Entrar

Plano de aula de Objetos e Memória

História

Original Teachy

'EF02HI04'

Objetos e Memória

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Objetos e Memória

Palavras ChaveAutoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Memória, Objetos Pessoais, História, Emoções, Empatia, Reflexão, Meditação Guiada, Partilha, RULER
Materiais NecessáriosCadeiras confortáveis, Caderno e lápis para cada aluno, Objetos pessoais trazidos pelos alunos, Espaço aberto para organizar os alunos em círculo, Relógio ou cronômetro para monitorar o tempo, Quadro branco e marcadores (opcional), Fichas ou papéis para anotações
Códigos BNCCEF02HI04: Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.; EF02HI05: Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tema da aula, 'Objetos e Memória', destacando a importância de objetos e documentos pessoais na construção de memórias e histórias. Ao atingir esses objetivos, os alunos começam a desenvolver habilidades socioemocionais, como o autoconhecimento e a tomada de decisão responsável, ao refletirem sobre suas próprias memórias e as emoções a elas associadas.

Objetivos Principais

1. Identificar e selecionar objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias.

2. Desenvolver a habilidade de reconhecer e nomear emoções associadas a memórias pessoais.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Meditação Guiada para Foco e Concentração

A atividade de aquecimento emocional será uma prática de Meditação Guiada com o objetivo de promover o foco, a presença e a concentração dos alunos. Esta prática ajudará os alunos a se conectarem consigo mesmos e com o ambiente ao redor, preparando-os para a aula.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés apoiados no chão e as mãos repousando suavemente no colo.

2. Oriente os alunos a fecharem os olhos, se estiverem confortáveis, ou a manterem um olhar suave em um ponto fixo à frente.

3. Comece guiando os alunos a tomarem algumas respirações profundas, inspirando pelo nariz e expirando lentamente pela boca, repetindo isso por algumas vezes.

4. Peça aos alunos que concentrem sua atenção em sua respiração natural, notando o ar entrando e saindo de seus pulmões.

5. Sugira que visualizem um lugar calmo e tranquilo, como uma praia ou um campo florido, e imaginem-se relaxando nesse lugar.

6. Incentive os alunos a notarem como se sentem nesse lugar imaginário, prestando atenção às sensações de calma e relaxamento em seus corpos.

7. Após alguns minutos, peça aos alunos que lentamente comecem a trazer sua atenção de volta para a sala de aula, mexendo os dedos das mãos e dos pés, e abrindo os olhos quando estiverem prontos.

8. Finalize a atividade pedindo aos alunos que compartilhem, se quiserem, como se sentiram durante a meditação.

Contextualização do Conteúdo

Objetos e documentos pessoais são importantes fontes de memória e história. Eles nos ajudam a relembrar momentos especiais, pessoas queridas e experiências significativas. Por exemplo, uma foto antiga pode trazer à tona lembranças de um aniversário especial ou de uma viagem memorável. Ao reconhecer e compreender as emoções associadas a esses objetos, podemos aprender mais sobre nós mesmos e sobre os outros.

Além disso, refletir sobre nossas memórias pode nos ajudar a desenvolver habilidades socioemocionais, como a empatia e a compreensão. Quando ouvimos as histórias dos outros, podemos perceber semelhanças e diferenças em nossas próprias experiências, o que nos permite construir conexões mais profundas e significativas com aqueles ao nosso redor.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (15 - 20 minutos)

1. Objetos e Memória

2. Definição de Memória: Explique que memória é a capacidade de reter e recordar informações, experiências e eventos. As memórias podem ser pessoais ou coletivas, envolvendo eventos históricos ou culturais.

3. Objetos como Símbolos de Memória: Detalhe que objetos e documentos pessoais, como fotos, brinquedos antigos, cartas e roupas, atuam como símbolos que ajudam a trazer à tona memórias e emoções associadas a momentos específicos.

