Entrar

Plano de aula de Movimentos Dançados

Artes

Original Teachy

'EF15AR09'

Movimentos Dançados

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Movimentos Dançados

Palavras ChaveMovimentos Dançados, Expressão Corporal, Coordenação, Criatividade, Atividades Práticas, Dança, Alfabeto, Mímica Musical, Estátuas Dançantes, Comunicação Não Verbal, Trabalho em Equipe, Expressão de Emoções
Materiais NecessáriosLista do alfabeto (A a Z), Músicas para a mímica, Palavras que representem emoções, Espaço amplo para as atividades práticas, Música para inspirar coreografias, Material para anotações (papel, lápis)
Códigos BNCCEF15AR09: Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 7 minutos)

A etapa de Objetivos serve para estabelecer claramente o que se espera que os alunos aprendam e apliquem durante a aula. Ao definir objetivos específicos, o professor direciona o foco dos alunos para os aspectos fundamentais do estudo dos movimentos dançados, preparando o terreno para uma experiência de aprendizado mais eficaz e engajadora.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e descrever os movimentos específicos utilizados na dança.

2. Facilitar a compreensão dos alunos sobre como diferentes partes do corpo são coordenadas para executar movimentos dançados.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a criatividade e a expressão individual dos alunos ao explorar novos movimentos e combinações.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução tem como finalidade engajar os alunos e ativar seus conhecimentos prévios sobre dança, utilizando situações problema para estimular o pensamento crítico e a curiosidade. Além disso, contextualiza a importância da dança na cultura e na expressão humana, incentivando os alunos a perceberem a relevância do tema em suas vidas e na sociedade.

Situações Problema

1. Imagine que você está participando de uma festa onde todos estão dançando ao som de uma música animada. Que tipo de movimentos você acharia mais natural fazer? Como as diferentes partes do seu corpo se moveriam? Discuta com um colega e descreva os movimentos e como eles se relacionam com a música.

2. Pensem em uma coreografia que já viram em um filme, desenho animado ou show. Quais partes do corpo se destacavam mais? Como esses movimentos poderiam ser descritos? Tentem imitar esses movimentos e vejam como cada parte do corpo contribui para a execução da dança.

Contextualização

A dança é uma forma de arte que existe em todas as culturas do mundo, cada uma com seu estilo e tradições únicas. Dançar não apenas é divertido, mas também pode ser uma maneira de se expressar e contar histórias sem usar palavras. Por exemplo, em algumas culturas, os movimentos das mãos têm significados específicos que podem contar uma história ou expressar emoções. Conhecer e compreender essas diferentes formas de dança ajuda a enriquecer nossa compreensão do mundo e das pessoas ao nosso redor.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa os conceitos de movimentos dançados que estudaram previamente em casa. Através de atividades lúdicas e colaborativas, eles irão explorar a coordenação, expressão corporal e criatividade, consolidando o aprendizado de maneira engajadora. Cada atividade proposta visa desafiar os alunos a pensar de forma crítica e a se expressar de maneira artística, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Dance o Alfabeto

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a criatividade e a capacidade de associação de movimentos com palavras, fortalecendo a coordenação e expressão corporal dos alunos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar uma coreografia que represente o alfabeto, usando movimentos que iniciem com cada letra do abecedário. Cada letra deve ser associada a um movimento específico e os alunos irão criar em grupos pequenos uma sequência que abranja todo o alfabeto.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Distribua para cada grupo uma lista do alfabeto de A a Z.

  • Peça que cada grupo associe um movimento que comece com a letra correspondente, por exemplo, 'A' poderia ser 'abraçar-se'.

  • Os alunos devem ensaiar e montar uma sequência de movimentos, garantindo que cada letra do alfabeto esteja representada.

  • Ao final, cada grupo apresenta sua coreografia para a classe, explicando os movimentos associados a cada letra.

Atividade 2 - Mímica Musical

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de interpretação e expressão corporal, além de promover a cooperação e criatividade entre os alunos.

- Descrição: Os alunos, em grupos, escolherão uma música conhecida e deverão criar uma mímica que represente o enredo ou o sentimento da música, focando na sincronia e expressão dos movimentos. A ideia é que, sem usar palavras, consigam transmitir a essência da música escolhida.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolhe uma música conhecida que será utilizada para a mímica.

  • Os alunos devem discutir e planejar como cada parte da música será representada através de movimentos.

  • Ensaiem a mímica, focando na sincronia e expressão dos movimentos para transmitir claramente o que a música quer dizer.

  • Cada grupo apresenta sua mímica para a classe, e os colegas tentam adivinhar qual é a música que estão representando.

Atividade 3 - Estátuas Dançantes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Trabalhar a expressão de emoções através do movimento e a transição fluída entre diferentes partes da dança.

- Descrição: Os alunos, em grupos, escolherão uma palavra que represente uma emoção (como amor, tristeza, alegria) e deverão criar uma 'estátua' que represente essa emoção através de um movimento congelado. Posteriormente, eles desenvolverão uma dança que começa a partir desta 'estátua', fluindo para outros movimentos que expressem a mesma emoção.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe uma palavra que represente uma emoção e cria uma 'estátua' que ilustre essa emoção através de um movimento congelado.

  • Após criada a 'estátua', eles devem desenvolver uma dança que inicie a partir desta posição e que evolua para outros movimentos que expressem a mesma emoção.

  • Ensaie a dança, focando na transição suave entre os movimentos e na expressão das emoções.

  • Cada grupo apresenta sua dança para a classe, explicando a escolha da palavra e a emoção representada.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos articulem o que aprenderam e como aplicaram os conceitos de movimentos dançados. Esta discussão ajuda a reforçar o conhecimento adquirido, permite a troca de experiências e perspectivas entre os alunos e promove habilidades de comunicação e reflexão crítica. Além disso, oferece ao professor um feedback direto sobre o entendimento e a aplicação dos conteúdos, ajudando a medir o sucesso das atividades e identificar áreas que podem necessitar de revisão ou reforço.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, organize os alunos em um grande círculo e inicie uma discussão em grupo. Comece perguntando a cada grupo o que mais os surpreendeu durante a criação das danças e o que acharam mais desafiador. Encoraje-os a compartilhar insights sobre como cada parte do corpo foi importante na execução dos movimentos e como eles puderam expressar diferentes emoções através da dança. Este é um momento para refletir sobre o aprendizado e para cada aluno ouvir diferentes perspectivas e abordagens.

Perguntas Chave

1. Quais movimentos foram mais fáceis de associar com as letras do alfabeto e por quê?

2. Como a escolha das palavras emocionais influenciou os movimentos que vocês criaram?

3. Houve alguma dificuldade em sincronizar os movimentos em grupo? Como vocês superaram isso?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar e reforçar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles possam articular claramente o que aprenderam e como aplicaram o conhecimento. Além disso, visa reforçar a conexão entre teoria e prática, mostrando aos alunos a relevância dos movimentos dançados em contextos mais amplos. Esta recapitulação ajuda a fixar o conteúdo na memória dos alunos e a valorizar a aplicabilidade do que foi aprendido.

Resumo

Na conclusão, o professor deve recapitular os principais conteúdos abordados sobre os movimentos dançados, enfatizando como diferentes partes do corpo são utilizadas e coordenadas para expressar emoções e contar histórias. Deve-se revisar as atividades práticas realizadas, como o 'Dance o Alfabeto', a 'Mímica Musical' e as 'Estátuas Dançantes', destacando os aprendizados específicos de cada uma.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a teoria sobre movimentos dançados foi conectada diretamente com a prática por meio de atividades lúdicas e criativas. Os alunos puderam aplicar o conhecimento prévio em situações reais de dança, o que reforçou a compreensão dos conceitos teóricos através da experiência direta, facilitando a retenção e o entendimento.

Fechamento

É crucial destacar a importância dos movimentos dançados não apenas como uma forma de expressão artística, mas também como uma habilidade que pode se traduzir em diversos aspectos da vida diária, como na comunicação não verbal e na expressão de emoções. Este conhecimento enriquece a vida cultural dos alunos e desenvolve habilidades de coordenação, expressão e trabalho em equipe.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies