Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Esportes de Precisão

Avatar padrão

Lara da Teachy


Educação Física

Original Teachy

'EF12EF05'

Esportes de Precisão

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender a precisão: Os alunos devem ser capazes de entender o conceito de precisão e como ele é aplicado nos esportes. Isso inclui discutir o que é necessário para ser preciso, como a concentração, a coordenação motora e a prática.

  2. Identificar esportes de precisão: Os alunos devem ser capazes de identificar e nomear diferentes esportes que requerem precisão. Isso inclui esportes como arremesso de dardos, tênis, boliche, golfe, entre outros.

  3. Desenvolver habilidades de precisão: Os alunos devem ser capazes de participar de atividades práticas que os ajudem a desenvolver suas próprias habilidades de precisão. Isso pode incluir atividades de arremesso, lançamento, chute, entre outras.

Objetivos secundários:

  • Trabalho em equipe: Durante as atividades práticas, os alunos devem ser incentivados a trabalhar em equipe, respeitando o turno de cada um e ajudando uns aos outros quando necessário.

  • Consciência corporal: As atividades devem ajudar os alunos a desenvolver uma maior consciência de seus corpos e como eles se movem, o que é essencial para a precisão em esportes.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre os conceitos básicos de Educação Física, como movimentos corporais, coordenação motora e a importância do exercício físico para a saúde. Isso serve como base para a compreensão do tópico do dia: esportes de precisão.

  2. Sugestão de situações-problema: O professor então propõe duas situações para despertar o interesse dos alunos:

    • Situação 1: "Imagine que vocês estão brincando de jogar uma bola em um alvo. Vocês sempre acertam no alvo ou às vezes a bola vai para outros lugares? Por que acham que isso acontece?"

    • Situação 2: "Vocês já viram na TV ou em algum lugar pessoas jogando dardos ou golfe? Vocês acham que é fácil acertar no alvo? Por que acham que esses esportes são chamados de 'esportes de precisão'?"

  3. Contextualização da importância do assunto: O professor, então, explica que a precisão é uma habilidade importante em muitos aspectos da vida. Ele pode mencionar situações cotidianas em que a precisão é necessária, como ao escrever, ao montar um quebra-cabeça ou ao jogar um jogo de tabuleiro. Além disso, o professor pode destacar que a precisão é uma habilidade que pode ser aprimorada com prática e esforço.

  4. Ganho da atenção dos alunos: Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor pode compartilhar duas curiosidades sobre esportes de precisão:

    • Curiosidade 1: "Vocês sabiam que o golfe, um dos esportes de precisão mais conhecidos, foi criado na Escócia há mais de 500 anos? E que os primeiros clubes de golfe eram feitos de madeira de faia?"

    • Curiosidade 2: "Vocês sabiam que o boliche, outro esporte de precisão, era praticado na antiga Roma? Mas naquela época, em vez de bolas de boliche, eles usavam pedras e o alvo era um número de pessoas!"

Essas curiosidades têm o objetivo de instigar a curiosidade dos alunos e tornar a aula mais interessante e divertida.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Atividade 1: "Jogo do Alvo Humano"

  1. O professor irá desenhar no chão, ou marcar com cones, um grande alvo dividido em três ou quatro círculos concêntricos. O alvo deve ser grande o suficiente para que as crianças possam se posicionar dentro dele.

  2. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo irá escolher um colega para ser o "Alvo Humano". O Alvo Humano irá se posicionar no centro do alvo.

  3. Os demais alunos, de uma distância pré-determinada, tentarão "acertar" o alvo jogando uma bola macia, como uma bola de borracha. Se conseguirem acertar no Alvo Humano, marcam um ponto.

  4. O Alvo Humano irá se movimentar lentamente para dificultar a tarefa dos colegas. O objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos possível.

  5. O professor deve circular entre os grupos, incentivando a cooperação e a movimentação dos alunos. Ao final da atividade, o grupo que marcar mais pontos será o vencedor.

Atividade 2: "Boliche de Pano"

  1. O professor irá montar um conjunto de pinos de boliche utilizando garrafas pet e um pequeno peso (como areia ou água) para que não caiam facilmente.

  2. Os alunos, divididos em grupos, terão a tarefa de derrubar o maior número de pinos possível, lançando uma bola de pano em direção aos pinos.

  3. Cada membro do grupo terá duas tentativas para derrubar os pinos. O grupo que derrubar mais pinos ao final das tentativas será o vencedor.

  4. O professor deve enfatizar a importância da precisão durante a atividade, incentivando os alunos a se concentrarem no alvo e a aprimorarem seus lançamentos.

Estas são apenas sugestões de atividades, o professor pode escolher a que melhor se adequar à turma, ao espaço disponível e aos materiais disponíveis.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor reúne todos os alunos em um grande círculo e promove uma discussão em grupo sobre as atividades práticas. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas experiências, desafios e soluções encontradas durante as atividades. O professor deve incentivar os alunos a expressarem suas opiniões e a ouvirem atentamente os colegas. Durante a discussão, o professor pode fazer perguntas para reforçar os conceitos aprendidos, como "Quais foram as estratégias que vocês usaram para tentar acertar no alvo? Como vocês se sentiram quando conseguiram acertar? E quando erraram?".

  2. Conexão com a Teoria: Após a discussão, o professor faz a conexão entre as atividades práticas e a teoria discutida no início da aula. Ele reforça o conceito de precisão e como ele é aplicado nos esportes, destacando que a precisão é uma habilidade que pode ser aprimorada com prática e esforço. O professor pode, por exemplo, perguntar: "Vocês acham que a precisão é uma habilidade que se desenvolve sozinha, ou é preciso treinar? Por quê?".

  3. Reflexão Individual: Em seguida, o professor propõe um momento de reflexão individual. Ele faz duas perguntas simples para os alunos pensarem por um minuto antes de responder. As perguntas são:

    • Pergunta 1: "Qual foi a parte mais desafiadora das atividades de hoje e por quê?".
    • Pergunta 2: "O que você aprendeu hoje sobre a importância da precisão nos esportes e na vida?".
  4. Compartilhamento das Reflexões: Depois do minuto de reflexão, o professor convida os alunos a compartilharem suas respostas. Cada aluno terá a oportunidade de falar sobre sua reflexão, se sentir confortável. O professor deve encorajar um ambiente respeitoso e inclusivo, onde todas as opiniões sejam valorizadas.

  5. Encerramento: Por fim, o professor encerra a aula reforçando os pontos principais aprendidos. Ele pode, por exemplo, dizer: "Hoje aprendemos que a precisão é uma habilidade que podemos desenvolver com prática e esforço. Nos esportes, a precisão é muito importante, mas também é útil em muitas outras atividades da nossa vida. Então, lembrem-se: se vocês querem ser mais precisos em alguma coisa, pratiquem!".

Este retorno é um momento crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles façam conexões entre a teoria e a prática, reflitam sobre suas experiências e compartilhem suas aprendizagens. Além disso, promove o desenvolvimento de habilidades de escuta ativa, respeito às opiniões dos outros e autoconhecimento.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos: O professor inicia a conclusão da aula recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Ele reforça o conceito de precisão e como ela é aplicada nos esportes de uma maneira simples e lúdica. O professor pode, por exemplo, resumir: "Hoje, nós aprendemos que precisão é quando conseguimos acertar exatamente onde queremos. Vimos que nos esportes de precisão, como boliche e golfe, é necessário muita concentração, coordenação motora e prática para ser preciso".

  2. Conexão entre Teoria e Prática: Em seguida, o professor ressalta como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação dos conceitos. Ele pode dizer: "Nós aprendemos sobre a precisão, um conceito teórico, e depois tivemos a oportunidade de colocar esse conhecimento em prática durante as atividades. Vimos como a precisão é importante em vários esportes e também em nossas vidas, em coisas como escrever, desenhar, montar um quebra-cabeça, entre outras".

  3. Materiais Complementares: O professor, então, sugere alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar o entendimento sobre o tema. Estes materiais podem incluir vídeos curtos sobre esportes de precisão, jogos online que envolvam a prática da precisão, ou até mesmo livros infantis que tratem do tema. Ele pode dizer: "Se vocês quiserem aprender mais sobre a precisão e os esportes de precisão, eu recomendo que assistam a alguns vídeos na internet, joguem alguns jogos online que envolvam precisão, ou leiam livros sobre esportes e habilidades motoras".

  4. Importância do Assunto: Por último, o professor destaca a importância do tema para o dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar exemplos de situações cotidianas que requerem precisão, como escrever, desenhar, amarrar os sapatos, e reforçar que a precisão é uma habilidade que pode ser aprimorada com prática e esforço. Ele pode, por exemplo, concluir: "Agora que sabemos um pouco mais sobre a precisão, podemos entender que ela é uma habilidade que usamos todos os dias, em muitas coisas que fazemos. E o melhor de tudo é que, se quisermos ser mais precisos em algo, basta praticar!"

Essa conclusão permite que os alunos revisem e consolidem o que aprenderam, além de incentivá-los a continuar aprendendo e explorando o tema por conta própria. Além disso, ajuda a contextualizar o aprendizado, mostrando a relevância do tema para a vida cotidiana.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | Ética e o Esporte | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Expositiva | Vôlei: Introdução
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | Esportes de combate | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Invertida | Vôlei: Introdução | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!