Chave
1. Como o tamanho e a configuração do espaço alteraram a forma como vocês se movimentaram durante a dança?
2. Que desafios vocês enfrentaram ao adaptar suas coreografias aos espaços e objetos disponíveis?
3. Como vocês podem aplicar o que aprenderam hoje em outras formas de expressão artística ou situações do dia a dia?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de conclusão é fundamental para reforçar o conhecimento adquirido durante a aula, ajudando os alunos a sintetizar as informações e reflexões geradas pelas atividades práticas. Além disso, esta seção ajuda a destacar a relevância do estudo do espaço na dança para outras áreas da vida, incentivando os alunos a aplicar o que aprenderam em contextos diversos, fortalecendo assim a conexão entre a teoria aprendida e a prática vivenciada.
Resumo
Nesta aula, exploramos como o espaço influencia os movimentos na dança através de atividades práticas que permitiram aos alunos experimentar e adaptar seus movimentos em diferentes configurações espaciais. Discutimos a importância do espaço nos movimentos dançados e como diferentes ambientes podem modificar a percepção e execução de uma dança.
Conexão com a Teoria
Conectamos a teoria à prática ao colocar os alunos para dançar em espaços com limitações variadas e observar como adaptavam seus movimentos. As atividades permitiram que os alunos aplicassem o conhecimento teórico sobre espaço na dança de maneira concreta, visualizando e sentindo o impacto do espaço em suas performances.
Fechamento
A importância desta aula vai além da dança; ela ensina aos alunos como o ambiente influencia nosso comportamento e movimentos, uma lição valiosa para qualquer situação da vida, seja na escola, em casa, ou em espaços públicos. Aprender sobre o espaço na dança ajuda a desenvolver uma maior consciência espacial e adaptabilidade, habilidades cruciais em muitos aspectos do dia a dia.