Entrar

Plano de aula de Características de Plantas e Animais

Ciências

Original Teachy

'EF02CI04'

Características de Plantas e Animais

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Características de Plantas e Animais

Palavras ChaveCaracterísticas físicas de plantas, Características físicas de animais, Diferenças entre plantas e animais, Semelhanças entre plantas e animais, Fotossíntese, Ciclos de vida, Hábitat, Curiosidades sobre plantas e animais, Revisão e consolidação do conhecimento, Engajamento dos alunos
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Cartazes ou imagens de plantas e animais, Amostras de plantas (folhas, flores, frutos), Amostras de animais (fotos ou vídeos), Caderno e lápis para anotações, Material de pesquisa sobre plantas e animais (livros, revistas, internet), Fichas de perguntas e respostas para discussão, Recursos audiovisuais (projetor, computador)
Códigos BNCCEF02CI04: Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão clara e específica sobre o que os alunos devem aprender durante a aula. Isso ajuda a direcionar o foco da explicação e garante que os alunos compreendam as expectativas e os objetivos de aprendizagem. A clareza nos objetivos também permite que o professor mantenha a aula estruturada e centrada nos pontos principais do conteúdo.

Objetivos principais:

1. Conhecer as principais características físicas de plantas e animais.

2. Identificar as diferenças entre plantas e animais.

3. Reconhecer características comuns entre plantas e animais.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é captar a atenção dos alunos e despertar o interesse pelo tema. Ao relacionar o conteúdo com o cotidiano e apresentar curiosidades, o professor estimula a curiosidade e a motivação para aprender. É essencial que os alunos sintam que o que vão aprender é relevante e interessante.

Contexto

Para iniciar a aula sobre as características de plantas e animais, é importante contextualizar o tema de forma que os alunos possam relacionar com o que já conhecem. Explique que plantas e animais estão ao nosso redor, desde o jardim da escola até os animais de estimação que muitos têm em casa. Eles são parte do nosso dia a dia e desempenham papéis essenciais na natureza e na nossa vida.

Curiosidades

Sabia que existem plantas que podem viver por centenas de anos? O pinheiro-bristlecone, por exemplo, pode viver mais de 5.000 anos! Já os animais, como as tartarugas marinhas, podem viver mais de 100 anos. Esses exemplos mostram como a natureza é diversa e fascinante!

Desenvolvimento

Duração: (35 - 40 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma compreensão detalhada e clara das características físicas das plantas e animais, assim como suas diferenças e semelhanças. A explicação detalhada e estruturada ajuda a consolidar o conhecimento e facilita a aprendizagem dos alunos. Além disso, as questões propostas incentivam a reflexão e a aplicação do conteúdo aprendido, promovendo uma melhor retenção das informações.

Tópicos Abordados

1. Características físicas das plantas: Explique que as plantas têm diferentes partes, como raízes, caules, folhas, flores e frutos. Detalhe a função de cada uma dessas partes, por exemplo, as raízes absorvem água e nutrientes do solo, enquanto as folhas realizam a fotossíntese. 2. Características físicas dos animais: Descreva que os animais têm partes do corpo como cabeça, tronco e membros. Alguns têm pelos, penas, escamas ou pele lisa. Explique que os animais também têm órgãos internos como coração, pulmões e estômago. 3. Diferenças entre plantas e animais: Destaque que as plantas fazem sua própria comida através da fotossíntese, enquanto os animais precisam se alimentar de outros organismos. Explique que as plantas geralmente estão fixas no solo, enquanto os animais podem se mover de um lugar para outro. 4. Semelhanças entre plantas e animais: Mostre que ambos são seres vivos e têm ciclos de vida. Tanto plantas quanto animais nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Explique que ambos precisam de água, nutrientes e de um habitat adequado para viverem.

Questões para Sala de Aula

1. Quais são as principais partes de uma planta e suas funções? 2. Como os animais são diferentes das plantas em termos de alimentação? 3. Cite uma semelhança importante entre plantas e animais.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a explicação. A discussão das respostas permite que os alunos esclareçam dúvidas e reforcem o que aprenderam. O engajamento através de perguntas e reflexões promove a participação ativa dos alunos e estimula o pensamento crítico, facilitando a retenção do conteúdo.

Discussão

  • Quais são as principais partes de uma planta e suas funções? As principais partes de uma planta incluem raízes, caules, folhas, flores e frutos. As raízes absorvem água e nutrientes do solo e ancoram a planta. Os caules suportam a planta e transportam água, nutrientes e açúcares entre as raízes e as folhas. As folhas são responsáveis pela fotossíntese, que é o processo pelo qual as plantas produzem seu próprio alimento usando a luz solar. As flores são os órgãos reprodutivos das plantas, enquanto os frutos protegem e ajudam a dispersar as sementes.

  • Como os animais são diferentes das plantas em termos de alimentação? As plantas produzem seu próprio alimento através da fotossíntese, um processo que utiliza luz solar para converter dióxido de carbono e água em glicose e oxigênio. Já os animais não conseguem produzir seu próprio alimento e precisam se alimentar de outros organismos, sejam eles plantas ou outros animais.

  • Cite uma semelhança importante entre plantas e animais. Uma semelhança importante entre plantas e animais é que ambos são seres vivos e têm ciclos de vida. Tanto plantas quanto animais nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Além disso, ambos necessitam de água, nutrientes e de um habitat adequado para sobreviver.

Engajamento dos Alunos

1. ️ Pergunta: Como você acha que a água e os nutrientes chegam às folhas de uma planta? 2. ️ Reflexão: Pense em como os animais em sua casa ou na vizinhança se alimentam. Eles dependem de plantas de alguma forma? 3. ️ Pergunta: O que aconteceria se uma planta não tivesse raízes? E se um animal não pudesse se mover? 4. ️ Reflexão: Observe uma planta e um animal na sua casa ou na escola. Quais características físicas você consegue identificar em cada um?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, recapitulando os pontos principais e reforçando a conexão entre teoria e prática. Isso garante que os alunos compreendam a relevância do conteúdo e como ele se aplica ao seu dia a dia, facilitando a retenção e a aplicação do conhecimento em situações reais.

Resumo

  • Plantas têm diferentes partes como raízes, caules, folhas, flores e frutos, cada uma com uma função específica.
  • Animais possuem partes do corpo como cabeça, tronco e membros, e podem ter pelos, penas, escamas ou pele lisa.
  • Diferenças principais: plantas produzem seu próprio alimento via fotossíntese e são fixas no solo; animais precisam se alimentar de outros organismos e podem se mover.
  • Semelhanças: ambos são seres vivos que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, necessitando de água, nutrientes e um habitat adequado.

A aula conectou a teoria com a prática ao relacionar as características de plantas e animais com exemplos do cotidiano, como plantas no jardim da escola e animais de estimação. Isso ajudou os alunos a entenderem como a teoria se aplica à realidade ao seu redor e reforçou o aprendizado através de exemplos concretos e familiares.

Entender as características de plantas e animais é fundamental para reconhecer a diversidade da vida ao nosso redor e a importância de cada ser vivo no ecossistema. Por exemplo, saber que plantas realizam a fotossíntese ajuda a entender a importância das plantas para a produção de oxigênio, essencial para a vida dos animais, incluindo os humanos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies