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Plano de aula de Posições do Sol e Sombra

Ciências

Original Teachy

'EF02CI07'

Posições do Sol e Sombra

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito de rotação da Terra e como isso influencia a posição do sol no céu durante o dia.
  2. Observar e analisar as sombras projetadas pelo sol em diferentes momentos do dia, notando como elas variam de tamanho e direção.
  3. Criar uma consciência de observação do ambiente ao redor, estimulando a curiosidade natural das crianças sobre como o mundo funciona.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conceitos: O professor começa a aula relembrando conceitos relacionados ao movimento da Terra, como rotação e translação, explicando brevemente que a rotação da Terra é o movimento que ela faz ao girar em torno de si mesma, e que isso influencia a mudança dos dias e das noites.

  2. Situações-problema: Em seguida, o professor apresenta duas situações que irão despertar a curiosidade dos alunos:

    • Situação 1: "Vocês já observaram como a sombra de uma árvore muda de lugar ao longo do dia? Por que será que isso acontece?".
    • Situação 2: "Vocês já repararam como a sombra de uma pessoa ou objeto é diferente pela manhã, ao meio-dia e à tarde? O que será que causa essa diferença?".
  3. Contextualização: O professor explicará que entender o movimento do sol e a variação das sombras é fundamental para muitas atividades cotidianas. Por exemplo, arquitetos e urbanistas precisam compreender isso para projetar edifícios e cidades que aproveitem da melhor forma a luz solar.

  4. Ganho de atenção: Para despertar o interesse dos alunos, o professor poderá compartilhar algumas curiosidades sobre o tema:

    • Curiosidade 1: "Vocês sabiam que antigamente as pessoas usavam a posição do sol e o comprimento das sombras para saber que horas eram? Isso se chama relógio de sol!".
    • Curiosidade 2: "E vocês sabiam que a sombra mais curta que um objeto projeta ao ar livre, quando iluminado pelo sol, ocorre ao meio-dia? Isso ocorre porque é o momento do dia em que o sol está mais alto no céu!".

Essas curiosidades têm como objetivo iniciar a discussão e o raciocínio sobre o movimento aparente do sol e a formação das sombras, preparando os alunos para as atividades práticas que se seguirão.

Desenvolvimento

Atividade 1: Observando a sombra (20 - 25 minutos)

Para essa atividade o professor precisará de um objeto alto e fino, um giz colorido e um relógio ou cronômetro.

  1. O professor deve escolher um local aberto, como o pátio da escola, no qual a sombra possa ser vista claramente durante o dia.

  2. No início da atividade, o professor coloca o objeto no chão, de modo que projete uma sombra. Com o auxílio do giz, o professor desenha o contorno da sombra e anota ao seu lado a hora da observação.

  3. Esse processo é repetido a cada intervalo de tempo pré-determinado ao longo da atividade (por exemplo, a cada 10 minutos).

  4. Os alunos, em grupos, devem observar como a sombra muda ao longo do tempo. Eles devem registrar suas observações em um caderno.

  5. Após a última observação, o professor deve discutir com a turma o que foi observado e como a sombra se movimentou ao longo do tempo. Materiais visuais podem ser úteis para apoiar essa discussão (por exemplo, uma esfera rotacionando em torno de uma fonte de luz para simular a rotação da Terra e o sol).

  6. O professor pode finalizar a atividade questionando: "Vocês conseguem explicar o que aconteceu com a sombra durante a atividade?"

Atividade 2: Relógio Solar (20 - 25 minutos)

Para esta atividade, o professor precisará de paus do tipo espeto de churrasco, canudos, fita adesiva, papéis e lápis.

  1. O professor deve dividir a turma em grupos e distribuir para cada grupo um conjunto de materiais. Cada grupo deve escolher um local ao ar livre, onde possam fixar seu espeto no chão para projetar uma sombra.

  2. Eles devem inserir o espeto no chão em um ângulo de aproximadamente 75 graus em relação ao chão, e usar o canudo fixado ao espeto com fita adesiva para projetar uma sombra.

  3. Os alunos, cada hora, marcam com um lápis no papel a posição da extremidade da sombra projetada pelo canudo.

  4. No final da atividade, os grupos terão criado um relógio de sol improvisado.

  5. O professor deve discutir com a turma o que foi observado, correlacionando a posição da sombra ao movimento do sol e à rotação da Terra.

Atividade 3: Competição das Sombras (15 - 20 minutos)

  1. O professor divide os alunos em dois grupos e pede para cada aluno do grupo A escolher um integrante do grupo B para ser seu parceiro.

  2. Em um local aberto, o professor marca uma linha de partida e outra linha de chegada a alguns metros de distância.

  3. O objetivo da brincadeira é cruzar a linha de chegada somente enquanto a sombra do parceiro ainda está visível na pista.

  4. O professor dá o início da brincadeira e os integrantes do grupo A começam a correr em direção à linha de chegada, enquanto os integrantes do grupo B correm em uma direção perpendicular ao sol para projetar sua sombra na pista.

  5. A brincadeira cria uma analogia lúdica sobre a percepção do movimento do sol ao longo do dia.

Por fim, os alunos devem discutir com o professor as conclusões de cada uma das atividades propostas e terem assimilado a compreensão do movimento aparente do Sol.

Nota: O professor pode escolher estrategicamente qual atividade é mais adequada para a turma com base, por exemplo, na previsão do tempo no dia da aula. A ideia é que essas atividades sejam divertidas e significativas para os alunos, e podem ser modificadas conforme necessário para se adequar ao ambiente e recursos disponíveis.

Retorno (10 - 15 minutos)

Discussão em Grupo

  1. O professor reunirá todos os alunos em um grande círculo no pátio ou em sala de aula.

  2. Cada grupo então, será convidado para compartilhar suas observações e conclusões das atividades realizadas.

  3. O professor deve incentivar um ambiente de escuta respeitosa, onde cada opinião é valorizada. Os alunos devem ser encorajados a fazer perguntas uns aos outros para incentivar a pensamento crítico.

Conexão com a Teoria

  1. Após todas as apresentações, o professor deve sintetizar os resultados das atividades, conectando-os com a teoria apresentada na introdução da aula.

  2. O professor pode reafirmar o conceito de rotação da Terra e como ela influencia a posição do sol no céu e a formação de sombras ao longo do dia.

  3. O professor pode também destacar os pontos em comum entre as observações dos grupos, ressaltando a validade do método científico de observação, registro e análise de dados.

Reflexão Individual

  1. Para finalizar, o professor pode propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula.

  2. O professor deve fazer duas perguntas simples e diretas para guiar essa reflexão:

    • Pergunta 1: "O que você mais gostou de aprender sobre a posição do sol e as sombras hoje?"

    • Pergunta 2: "Como você poderia usar o que aprendeu hoje na sua vida diária?"

  3. Após um minuto de reflexão, os alunos podem compartilhar suas respostas em voz alta, se assim desejarem.

  4. O retorno é uma parte essencial do processo de aprendizado, pois permite que os alunos consolidem e internalizem o que aprenderam. Além disso, oferece ao professor um feedback valioso sobre a eficácia de suas estratégias de ensino.

Nota: O professor deve sempre proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, onde todos os alunos se sintam confortáveis para compartilhar suas opiniões e aprendizados. Isso é especialmente importante no retorno, pois é uma oportunidade para os alunos expressarem suas compreensões e mal-entendidos, bem como suas opiniões e sentimentos sobre a aula.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula: O professor deve recapitular os pontos principais da aula, ressaltando a relação entre a rotação da Terra e o movimento aparente do Sol no céu, bem como a influência deste fenômeno na variação das sombras ao longo do dia. Deve ser destacado que, através do método científico de observação, os alunos puderam comprovar na prática os conceitos teóricos apresentados.

  2. Revisão dos Conceitos: Pode ser interessante propor um breve jogo de perguntas e respostas, para verificar a assimilação dos conceitos apresentados. As perguntas podem envolver, por exemplo, o porquê da sombra mudar de lugar e tamanho ao longo do dia, a explicação do que é um relógio de sol, e como a rotação da Terra influencia a posição do Sol no céu.

  3. Aplicações Práticas: O professor deve recordar as aplicações práticas dos conceitos aprendidos, como a arquitetura e o urbanismo, e até mesmo a simples tarefa de determinar a melhor hora do dia para realizar uma atividade ao ar livre.

  4. Material Extra: O professor deve sugerir aos alunos materiais extras para aprofundarem o conhecimento adquirido. Isso pode incluir livros infantis sobre o tema, sites educativos com jogos interativos ou vídeos explicativos disponíveis na internet. Uma sugestão é o site da NASA para crianças, que oferece uma variedade de recursos educativos sobre astronomia e ciências da Terra.

  5. Conexão com o Cotidiano: Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto aprendido para o dia a dia dos alunos. A compreensão do movimento da Terra e de como isso afeta a posição do sol e a formação de sombras pode ajudá-los a entender melhor o mundo ao seu redor, e até mesmo a fazer previsões sobre o tempo e a melhor hora do dia para brincar ao ar livre.

  6. Encerramento: Para encerrar a aula, o professor pode fazer uma atividade de relaxamento, como uma pequena meditação guiada, onde os alunos são convidados a fechar os olhos e imaginar o movimento da Terra girando em torno de si mesma e do Sol. Isso pode ajudá-los a consolidar o conhecimento adquirido de uma forma lúdica e prazerosa.

Nota: A conclusão é um momento crucial para solidificar a aprendizagem e estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo assunto. O professor deve aproveitar este momento para reforçar os conceitos aprendidos e incentivá-los a continuar explorando e aprendendo sobre o mundo ao seu redor.

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