Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Espaço de Artes

Lara da Teachy


Artes

Original Teachy

'EF15AR07'

Espaço de Artes

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Espaço de Artes

Palavras ChaveEspaços de Arte, Museus, Galerias, Ateliês, Centros Culturais, Diversidade Artística, Obras de Arte, Curadores, Restauradores, Galeristas, Maquete, Trabalho em Equipe, Criatividade, Observação Crítica, Valorização Cultural
Materiais NecessáriosVídeo sobre espaços de arte, Projetor ou TV para exibição do vídeo, Papelão, Papel, Cola, Tesoura, Tintas, Pincéis, Materiais recicláveis, Canetas e lápis de cor
Códigos BNCCEF15AR07: Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.).
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de espaços de arte e sua importância na sociedade. Ao reconhecerem esses locais, os alunos desenvolvem habilidades práticas que os conectam com o mercado de trabalho, como a observação crítica e a valorização da diversidade artística, habilidades essenciais para qualquer profissional que trabalhe com arte e cultura.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e nomear diferentes locais de produção e exposição de artes.

2. Identificar a importância dos espaços de arte na comunidade.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a habilidade de observação crítica em relação às obras de arte e seus locais de exibição.
  2. Estimular o interesse e a curiosidade sobre a diversidade de expressões artísticas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de espaços de arte e sua importância na sociedade. Ao reconhecerem esses locais, os alunos desenvolvem habilidades práticas que os conectam com o mercado de trabalho, como a observação crítica e a valorização da diversidade artística, habilidades essenciais para qualquer profissional que trabalhe com arte e cultura.

Contextualização

Os espaços de arte são locais onde a magia da criatividade ganha vida. Museus, galerias, ateliês e centros culturais são apenas alguns exemplos de lugares onde as pessoas podem apreciar e criar arte. Esses espaços têm um papel vital em nossa sociedade, pois não só preservam a história e a cultura, mas também inspiram novas criações e promovem a diversidade artística. Imagine um mundo sem arte; seria um lugar sem cores, sem emoções expressas em pinturas, esculturas ou performances. Portanto, compreender a importância desses lugares nos ajuda a valorizar e preservar a arte em todas as suas formas.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

  • Sabia que muitos artistas famosos começaram sua carreira em pequenos ateliês ou exposições locais? 🎨
    * Muitos profissionais, como curadores de museus, restauradores de arte e galeristas, trabalham diretamente nesses espaços de arte, garantindo que as obras sejam bem preservadas e exibidas ao público.
    * O mercado de arte movimenta bilhões de dólares anualmente, e muitos jovens artistas sonham em ver suas obras expostas em grandes galerias e museus ao redor do mundo.

Atividade Inicial

Para despertar o interesse dos alunos, mostre um vídeo curto que apresente diversos tipos de espaços de arte ao redor do mundo, com destaque para museus famosos como o Louvre e o MoMA. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora: 'Como você acha que seria o mundo se não existissem espaços de arte?' 💭

Desenvolvimento

Duração: 65-70 minutos

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos apliquem os conhecimentos teóricos sobre espaços de arte em uma atividade prática e colaborativa. Ao construir uma maquete, os alunos desenvolvem habilidades motoras finas, criatividade e trabalho em equipe. Além disso, os exercícios de fixação ajudam a consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos compreendam a importância e a variedade dos espaços de arte.

Tópicos a Abordar

  1. Definição de Espaços de Arte
  2. Importância dos Museus e Galerias
  3. Tipos de Obras de Arte Encontradas em Diferentes Espaços
  4. Profissionais que Trabalham em Espaços de Arte

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como a presença de espaços de arte em uma comunidade pode influenciar a vida das pessoas. Pergunte: 'Como você acha que uma nova galeria de arte poderia mudar a sua cidade ou bairro?' Incentive-os a pensar sobre os benefícios culturais, educacionais e econômicos que esses espaços podem trazer.

Mini Desafio

Criando Nosso Próprio Espaço de Arte

Nesta atividade prática, os alunos irão criar uma maquete de um espaço de arte utilizando materiais recicláveis e de fácil acesso, como papelão, papel, cola, tesoura e tintas. Eles devem incluir detalhes como expositores de obras, áreas de visitação e até mesmo pequenos quadros ou esculturas feitas por eles mesmos.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos pequenos e distribua os materiais necessários.
  2. Explique que cada grupo será responsável por criar uma maquete de um espaço de arte imaginário.
  3. Incentive os alunos a pensar nos diferentes elementos que compõem um espaço de arte, como áreas para exibir pinturas, esculturas e outros formatos de arte.
  4. Peça para que desenhem um esboço do espaço antes de começar a montagem, para que tenham um plano claro.
  5. Oriente os alunos durante a montagem, ajudando-os a resolver problemas e a adicionar detalhes criativos.
  6. Após a montagem, cada grupo deve apresentar sua maquete para a classe, explicando as escolhas que fizeram e o que cada área do espaço representa.

Objetivo: Desenvolver habilidades de planejamento e construção, além de promover a criatividade e o trabalho em equipe. Através da criação de uma maquete, os alunos irão aplicar os conceitos aprendidos sobre espaços de arte de forma prática e tangível.

Duração: 45-50 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Liste três tipos diferentes de espaços de arte e dê um exemplo de cada um.
  2. Descreva a função de um curador de museu.
  3. Por que é importante para uma comunidade ter espaços de arte? Dê dois motivos.
  4. Desenhe uma obra de arte que você gostaria de ver em um museu ou galeria.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre o conteúdo abordado e apliquem os conhecimentos adquiridos em suas vidas cotidianas. Ao promover uma discussão aberta e recapitular os principais pontos, os alunos são incentivados a valorizar os espaços de arte e a reconhecer sua importância na sociedade.

Discussão

Facilite uma discussão com os alunos sobre o tema abordado na aula. Pergunte o que eles mais gostaram e o que acharam mais desafiador na criação das maquetes. Questione como eles acham que podem aplicar o que aprenderam no dia a dia. Incentive-os a refletir sobre a importância dos espaços de arte em suas vidas e comunidades, e como a arte pode influenciar positivamente a sociedade.

Resumo

Recapitule os principais pontos discutidos durante a aula: a definição de espaços de arte, a importância dos museus e galerias, os tipos de obras de arte encontradas nesses espaços e os profissionais que trabalham neles. Reforce o valor cultural e educativo desses lugares e como eles contribuem para a preservação e promoção da arte.

Fechamento

Explique como a aula conectou a teoria à prática através da construção das maquetes, permitindo que os alunos aplicassem os conceitos aprendidos de forma criativa e colaborativa. Ressalte a relevância do tema para o dia a dia, destacando que os espaços de arte não só preservam o patrimônio cultural, mas também inspiram criatividade e inovação, sendo essenciais para uma sociedade vibrante e culturalmente rica.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Prática | Arte: Crítica Social | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Relações entre Linguagens Artísticas | Metodologia Digital | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Prática | Linguagem Artísticas Diversas | Plano de aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | Espaço na Construção dos Movimentos Dançados | Plano de aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies