Entrar

Plano de aula de Prevenção de Acidentes Domésticos

Ciências

Original Teachy

'EF02CI03'

Prevenção de Acidentes Domésticos

Objetivos (5 minutos)

  1. Estimular o entendimento dos alunos a respeito dos perigos presentes na casa e como prevenir acidentes, fazendo com que reconheçam o valor da segurança doméstica.

  2. Proporcionar uma experiência de aprendizado prática e lúdica que permita aos alunos identificar objetos do cotidiano que podem ser perigosos se não manuseados corretamente, como objetos cortantes, inflamáveis, eletricidade e produtos de limpeza.

  3. Encorajar os alunos a compartilharem o que aprenderam com família e amigos, ampliando o impacto da prevenção de acidentes domésticos além da sala de aula.

Introdução (10 minutos)

  1. Para estabelecer uma conexão com o conteúdo anterior, o professor pode começar relembrando as aulas sobre o corpo humano e como ele funciona, focando em como os ferimentos podem afetar o nosso corpo e a importância de cuidar bem dele para evitar problemas.

  2. Em seguida, o professor pode introduzir duas situações-problema para estimular o pensamento dos alunos:

    • "O que vocês fariam se vissem um pequeno irmão ou primo tentando alcançar um produto de limpeza no armário da cozinha?"
    • "E se vocês estivessem brincando no quintal e encontrassem um objeto cortante jogado no chão, como um pedaço de vidro, o que fariam?"
  3. Para contextualizar a importância do assunto, o professor pode apresentar estatísticas reais sobre acidentes domésticos no Brasil, explicando que muitos desses acidentes poderiam ser evitados com cuidado e atenção. O professor pode ainda reforçar que a casa deve ser um lugar seguro, e que todos têm um papel na prevenção de acidentes.

  4. Para chamar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre segurança doméstica, tais como:

    • "Você sabia que a maioria dos acidentes domésticos acontece na cozinha?"
    • "E que o banheiro é considerado um dos lugares mais perigosos da casa por causa do risco de escorregões?"

Ao final desta fase, os alunos devem estar conscientes da importância do tema e curiosos para aprender mais sobre como manter a segurança em suas casas.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Os alunos, divididos em grupos, participarão de uma das seguintes atividades práticas que visam consolidar o aprendizado sobre a prevenção de acidentes domésticos. O professor pode escolher qual atividade considera mais adequada para a turma. É importante que o professor acompanhe de perto e oriente as equipes, garantindo um ambiente seguro e produtivo.

1. Jogo da Memória dos Objetos Seguros

Material necessário: cartões feitos de papelão ou cartolina, cada cartão apresentando uma imagem de um objeto comum encontrado em uma casa.

  1. Os alunos recebem um conjunto de cartões com imagens de objetos comuns encontrados na casa, incluindo objetos cortantes, inflamáveis, produtos de limpeza, brinquedos, alimentos, etc.

  2. Os cartões serão dispostos boca para baixo em uma superfície plana.

  3. Em turnos, cada grupo vira dois cartões para cima. Se os cartões pertencerem à categoria de objetos seguros para uso, a equipe mantém os cartões e ganha um ponto. Se os cartões mostrarem um objeto perigoso, eles são devolvidos à sua posição original.

  4. O objetivo do jogo é que os alunos discutam juntos a natureza dos objetos nos cartões - se eles são potencialmente seguros ou perigosos, e quais precauções devem ser tomadas ao manuseá-los.

2. Teatro de Marionetes dos Super-Prevenidores

Material necessário: bonecos de mão ou marionetes, tecidos e objetos variados para o cenário.

  1. Cada grupo receberá um cenário, como uma cozinha ou um banheiro, e marionetes que representam pessoas, além de objetos variados que representem itens perigosos e seguros.

  2. Os alunos serão incentivados a criar uma pequena peça de teatro onde os personagens tenham que lidar com situações de risco em casa como, por exemplo, uso incorreto de produtos de limpeza, contato com objetos cortantes, brincadeiras perto de tomadas, etc.

  3. O objetivo desta atividade é que os alunos tenham uma compreensão clara dos riscos cotidianos e das medidas de segurança para prevenir acidentes domésticos. Após a atividade, deverão refletir em conjunto sobre a peça de teatro apresentada, discutindo as soluções encontradas pelos personagens para manter o ambiente seguro.

3. Quebra-cabeças da Casa Segura

Material: quebra-cabeça de uma casa, dividido em várias partes que representam diferentes cômodos.

  1. Os alunos estarão envolvidos na montagem de um grande quebra-cabeça que representa uma casa, com cada grupo responsável por uma parte da casa (sala, cozinha, quartos, banheiro, quintal, etc.).

  2. Enquanto montam o quebra-cabeça, vão encontrar imagens que representam perigos domésticos. A tarefa dos alunos será identificar esses perigos e discutir como podem ser evitados ou minimizados.

  3. O objetivo da atividade é que os alunos reconheçam os perigos presentes em diferentes partes da casa e entendam a importância da prevenção na segurança doméstica.

Ao final das atividades, os alunos serão capazes de identificar os perigos em suas casas e entender como podem evitar acidentes através de uma abordagem lúdica e interativa.

Retorno (10 minutos)

  1. Após a conclusão das atividades práticas, o professor vai reunir todos os alunos em um círculo para a discussão em grupo. Cada equipe terá a oportunidade de compartilhar suas observações, descobertas e as soluções que encontraram para evitar acidentes domésticos.

  2. O professor deverá guiar a conversa, fazendo perguntas adicionais, esclarecendo dúvidas e reforçando os conceitos aprendidos. Durante a discussão, os alunos podem comparar suas respostas e estratégias com as dos outros grupos, aprendendo com as diferentes abordagens adotadas.

  3. O professor deve enfatizar a ligação entre as atividades práticas e a teoria, mostrando como os conceitos discutidos na aula foram aplicados nas atividades. Por exemplo, o professor pode fazer referência a situações específicas das atividades práticas, perguntando "Como vocês identificaram o objeto como perigoso?" ou "Quais medidas de segurança vocês aplicaram ao lidar com o objeto perigoso?".

  4. Para avaliar a compreensão dos alunos sobre a prevenção de acidentes domésticos, o professor pode propor duas perguntas reflexivas:

    • "Qual foi a situação mais perigosa que vocês encontraram durante as atividades? Como vocês lidariam com essa situação em casa para evitar um acidente?"
    • "O que vocês aprendem hoje que poderiam ensinar para seus irmãos mais novos ou amigos para ajudá-los a evitar acidentes em casa?"
  5. O professor deve encorajar a participação de todos os alunos, respeitando o tempo de cada um para compartilhar suas reflexões. O professor também deve reconhecer os esforços dos alunos e valorizar suas ideias, reforçando que todas as contribuições são importantes para o aprendizado coletivo.

  6. Por fim, o professor deve resumir os principais pontos discutidos e reiterar a importância da prevenção de acidentes domésticos. O professor pode lembrar aos alunos que eles agora são agentes de segurança em suas casas e que têm a responsabilidade de compartilhar o que aprenderam com sua família e amigos.

Ao final da aula, os alunos devem ter uma compreensão clara da importância da prevenção de acidentes domésticos e de suas responsabilidades enquanto membros de suas famílias. Além disso, eles devem ser capazes de identificar situações de risco e saber como agir para evitar acidentes.

Conclusão (5 minutos)

  1. Para concluir a aula, o professor deve reforçar os principais tópicos discutidos ao longo da sessão. Ele pode destacar a importância da prevenção de acidentes domésticos e o papel que cada aluno tem em manter a segurança em suas casas. O professor também deve lembrar os alunos sobre os perigos de objetos cortantes, inflamáveis, eletricidade e produtos de limpeza, e como lidar com estes itens de forma segura.

  2. Em seguida, o professor deve conectar a teoria apresentada na introdução com a prática realizada nas atividades. Ele pode destacar como as situações simuladas nas atividades refletem situações reais que podem acontecer em casa, e como as habilidades e conhecimentos adquiridos durante a aula podem ser aplicados no dia a dia dos alunos.

  3. O professor pode sugerir materiais extras para os alunos que desejam se aprofundar no assunto. Isso pode incluir vídeos educativos sobre segurança doméstica, livros infantis que abordam o tema, e sites de organizações que promovem a prevenção de acidentes domésticos. O professor pode preparar uma lista desses recursos e compartilhar com os alunos e seus pais.

  4. Finalmente, o professor deve reiterar a relevância do assunto para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode enfatizar que a segurança doméstica é uma responsabilidade compartilhada por todos os membros da família, e que cada ação que os alunos tomam para prevenir acidentes pode contribuir para um lar mais seguro. Além disso, o professor pode encorajar os alunos a compartilhar o que aprenderam com outros membros da família e amigos, expandindo o impacto positivo de sua aprendizagem.

  5. Para um fechamento dinâmico, o professor pode propor aos alunos que desenhem um cartaz sobre segurança doméstica para ser colocado em suas casas. O cartaz deve conter as principais dicas de segurança que aprenderam durante a aula. Esta atividade não só reforça o aprendizado, mas também envolve os alunos de uma maneira divertida e criativa, permitindo que expressem o que aprenderam através da arte.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão sólida da importância da prevenção de acidentes domésticos, e devem estar motivados a aplicar seus novos conhecimentos em suas vidas diárias.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies