Entrar

Plano de aula de Esportes de Precisão

Educação Física

Original Teachy

'EF12EF05'

Esportes de Precisão

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Esportes de Precisão

Palavras ChaveEsportes de Precisão, Coordenação Motora, Força, Arremesso, Atividades Práticas, Competição, Trabalho em Equipe, Aprendizado Ativo, Engajamento, Reflexão, Simulações, Desafios, Teoria e Prática, Importância no Dia a Dia
Materiais NecessáriosBolas de diferentes tamanhos, Alvos móveis, Balões, Água, Caixas para alvo, Papéis, Tesoura, Fita adesiva, Canetas coloridas
Códigos BNCCEF12EF05: Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.; EF12EF06: Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de definição dos objetivos é crucial para direcionar o foco e as atividades da aula. Com objetivos claros, os alunos podem entender melhor o que se espera deles e como as atividades propostas se relacionam com o conteúdo estudado em casa. Além disso, esta clareza ajuda o professor a estruturar as atividades práticas de forma a maximizar o aprendizado e a participação dos alunos, garantindo que todos os conceitos teóricos sejam adequadamente aplicados e compreendidos em um contexto de aprendizagem ativa e engajadora.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e descrever as características das modalidades esportivas de precisão, focando em atividades que exigem força e coordenação motora.

2. Desenvolver habilidades práticas em arremesso e precisão através de atividades lúdicas e desafiadoras, onde os alunos possam aplicar conceitos teóricos aprendidos previamente em casa.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a cooperação e o trabalho em equipe durante as atividades práticas.
  2. Estimular o raciocínio espacial e o cálculo de distâncias em um contexto de jogo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e conectar o conhecimento prévio que eles adquiriram em casa com o conteúdo da aula. Ao apresentar situações problema, estimula-se a reflexão e a aplicação prática dos conceitos teóricos. A contextualização, por sua vez, mostra a relevância dos esportes de precisão no mundo real, aumentando o interesse dos alunos e preparando-os para as atividades práticas que seguirão.

Situações Problema

1. Imagine que você é um arqueiro tentando acertar o centro de um alvo a uma grande distância. Que tipo de preparação física e mental você acha que seria necessária para atingir esse objetivo?

2. Pense em um jogador de beisebol que precisa lançar a bola para um companheiro que está a uma grande distância e não pode errar. Quais músculos e técnicas ele precisaria usar para garantir que a bola chegue com precisão ao alvo?

Contextualização

Os esportes de precisão não são apenas competições físicas; eles exigem uma combinação única de habilidades mentais e físicas que podem ser fundamentais em situações do dia a dia, como em profissões que demandam precisão no uso de ferramentas ou em atividades de lazer que envolvem arremessos, como jogar dardos. Além disso, a história desses esportes, que remonta a séculos atrás com uso militar e de caça, mostra como a precisão sempre foi valorizada em diversas culturas.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é vital para a aplicação prática dos conceitos teóricos sobre esportes de precisão. Ao realizar uma das atividades propostas, os alunos têm a oportunidade de reforçar o aprendizado de forma lúdica e engajadora. As atividades são desenhadas para serem desafiadoras, promovendo o trabalho em equipe e aprimorando habilidades de coordenação, força e precisão. Esta seção do plano de aula visa consolidar o conhecimento dos alunos por meio de práticas que simulam situações reais de competição e colaboração, garantindo uma aprendizagem ativa e significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Desafio do Alvo Móvel

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de arremesso e precisão em um contexto dinâmico e desafiador.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão participar de uma competição de arremesso de bolas em alvos móveis. Cada grupo terá que arremessar bolas de diferentes tamanhos em alvos que se movem de um lado para o outro em uma linha reta a uma distância considerável. O objetivo é acertar o maior número de vezes o alvo, considerando a dificuldade do movimento e a variação do tamanho dos alvos.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Explique as regras básicas do jogo, incluindo a pontuação por acerto e a distância do arremesso.

  • Demonstre como se faz um arremesso básico e permita que cada grupo pratique alguns arremessos de aquecimento.

  • Inicie a competição, onde cada grupo terá um número determinado de tentativas para acertar os alvos em movimento.

  • Registre a pontuação de cada grupo e discuta as estratégias utilizadas que levaram ao sucesso ou ao fracasso.

Atividade 2 - Corrida dos Balões

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a coordenação motora e a precisão de movimentos em um contexto de equipe e competição.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos, participarão de uma corrida de revezamento onde o objetivo é transportar balões cheios de água de um ponto a outro sem deixar que estourem. O desafio adicionado é que o ponto final é um alvo e os balões devem ser arremessados para que atinjam o alvo de maneira precisa.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de no máximo 5 participantes.

  • Explique que cada grupo deve transportar o balão até o ponto final usando diferentes técnicas de movimentação e proteção do balão.

  • Ao chegar ao ponto final, o último participante deve arremessar o balão para tentar acertar o alvo.

  • Cada parte do desafio tem um tempo limite definido para aumentar o ritmo da competição.

  • O grupo que conseguir transportar o maior número de balões sem estourar e acertar o alvo mais vezes, vence.

Atividade 3 - Dardos de Papel

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e a precisão no arremesso, além de promover a competição saudável entre os grupos.

- Descrição: Os alunos, em grupos de até 5, criarão seus próprios dardos de papel e alvos. O objetivo é acertar o alvo, que pode ser uma caixa ou um desenho no chão, com os dardos de forma a somar a maior pontuação possível.

- Instruções:

  • Distribua materiais como papéis, tesoura, fita adesiva e canetas coloridas para cada grupo.

  • Instrua os alunos a criarem dardos de papel de tamanhos variados e alvos com diferentes pontuações.

  • Cada grupo terá um tempo para construir seus dardos e alvos.

  • Inicie o jogo, onde cada grupo terá um número de tentativas para acertar o alvo e pontuar.

  • Ao final, some as pontuações e discuta quais técnicas ou designs resultaram em melhores desempenhos.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa de retorno tem como objetivo consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes refletir sobre suas experiências práticas e compartilhar insights com seus colegas. A discussão em grupo ajuda a identificar o que foi aprendido, a reforçar os conceitos de trabalho em equipe e a desenvolver habilidades de comunicação. Além disso, permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos sobre os temas abordados e oferecer feedback imediato, garantindo uma compreensão mais profunda e duradoura dos conceitos de esportes de precisão.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades práticas, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução, relembrando os objetivos da aula e a importância das habilidades desenvolvidas. Encoraje cada grupo a compartilhar suas experiências, o que funcionou bem, quais desafios enfrentaram e como superaram. Use perguntas orientadoras para explorar diferentes aspectos das atividades, como estratégias adotadas, emoções experimentadas e lições aprendidas.

Perguntas Chave

1. Quais estratégias de arremesso mostraram-se mais eficazes durante as atividades e por quê?

2. Como a coordenação entre os membros do grupo foi importante para o sucesso nas atividades?

3. De que maneira as habilidades praticadas hoje podem ser aplicadas em outros contextos da vida cotidiana?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para reforçar e sintetizar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara dos conceitos abordados e de sua aplicabilidade. Ao revisar os tópicos principais e discutir como teoria e prática se entrelaçaram, o professor ajuda os alunos a perceberem a importância do que foi aprendido e como podem usar esse conhecimento em diferentes contextos.

Resumo

Para finalizar, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre esportes de precisão, enfatizando as modalidades estudadas e as habilidades necessárias, como força, coordenação motora e precisão no arremesso. Este resumo serve para consolidar o conhecimento adquirido e garantir que os alunos possam retomar e aplicar esses conceitos em situações futuras.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, foi claramente demonstrado como a teoria estudada em casa se conecta com as atividades práticas realizadas em sala. As simulações de competições e desafios, juntamente com a discussão em grupo, ajudaram a solidificar a compreensão dos conceitos teóricos, mostrando sua aplicabilidade e relevância no mundo real.

Fechamento

Por fim, é importante ressaltar a relevância dos esportes de precisão no dia a dia. As habilidades desenvolvidas, como a capacidade de concentração, aperfeiçoamento da coordenação motora e o trabalho em equipe, são essenciais em várias atividades cotidianas, desde tarefas profissionais que demandam precisão, até em momentos de lazer, como jogar dardos ou praticar um esporte competitivo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies