Entrar

Plano de aula de Plantas: Principais Partes

Ciências

Original Teachy

'EF02CI06'

Plantas: Principais Partes

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Plantas: Principais Partes

Palavras ChavePlantas, Raiz, Caule, Folha, Flor, Fruto, Semente, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Emoções, RULER, Meditação, Autoavaliação, Regulação Emocional, Metodologia Socioemocional
Materiais NecessáriosPlantas reais, Lupas, Papéis de desenho, Lápis de desenho, Quadro branco, Marcadores, Folhas de papel para reflexão escrita
Códigos BNCCEF02CI06: Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é proporcionar aos alunos uma compreensão clara e detalhada das partes das plantas e suas funções, ao mesmo tempo em que se promove o desenvolvimento emocional e social. Ao integrar o conteúdo acadêmico com o desenvolvimento socioemocional, os alunos não apenas adquirem conhecimento científico, mas também melhoram suas habilidades de autoconhecimento, autocontrole, tomada de decisão responsável, habilidades sociais e consciência social, essenciais para o seu crescimento integral.

Objetivos Principais

1. Identificar e descrever as principais partes das plantas: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente, compreendendo suas respectivas funções no organismo da planta.

2. Desenvolver a habilidade de reconhecer as emoções próprias e dos colegas durante o processo de aprendizagem, promovendo um ambiente colaborativo e acolhedor.

3. Estimular a capacidade de expressar e regular emoções de maneira apropriada ao discutir e compartilhar conhecimentos sobre as partes das plantas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Jardim da Tranquilidade

Meditação Guiada

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés apoiados no chão e as mãos descansando sobre o colo.

2. Solicite que fechem os olhos e iniciem respirando profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, repetindo esse ciclo três vezes.

3. Oriente os alunos a imaginar que estão em um jardim tranquilo, cheio de plantas e flores coloridas. Peça que visualizem as diferentes partes das plantas: raízes firmes no solo, caules fortes, folhas verdes, flores desabrochando e frutos pendendo dos galhos.

4. Sugira que prestem atenção aos detalhes desse jardim, como a textura das folhas, o aroma das flores e o som suave do vento passando pelas plantas.

5. Oriente-os a manterem essa imagem em suas mentes enquanto continuam respirando profundamente por mais alguns minutos.

6. Gradualmente, peça aos alunos que abram os olhos e retornem ao ambiente da sala de aula, trazendo consigo a sensação de calma e foco do jardim imaginário.

Contextualização do Conteúdo

As plantas são essenciais para a vida no nosso planeta. Elas não apenas fornecem o oxigênio que respiramos, mas também alimentos, medicamentos e até mesmo materiais para nossas casas. Assim como as plantas têm várias partes que trabalham juntas para mantê-las vivas e saudáveis, nós também temos diferentes aspectos de nosso ser que nos ajudam a crescer e nos desenvolver, tanto física quanto emocionalmente. Ao estudar as partes das plantas, podemos perceber como cada uma tem uma função importante, assim como nossas emoções e habilidades sociais desempenham papéis vitais em nossas vidas.

Por exemplo, assim como as raízes de uma planta a mantêm firme e providenciam nutrientes, nossas emoções nos ajudam a entender e processar o mundo ao nosso redor, proporcionando uma base sólida para nossas interações e decisões. Vamos explorar juntos como as partes das plantas funcionam e aprender a reconhecer e gerir nossas próprias emoções de maneira saudável e produtiva.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. Raiz: Explique que a raiz é a parte da planta que fica abaixo do solo. Ela tem a função de fixar a planta no solo e absorver água e nutrientes. Faça uma analogia com nossos pés, que nos dão suporte e estabilidade.

2. Caule: Detalhe que o caule é a estrutura que sustenta as folhas, flores e frutos, e transporta a seiva das raízes para as outras partes da planta. Compare o caule com nossa coluna vertebral, que nos mantém eretos e conecta diferentes partes do corpo.

3. Folha: Descreva que as folhas são responsáveis pela fotossíntese, o processo pelo qual as plantas produzem seu alimento utilizando a luz solar. Faça uma analogia com nossos pulmões, que nos ajudam a respirar e obter energia.

4. Flor: Explique que as flores são as partes reprodutivas das plantas, onde ocorre a polinização e a formação de frutos e sementes. Compare as flores com as habilidades sociais, que nos ajudam a interagir e formar novos relacionamentos.

5. Fruto: Detalhe que os frutos protegem as sementes e muitas vezes são consumidos por animais, ajudando na dispersão das sementes. Faça uma analogia com o conhecimento, que protegemos e compartilhamos com os outros.

6. Semente: Explique que as sementes contêm o embrião que pode dar origem a uma nova planta. Compare as sementes com nossas ideias e sonhos, que têm o potencial de crescer e se transformar em algo maior.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (30 - 35 minutos)

Explorando as Partes das Plantas

Os alunos irão participar de uma atividade prática onde explorarão e identificarão as diferentes partes de uma planta real. Eles trabalharão em grupos, observando, desenhando e discutindo sobre as funções de cada parte da planta.

1. Divida os alunos em grupos de 4 a 5 integrantes.

2. Distribua uma planta real para cada grupo, juntamente com lupas e papel de desenho.

3. Instrua os alunos a observar atentamente a planta, identificando suas diferentes partes: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.

4. Peça para que desenhem a planta no papel, destacando cada uma das partes e escrevendo suas respectivas funções ao lado.

5. Após o desenho, peça para que discutam em grupo sobre como cada parte da planta é importante para seu crescimento e sobrevivência.

6. Circule pela sala, oferecendo orientação e fazendo perguntas para estimular a discussão e a reflexão.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a atividade, reúna os alunos em um círculo para uma discussão em grupo. Utilize o método RULER:

Reconhecer: Peça aos alunos que compartilhem como se sentiram durante a atividade. Por exemplo, 'Alguém se sentiu curioso ou empolgado?'

Compreender: Discuta sobre as causas dessas emoções. Pergunte: 'Por que vocês acham que se sentiram assim? O que na atividade provocou essas emoções?'

Nomear: Ajude os alunos a nomear corretamente essas emoções. Pode-se usar um quadro para listar as diferentes emoções mencionadas.

Expressar: Incentive os alunos a falar sobre suas emoções de maneira apropriada. Por exemplo, 'Foi fácil ou difícil expressar o que vocês sentiram? Por quê?'

Regular: Pergunte como eles podem usar essas emoções de maneira positiva em futuras atividades. Por exemplo, 'Como podemos usar nossa curiosidade para aprender mais sobre outros temas?'

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que realizem uma breve reflexão escrita ou participem de uma discussão em grupo sobre os desafios enfrentados durante a aula e como geriram suas emoções. Peça que escrevam ou compartilhem verbalmente um ou dois parágrafos abordando questões como: 'Quais foram os momentos mais desafiadores para você durante a aula?', 'Como você se sentiu nesses momentos?', 'Que estratégias você usou para lidar com essas emoções?', e 'O que você poderia fazer de diferente na próxima vez?'

Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar os alunos a praticarem a autoavaliação e a regulação emocional. Ao refletirem sobre os desafios enfrentados e as emoções sentidas, os alunos podem identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras no futuro, desenvolvendo habilidades de autoconhecimento e autocontrole.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Explique aos alunos a importância de definir metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Peça que cada aluno anote uma meta acadêmica (por exemplo, 'Quero aprender mais sobre como as plantas produzem seu alimento') e uma meta pessoal (por exemplo, 'Quero ser mais paciente e colaborativo durante atividades em grupo'). Incentive-os a compartilhar suas metas com a classe, se sentirem à vontade, e a refletirem sobre como podem alcançar essas metas.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Aprender mais sobre a função de cada parte das plantas.

2. Observar plantas em diferentes ambientes e identificar suas partes.

3. Desenvolver a paciência e a colaboração durante atividades em grupo.

4. Praticar a regulação emocional em situações de aprendizado desafiadoras. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Ao definirem metas pessoais e acadêmicas, os alunos são incentivados a continuar seu desenvolvimento acadêmico e pessoal de maneira estruturada e orientada, promovendo a continuidade do aprendizado e o crescimento integral.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies