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Plano de aula de Posições do Sol e Sombra

Ciências

Original Teachy

'EF02CI07'

Posições do Sol e Sombra

Objetivos (5 minutos)

  1. Ensinar os alunos sobre o movimento de rotação da Terra e como isso influencia as posições do Sol no céu ao longo do dia.
  2. Explicar de forma lúdica e compreensível o conceito de sombra e como o Sol, ao se mover no céu, altera o tamanho e a posição das sombras.
  3. Incentivar os alunos a observar e a registrar em diferentes horários do dia a mudança na posição e no tamanho da sombra de um objeto, aplicando assim o conhecimento adquirido de forma prática e divertida.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Para iniciar a aula, o professor pode conduzir uma breve revisão sobre o movimento de rotação da Terra. Isso pode ser feito por meio de perguntas diretas, solicitando que os alunos se lembrem do que já aprenderam sobre o tema. O professor pode usar um globo terrestre para demonstrar o movimento de rotação e como isso afeta a posição do Sol no céu.

  2. O professor então propõe duas situações-problema:

    • "Vocês já notaram que a nossa sombra muda de tamanho e de posição ao longo do dia?"
    • "Por que acham que isso acontece?" Essas perguntas devem provocar a curiosidade dos alunos e prepará-los para a discussão teórica do plano de aula.
  3. Com o intuito de contextualizar a importância do assunto, o professor pode trazer exemplos do cotidiano dos alunos, como:

    • "Vocês já observaram como a sombra dos postes de luz, árvores ou até mesmo de vocês muda ao longo do dia?"
    • "Já repararam que o Sol parece estar em lugares diferentes do céu em diferentes momentos do dia?"
  4. Para captar a atenção dos alunos, o professor pode apresentar algumas curiosidades sobre o tema:

    • "Vocês sabiam que, em algumas culturas antigas, as pessoas usavam a posição e o tamanho das sombras para saber as horas do dia?"
    • "Vocês já ouviram falar de um relógio de sol? Ele funciona com base no movimento do Sol no céu e na mudança das sombras ao longo do dia."

O professor deve garantir que todos os alunos compreendam a introdução e estejam aptos para a próxima etapa, que é o desenvolvimento da teoria.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Sugestão de Atividade 1: "A Jornada do Sol"

  1. O professor divide a turma em grupos de até 5 alunos, garantindo que todos tenham um papel ativo na atividade.

  2. A sala de aula é organizada de forma que cada grupo tenha espaço para trabalhar com cartolinas, canetas coloridas e um boneco qualquer para servir de exemplo (pode ser até um lápis).

  3. O professor instrui cada grupo a desenhar em uma cartolina o movimento do Sol ao longo do dia (amanhecer, meio-dia e anoitecer) utilizando o boneco para simular comportamento da sombra do objeto de acordo com a posição do Sol no céu.

  4. Os alunos devem registrar e desenhar na cartolina as várias posições da sombra do boneco ao longo do "dia" conforme a posição do "Sol".

  5. No final da atividade, os alunos devem apresentar seus desenhos para o resto da classe e o professor deve reforçar os ensinamentos sobre como o movimento do Sol influencia na formação das sombras.

Sugestão de Atividade 2: "Teatro das Sombras"

  1. O professor divide a turma em grupos de até 5 alunos e organiza a sala de aula de forma a permitir que cada grupo tenha um espaço claro na parede ou no quadro para projetar sombras.

  2. Em cada grupo, os alunos são incentivados a experimentar com diferentes objetos e movimentos para criar uma peça de "Teatro das Sombras".

  3. O papel do Sol é atribuído a uma lâmpada que será movimentada de acordo com o horário do dia (amanhecer, meio-dia, anoitecer).

  4. À medida que a lâmpada se move, variando a altura e a posição em relação aos objetos no cenário, os alunos observam as mudanças nas sombras projetadas, notando como elas aumentam, diminuem e se movem de acordo com a posição da "luz do Sol".

  5. No final da atividade, cada grupo apresenta sua peça de "Teatro das Sombras", permitindo que o professor e os alunos discutam como as posições do Sol ao longo do dia afetam o tamanho e a posição das sombras.

Ambas as atividades incorporam a aprendizagem por meio de práticas lúdicas, promovendo engajamento e facilitando a entendimento dos conceitos. Estas são sugestões e o professor pode escolher aquela que considerar mais apropriada para sua turma.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Após a conclusão das atividades, o professor reúne os alunos em uma grande roda e inicia uma discussão em grupo. Cada grupo é convidado a compartilhar suas observações e conclusões sobre a atividade que realizaram.

  2. O professor incentiva os alunos a explicarem como a posição do "Sol" (ou lâmpada, no caso do "Teatro das Sombras") influenciou no tamanho e na posição das sombras. Isso permite que eles apliquem a teoria aprendida na prática, solidificando seu entendimento.

  3. Durante a discussão, o professor deve reforçar os principais conceitos aprendidos, corrigindo equívocos e esclarecendo dúvidas que possam surgir.

  4. Para verificar o que foi aprendido, o professor pode propor uma breve atividade de revisão. Os alunos são incentivados a desenhar em um papel a posição do Sol e a sombra de um objeto em três momentos do dia (amanhecer, meio-dia e anoitecer). Essa atividade ajuda a consolidar o aprendizado e permite ao professor avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.

  5. Para finalizar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam na aula. Depois, ele faz duas perguntas simples para serem respondidas em voz alta ou em um pedaço de papel:

    • "Como a posição do Sol no céu influencia o tamanho e a posição das nossas sombras?"
    • "O que vocês observaram acontecer com a sombra do objeto quando o 'Sol' estava no 'meio-dia' e quando estava no 'anoitecer'?"
  6. O professor encerra a aula agradecendo a participação de todos e incentivando-os a observarem em casa ou no recreio as sombras e a posição do Sol, aplicando o conhecimento adquirido na aula.

O retorno é uma etapa crucial do plano de aula, pois permite ao professor verificar se os objetivos foram alcançados e se os alunos compreenderam os conceitos ensinados. Além disso, promove a reflexão e a aplicação prática dos conhecimentos, aspectos fundamentais para a consolidação da aprendizagem.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. O professor começa a conclusão da aula recapitulando os principais pontos discutidos. Ele reforça a compreensão dos alunos sobre o movimento de rotação da Terra e como isso afeta a posição do Sol no céu ao longo do dia. Em seguida, ele recapitula como a posição do Sol influencia o tamanho e a posição das sombras.

  2. O professor então conecta esses conceitos à prática, lembrando as atividades realizadas pelos alunos. Ele ressalta como a "Jornada do Sol" e o "Teatro das Sombras" permitiram que os alunos visualizassem e experimentassem a teoria em uma situação prática.

  3. O professor, em seguida, fornece aos alunos algumas sugestões de materiais extras para estudo, como:

    • Vídeos educativos sobre o movimento da Terra e as sombras.
    • Livros e revistas de ciências com tópicos relacionados.
    • Sites educativos com experimentos práticos que podem ser feitos em casa para continuar explorando o tema.
  4. Para concluir, o professor explica a importância desse conhecimento em nosso cotidiano. Ele menciona como, em tempos antigos, o entendimento do movimento do Sol e das sombras era usado para medir o tempo. Além disso, ele discute como a compreensão desses conceitos é útil para a interpretação de fenômenos naturais e para a apreciação da natureza ao nosso redor.

  5. Finalmente, o professor encoraja os alunos a observarem o Sol e as sombras em suas vidas diárias e a compartilharem suas observações na próxima aula. Ele também lembra os alunos de que a aprendizagem é um processo contínuo e que eles devem sempre estar curiosos e dispostos a aprender mais.

  6. O professor encerra a aula agradecendo pelo empenho e participação de todos e reforçando o quão divertido pode ser aprender sobre o mundo ao nosso redor.

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