4. Exemplos de Objetos de Memória: Forneça exemplos concretos, como um ursinho de pelúcia que lembra a infância, uma medalha de um evento esportivo ou uma carta de um amigo querido.

5. Importância dos Objetos de Memória na História: Explique que esses objetos não são apenas importantes para as memórias pessoais, mas também para a história coletiva. Eles ajudam a documentar o passado e a compreender a cultura e os costumes de diferentes épocas.

6. Analogias para Facilitar a Compreensão: Utilize analogias como comparar a memória a um álbum de fotos mental, onde cada foto é um momento especial que pode ser relembrado ao ver um objeto específico.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (35 - 40 minutos)

Meu Objeto Especial

Os alunos serão convidados a trazer um objeto pessoal que considerem especial e que esteja associado a uma memória importante. Eles compartilharão suas histórias e emoções relacionadas a esses objetos com a turma, promovendo o autoconhecimento e a empatia.

1. Peça aos alunos que tragam de casa um objeto pessoal que seja especial para eles e que esteja associado a uma memória significativa.

2. Organize os alunos em um círculo para criar um ambiente acolhedor e propício à partilha.

3. Convide cada aluno a apresentar seu objeto para a turma, explicando por que ele é especial e qual memória ele traz à tona.

4. Incentive os alunos a expressarem as emoções que sentem ao falar sobre o objeto e a memória associada.

5. Após cada apresentação, promova um breve momento de reflexão em grupo, onde os alunos possam fazer perguntas e comentar sobre as histórias compartilhadas.

Discussão e Feedback em Grupo

Durante a atividade de partilha, utilize o método RULER para guiar a discussão em grupo. Reconheça as emoções expressas pelos alunos ao falarem sobre seus objetos, observando e validando suas reações emocionais. Compreenda as causas dessas emoções perguntando sobre os contextos das memórias e como elas impactaram os alunos. Nomeie as emoções corretamente, ajudando os alunos a identificarem sentimentos como alegria, saudade, orgulho ou tristeza.

Expresse as emoções de forma apropriada, incentivando os alunos a falarem abertamente sobre seus sentimentos e a ouvirem com empatia as histórias dos colegas. Regule as emoções, demonstrando estratégias para lidar com sentimentos intensos, como a respiração profunda ou a reflexão sobre momentos positivos. Ao final da atividade, promova uma discussão sobre como as memórias e as emoções compartilhadas ajudaram a fortalecer os laços entre os alunos e a desenvolver uma maior compreensão e empatia uns pelos outros.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que escrevam em seus cadernos ou discutam em pequenos grupos sobre os desafios que enfrentaram durante a aula e como geriram suas emoções. Pergunte: Quais emoções vocês sentiram ao falar sobre seus objetos especiais? Como vocês lidaram com essas emoções? Quais estratégias foram eficazes para manter a calma ou expressar sentimentos? Após a reflexão, conduza uma discussão em grupo onde os alunos possam compartilhar suas experiências e ouvir as dos colegas.

Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Isso promove o autoconhecimento e o autocontrole, permitindo que os alunos compreendam melhor suas reações emocionais e desenvolvam habilidades para gerenciá-las de maneira mais saudável e eficaz.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Peça aos alunos que pensem em metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Explique que essas metas podem incluir, por exemplo, compartilhar mais histórias em família, organizar um álbum de fotos ou pesquisar sobre a história de objetos antigos. Incentive-os a definir uma meta específica para a semana seguinte e a compartilhar suas metas com a turma. Isso ajuda a promover um senso de responsabilidade e continuidade no aprendizado.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Compartilhar mais histórias em família.

2. Organizar um álbum de fotos pessoal.

3. Pesquisar a história de objetos antigos.

4. Escrever sobre memórias e emoções associadas a objetos especiais.

5. Apresentar um objeto significativo em uma próxima aula. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao definir metas, os alunos são incentivados a aplicar o que aprenderam na aula em suas vidas diárias, promovendo um aprendizado mais significativo e duradouro.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies