Entrar

Plano de aula de Materiais do Principais Objetos de Uso Cotidiano

Ciências

Original Teachy

'EF02CI01'

Materiais do Principais Objetos de Uso Cotidiano

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Materiais do Principais Objetos de Uso Cotidiano

Palavras ChaveMateriais do cotidiano, Materiais naturais, Materiais artificiais, Origem dos materiais, Uso consciente, Descarte adequado, Reciclagem, Sustentabilidade
Materiais NecessáriosCaixa com diferentes objetos do cotidiano (brinquedos, roupas, materiais escolares), Cartazes ou slides com exemplos visuais de materiais naturais e artificiais, Folhas de papel para anotações, Canetas e lápis, Lixeira para separação de resíduos recicláveis e orgânicos, Material de apoio com informações sobre reciclagem
Códigos BNCCEF02CI01: Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.; EF02CI02: Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tema dos materiais de uso cotidiano, estabelecendo uma base clara e concisa sobre os tipos de materiais, suas origens e a importância do uso e descarte responsável. Isso permitirá que os alunos desenvolvam uma compreensão fundamental que será expandida nas etapas subsequentes da aula.

Objetivos principais:

1. Identificar os principais materiais usados no cotidiano.

2. Compreender a origem desses materiais, se naturais ou artificiais.

3. Reconhecer a importância do descarte adequado e do uso consciente dos materiais.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tema dos materiais de uso cotidiano, estabelecendo uma base clara e concisa sobre os tipos de materiais, suas origens e a importância do uso e descarte responsável. Isso permitirá que os alunos desenvolvam uma compreensão fundamental que será expandida nas etapas subsequentes da aula.

Contexto

Para começar a aula, pergunte aos alunos se eles já pararam para pensar de que são feitos os objetos que usam todos os dias, como seus brinquedos, roupas e até mesmo os materiais escolares. Explique que hoje iremos aprender sobre os diferentes materiais desses objetos, de onde eles vêm e como podemos usá-los e descartá-los de maneira consciente. Use exemplos visuais, como trazer uma caixa com diferentes objetos do cotidiano para mostrar aos alunos.

Curiosidades

Vocês sabiam que o plástico, um material muito comum em brinquedos e embalagens, é feito a partir do petróleo? E que o vidro das janelas e garrafas pode ser reciclado infinitas vezes sem perder a qualidade? Esses são só alguns exemplos de como os materiais que usamos no dia a dia têm histórias e usos muito interessantes!

Desenvolvimento

Duração: 45 a 50 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os materiais de uso cotidiano, suas origens e a importância do uso consciente e do descarte adequado. Ao final desta etapa, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar materiais naturais e artificiais, compreender de onde vêm esses materiais e reconhecer a importância da reciclagem.

Tópicos Abordados

1. Materiais Naturais e Artificiais: Explique a diferença entre materiais naturais (como madeira, algodão e lã) e materiais artificiais (como plástico, vidro e metal). Detalhe que materiais naturais são aqueles que encontramos na natureza e materiais artificiais são feitos pelo homem a partir de outros materiais. 2. Origem dos Materiais: Descreva a origem de alguns materiais comuns. Por exemplo, o plástico é feito a partir do petróleo, o vidro vem da areia, e o papel é feito a partir da madeira das árvores. 3. Uso Consciente e Descarte: Discuta a importância de usar os materiais de maneira consciente e de descartá-los corretamente. Explique sobre reciclagem e como diferentes materiais podem ser reciclados. Dê exemplos práticos, como separar o lixo reciclável do orgânico.

Questões para Sala de Aula

1. Quais são alguns exemplos de materiais naturais? E de materiais artificiais? 2. De onde vem o plástico e o vidro? Explique a origem desses materiais. 3. Por que é importante reciclar e como podemos fazer isso em casa?

Discussão de Questões

Duração: 20 a 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula, permitindo que eles reflitam e discutam sobre os materiais de uso cotidiano, suas origens e a importância do uso consciente e do descarte adequado. Ao final desta etapa, espera-se que os alunos estejam mais engajados e compreendam a aplicação prática desses conhecimentos em seu dia a dia.

Discussão

  • Explique que materiais naturais são aqueles que encontramos na natureza, como madeira, algodão e lã. Eles são obtidos diretamente das plantas, animais ou minerais, sem passar por processos industriais complexos. Por exemplo, a madeira vem das árvores, o algodão é colhido das plantas de algodão e a lã é retirada das ovelhas.

  • Descreva que materiais artificiais são aqueles criados pelo homem a partir de outros materiais, geralmente através de processos industriais. Exemplos incluem plástico, vidro e metal. O plástico, por exemplo, é derivado do petróleo, que passa por um processo de refinamento e polimerização. O vidro é feito de areia (sílica), que é aquecida até se fundir e formar uma substância transparente.

  • Discuta a importância do uso consciente dos materiais e do descarte adequado. Explique que o uso consciente envolve pensar em como e quanto usamos os materiais, evitando desperdícios. O descarte adequado é importante para proteger o meio ambiente e pode incluir a separação do lixo reciclável (como papel, plástico, vidro e metal) do lixo orgânico. A reciclagem é o processo de transformar materiais usados em novos produtos, reduzindo a necessidade de extrair mais recursos naturais e diminuindo a poluição.

Engajamento dos Alunos

1. Quais são alguns exemplos de materiais naturais que vocês conhecem? E de materiais artificiais? 2. De onde vem o plástico e o vidro? Expliquem a origem desses materiais com suas próprias palavras. 3. Por que é importante reciclar? Como podemos fazer isso em casa? Alguém já pratica a reciclagem? Como é feito? 4. Vocês conseguem pensar em maneiras de usar os materiais de forma mais consciente no dia a dia? Que tal dar exemplos de como vocês podem economizar ou reutilizar materiais?

Conclusão

Duração: 5 a 10 minutos

A finalidade desta etapa é recapitular e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, assegurando que os alunos compreendam os pontos principais e sua aplicação prática. Isso ajuda a fixar o conteúdo e a preparar os alunos para utilizarem essas informações em suas vidas cotidianas, promovendo um aprendizado significativo e duradouro.

Resumo

  • Identificação dos principais materiais usados no cotidiano.
  • Diferença entre materiais naturais e artificiais.
  • Origem de materiais comuns como plástico, vidro e papel.
  • Importância do uso consciente e do descarte adequado dos materiais.
  • Conceito e prática da reciclagem.

A aula conectou a teoria com a prática ao utilizar exemplos visuais e discussões participativas, que permitiram aos alunos relacionar o conteúdo teórico com objetos e situações de seu dia a dia. Isso ajudou a tornar o aprendizado mais palpável e relevante, facilitando a compreensão e a retenção do conhecimento.

Compreender os materiais de uso cotidiano é essencial para promover um comportamento mais consciente e sustentável. Saber a origem e as características dos materiais pode despertar a curiosidade dos alunos e incentivá-los a pensar em maneiras de reduzir, reutilizar e reciclar, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente. Além disso, conhecer esses aspectos pode torná-los mais atentos e responsáveis em suas escolhas diárias.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies