Entrar

Plano de aula de Espaço na Construção dos Movimentos Dançados

Artes

Original Teachy

'EF15AR10'

Espaço na Construção dos Movimentos Dançados

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Espaço na Construção dos Movimentos Dançados

Palavras ChaveEspaço na dança, Movimentos dançados, Espaço pessoal, Espaço geral, Direções, Níveis, Planos, Eixos, Dimensões do movimento, Interação na dança, Coordenação, Expressividade, Trabalho em equipe, Consciência corporal
Materiais NecessáriosSala ampla para dança, Espelhos (se possível), Caixa de som, Músicas variadas, Papel e caneta para anotações, Tapetes de dança ou colchonetes (opcional), Quadro branco e marcadores
Códigos BNCCEF15AR10: Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de como o espaço influencia os movimentos na dança e incentivá-los a experimentar diferentes maneiras de se orientar no espaço durante a execução de movimentos dançados. Esta etapa é crucial para estabelecer uma base sólida de compreensão que permitirá aos alunos se engajarem mais profundamente nas atividades práticas subsequentes.

Objetivos principais:

1. Entender como o espaço afeta os movimentos de dança.

2. Explorar diferentes formas de orientação espacial durante a dança.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de como o espaço influencia os movimentos na dança e incentivá-los a experimentar diferentes maneiras de se orientar no espaço durante a execução de movimentos dançados. Esta etapa é crucial para estabelecer uma base sólida de compreensão que permitirá aos alunos se engajarem mais profundamente nas atividades práticas subsequentes.

Contexto

Contexto: Inicie a aula explicando que na dança, o espaço é um dos elementos fundamentais que afetam como os movimentos são executados. Explique que o espaço pode ser interno, como o espaço ao redor do corpo, ou externo, como o ambiente onde a dança ocorre. Detalhe que entender e utilizar o espaço corretamente pode transformar uma performance de dança, tornando-a mais expressiva e interessante. Diga que hoje os alunos irão explorar como diferentes movimentos ocupam e utilizam o espaço ao seu redor, entendendo a importância de se mover de maneiras variadas.

Curiosidades

Curiosidade: Você sabia que muitos dançarinos profissionais ensaiam em salas com espelhos para ter uma melhor noção do espaço e dos movimentos? Isso os ajuda a ajustar suas posições e garantir que todos os movimentos sejam executados de forma harmoniosa e coordenada.

Desenvolvimento

Duração: 50 a 60 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é proporcionar um entendimento profundo e detalhado sobre os diferentes aspectos do espaço na dança. Ao abordar tópicos como espaço pessoal e geral, direções e níveis, planos e eixos, dimensões do movimento e interação com o espaço e colegas, os alunos serão capazes de compreender como utilizar o espaço de maneira eficaz. As questões elaboradas têm como objetivo reforçar o aprendizado e estimular a reflexão crítica sobre os conceitos apresentados.

Tópicos Abordados

1. ️ Espaço Pessoal e Geral: Explique a diferença entre o espaço pessoal (a área imediatamente ao redor do corpo de cada aluno) e o espaço geral (a área total disponível para a dança). Detalhe como cada tipo de espaço pode ser utilizado em diferentes movimentos de dança. 2. ↔️ Direções e Níveis: Aborde os conceitos de direções (para frente, para trás, para os lados) e níveis (alto, médio, baixo). Explique como utilizar essas direções e níveis pode enriquecer uma performance de dança e proporcionar maior variedade de movimentos. 3.Planos e Eixos: Discuta os planos (horizontal, vertical, sagital) e os eixos (longitudinal, transversal) do corpo. Explique como compreender e utilizar esses conceitos pode ajudar os alunos a criar movimentos mais complexos e coordenados. 4.Dimensões do Movimento: Aborde as dimensões do movimento, como amplitude (pequena ou grande), direção (única ou múltipla) e velocidade (rápida ou lenta). Explique como variar essas dimensões pode alterar a percepção do movimento na dança. 5.Interação com o Espaço e com os Colegas: Explique a importância de interagir com o espaço e com os colegas durante a dança. Detalhe como essa interação pode criar coreografias mais dinâmicas e interessantes, além de estimular o trabalho em equipe e a criatividade.

Questões para Sala de Aula

1. 1. Descreva a diferença entre espaço pessoal e espaço geral na dança. Como cada um pode ser utilizado em uma performance? 2. 2. Dê exemplos de como direções e níveis podem ser combinados em um movimento de dança. Por que essa combinação é importante? 3. 3. Explique o que são planos e eixos do corpo. Como o entendimento desses conceitos pode melhorar a qualidade dos movimentos na dança?

Discussão de Questões

Duração: 15 a 20 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o aprendizado dos alunos, assegurando que os conceitos discutidos na aula foram compreendidos. A discussão detalhada das questões e o engajamento dos alunos através de perguntas e reflexões ajudam a fixar o conhecimento e a estimular a aplicação prática dos princípios aprendidos.

Discussão

  • ️ Discussão:

    1. Espaço Pessoal e Geral:
    • Espaço Pessoal: Refere-se à área imediata ao redor do corpo de cada dançarino. É o espaço mais próximo, onde os movimentos são menores e mais contidos. Pode ser utilizado para expressões faciais, movimentos de braços e pernas que não exigem deslocamento.
    • Espaço Geral: É o espaço maior, disponível para a movimentação de todos os dançarinos no ambiente. Permitindo movimentos amplos e deslocamentos pelo palco ou sala de dança. Utilizar o espaço geral pode adicionar dinamismo e variedade à performance.
    1. Direções e Níveis:
    • Direções: Movimentos podem ser feitos para frente, para trás, para os lados, em diagonais. Usar diferentes direções enriquece a coreografia, criando padrões e mantendo a audiência engajada.
    • Níveis: Movimentos podem ocorrer em níveis diferentes: alto (como saltos), médio (movimentos em pé), baixo (como movimentos no chão). A combinação de direções e níveis traz complexidade e interesse visual à dança.
    1. Planos e Eixos:
    • Planos: Horizontal, vertical e sagital são os três planos principais. Movimentos no plano horizontal ocorrem paralelos ao chão, no vertical sobem ou descem, e no sagital vão para frente e para trás.
    • Eixos: Longitudinal (de cima para baixo), transversal (de um lado ao outro) e sagital (da frente para trás). Compreender esses eixos ajuda a criar movimentos precisos e coordenados.
    1. Dimensões do Movimento:
    • Amplitude: Pequena ou grande. Movimentos amplos podem ser mais expressivos, enquanto movimentos pequenos podem ser mais detalhados.
    • Direção: Única ou múltipla. Movimentos em múltiplas direções mantêm a coreografia interessante.
    • Velocidade: Rápida ou lenta. Variar a velocidade pode mudar completamente a sensação de um movimento, adicionando drama ou leveza.
    1. Interação com o Espaço e com os Colegas:
    • Interagir com o espaço e colegas cria uma dança coletiva harmoniosa, melhora a coordenação e promove o trabalho em equipe. A interação pode incluir movimentos sincronizados, espelhados ou complementares.

Engajamento dos Alunos

1.Engajamento dos Alunos: 2. 1. Como você se sente ao dançar em seu espaço pessoal versus o espaço geral? Qual você acha mais confortável e por quê? 3. 2. Pense em uma coreografia que você já viu. Como ela utilizava diferentes direções e níveis? Como isso impactou sua percepção da dança? 4. 3. Experimente criar um movimento simples utilizando diferentes planos e eixos. Você percebeu alguma mudança na complexidade e no interesse visual do movimento? 5. 4. Escolha um movimento de dança e altere sua amplitude e velocidade. Como essas mudanças afetaram o movimento? 6. 5. Em uma dança em grupo, como você pode colaborar com seus colegas para utilizar o espaço de maneira eficiente e criar uma coreografia coesa?

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula, garantindo que os alunos assimilem os principais conceitos discutidos. A recapitulação e a reflexão sobre a importância prática do conteúdo ajudam a fixar o aprendizado e a demonstrar a relevância dos tópicos abordados para o desenvolvimento pessoal e artístico dos alunos.

Resumo

  • Entendimento do espaço pessoal e geral na dança.
  • Utilização de direções e níveis para enriquecer a performance.
  • Compreensão dos planos e eixos do corpo para criar movimentos coordenados.
  • Exploração das dimensões do movimento: amplitude, direção e velocidade.
  • Importância da interação com o espaço e com os colegas na dança.

A aula conectou a teoria com a prática ao explicar como os diferentes aspectos do espaço influenciam os movimentos de dança e, em seguida, incentivar os alunos a experimentarem essas teorias através de exercícios práticos. Isso permitiu que os alunos aplicassem os conceitos teóricos diretamente em suas próprias experiências de dança, promovendo uma compreensão mais profunda e concreta dos temas abordados.

Compreender como o espaço influencia os movimentos de dança é fundamental para qualquer dançarino, pois permite uma performance mais expressiva e coordenada. Além disso, esses conceitos são aplicáveis no dia a dia, como na organização espacial em atividades cotidianas e na melhoria da consciência corporal e do trabalho em equipe, habilidades valiosas em diversas situações.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies