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Plano de aula de Mapas e Fotografias

Geografia

Original Teachy

'EF02GE09'

Mapas e Fotografias

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Mapas e Fotografias

Palavras ChaveMapas, Fotografias, Visão vertical, Visão oblíqua, Identificação de locais, Atividades práticas, Diferenciação de perspectivas, Trabalho em grupo, Comunicação, Raciocínio espacial, Aprendizado interativo
Materiais NecessáriosMapas da escola, Fotografias aéreas e reais da escola, Câmeras descartáveis ou smartphones, Listas de localizações para fotografia, Peças de quebra-cabeça com imagens aéreas e reais de locais do bairro
Códigos BNCCEF02GE09: Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer uma base clara do que se espera alcançar com a aula. Ao definir objetivos específicos, o professor orienta os alunos sobre as habilidades que serão desenvolvidas e como elas se relacionam com o estudo prévio do tema. Isso ajuda a focar a atenção dos alunos durante as atividades práticas e a assegurar que o conteúdo seja assimilado de maneira efetiva e significativa.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar pontos de referência e locais de vivência, como escolas e residências, em mapas e fotografias.

2. Desenvolver a habilidade de compreender e diferenciar a visão vertical (mapas e imagens aéreas) da visão oblíqua (fotografias).

3. Estimular o raciocínio espacial e a percepção visual dos alunos durante a identificação de elementos geográficos em diferentes tipos de representações.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a colaboração e a comunicação entre os alunos durante as atividades práticas.
  2. Fomentar o interesse dos alunos pela Geografia e suas aplicações práticas no cotidiano.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos com o tópico da aula, utilizando situações problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento prévio. Além disso, a contextualização ajuda a relacionar o conteúdo com o mundo real, aumentando o interesse e a relevância do aprendizado para os alunos. Este momento prepara o terreno para as atividades práticas subsequentes, garantindo que os alunos estejam motivados e compreendam a importância do estudo de mapas e fotografias.

Situações Problema

1. Imagine que você é um pássaro e está voando sobre a sua cidade. O que você veria abaixo de você? Como poderia desenhar o que viu em um papel de forma que outras pessoas pudessem entender?

2. Suponha que você tem uma câmera e deve tirar fotos de todos os lugares importantes da sua vizinhança. Quais seriam esses lugares? Como você decidiria o ângulo e a altura para tirar as melhores fotos?

Contextualização

Mapas e fotografias são essenciais para entendermos o mundo ao nosso redor. Eles nos ajudam a navegar, a planejar viagens, a conhecer novos lugares e a explorar diferentes culturas. Por exemplo, um mapa pode mostrar como uma cidade se organiza ou como um país é dividido, enquanto uma fotografia pode capturar a atmosfera de um lugar, mostrando detalhes que um mapa não consegue. Essas ferramentas são usadas não apenas por geógrafos, mas por todos que querem explorar e entender o planeta Terra.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A seção de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conceitos de mapas e fotografias aprendidos previamente. As atividades propostas visam fortalecer a capacidade dos alunos de identificar e localizar pontos de referência em diferentes tipos de representações visuais, promovendo o trabalho em equipe, a comunicação e o pensamento espacial. Esta etapa é crucial para consolidar o conhecimento teórico através de experiências práticas, garantindo o engajamento dos alunos e a efetiva aprendizagem do conteúdo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caça ao Tesouro Cartográfico

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de interpretar mapas e fotografias para a localização de pontos de referência.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá um mapa simples da escola com algumas localizações marcadas, como a sala de aula, a cantina e o pátio. O desafio será identificar esses pontos no mapa e também localizá-los na escola, utilizando fotografias aéreas e reais. Cada ponto corretamente identificado irá revelar uma pista para o próximo ponto.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um mapa da escola e uma lista de localizações para encontrar.

  • Explique que cada localização encontrada deve ser marcada no mapa e na vida real.

  • Forneça aos grupos fotografias aéreas e reais da escola para ajudar na identificação.

  • Ao identificar corretamente cada localização, os alunos receberão a próxima pista.

  • O primeiro grupo a encontrar todos os pontos e retornar à sala de aula completará a atividade.

Atividade 2 - Montando o Quebra-Cabeça do Bairro

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a capacidade de associação entre imagens aéreas e reais, e entender a disposição espacial dos elementos no bairro.

- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão peças de um grande quebra-cabeça. Cada peça contém uma imagem aérea ou fotografia de um local do bairro, como a igreja, o parque, a escola e o supermercado. O desafio será montar o quebra-cabeça no chão da sala, conectando as peças de acordo com a localização geográfica desses pontos no bairro real.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um conjunto de peças do quebra-cabeça, onde cada peça representa um local do bairro.

  • Os alunos devem usar seus conhecimentos prévios e as imagens para montar o quebra-cabeça no chão da sala.

  • Ao final, os grupos devem justificar a posição de cada peça, explicando como a localização geográfica ajudou na montagem.

  • Promova uma discussão sobre as dificuldades encontradas e o que aprenderam sobre a geografia do bairro.

Atividade 3 - Fotógrafos Mirins

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Ensinar a diferença entre visões aéreas e de rua de um local, e como essas visões podem ser representadas em fotografias.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornarão 'fotógrafos mirins', mas com um desafio especial: eles precisarão capturar imagens que representem diferentes pontos de vista do mesmo local, como uma imagem aérea (de cima) e uma fotografia 'de rua' (ao nível do chão). Após tirarem as fotos, deverão categorizá-las e explicar suas escolhas.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Distribua câmeras descartáveis (ou permita que usem seus smartphones) e listas de locais para fotografar.

  • Cada grupo deve escolher um ponto para fotografar, tentando capturar imagens de diferentes ângulos (aérea e de rua).

  • Após a sessão de fotos, os alunos devem categorizar e discutir as imagens, explicando as diferenças entre os dois tipos de fotografia.

  • Cada grupo apresenta suas fotos e explicações para a classe.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa de retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem suas experiências e aprendizados. Através dessa discussão, os alunos têm a oportunidade de verbalizar o que entenderam, esclarecer dúvidas e ouvir diferentes perspectivas de seus colegas. Isso não só reforça o conhecimento adquirido, mas também promove habilidades de comunicação e colaboração. Além disso, o professor pode usar esta etapa para avaliar o entendimento dos alunos sobre o tópico e identificar áreas que podem necessitar de reforço ou exploração adicional.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de explorar mapas e fotografias, vamos compartilhar o que descobrimos. Cada grupo terá a chance de apresentar suas descobertas e discutir os desafios encontrados.'

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais dificuldades ao trabalhar com mapas e fotografias durante as atividades?

2. Como vocês utilizaram a visão vertical (mapas) e a visão oblíqua (fotografias) para resolver os desafios propostos?

3. O que vocês aprenderam de novo sobre a sua escola/bairro através das representações em mapas e fotografias?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Conclusão é projetada para reforçar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles compreenderam os conceitos principais explorados durante a aula. Além de resumir o conteúdo, esta seção enfatiza como a teoria foi aplicada na prática e destaca a relevância dos temas abordados para o cotidiano dos alunos. Este momento final não apenas consolida o conhecimento adquirido, mas também reforça a importância da Geografia e de suas ferramentas na vida diária.

Resumo

Para encerrar, vamos resumir o que foi aprendido hoje. Nesta aula, exploramos a importância dos mapas e das fotografias para identificar pontos de referência e locais de vivência, como a escola e a moradia, em diferentes perspectivas, seja na visão vertical dos mapas ou na visão oblíqua das fotografias. Os alunos participaram de atividades práticas que os ajudaram a diferenciar e aplicar essas perspectivas, promovendo uma compreensão mais profunda do espaço geográfico.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar a teoria com a prática. Inicialmente, através de situações problema, os alunos puderam aplicar o conhecimento prévio em contextos práticos, como imaginar-se como pássaros sobrevoando suas cidades ou decidindo os melhores ângulos para fotografar. Em seguida, as atividades em grupo permitiram uma aplicação direta dos conceitos, solidificando a compreensão. Esta abordagem ajudou a visualizar a relevância dos mapas e fotografias no dia a dia e em contextos educacionais.

Fechamento

Compreender mapas e fotografias é fundamental não apenas para a disciplina de Geografia, mas para diversas situações do cotidiano, como planejar viagens, participar de jogos que envolvam navegação, e até mesmo para o entendimento de notícias que envolvem localizações específicas. Essas habilidades são valiosas e continuamente aplicadas em diferentes aspectos da vida, reforçando a importância do aprendizado geográfico desde cedo.

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