Entrar

Plano de aula de Brincadeiras e Jogos: Pique-Esconde e Pega-Pega

Educação Física

Original Teachy

'EF12EF01'

Brincadeiras e Jogos: Pique-Esconde e Pega-Pega

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender as regras do Pique-Esconde e do Pega-Pega: Os alunos devem ser capazes de entender as regras básicas de cada brincadeira, incluindo o objetivo, como se movimentar durante o jogo e as possíveis variações que podem surgir. Isso envolve a linguagem específica usada para descrever essas regras.

  2. Desenvolver habilidades motoras: Durante a prática do Pique-Esconde e do Pega-Pega, os alunos irão aprimorar suas habilidades motoras, como correr, parar, mudar de direção e se esconder. Isso ajudará no desenvolvimento de suas habilidades físicas e coordenação motora.

  3. Aprender a importância do respeito e da cooperação: Além das habilidades físicas, os alunos também devem aprender a importância do respeito pelas regras e pelos colegas. Eles devem ser incentivados a cooperar uns com os outros, respeitando os limites e as diferenças de cada um durante os jogos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrar conceitos anteriores: O professor deve iniciar a aula fazendo uma breve revisão de conceitos relacionados a brincadeiras e jogos que foram aprendidos anteriormente. Isso pode incluir a definição de brincadeira, a importância do jogo para o desenvolvimento social e emocional, e a ideia de que ganhar ou perder faz parte do jogo.

  2. Situações problema: O professor pode propor duas situações problema para introduzir o tópico da aula. A primeira pode ser: "Imaginem que vocês estão brincando no parque e um amigo começa a correr e gritar 'Pega-Pega', o que vocês fazem?" A segunda situação pode ser: "E se estiverem brincando de esconde-esconde e não tiverem um lugar para se esconder, o que vocês fariam?"

  3. Contextualização: O professor deve explicar que o Pique-Esconde e o Pega-Pega são jogos muito populares que as crianças de todo o mundo brincam. Pode contar um pouco sobre a origem desses jogos e como eles têm sido jogados por muitas gerações. Além disso, o professor pode também mencionar como esses jogos ajudam no desenvolvimento das habilidades motoras, na socialização e na compreensão de regras.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: O professor pode compartilhar algumas curiosidades para despertar o interesse dos alunos. Por exemplo, pode dizer que o Pique-Esconde é um jogo tão antigo que até os dinossauros podem ter brincado, já que existem evidências de jogos de esconde-esconde em fósseis de dinossauros. Outra curiosidade é que o Pega-Pega tem variações em diferentes países, como o Marco Polo nos Estados Unidos e o Pau na Lata no Brasil.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Explicação e demonstração do Pique-Esconde: O professor deve começar explicando que o Pique-Esconde é um jogo onde uma pessoa, que será o "pegador", conta até um número determinado enquanto os outros se escondem. Após contar, o "pegador" começa a procurar os outros jogadores. Quando encontra um, precisa correr até o local de partida e tocar nele, dizendo "Pique!". A criança que foi "picada" passa a ser o novo "pegador".

    • O professor pode desenhar um diagrama simples no quadro para ilustrar as posições dos jogadores e do "pegador".
    • Em seguida, o professor deve realizar uma demonstração do Pique-Esconde, escolhendo alguns alunos para participar. Durante a demonstração, o professor deve reforçar as regras do jogo e o respeito ao espaço e limites dos outros jogadores.
  2. Explicação e demonstração do Pega-Pega: O professor deve, então, explicar que o Pega-Pega é um jogo onde um jogador, o "pegador", deve correr atrás dos outros jogadores para tentar tocar em algum deles. Quando isso acontece, a criança "pega" passa a ser o novo "pegador". O objetivo é não ser pego.

    • Novamente, o professor pode usar o quadro para desenhar um diagrama do jogo.
    • Faça uma demonstração do Pega-Pega, reforçando as regras e a importância do respeito e da cooperação.
  3. Atividade prática: Pique-Esconde e Pega-Pega adaptado: Após as demonstrações, o professor pode propor uma atividade prática que envolva os dois jogos, mas com algumas adaptações. O objetivo é que os alunos possam praticar as habilidades motoras e compreender ainda mais as regras e variações dos jogos.

    • O professor pode dividir a turma em grupos pequenos e atribuir a cada grupo um espaço para brincar.
    • Cada grupo deverá escolher entre Pique-Esconde e Pega-Pega adaptado. Na versão adaptada, quando o "pegador" tocar em alguém, os dois devem parar e dar as mãos, formando uma corrente. A corrente deve tentar pegar outros jogadores, mas sem soltar as mãos. Se alguém é pego, ele se junta à corrente.
    • O professor deve orientar os alunos durante a atividade, reforçando as regras e o respeito aos colegas.
  4. Discussão e reflexão: Após a atividade, o professor deve promover uma discussão em grupo sobre as experiências vividas. Pode-se perguntar: "Quais foram as estratégias utilizadas no Pique-Esconde e no Pega-Pega adaptado?"; "Como foi a sensação de ser o 'pegador' e de ser o 'pegado'?"; "Como foi a experiência de brincar em equipe no Pega-Pega adaptado?"; "O que vocês aprenderam com esses jogos?".

    • É importante que o professor incentive todos os alunos a participarem da discussão, compartilhando suas experiências e aprendizados.
    • O professor deve reforçar a importância do respeito às regras, ao espaço e aos limites dos outros, e da cooperação durante os jogos.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo: O professor deve reunir todos os alunos em uma grande roda para uma discussão em grupo. Cada grupo deve compartilhar suas experiências e aprendizados durante a atividade prática. O professor pode fazer perguntas como: "Como foi correr e se esconder no Pique-Esconde?" ou "O que vocês acharam do Pega-Pega adaptado?". Essa discussão em grupo permite que os alunos aprendam uns com os outros e reforcem os conceitos abordados durante a aula.

  2. Conexão com a teoria: O professor deve então perguntar aos alunos como as brincadeiras Pique-Esconde e Pega-Pega se relacionam com a teoria que foi apresentada no início da aula. Pode-se perguntar: "Como o Pique-Esconde e o Pega-Pega ajudam a desenvolver suas habilidades motoras?" ou "Como o Pega-Pega adaptado envolve respeito e cooperação?". Essa etapa permite que os alunos façam a conexão entre a prática e a teoria, reforçando o aprendizado.

  3. Reflexão individual: Para finalizar, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para isso, pode fazer duas perguntas simples: "Qual foi a parte mais divertida da aula de hoje?" e "O que você aprendeu hoje que pode ser útil em outras brincadeiras ou jogos?". O professor deve dar um minuto para os alunos pensarem sobre essas questões. Essa reflexão individual permite que os alunos internalizem o que aprenderam e reconheçam o valor da aula.

  4. Feedback do professor: Após a reflexão, o professor pode compartilhar brevemente o feedback sobre a participação dos alunos e destacar os pontos positivos observados durante a aula. O professor pode elogiar o esforço, a cooperação e o respeito demonstrados pelos alunos durante as brincadeiras. Isso ajuda a reforçar o comportamento desejado e a motivar os alunos para as próximas aulas.

  5. Encerramento: O professor deve encerrar a aula agradecendo a participação de todos e reforçando a importância do respeito, da cooperação e do espírito esportivo nas brincadeiras e jogos. Pode também sugerir que os alunos pratiquem as brincadeiras em casa com a família ou com os amigos, para continuar desenvolvendo suas habilidades motoras e sociais.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos: O professor deve iniciar a conclusão da aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados. Isso pode incluir as regras do Pique-Esconde e do Pega-Pega, as variações apresentadas durante a atividade prática, e os conceitos de respeito, cooperação e habilidades motoras desenvolvidos durante os jogos.

  2. Conexão entre Teoria e Prática: Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria e a prática. Pode mencionar como as regras e conceitos aprendidos foram aplicados durante a atividade prática e como os alunos puderam vivenciar na prática a importância do respeito e da cooperação.

  3. Materiais Extras: O professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos aprofundarem seu aprendizado. Isso pode incluir livros sobre jogos e brincadeiras, sites com vídeos de diferentes variações do Pique-Esconde e Pega-Pega, e até mesmo sugestões de jogos para serem praticados em casa com a família.

  4. Importância do Assunto: Por fim, o professor deve explicar a importância do que foi aprendido para o dia a dia dos alunos. Deve ressaltar que as brincadeiras e jogos não são apenas uma forma de diversão, mas também uma maneira de desenvolver habilidades físicas, sociais e emocionais. Além disso, deve destacar que o respeito às regras e aos colegas é fundamental não apenas nos jogos, mas também em outras situações da vida.

  5. Encerramento: O professor deve encerrar a aula reforçando que os alunos podem sempre recorrer a ele para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir. Deve também parabenizar os alunos pelo empenho e participação durante a aula, ressaltando que cada um deles contribuiu para tornar a aula um momento de aprendizado e diversão.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies