Entrar

Plano de aula de Esportes de Precisão

Educação Física

Original Teachy

'EF12EF05'

Esportes de Precisão

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Familiarizar os alunos com a ideia de esportes de precisão, explicando que esses tipos de esportes exigem habilidades específicas para atingir um alvo com precisão.
  2. Introduzir os principais esportes de precisão, incluindo dardos, peteca, bocha, arco e flecha e boliche.
  3. Desenvolver a consciência corporal dos alunos, incentivando-os a perceberem como seus corpos se movem e como podem controlar seus movimentos para atingir um alvo.
  4. Promover a socialização e o respeito mútuo, através da prática de esportes de precisão em equipe ou em pares.

Objetivos Secundários:

  1. Estimular a coordenação motora dos alunos, através de atividades que envolvem lançar, atirar e rolar objetos em direção a um alvo.
  2. Incentivar a concentração e o foco, já que os esportes de precisão requerem atenção e controle nos movimentos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando conceitos básicos de movimento e coordenação motora, que foram aprendidos em aulas anteriores. Ele pode pedir aos alunos para demonstrarem alguns movimentos simples, como pular, correr e girar, para reforçar esses conceitos.

  2. Situações-problema: O professor apresenta duas situações-problema para despertar a curiosidade dos alunos e introduzir o tópico da aula. A primeira situação pode ser: "Vocês já tentaram acertar um alvo com uma bola? Como vocês fizeram para acertar o alvo?". A segunda situação pode ser: "Vocês já brincaram de dardos? Como é preciso lançar o dardo para acertar o centro do alvo?".

  3. Contextualização: O professor explica que em muitos jogos e esportes, como futebol e basquete, o objetivo é marcar gols ou cestas, que são considerados esportes de precisão. Ele então menciona que existem muitos outros esportes de precisão, como dardos, peteca, bocha, arco e flecha e boliche, que eles aprenderão mais sobre na aula.

  4. Ganhando a atenção dos alunos: O professor apresenta duas curiosidades relacionadas ao tópico da aula. A primeira curiosidade pode ser: "Vocês sabiam que o boliche é um dos esportes mais antigos do mundo? Ele foi inventado há mais de 5.000 anos!". A segunda curiosidade pode ser: "Vocês já ouviram falar do arco e flecha? Ele era usado pelos caçadores pré-históricos para conseguir comida!".

  5. Introdução do tópico: Para introduzir o tópico da aula, o professor pode propor duas brincadeiras simples. A primeira brincadeira é "Acerta o Alvo", onde os alunos, em duplas, tentam acertar um alvo desenhado no chão com uma bola. A segunda brincadeira é "Dardos de Balão", onde os alunos, também em duplas, lançam dardos feitos de balões em um alvo desenhado na parede.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Nesta etapa, os alunos irão aprofundar seus conhecimentos sobre esportes de precisão através de atividades práticas e lúdicas. O professor deve escolher duas das seguintes sugestões de atividades, dependendo da quantidade de tempo disponível e do interesse da turma. Estas atividades devem ser conduzidas em formato de rotação, para que os alunos possam experimentar cada uma delas.

1. Dardos de Balão:

  • O professor prepara alvos de diferentes tamanhos e cores em papéis grandes fixados na parede.
  • Os alunos, em duplas, recebem dardos feitos de balões e fita adesiva.
  • O objetivo é lançar os dardos de balão, tentando acertar o centro do alvo.
  • A dupla que acertar mais vezes no centro do alvo, ganha.
  • O professor irá auxiliar os alunos na técnica do lançamento, demonstrando como segurar o dardo e como movimentar o braço para lançar com precisão.

2. Bocha Humana:

  • O professor delimita uma área grande no pátio, dividindo-a em quadrados pequenos.
  • Dentro de cada quadrado, uma equipe de três ou quatro alunos se posiciona.
  • O objetivo do jogo é rolar bolas de meia ou bolas de tênis o mais perto possível do centro de um quadrado sem ultrapassá-lo.
  • O time que colocar mais bolas próximas do centro do quadrado, ganha.
  • O professor irá explicar a técnica para rolar a bola de forma controlada e como ajustar a força do lançamento.

3. Atirando com Arco e Flecha (simulação):

  • O professor usa um arco de brinquedo (sem pontas afiadas) e flechas com ventosas.
  • Os alunos, um de cada vez, são convidados a tentar atingir um alvo desenhado no chão com as flechas.
  • O professor irá demonstrar a técnica de segurar o arco e como puxar a corda, além de enfatizar a importância da segurança - nunca apontar a flecha para outra pessoa.

4. Peteca no Alvo:

  • O professor fixa alvos (círculos de tamanhos variados) em diferentes alturas na parede.
  • Os alunos, em duplas, recebem uma peteca.
  • O objetivo é lançar a peteca e tentar acertar no centro do alvo.
  • O professor irá demonstrar a técnica de lançamento da peteca, mostrando como segurá-la e como balançar o braço para lançá-la com precisão.

5. Boliche de Dedo:

  • O professor prepara "pinos de boliche" com garrafas de plástico vazias.
  • Os alunos, em duplas, recebem uma bola de tênis.
  • O objetivo é rolar a bola de tênis e derrubar o máximo de pinos possível.
  • O professor irá demonstrar a técnica do lançamento, mostrando como segurar a bola e como lançá-la com a força e a direção corretas.

Lembrando que essas são apenas sugestões e o professor pode adaptar a atividade de acordo com os recursos e o espaço disponíveis. Com essas atividades, os alunos terão a oportunidade de experimentar em primeira mão o que é necessário para ser preciso em um esporte, desenvolvendo habilidades de coordenação motora, concentração e trabalho em equipe.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 6 minutos): Após a conclusão das atividades, o professor reúne todos os alunos para uma discussão em grupo. Neste momento, cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas experiências e reflexões sobre as atividades realizadas. O professor pode fazer as seguintes perguntas para orientar a discussão:

    • "Quais foram as estratégias que vocês usaram para tentar acertar o alvo/centro do alvo?"
    • "Vocês notaram alguma diferença entre os esportes que praticamos hoje?"
    • "O que foi mais fácil e o que foi mais difícil em cada atividade?"
  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos): Em seguida, o professor faz a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada na introdução. Ele pode perguntar:

    • "Vocês lembram quando falamos sobre esportes de precisão e como eles exigem habilidades específicas para atingir um alvo com precisão? Como vocês experimentaram isso nas atividades de hoje?"
    • "Como vocês usaram a concentração e o controle do movimento em cada atividade?"
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos): Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam silenciosamente por um minuto sobre o que aprenderam na aula. Em seguida, ele faz duas perguntas para que os alunos compartilhem suas reflexões:

    • "O que vocês descobriram hoje sobre esportes de precisão que não sabiam antes?"
    • "Qual foi a parte mais divertida da aula de hoje e por quê?"

Este retorno é uma etapa fundamental para consolidar o aprendizado dos alunos e para que possam fazer as conexões necessárias entre a teoria e a prática. Além disso, a reflexão permite que os alunos avaliem seu próprio progresso e desperta o interesse e a curiosidade para as próximas aulas.

Conclusão (3 - 5 minutos)

  1. Resumo (1 - 2 minutos): O professor inicia a conclusão resumindo os principais pontos abordados durante a aula. Ele reitera a definição de esportes de precisão, destacando que são esportes nos quais o objetivo principal é atingir um alvo específico com precisão. O professor também recapitula os diferentes esportes de precisão apresentados, como dardos, peteca, bocha, arco e flecha e boliche. Por fim, ele relembra os conceitos de coordenação motora, concentração e controle do movimento, que foram fundamentais para o desempenho dos alunos nas atividades práticas.

  2. Conexão Teoria-Prática (1 minuto): Em seguida, o professor enfatiza a importância da conexão entre a teoria e a prática. Ele destaca que, durante as atividades práticas, os alunos puderam vivenciar na prática o que aprenderam na teoria. O professor reforça que essa conexão é essencial para um aprendizado significativo e duradouro.

  3. Materiais Extras (1 minuto): Para complementar o aprendizado, o professor sugere materiais extras. Ele pode recomendar livros infantis que abordem o tema de esportes de precisão, como "Joãozinho e a Peteca Mágica" ou "Maria e a Competição de Bocha". Além disso, o professor pode sugerir vídeos educativos disponíveis na internet, como tutoriais de lançamento de dardos ou boliche. O professor também pode incentivar os alunos a praticarem esses esportes em casa, se for possível, para aprofundarem seus conhecimentos e habilidades.

  4. Importância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor destaca a importância dos esportes de precisão no dia a dia. Ele explica que esses esportes não são apenas uma forma divertida de passar o tempo, mas também contribuem para o desenvolvimento de habilidades motoras, concentração, coordenação e trabalho em equipe. Além disso, o professor ressalta que a prática de esportes de precisão pode ajudar os alunos a melhorarem sua capacidade de concentração e foco, habilidades que podem ser úteis em outras áreas da vida, como nos estudos.

  5. Encerramento (1 minuto): Para encerrar a aula, o professor parabeniza os alunos pelo empenho e participação durante as atividades. Ele reforça que a prática é fundamental para a melhoria em qualquer esporte ou habilidade e encoraja os alunos a continuarem explorando e se divertindo com os esportes de precisão. O professor também informa que o próximo encontro trará novas atividades e desafios relacionados à Educação Física, despertando a curiosidade dos alunos para as próximas aulas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies