Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Posições do Sol e Sombra
Palavras Chave | Movimento da Terra, Rotação, Dia e Noite, Posição do Sol, Sombra, Mudança das Sombras, Observação, Exemplos Visuais, Prática |
Materiais Necessários | Globo terrestre, Imagens ou diagramas do movimento de rotação da Terra, Objetos para observar sombras (ex.: árvores, prédios), Espaço ao ar livre (pátio da escola), Lápis e papel para anotações, Quadro branco e marcadores |
Códigos BNCC | EF02CI07: Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Ciências |
Unidade Temática | Terra e Universo |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é fornecer uma visão geral clara e objetiva dos objetivos que a aula pretende alcançar. Isso ajudará a orientar o professor e os alunos sobre o que será abordado, garantindo que todos saibam o foco do conteúdo e as habilidades que serão desenvolvidas ao longo da aula.
Objetivos principais:
1. Compreender que a Terra gira em torno de seu próprio eixo, causando a alternância entre dia e noite.
2. Identificar como o movimento da Terra influencia a posição do sol no céu ao longo do dia.
3. Observar e descrever como as sombras mudam de posição e tamanho em diferentes momentos do dia.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é captar a atenção dos alunos e criar um cenário que contextualize o tema da aula. Ao apresentar o contexto de forma clara e relacionar com suas experiências diárias, os alunos estarão mais engajados e curiosos para entender como e por que as sombras mudam durante o dia.
Contexto
Inicie a aula explicando aos alunos que todos os dias, ao longo do dia, a posição do sol no céu muda e, com isso, as sombras também mudam de lugar e tamanho. Pergunte se eles já perceberam como a sombra de uma árvore ou de um prédio fica mais longa ou mais curta dependendo do horário. Explique que isso acontece por causa do movimento da Terra, que gira em torno de si mesma.
Curiosidades
Você sabia que as sombras mudam de posição e tamanho ao longo do dia porque a Terra está sempre girando? Isso significa que o sol 'se move' no céu, mas na verdade é a Terra que está girando! É por isso que de manhã a sombra de uma árvore pode estar em um lugar, e de tarde em outro completamente diferente!
Desenvolvimento
Duração: (40 - 45 minutos)
A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o movimento de rotação da Terra e como ele influencia a posição do sol e as sombras ao longo do dia. Ao abordar tópicos específicos e fornecer exemplos visuais e práticos, os alunos serão capazes de compreender de maneira clara e detalhada como esses fenômenos ocorrem. As questões propostas ajudarão a reforçar o aprendizado e a verificar a compreensão dos alunos sobre o conteúdo.
Tópicos Abordados
1. Movimento de Rotação da Terra: Explique que a Terra gira em torno de seu próprio eixo. Use um globo terrestre para demonstrar. Destaque que essa rotação leva aproximadamente 24 horas para se completar e que é responsável pela alternância entre dia e noite. 2. Posição do Sol no Céu: Detalhe como a posição do sol no céu muda ao longo do dia devido ao movimento de rotação da Terra. Utilize imagens ou diagramas para mostrar a trajetória aparente do sol do nascer ao pôr-do-sol. 3. Mudança das Sombras: Aborde como as sombras mudam de posição e tamanho ao longo do dia. Mostre exemplos práticos e peça aos alunos que observem as sombras de objetos na sala ou no pátio da escola. Explique que de manhã e ao final da tarde as sombras são mais longas, e ao meio-dia, quando o sol está mais alto no céu, as sombras são mais curtas.
Questões para Sala de Aula
1. Por que as sombras mudam de posição e tamanho ao longo do dia? 2. O que causa a alternância entre dia e noite na Terra? 3. Como a posição do sol no céu influencia o tamanho das sombras?
Discussão de Questões
Duração: (25 - 30 minutos)
A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula. Ao discutir as questões apresentadas, o professor pode esclarecer dúvidas e reforçar conceitos importantes. Além disso, envolver os alunos em reflexões e perguntas adicionais ajuda a estimular o pensamento crítico e a aplicação prática do que foi aprendido.
Discussão
-
Explique que as sombras mudam de posição e tamanho ao longo do dia devido ao movimento de rotação da Terra. Quando a Terra gira, a posição do sol no céu parece mudar, causando variações nas sombras. De manhã, quando o sol está baixo no horizonte, as sombras são longas. Ao meio-dia, quando o sol está mais alto no céu, as sombras são mais curtas. À tarde, as sombras voltam a se alongar à medida que o sol se aproxima do horizonte.
-
Detalhe que a alternância entre dia e noite na Terra é causada pelo movimento de rotação da própria Terra. Quando uma parte da Terra está voltada para o sol, é dia nessa região. Quando essa mesma parte está voltada para o lado oposto ao sol, é noite.
-
Discuta como a posição do sol no céu influencia o tamanho das sombras. Quando o sol está baixo no céu (de manhã e no final da tarde), as sombras são mais longas porque os raios solares incidem em um ângulo mais inclinado. Quando o sol está alto no céu (por volta do meio-dia), as sombras são mais curtas porque os raios solares incidem quase perpendicularmente ao solo.
Engajamento dos Alunos
1. Por que você acha que as sombras mudam de tamanho ao longo do dia? Você consegue dar um exemplo que você já viu? 2. Como você explicaria para um amigo por que temos dia e noite? 3. Se você fosse um cientista observando as sombras ao longo do dia, o que você esperaria ver? Por quê? 4. Como você acha que o conhecimento sobre as sombras pode ser útil no nosso dia a dia?
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os principais pontos abordados na aula, garantindo que os alunos compreendam totalmente o conteúdo. Além disso, ao destacar a conexão prática e a relevância do tema, os alunos conseguem ver a aplicabilidade do que aprenderam em seu dia a dia, tornando o aprendizado mais significativo e interessante.
Resumo
- A Terra gira em torno de seu próprio eixo, um movimento chamado de rotação, que dura aproximadamente 24 horas e causa a alternância entre dia e noite.
- A posição do sol no céu muda ao longo do dia devido ao movimento de rotação da Terra, o que faz com que as sombras mudem de posição e tamanho.
- De manhã e no final da tarde, as sombras são mais longas porque o sol está baixo no horizonte. Ao meio-dia, as sombras são mais curtas porque o sol está mais alto no céu.
A aula conectou a teoria com a prática ao utilizar exemplos visuais e práticos, como a observação das sombras de objetos na sala ou no pátio da escola. Isso ajudou os alunos a entenderem de maneira concreta como o movimento de rotação da Terra influencia a posição do sol e as sombras ao longo do dia.
Entender como as sombras mudam ao longo do dia é importante para diversas atividades do cotidiano, como saber a melhor posição para plantar uma árvore ou construir uma casa, e até mesmo para atividades recreativas como brincar no parque. A curiosidade sobre o movimento da Terra e suas consequências também desperta o interesse científico e a observação do mundo natural.