Entrar

Plano de aula de Medição do Tempo

História

Original Teachy

'EF02HI06'

Medição do Tempo

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Fazer com que os alunos compreendam a importância da medição do tempo no contexto histórico.
  2. Ensinar aos alunos sobre as diferentes maneiras de medir o tempo ao longo da história, desde os relógios de sol até os relógios digitais.
  3. Incentivar os alunos a pensar criticamente sobre a evolução da medição do tempo e como isso afetou as sociedades ao longo do tempo.

Para atingir esses objetivos, o professor irá propor uma série de atividades práticas que envolvem a medição do tempo. Isso incluirá atividades de observação, discussão em grupo e experimentos práticos. A ideia é que os alunos não só aprendam sobre o conceito de medição do tempo, mas também ganhem uma compreensão mais profunda de como isso se aplica à história e à vida cotidiana.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor começará relembrando os alunos sobre a história geral, especialmente sobre a passagem do tempo e a noção de passado, presente e futuro. Eles serão convidados a compartilhar suas experiências pessoais relacionadas à passagem do tempo, como esperar por um evento especial ou a diferença entre dias de semana e finais de semana.

  2. Situações problema: O professor então apresentará duas situações problemas para despertar o interesse e a curiosidade dos alunos. A primeira situação problema pode ser: "Como as pessoas sabiam que horas eram antes de existirem relógios digitais ou celulares?". A segunda situação problema pode ser: "Imagine que você está em uma floresta sem nenhum relógio. Como você poderia saber que horas são?".

  3. Contextualização: O professor explicará que a medição do tempo sempre foi uma parte importante da vida humana, desde os tempos mais antigos até os dias atuais. Eles podem mencionar exemplos de como o tempo é usado na sociedade, como a programação de aulas, o planejamento de eventos e a marcação de feriados.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para introduzir o tópico de uma maneira interessante, o professor pode compartilhar duas curiosidades. A primeira é que os antigos egípcios foram uma das primeiras civilizações a usar um método consistente para medir o tempo, usando relógios de sol. A segunda curiosidade é que, na Idade Média, os monges eram responsáveis por medir o tempo e eles usavam velas especiais chamadas de "velas de horas" para ajudá-los a rastrear o tempo.

Com essas atividades, os alunos devem estar preparados e motivados para aprender mais sobre a medição do tempo na história e em suas vidas cotidianas.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Esta etapa é dividida em duas seções: "Teoria" e "Prática". Ambas são igualmente importantes e devem ser conduzidas de forma interativa, incentivando os alunos a participarem ativamente. Dependendo do andamento da aula, o professor pode optar por fazer as duas seções ou apenas uma delas para aprofundar o entendimento dos alunos sobre o tema.

Teoria (10 - 15 minutos)

  1. Apresentação da teoria: O professor deve começar explicando que a medição do tempo é essencial para a organização da vida cotidiana e para a compreensão da história. Eles devem mencionar que as primeiras tentativas de medir o tempo foram baseadas na observação de fenômenos naturais, como o movimento do sol e a mudança das estações.

  2. Discussão orientada: O professor deve perguntar aos alunos se eles têm alguma ideia de como as pessoas poderiam ter medido o tempo antes da invenção dos relógios. Eles podem relembrar as situações problemas da introdução para iniciar a discussão. O professor deve então explicar que, na antiguidade, as pessoas usavam coisas como relógios de sol, relógios de água e velas para medir o tempo.

  3. Conexão com a prática: O professor deve esclarecer que a teoria está conectada com a prática, reforçando que a medição do tempo é algo que as pessoas vêm fazendo há muito tempo e que isso influencia a maneira como vivemos hoje. Isso pode ser ilustrado com exemplos de como usamos o tempo em nossa vida cotidiana, como para acordar, ir à escola, marcar compromissos, etc.

Prática (10 - 15 minutos)

  1. Atividade 1: Construção de um relógio de sol de papel: O professor deve explicar que os relógios de sol eram uma das primeiras formas de medir o tempo e que eles funcionam usando a sombra projetada pelo sol. Os alunos, então, serão desafiados a construir um relógio de sol de papel simples. Eles receberão um pedaço de papel, uma caneta e uma palito de dente. O professor irá orientá-los passo a passo na construção e no uso do relógio de sol, que consiste em colocar o palito de dente perpendicular ao papel e marcar as sombras projetadas em diferentes momentos do dia.

  2. Atividade 2: "O tempo das velas" O professor pode sugerir aos alunos que eles experimentem medir o tempo usando uma vela. Eles podem acender uma vela e observar quanto tempo demora para queimar uma determinada distância da vela. Eles devem registrar suas observações e discutir o que aprenderam depois.

  3. Discussão final: Depois das atividades práticas, o professor deve reunir todos para uma discussão final sobre o que aprenderam. Eles devem ser encorajados a compartilhar suas experiências e a refletir sobre como essas maneiras primitivas de medir o tempo impactaram a vida das pessoas no passado e como a medição do tempo mudou ao longo da história.

Com essas atividades, os alunos aprenderão de forma prática e lúdica sobre a medição do tempo, compreendendo sua evolução ao longo da história e seu impacto em nossa vida cotidiana.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo: O professor reunirá todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas descobertas e experiências das atividades práticas. O professor pode fazer perguntas orientadoras como: "O que vocês aprenderam com a construção do relógio de sol de papel?" ou "Como vocês acham que o tempo das velas era usado na Idade Média?". Durante a discussão, o professor deve reforçar os principais pontos sobre a medição do tempo que foram aprendidos na teoria e na prática.

  2. Conexão com a teoria: O professor irá destacar como as atividades práticas se conectam com a teoria discutida anteriormente. Eles podem explicar que as atividades foram projetadas para ajudar os alunos a entenderem como as pessoas no passado mediam o tempo e como essa prática evoluiu para os relógios que usamos hoje. O professor pode reforçar que a medição do tempo é uma habilidade importante que tem sido usada há milhares de anos e que continua a ser relevante em nossas vidas hoje.

  3. Reflexão individual: Para encerrar a aula, o professor proporá que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam na aula. Eles podem fazer duas perguntas simples para guiar essa reflexão: "O que foi mais interessante que você aprendeu sobre a medição do tempo hoje?" e "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em sua vida cotidiana?". Os alunos serão incentivados a compartilhar suas reflexões com a turma, se sentirem confortáveis.

  4. Feedback final: O professor dará um feedback final aos alunos sobre seu desempenho na aula. Eles podem elogiar a participação ativa, o trabalho em equipe e as reflexões individuais. O professor também pode destacar áreas em que os alunos se destacaram e áreas que podem precisar de mais trabalho. Por exemplo, se alguns alunos tiverem dificuldade em entender a teoria, o professor pode sugerir que eles revisem o material em casa ou durante o tempo de estudo em sala de aula.

O retorno é uma etapa crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos sobre o tópico, reforçar os conceitos-chave e encorajar a reflexão e o pensamento crítico.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da aula: Para concluir a aula, o professor fará um breve resumo dos principais pontos abordados. Eles relembrarão a importância da medição do tempo, as diferentes maneiras de medir o tempo ao longo da história (incluindo os relógios de sol e velas) e como a medição do tempo mudou ao longo do tempo. O professor também pode recapitular as atividades práticas realizadas e as descobertas feitas pelos alunos.

  2. Conexão entre teoria, prática e aplicações: O professor explicará novamente como a aula conectou a teoria (conceitos sobre medição do tempo), a prática (construção de um relógio de sol de papel e a observação do tempo das velas) e as aplicações (como a medição do tempo afeta a vida cotidiana e a história). Eles podem enfatizar que o aprendizado não se limita à sala de aula e que os alunos podem continuar a explorar e aplicar o que aprenderam em suas vidas diárias.

  3. Materiais extras: O professor pode sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Isso pode incluir livros infantis sobre a história dos relógios, documentários educativos sobre o tempo e jogos interativos online que ajudam a aprender sobre a medição do tempo. O professor pode também encorajar os alunos a observar os relógios ao seu redor e a pensar sobre como a medição do tempo afeta suas rotinas diárias.

  4. Importância do tópico: Por fim, o professor destacará a importância do tópico aprendido. Eles podem explicar que a habilidade de medir o tempo é uma das habilidades mais antigas e úteis que os seres humanos desenvolveram. Isso não só nos ajuda a organizar nossa vida diária, mas também nos ajuda a entender a história e o mundo ao nosso redor. O professor pode também mencionar que, ao aprender sobre a medição do tempo, os alunos estão aprendendo sobre a história da ciência e da tecnologia, bem como sobre as diferentes culturas e sociedades do passado.

O objetivo da conclusão é reforçar os conceitos aprendidos, encorajar a continuidade do aprendizado e destacar a relevância do tópico para a vida diária e a compreensão do mundo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies