Plano de Aula | Metodologia Teachy | Medição do Tempo
Palavras Chave | Medição do Tempo, Relógios, Calendários, História, Atividades Interativas, Metodologia Digital, Gamificação, Vídeo Educativo, Quiz Interativo, Diário Digital, Tecnologia Educacional, 2º ano do Ensino Fundamental, Trabalho Colaborativo, Aprendizagem Ativa |
Materiais Necessários | Celulares ou tablets, Computadores com acesso à internet, Aplicativos de edição de vídeo (Kinemaster, VivaVideo, etc.), Plataformas de criação de quizzes online (Kahoot!, Quizizz), Aplicativos para criação de diários digitais (Instagram, Storyboard That, Google Apresentações), Material de papelaria (papel, canetas) para anotações, Projetor ou tela grande para apresentação dos vídeos e quizzes, Acesso à internet |
Códigos BNCC | EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).; EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | História |
Unidade Temática | História Geral |
Objetivos
Duração: 10 a 15 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos entendam a relevância dos marcadores de tempo em sua vida cotidiana e desenvolver as habilidades básicas necessárias para a utilização desses recursos, preparando-os para as atividades práticas e interativas que se seguirão.
Objetivos principais:
1. Compreender a função e a importância dos relógios e calendários na medição do tempo.
2. Desenvolver a habilidade de ler e interpretar relógios analógicos e digitais.
Objetivos secundários:
- Familiarizar-se com os conceitos de unidades de tempo como horas, minutos, dias e meses.
Introdução
Duração: 10 a 15 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos entendam a relevância dos marcadores de tempo em sua vida cotidiana e desenvolver as habilidades básicas necessárias para a utilização desses recursos, preparando-os para as atividades práticas e interativas que se seguirão.
Aquecendo
️ Para começar a aula sobre medição do tempo, explique aos alunos a importância histórica e prática de medir o tempo, mencionando como os relógios e calendários auxiliam na organização de nossas vidas diárias. Em seguida, instrua-os a usar seus celulares para buscar um fato interessante sobre a história dos relógios ou calendários. Pode ser um dado curioso sobre a invenção do relógio de sol, a evolução dos calendários, ou qualquer outro fato que chame a atenção deles.
Reflexões Iniciais
1. ⏳ Como vocês acham que era a vida antes da invenção dos relógios e calendários?
2. Alguém encontrou um fato interessante sobre relógios ou calendários para compartilhar?
3. ️ Por que vocês acham que medir o tempo é importante em nossas vidas?
4. Como seria a nossa organização diária sem um calendário?
5. ⌚ Qual é a diferença entre um relógio analógico e um relógio digital?
Desenvolvimento
Duração: 70 a 85 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa em relação ao tema da aula, reforçando e aplicando seus conhecimentos sobre a medição do tempo através do uso de tecnologias digitais, trabalho colaborativo e criatividade.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Os Influenciadores do Tempo
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação e uso de tecnologia para criar conteúdo educativo sobre a medição do tempo.
- Descrição: Os alunos se tornarão influenciadores digitais que precisam criar um vídeo educativo sobre a medição do tempo. Eles usarão seus celulares para gravar e editar clipes explicando como os relógios e calendários funcionam e sua importância no dia a dia.
- Instruções:
-
Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo escolherá um tipo de marcador de tempo para abordar: relógio analógico, relógio digital ou calendário.
-
Os alunos devem pesquisar mais algumas informações online para enriquecer seu conteúdo.
-
Usar aplicativos de edição de vídeo (como Kinemaster, VivaVideo, etc.) para criar um vídeo de 3 a 5 minutos.
-
O vídeo deve incluir uma breve explicação histórica, com exemplos práticos de como usamos esses marcadores de tempo diariamente.
-
Finalizar o vídeo com dicas para os colegas sobre como ler e interpretar relógios e calendários.
-
Apresentar os vídeos para toda a turma.
Atividade 2 - Que Horas São no Mundo dos Games?
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Promover o trabalho colaborativo, desenvolvimento de habilidades tecnológicas e fixação dos conceitos de medição do tempo através da gamificação.
- Descrição: Transforme a sala de aula em um estúdio de criação de jogos, onde os alunos irão criar um quiz interativo sobre a medição do tempo. Eles poderão usar plataformas de criação de quizzes online como Kahoot! ou Quizizz.
- Instruções:
-
Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo deve discutir e listar as perguntas que podem ser incluídas no quiz sobre relógios analógicos, digitais e calendários.
-
Instruir os alunos a usar seus celulares ou computadores para criar um quiz interativo usando Kahoot! ou Quizizz.
-
Os questionários devem incluir imagens e vídeos encontrados na internet para tornar o jogo mais atraente.
-
Os alunos devem preparar uma explicação para cada resposta correta, para apresentarem durante a realização do quiz.
-
Realizar o quiz na sala de aula, com todos os alunos usando seus celulares para participar.
-
Ao final do quiz, cada grupo deve apresentar suas descobertas e explicações.
Atividade 3 - Diário Digital: Um Dia na Vida de...
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Estimular a criatividade, habilidades de pesquisa e expressão escrita ao contextualizar a medição do tempo em diferentes períodos históricos.
- Descrição: Os alunos irão criar um diário digital, em formato de postagens para redes sociais, narrando um dia na vida de uma pessoa do passado sem o uso de relógios e calendários. A ideia é que eles compreendam e expliquem as dificuldades enfrentadas e como se organizavam sem esses recursos.
- Instruções:
-
Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo escolherá um período histórico para basear suas postagens (por exemplo, Idade Média, Antiguidade, etc.).
-
Os alunos devem usar seus celulares para pesquisar como as pessoas mediam o tempo nesse período e como se organizavam diariamente.
-
Criar uma sequência de postagens em formato de diário, usando aplicativos como Instagram, Storyboard That, ou até um documento de apresentações Google para simular um feed de redes sociais.
-
Cada postagem deve incluir uma breve descrição dos eventos do dia e como a falta de relógios e calendários afetava a vida das pessoas.
-
Os grupos devem apresentar suas postagens para a turma, explicando suas escolhas e o que aprenderam sobre a medição do tempo na época escolhida.
Retorno
Duração: 15 a 20 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar um espaço de reflexão e avaliação, onde os alunos possam compartilhar suas aprendizagens, receber feedback construtivo dos colegas e consolidar os conhecimentos adquiridos sobre a medição do tempo, além de promover habilidades de comunicação e colaboração.
Discussão em Grupo
Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, incentivando-os a compartilhar o que aprenderam e suas conclusões a partir das atividades realizadas. Um roteiro sugerido para introduzir a discussão pode incluir: 'Vamos começar compartilhando os vídeos educativos que cada grupo criou. Cada grupo pode nos explicar como foi a experiência e o que aprenderam sobre a medição do tempo. Depois, passaremos para os quizzes interativos e, finalmente, para os diários digitais. Discussão aberta é bem-vinda durante todas as apresentações!'
Reflexões
1. ️ Perguntas para Reflexão: 1. Qual foi o aspecto mais desafiador ao criar o conteúdo digital sobre medição do tempo? 2. Como a medição do tempo impacta nossa vida cotidiana e organização? 3. O que vocês acham que mudou na sociedade com a invenção dos relógios e calendários?
Feedback 360°
Feedback 360°: Instrua os alunos a realizar um feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback construtivo dos colegas de grupo. Oriente a turma para que o feedback seja respeitoso e focado em aspectos positivos e áreas para melhoria. Pode-se utilizar frases como 'Eu gostei muito de como você...','Acho que da próxima vez você poderia...' para estruturar o feedback.
Conclusão
Duração: 10 a 15 minutos
Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é reforçar os conhecimentos adquiridos, conectar o aprendizado com situações do mundo real e destacar a importância prática do tema em nossas vidas. É um momento de refletir sobre como a medição do tempo nos ajuda a navegar pela dinâmica moderna, valorizando a aplicação prática de relógios e calendários.
Resumo
✨ Resumo: Viaje pelo Tempo! ✨
Durante a nossa aula incrível, exploramos como os calendários e relógios são ferramentas essenciais para organizar nossas vidas. Descobrimos que os relógios podem ser analógicos ou digitais, e que os calendários ajudam a planejar nossos dias, semanas e meses. Os alunos se transformaram em influenciadores digitais, criadores de games e historiadores, mostrando que aprender sobre o tempo pode ser super divertido e relevante!
No Mundo
No Mundo Atual: Vivemos em uma era onde a tecnologia está sempre presente, e a medição do tempo é fundamental para a nossa organização diária. Seja por meio de smartphones, smartwatches ou aplicativos de calendário, a medição do tempo está intimamente ligada à nossa rotina, facilitando a pontualidade, a produtividade e o planejamento de eventos.
Na Prática
⌚ Aplicações no Dia a Dia: Saber ler e interpretar relógios e calendários é crucial para a nossa vida cotidiana. Desde acordar na hora certa, marcar compromissos, até planejar atividades ao longo do ano, essas habilidades nos ajudam a gerenciar nosso tempo de forma eficiente e organizada, impactando positivamente em nossa qualidade de vida e produtividade.