Entrar

Plano de aula de Referências Espaciais

Geografia

Original Teachy

'EF02GE10'

Referências Espaciais

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Referências Espaciais

Palavras ChaveReferências Espaciais, Geografia, 2º ano do Ensino Fundamental, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Respiração Profunda, Visualização Criativa, Frente e Atrás, Esquerda e Direita, Em Cima e Embaixo, Dentro e Fora, Caça ao Tesouro Espacial, Trabalho em Equipe, Comunicação, Regulação Emocional, Metas Pessoais
Materiais NecessáriosCadeiras confortáveis, Espaço livre na sala de aula, Objetos para esconder durante a Caça ao Tesouro (ex: livros, brinquedos), Cartões com pistas escritas, Quadro branco e marcadores, Papel e lápis para reflexão escrita, Cronômetro ou relógio, Material visual para ilustrar referências espaciais (opcional)
Códigos BNCCEF02GE10: Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Física

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é apresentar aos alunos os objetivos da aula, enfatizando a importância de entender e aplicar princípios de localização e posição de objetos. Além disso, esta etapa visa integrar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, ajudando os alunos a reconhecerem e regularem suas emoções durante o processo de aprendizagem, promovendo um ambiente de sala de aula mais colaborativo e consciente.

Objetivos Principais

1. Reconhecer e aplicar os princípios de localização e posição de objetos em diferentes contextos da sala de aula e da escola, utilizando termos como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora.

2. Desenvolver habilidades socioemocionais, como autoconhecimento e autocontrole, ao explorar e descrever as emoções associadas às atividades de localização espacial.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Respiração Profunda e Visualização Criativa

A atividade de aquecimento emocional é chamada de 'Respiração Profunda e Visualização Criativa'. Esta prática combina técnicas de respiração profunda com visualização de um lugar calmo e relaxante. O objetivo é ajudar os alunos a se concentrarem, relaxarem e se prepararem mentalmente para a aula. Durante a atividade, os alunos serão guiados para respirar profundamente e imaginar um cenário tranquilo, o que promoverá o foco, a presença e a concentração.

1. Explique aos alunos que a atividade começará com uma prática de respiração profunda seguida de uma visualização criativa.

2. Peça aos alunos para se sentarem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés apoiados no chão e as mãos relaxadas no colo.

3. Instrua os alunos a fecharem os olhos e começarem a respirar profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões de ar, e depois soltarem lentamente pela boca. Repita esse ciclo de respiração por três vezes.

4. Diga aos alunos para imaginar um lugar calmo e relaxante, como uma praia tranquila, um campo florido ou uma floresta serena.

5. Oriente os alunos a focarem nos detalhes desse lugar imaginado – as cores, os sons, os cheiros e as sensações.

6. Continue guiando a respiração profunda enquanto os alunos visualizam esse lugar. Permita que fiquem nesse estado relaxante por aproximadamente dois minutos.

7. Incentive os alunos a abrirem os olhos lentamente e refletirem sobre como se sentem após a prática.

Contextualização do Conteúdo

As referências espaciais são essenciais em nosso dia a dia. Saber a diferença entre esquerda e direita, frente e atrás, dentro e fora nos ajuda a nos orientar no mundo. Imagine estar em um parque e precisar encontrar o caminho de volta para casa. Sem entender essas referências, seria muito difícil! Além disso, em situações de emergência, como encontrar a saída de um prédio, entender esses conceitos pode ser crucial. Dessa forma, aprender sobre referências espaciais não só melhora nossa capacidade de navegação, mas também promove a segurança e a independência.

Além disso, desenvolver essas habilidades desde cedo nos ajuda a entender melhor o espaço ao nosso redor e a interagir com ele de maneira mais eficiente. Isso também envolve a consciência de como nos sentimos em diferentes lugares – um espaço apertado pode nos fazer sentir desconfortáveis, enquanto um espaço aberto pode nos trazer uma sensação de liberdade. Compreender essas conexões é parte do desenvolvimento de nossa inteligência emocional, ajudando-nos a reconhecer e regular nossas emoções em diferentes ambientes.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. Conceito de Referências Espaciais: Explique que referências espaciais são termos que usamos para descrever a localização e a posição de objetos em relação a outros. Estes termos incluem frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora.

2. Frente e Atrás: Utilize exemplos práticos, como a posição da lousa (à frente) e a posição da porta (atrás). Peça aos alunos para se moverem para frente e para trás na sala.

3. Esquerda e Direita: Explique como identificar esquerda e direita. Peça aos alunos para levantarem a mão direita e depois a mão esquerda. Utilize objetos na sala como referência (ex: a janela está à direita da sala).

4. Em Cima e Embaixo: Utilize objetos como a mesa (em cima) e o chão (embaixo) para ilustrar esses conceitos. Peça aos alunos para colocarem as mãos em cima da cabeça e depois embaixo da cadeira.

5. Dentro e Fora: Explique a diferença entre estar dentro e fora de um espaço. Utilize a sala de aula como exemplo: estamos dentro da sala, mas o pátio está fora da sala. Peça aos alunos para descreverem objetos que estão dentro de suas mochilas e fora delas.

6. Importância Prática: Explique como essas referências são usadas no dia a dia, como dar direções, encontrar objetos e se orientar em diferentes espaços. Use exemplos como pedir para encontrar algo na sala de aula ou descrever onde está um objeto perdido.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (30 - 40 minutos)

Caça ao Tesouro Espacial

Os alunos participarão de uma 'Caça ao Tesouro Espacial' onde precisarão encontrar objetos escondidos na sala de aula usando pistas que envolvem referências espaciais. Essa atividade ajudará a reforçar o conteúdo aprendido na teoria e permitirá aos alunos praticar habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe e comunicação.

1. Explique aos alunos que eles participarão de uma caça ao tesouro onde precisarão encontrar objetos escondidos na sala.

2. Divida a turma em pequenos grupos, incentivando a colaboração.

3. Distribua as pistas que contêm referências espaciais, como 'O próximo objeto está em cima da estante' ou 'Procure atrás da porta'.

4. Oriente os alunos a trabalharem juntos para interpretar as pistas e encontrar os objetos.

5. Peça aos alunos para, ao encontrarem cada objeto, descreverem sua localização usando os termos aprendidos (frente, atrás, esquerda, direita, etc.).

6. Incentive os alunos a expressarem como se sentem ao encontrar cada objeto e a regularem suas emoções durante a atividade.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a atividade, reúna os alunos em um círculo para uma discussão em grupo. Reconheça as emoções que os alunos sentiram durante a atividade, perguntando como se sentiram ao trabalhar em equipe e ao encontrar os objetos. Compreenda as causas dessas emoções, discutindo o que os fez sentir animados, frustrados ou satisfeitos. Nomeie as emoções corretamente, ajudando os alunos a identificarem sentimentos como alegria, ansiedade, orgulho ou confusão. Expresse essas emoções de maneira apropriada, incentivando os alunos a falarem sobre suas experiências de forma aberta e respeitosa. Regule as emoções eficientemente, sugerindo técnicas de autocontrole, como respiração profunda ou pedir ajuda quando necessário. Isso promoverá um ambiente de sala de aula mais colaborativo e consciente, onde os alunos aprendem a lidar com suas emoções de maneira saudável.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Após a 'Caça ao Tesouro Espacial', reúna os alunos em um círculo e proponha uma reflexão em formato de discussão. Pergunte aos alunos quais desafios eles enfrentaram durante a atividade e como eles geriram suas emoções. Incentive-os a compartilhar momentos em que sentiram alegria, frustração, ou orgulho, e como lidaram com essas emoções. Alternativamente, peça aos alunos que escrevam um breve parágrafo sobre suas experiências, descrevendo um desafio específico e como eles se sentiram e reagiram.

Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Isso permitirá que os alunos reconheçam suas emoções, compreendam suas causas e consequências, nomeem-nas corretamente, expressem de maneira apropriada e regulem-nas eficientemente, aplicando essas habilidades no contexto da aula de referências espaciais.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula, discuta com os alunos a importância de definir metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo aprendido. Explique como eles podem aplicar o conhecimento de referências espaciais no dia a dia, como em jogos, em casa ou na escola. Incentive-os a pensar em uma meta específica que gostariam de alcançar, como ajudar um colega a entender as referências espaciais ou praticar essas habilidades em um novo ambiente.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Aplicar os conceitos de frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora em atividades cotidianas.

2. Ajudar um colega a entender e praticar referências espaciais.

3. Praticar referências espaciais em diferentes ambientes, como em casa ou no parque.

4. Utilizar referências espaciais para organizar seus pertences de maneira mais eficiente.

5. Refletir regularmente sobre suas emoções e estratégias de regulação emocional. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Definir metas ajudará os alunos a se manterem motivados e a aplicarem o que aprenderam em diferentes contextos, promovendo um crescimento contínuo tanto nas habilidades acadêmicas quanto nas socioemocionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies