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Plano de aula de Referências Espaciais

Geografia

Original Teachy

'EF02GE10'

Referências Espaciais

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Referências Espaciais

Palavras ChaveReferências Espaciais, Localização e Posição, Desenvolvimento de Habilidades, Atividades Interativas, Geografia Prática, Cognição Espacial, Trabalho em Grupo, Aplicação de Conhecimento, Pensamento Crítico, Aprendizado Lúdico
Materiais NecessáriosMapas da sala de aula, Pequenos objetos para caça ao tesouro, Blocos de montar, Planos arquitetônicos de casas, Fita adesiva, Marcadores, Planta baixa da escola
Códigos BNCCEF02GE10: Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é fundamental para estabelecer os fundamentos que guiarão as atividades práticas em sala. Ao definir claramente os objetivos, os alunos terão uma compreensão precisa do que é esperado deles e como podem aplicar o conhecimento prévio sobre relações espaciais de forma prática e eficaz. Além disso, esta etapa também serve para alinhar as expectativas entre o professor e os alunos, garantindo um foco comum durante as atividades.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a capacidade dos alunos de aplicar e descrever corretamente as relações espaciais fundamentais, tais como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora, utilizando exemplos práticos na sala de aula e na escola.

2. Fomentar a habilidade de pensar espacialmente e aprimorar a percepção espacial dos alunos, utilizando atividades interativas e lúdicas.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a cooperação e o trabalho em grupo entre os alunos durante as atividades práticas para fortalecer a compreensão coletiva do tema.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução tem o propósito de engajar os alunos e fazer com que eles apliquem os conceitos pré-estudados em contextos práticos e reais, usando situações problemas que estimulam o pensamento crítico e a aplicação do conhecimento de forma criativa. Além disso, ao contextualizar a importância do tema, os alunos conseguem visualizar a utilidade prática do que estão aprendendo, aumentando assim o interesse e a motivação.

Situações Problema

1. Imagine que você tem um grande mapa que mostra toda a sua sala de aula, mas não possui nenhuma indicação das posições das cadeiras e mesas. Como você usaria as referências de localização espacial para desenhar corretamente todos os móveis no mapa?

2. Pensem em um jogo de esconde-esconde na escola, onde uma pessoa se esconde e as outras precisam encontrá-la. Quais dicas de localização vocês poderiam utilizar para ajudar seus amigos a encontrar a pessoa escondida?

Contextualização

As habilidades de compreender e descrever posições e localizações são fundamentais não apenas em Geografia, mas em muitas outras áreas da vida, como navegação, arquitetura e até mesmo em jogos. Por exemplo, os arquitetos usam esses conceitos diariamente para desenhar edifícios e estruturas de forma funcional e esteticamente agradável. Além disso, a capacidade de orientar-se no espaço é essencial em atividades ao ar livre e em situações de emergência.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e lúdica os conceitos de referências espaciais que estudaram previamente. Através da resolução de problemas e da realização de atividades em grupo, eles desenvolvem habilidades de pensamento crítico, colaboração e aplicação de conhecimento em contextos variados. Esta etapa é crucial para solidificar a compreensão dos alunos e garantir que eles possam utilizar os conceitos de localização de maneira eficaz e criativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Tesouro Escondido

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar as noções de frente e atrás, direita e esquerda, e dentro e fora na prática, desenvolvendo a capacidade de orientação espacial e trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão participar de uma caça ao tesouro dentro da sala de aula. O professor esconderá pequenos objetos representando um tesouro e os alunos, divididos em grupos, deverão seguir um mapa que indica a localização do tesouro usando as referências espaciais estudadas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um mapa da sala de aula que apresenta desafios de localização, como 'o tesouro está atrás da porta verde'.

  • Os alunos devem discutir em seus grupos as possíveis localizações baseadas nas pistas do mapa.

  • Cada grupo deve marcar no mapa a localização que eles acreditam ser correta e justificar sua escolha.

  • Os primeiros grupos a encontrar o tesouro e a justificar corretamente suas escolhas ganham pontos extras.

Atividade 2 - Desafio de Construção

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de seguir instruções espaciais detalhadas e aplicar conhecimentos de localização e orientação na prática de construção.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a construir um pequeno modelo de uma casa usando blocos de montar. Eles receberão um 'plano arquitetônico' que usa termos de localização espacial, e deverão seguir as instruções para construir a casa corretamente.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 membros.

  • Distribua os blocos de montar e o plano arquitetônico para cada grupo.

  • Oriente os alunos a usarem as instruções do plano, que incluem termos de localização como 'colocar o telhado em cima da casa' e 'colocar a porta na frente'.

  • Monitore e oriente os grupos conforme eles constroem a casa, certificando-se de que estão aplicando corretamente as referências espaciais.

  • Ao final, cada grupo apresenta sua construção e explica como utilizou as instruções de localização.

Atividade 3 - Viajando pelo Mapa

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a escalonamento e a aplicação de conceitos de localização em um contexto prático e colaborativo, reforçando a compreensão de relações espaciais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão um grande mapa da escola no chão da sala de aula, utilizando fita adesiva e marcadores. Eles deverão posicionar corretamente os principais pontos de referência da escola, como a sala de aula, a biblioteca e o pátio, usando as referências espaciais.

- Instruções:

  • Divida a sala em grupos de até 5 alunos.

  • Forneça a cada grupo uma planta baixa da escola e materiais como fita adesiva e marcadores.

  • Instrua os alunos a transferirem as informações do mapa para o chão da sala, utilizando as referências de localização dadas no mapa.

  • Cada grupo deve discutir e decidir juntos onde colocar cada elemento, justificando suas escolhas com base nas referências espaciais.

  • Ao final, os grupos apresentam seu mapa para a classe, explicando as decisões tomadas durante o processo.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa de retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular o conhecimento adquirido e refletir sobre a aplicação prática das referências espaciais. Além disso, a discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, enquanto os alunos explicam suas decisões e processos para os colegas. Este momento também serve para que o professor avalie o entendimento dos alunos e identifique áreas que podem necessitar de revisão ou reforço em futuras aulas.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe suas experiências e descobertas durante as atividades. Uma maneira eficaz de conduzir essa discussão é começar com uma pergunta direcionadora, como: 'Quais foram os desafios mais interessantes que seu grupo enfrentou ao aplicar as referências espaciais nas atividades?' Encoraje os alunos a explicarem como usaram as direções e posições para resolver os problemas propostos. Este momento também pode ser aproveitado para que cada grupo apresente o resultado final de suas atividades, como mapas e construções.

Perguntas Chave

1. Como as referências espaciais que estudamos ajudaram vocês a resolver os problemas durante as atividades?

2. Houve alguma situação em que foi difícil aplicar as direções (frente, atrás, esquerda, direita) corretamente? Como vocês superaram isso?

3. Qual foi a parte mais divertida das atividades e por quê?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conceitos abordados durante a aula. Ao resumir e reforçar o conteúdo, o professor ajuda os alunos a fazerem conexões entre o que aprenderam e como isso se aplica em situações reais. Além disso, a conclusão serve para enfatizar a importância do tema estudado, incentivando os alunos a valorizarem e aplicarem o conhecimento adquirido no seu cotidiano.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre referências espaciais, reforçando as noções de frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora. É importante recapitular como essas relações são utilizadas na vida cotidiana e em diversas situações práticas, como nas atividades realizadas em sala.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, foi evidenciada a ligação entre a teoria estudada em casa e a prática em sala de aula. Os alunos puderam aplicar diretamente o conhecimento prévio em atividades que simulavam situações reais, como na caça ao tesouro e na construção de mapas e modelos arquitetônicos. Isso demonstra como a aprendizagem é mais eficaz quando teoria e prática são integradas.

Fechamento

Por fim, destacou-se a importância das referências espaciais no dia a dia, não apenas em contextos acadêmicos, mas também em situações comuns como seguir direções ou descrever a localização de objetos. Compreender esses conceitos ajuda não só na geografia, mas em diversas outras áreas, evidenciando a relevância do que foi aprendido.

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