Entrar

Plano de aula de Esportes de Precisão

Educação Física

Original Teachy

'EF12EF05'

Esportes de Precisão

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender a precisão: Os alunos devem ser capazes de entender o conceito de precisão e como ele é aplicado nos esportes. Isso inclui discutir o que é necessário para ser preciso, como a concentração, a coordenação motora e a prática.

  2. Identificar esportes de precisão: Os alunos devem ser capazes de identificar e nomear diferentes esportes que requerem precisão. Isso inclui esportes como arremesso de dardos, tênis, boliche, golfe, entre outros.

  3. Desenvolver habilidades de precisão: Os alunos devem ser capazes de participar de atividades práticas que os ajudem a desenvolver suas próprias habilidades de precisão. Isso pode incluir atividades de arremesso, lançamento, chute, entre outras.

Objetivos secundários:

  • Trabalho em equipe: Durante as atividades práticas, os alunos devem ser incentivados a trabalhar em equipe, respeitando o turno de cada um e ajudando uns aos outros quando necessário.

  • Consciência corporal: As atividades devem ajudar os alunos a desenvolver uma maior consciência de seus corpos e como eles se movem, o que é essencial para a precisão em esportes.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre os conceitos básicos de Educação Física, como movimentos corporais, coordenação motora e a importância do exercício físico para a saúde. Isso serve como base para a compreensão do tópico do dia: esportes de precisão.

  2. Sugestão de situações-problema: O professor então propõe duas situações para despertar o interesse dos alunos:

    • Situação 1: "Imagine que vocês estão brincando de jogar uma bola em um alvo. Vocês sempre acertam no alvo ou às vezes a bola vai para outros lugares? Por que acham que isso acontece?"

    • Situação 2: "Vocês já viram na TV ou em algum lugar pessoas jogando dardos ou golfe? Vocês acham que é fácil acertar no alvo? Por que acham que esses esportes são chamados de 'esportes de precisão'?"

  3. Contextualização da importância do assunto: O professor, então, explica que a precisão é uma habilidade importante em muitos aspectos da vida. Ele pode mencionar situações cotidianas em que a precisão é necessária, como ao escrever, ao montar um quebra-cabeça ou ao jogar um jogo de tabuleiro. Além disso, o professor pode destacar que a precisão é uma habilidade que pode ser aprimorada com prática e esforço.

  4. Ganho da atenção dos alunos: Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor pode compartilhar duas curiosidades sobre esportes de precisão:

    • Curiosidade 1: "Vocês sabiam que o golfe, um dos esportes de precisão mais conhecidos, foi criado na Escócia há mais de 500 anos? E que os primeiros clubes de golfe eram feitos de madeira de faia?"

    • Curiosidade 2: "Vocês sabiam que o boliche, outro esporte de precisão, era praticado na antiga Roma? Mas naquela época, em vez de bolas de boliche, eles usavam pedras e o alvo era um número de pessoas!"

Essas curiosidades têm o objetivo de instigar a curiosidade dos alunos e tornar a aula mais interessante e divertida.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Atividade 1: "Jogo do Alvo Humano"

  1. O professor irá desenhar no chão, ou marcar com cones, um grande alvo dividido em três ou quatro círculos concêntricos. O alvo deve ser grande o suficiente para que as crianças possam se posicionar dentro dele.

  2. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo irá escolher um colega para ser o "Alvo Humano". O Alvo Humano irá se posicionar no centro do alvo.

  3. Os demais alunos, de uma distância pré-determinada, tentarão "acertar" o alvo jogando uma bola macia, como uma bola de borracha. Se conseguirem acertar no Alvo Humano, marcam um ponto.

  4. O Alvo Humano irá se movimentar lentamente para dificultar a tarefa dos colegas. O objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos possível.

  5. O professor deve circular entre os grupos, incentivando a cooperação e a movimentação dos alunos. Ao final da atividade, o grupo que marcar mais pontos será o vencedor.

Atividade 2: "Boliche de Pano"

  1. O professor irá montar um conjunto de pinos de boliche utilizando garrafas pet e um pequeno peso (como areia ou água) para que não caiam facilmente.

  2. Os alunos, divididos em grupos, terão a tarefa de derrubar o maior número de pinos possível, lançando uma bola de pano em direção aos pinos.

  3. Cada membro do grupo terá duas tentativas para derrubar os pinos. O grupo que derrubar mais pinos ao final das tentativas será o vencedor.

  4. O professor deve enfatizar a importância da precisão durante a atividade, incentivando os alunos a se concentrarem no alvo e a aprimorarem seus lançamentos.

Estas são apenas sugestões de atividades, o professor pode escolher a que melhor se adequar à turma, ao espaço disponível e aos materiais disponíveis.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor reúne todos os alunos em um grande círculo e promove uma discussão em grupo sobre as atividades práticas. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas experiências, desafios e soluções encontradas durante as atividades. O professor deve incentivar os alunos a expressarem suas opiniões e a ouvirem atentamente os colegas. Durante a discussão, o professor pode fazer perguntas para reforçar os conceitos aprendidos, como "Quais foram as estratégias que vocês usaram para tentar acertar no alvo? Como vocês se sentiram quando conseguiram acertar? E quando erraram?".

  2. Conexão com a Teoria: Após a discussão, o professor faz a conexão entre as atividades práticas e a teoria discutida no início da aula. Ele reforça o conceito de precisão e como ele é aplicado nos esportes, destacando que a precisão é uma habilidade que pode ser aprimorada com prática e esforço. O professor pode, por exemplo, perguntar: "Vocês acham que a precisão é uma habilidade que se desenvolve sozinha, ou é preciso treinar? Por quê?".

  3. Reflexão Individual: Em seguida, o professor propõe um momento de reflexão individual. Ele faz duas perguntas simples para os alunos pensarem por um minuto antes de responder. As perguntas são:

    • Pergunta 1: "Qual foi a parte mais desafiadora das atividades de hoje e por quê?".
    • Pergunta 2: "O que você aprendeu hoje sobre a importância da precisão nos esportes e na vida?".
  4. Compartilhamento das Reflexões: Depois do minuto de reflexão, o professor convida os alunos a compartilharem suas respostas. Cada aluno terá a oportunidade de falar sobre sua reflexão, se sentir confortável. O professor deve encorajar um ambiente respeitoso e inclusivo, onde todas as opiniões sejam valorizadas.

  5. Encerramento: Por fim, o professor encerra a aula reforçando os pontos principais aprendidos. Ele pode, por exemplo, dizer: "Hoje aprendemos que a precisão é uma habilidade que podemos desenvolver com prática e esforço. Nos esportes, a precisão é muito importante, mas também é útil em muitas outras atividades da nossa vida. Então, lembrem-se: se vocês querem ser mais precisos em alguma coisa, pratiquem!".

Este retorno é um momento crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles façam conexões entre a teoria e a prática, reflitam sobre suas experiências e compartilhem suas aprendizagens. Além disso, promove o desenvolvimento de habilidades de escuta ativa, respeito às opiniões dos outros e autoconhecimento.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos: O professor inicia a conclusão da aula recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Ele reforça o conceito de precisão e como ela é aplicada nos esportes de uma maneira simples e lúdica. O professor pode, por exemplo, resumir: "Hoje, nós aprendemos que precisão é quando conseguimos acertar exatamente onde queremos. Vimos que nos esportes de precisão, como boliche e golfe, é necessário muita concentração, coordenação motora e prática para ser preciso".

  2. Conexão entre Teoria e Prática: Em seguida, o professor ressalta como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação dos conceitos. Ele pode dizer: "Nós aprendemos sobre a precisão, um conceito teórico, e depois tivemos a oportunidade de colocar esse conhecimento em prática durante as atividades. Vimos como a precisão é importante em vários esportes e também em nossas vidas, em coisas como escrever, desenhar, montar um quebra-cabeça, entre outras".

  3. Materiais Complementares: O professor, então, sugere alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar o entendimento sobre o tema. Estes materiais podem incluir vídeos curtos sobre esportes de precisão, jogos online que envolvam a prática da precisão, ou até mesmo livros infantis que tratem do tema. Ele pode dizer: "Se vocês quiserem aprender mais sobre a precisão e os esportes de precisão, eu recomendo que assistam a alguns vídeos na internet, joguem alguns jogos online que envolvam precisão, ou leiam livros sobre esportes e habilidades motoras".

  4. Importância do Assunto: Por último, o professor destaca a importância do tema para o dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar exemplos de situações cotidianas que requerem precisão, como escrever, desenhar, amarrar os sapatos, e reforçar que a precisão é uma habilidade que pode ser aprimorada com prática e esforço. Ele pode, por exemplo, concluir: "Agora que sabemos um pouco mais sobre a precisão, podemos entender que ela é uma habilidade que usamos todos os dias, em muitas coisas que fazemos. E o melhor de tudo é que, se quisermos ser mais precisos em algo, basta praticar!"

Essa conclusão permite que os alunos revisem e consolidem o que aprenderam, além de incentivá-los a continuar aprendendo e explorando o tema por conta própria. Além disso, ajuda a contextualizar o aprendizado, mostrando a relevância do tema para a vida cotidiana.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies