Entrar

Plano de aula de Medição do Tempo

História

Original Teachy

'EF02HI06'

Medição do Tempo

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Medição do Tempo

Palavras ChaveMedição do Tempo, Relógio, Calendário, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, História, Ensino Fundamental, Competências Socioemocionais
Materiais NecessáriosRelógios analógicos, Relógios digitais, Calendários, Cartões com horários e datas, Papel, Canetas ou lápis, Quadro branco ou negro, Marcadores para quadro, Folhas de atividades
Códigos BNCCEF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).; EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é introduzir os alunos ao conceito de medição do tempo, utilizando relógios e calendários, enquanto se promove o desenvolvimento das competências socioemocionais. Esta introdução é crucial para que os alunos possam contextualizar a importância dos marcadores de tempo em suas vidas diárias e nas interações sociais, estabelecendo uma base sólida para a aprendizagem do conteúdo e o desenvolvimento de habilidades como autoconhecimento e tomada de decisão responsável.

Objetivos Principais

1. Aprender a utilizar marcadores de tempo como relógio e calendário para medir o tempo.

2. Compreender a importância de saber a hora exata e o dia corretamente.

3. Desenvolver habilidades socioemocionais ao relacionar a medição do tempo com atividades cotidianas.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Respiração Profunda para Foco e Concentração

Respiração Profunda é uma técnica simples e eficaz que ajuda a promover o foco, a presença e a concentração. Ao respirar profundamente e lentamente, os alunos podem reduzir o estresse e a ansiedade, aumentando a sua capacidade de prestar atenção e participar ativamente da aula. Esta atividade é especialmente útil para preparar os alunos para o aprendizado, criando um ambiente calmo e receptivo.

1. Solicite aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés apoiados no chão e as mãos descansando no colo.

2. Peça para que fechem os olhos e se concentrem na respiração.

3. Instrua os alunos a inspirar profundamente pelo nariz, contando até quatro.

4. Peça que segurem a respiração por um momento, contando até dois.

5. Em seguida, instrua-os a expirar lentamente pela boca, contando até seis.

6. Repita o ciclo de respiração profunda pelo menos cinco vezes, incentivando os alunos a se concentrarem na sensação de ar entrando e saindo dos pulmões.

7. Após a atividade de respiração, peça para que abram os olhos lentamente e retornem sua atenção para a sala de aula, sentindo-se mais calmos e focados.

Contextualização do Conteúdo

A medição do tempo é uma habilidade essencial que usamos todos os dias, desde acordar no horário certo até saber quando é hora de dormir. Relógios e calendários nos ajudam a organizar nossas atividades e a cumprir nossos compromissos. Ao aprender a usar esses marcadores de tempo, os alunos não só desenvolvem uma habilidade prática, mas também ganham uma maior compreensão de como o tempo afeta nossas vidas e interações sociais. Imagine como seria difícil planejar uma festa de aniversário sem saber a data correta, ou como seria complicado encontrar seus amigos para brincar se não soubesse a hora certa. Saber medir o tempo nos ajuda a tomar decisões responsáveis e a nos relacionar melhor com os outros, respeitando horários e compromissos.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. ### Componentes Principais da Medição do Tempo

2. 1. Relógio: Definição e Função

3. Explique que um relógio é um dispositivo usado para medir e indicar o tempo. Existem diferentes tipos de relógios, como de parede, de pulso e digitais. Mostre exemplos visuais.

4. 2. Ponteiros do Relógio

5. Detalhe que os relógios analógicos possuem três ponteiros: o ponteiro das horas, o ponteiro dos minutos e o ponteiro dos segundos. Explique a função de cada um.

6. 3. Leitura da Hora

7. Ensine como ler as horas em um relógio analógico e digital. Por exemplo, quando o ponteiro das horas está no 3 e o dos minutos está no 12, são 3 horas.

8. 4. Calendário: Definição e Função

9. Explique que um calendário é uma ferramenta usada para organizar dias, semanas e meses ao longo do ano. Mostre um calendário e destaque os diferentes elementos como dias da semana, meses e datas.

10. 5. Marcação de Datas

11. Ensine como identificar e marcar datas importantes no calendário, como aniversários e feriados.

12. 6. Importância da Medição do Tempo

13. Discuta como o conhecimento da hora e das datas nos ajuda a organizar nossas atividades diárias, como ir à escola, refeições e compromissos.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (35 - 40 minutos)

Exploradores do Tempo

Nesta atividade, os alunos irão trabalhar em grupo para explorar e identificar diferentes horários e datas utilizando relógios e calendários. Cada grupo receberá um conjunto de tarefas que envolvem marcar horários específicos em relógios analógicos e digitais, além de identificar datas importantes em um calendário.

1. Divida os alunos em pequenos grupos de 3 a 4 integrantes.

2. Distribua um conjunto de cartões com horários e datas para cada grupo.

3. Cada grupo deve usar relógios analógicos e digitais para marcar os horários indicados nos cartões.

4. Em seguida, os grupos devem usar um calendário para identificar e marcar as datas específicas mencionadas nos cartões.

5. Peça que cada grupo apresente suas respostas para a turma, explicando como encontraram os horários e as datas.

Discussão e Feedback em Grupo

Discussão e Feedback em Grupo: Após a realização da atividade, reúna os alunos em um círculo para discutir suas experiências. Utilize o método RULER para guiar a discussão:

Recognize (Reconhecer): Pergunte aos alunos como se sentiram ao trabalhar em grupo e se conseguiram perceber as emoções dos colegas durante a atividade.

Understand (Compreender): Incentive os alunos a refletirem sobre por que certas emoções surgiram durante a atividade, como frustração ao não conseguir marcar um horário corretamente ou felicidade ao completar uma tarefa.

️ Label (Nomear): Ajude os alunos a nomear essas emoções corretamente. Pergunte: "Você se sentiu frustrado? Feliz? Ansioso?".

Express (Expressar): Incentive os alunos a expressarem suas emoções de maneira apropriada, discutindo como compartilharam seus sentimentos com os colegas durante a atividade.

Regulate (Regular): Por fim, discuta estratégias que os alunos podem usar para regular suas emoções em atividades futuras, como respirar fundo quando se sentirem frustrados ou pedir ajuda quando necessário.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Para realizar uma reflexão sobre os desafios enfrentados na aula e como os alunos geriram suas emoções, sugira uma atividade de escrita ou discussão em grupo. Peça aos alunos que escrevam ou compartilhem verbalmente sobre um momento específico durante a aula em que sentiram uma emoção forte, como frustração ou alegria. Em seguida, instrua-os a refletir sobre como lidaram com essa emoção e o que poderiam fazer de diferente no futuro para regular melhor essas emoções. Incentive a honestidade e o respeito mútuo durante essa atividade.

Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Ao refletirem sobre suas experiências e emoções durante a aula, os alunos podem desenvolver uma maior consciência emocional e aprender a aplicar técnicas de regulação emocional em contextos futuros.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula e olhar para o futuro, peça aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Explique aos alunos a importância de estabelecer metas claras e alcançáveis. Incentive-os a pensar em como podem aplicar o que aprenderam sobre medição do tempo em suas vidas diárias, como acordar na hora certa ou planejar suas atividades semanais. Peça que escrevam essas metas em um papel e as compartilhem com a turma, se sentirem à vontade.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Acordar na hora certa todos os dias usando um alarme.

2. Planejar e seguir uma rotina diária usando um calendário.

3. Marcar datas importantes no calendário, como aniversários e feriados.

4. Praticar a leitura das horas em relógios analógicos e digitais.

5. Ajudar a família a organizar atividades semanais utilizando um calendário. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, promovendo uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao definir metas claras e compartilhá-las, os alunos podem sentir-se mais motivados e responsáveis por seu próprio aprendizado e crescimento, aplicando as habilidades de medição do tempo em suas rotinas diárias.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies