Entrar

Plano de aula de Objetos e Memória

História

Original Teachy

'EF02HI04'

Objetos e Memória

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Objetos e Memória

Palavras ChaveObjetos pessoais, Documentos pessoais, Memória, História, Museus, Coleções, Identificação, Seleção, Cultura, Exemplos práticos
Materiais NecessáriosFotos antigas, Brinquedos, Cartas, Roupas antigas, Certidões de nascimento, Carteiras de identidade, Diários, Papel e lápis para anotações, Material de desenho, Quadro branco e marcadores
Códigos BNCCEF02HI04: Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.; EF02HI05: Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e detalhada sobre o que será aprendido durante a aula. Ao descrever os objetivos, os alunos compreenderão a importância de objetos e documentos pessoais como fontes de memória e história, preparando-se para identificar e selecionar esses itens em atividades futuras.

Objetivos principais:

1. Entender o conceito de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias.

2. Aprender a identificar e selecionar objetos e documentos que têm valor histórico e pessoal.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer um contexto rico e envolvente para introduzir o tema da aula. Ao apresentar exemplos do mundo real e curiosidades, os alunos serão engajados e motivados a aprender sobre a importância dos objetos e documentos pessoais como fontes de memória e história. Essa introdução prepara o terreno para as explicações e atividades que virão a seguir, despertando a curiosidade e o interesse dos alunos.

Contexto

Para começar a aula sobre 'Objetos e Memória', é importante que os alunos compreendam que os objetos ao nosso redor não são apenas coisas, mas também guardiões de histórias e memórias. Imagine uma caixa de recordações, cheia de fotos antigas, brinquedos da infância, cartas ou até mesmo roupas que pertenceram aos nossos avós. Cada um desses objetos tem uma história para contar e pode nos ajudar a entender melhor nosso passado. Os objetos pessoais são como portais para momentos importantes de nossas vidas e das vidas das pessoas que amamos.

Curiosidades

Sabia que muitos museus ao redor do mundo começaram com a coleção de objetos pessoais? Por exemplo, o Museu do Louvre em Paris, que hoje é um dos maiores e mais visitados museus do mundo, começou com a coleção pessoal de arte dos reis da França! Esses objetos pessoais e documentos antigos são essenciais para entender a história e a cultura de diferentes épocas.

Desenvolvimento

Duração: 45 a 50 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o entendimento dos alunos sobre a importância de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias. Ao abordar tópicos essenciais e fornecer exemplos práticos, os alunos serão capazes de identificar e valorizar esses itens em suas próprias vidas. As questões propostas incentivam a reflexão e a aplicação do conhecimento adquirido, facilitando uma compreensão mais profunda do conteúdo.

Tópicos Abordados

1. Objetos pessoais e suas histórias: Explique que cada objeto pessoal possui uma história única. Dê exemplos como brinquedos, roupas, fotos e cartas, e como esses objetos podem contar histórias sobre momentos específicos da vida das pessoas. 2. Documentos pessoais: Detalhe o que são documentos pessoais, como certidões de nascimento, carteiras de identidade, cartas e diários. Explique como esses documentos ajudam a registrar eventos importantes e memórias ao longo do tempo. 3. Importância dos objetos e documentos na história: Mostre como objetos e documentos pessoais são usados para entender a história e a cultura. Use exemplos de museus e coleções famosas, como o Louvre, para ilustrar como esses itens são preservados e estudados. 4. Exemplos práticos: Apresente exemplos práticos de objetos e documentos pessoais e discuta com os alunos as histórias que esses itens podem contar. Encoraje os alunos a pensar em objetos e documentos que eles têm em casa e as histórias associadas a eles.

Questões para Sala de Aula

1.  Qual é o objeto mais antigo que você tem em casa? O que ele representa ou lembra? 2.  Que tipo de documento pessoal você tem em casa? Por que ele é importante? 3. ️ Como objetos e documentos pessoais podem ajudar a contar a história de uma comunidade ou país?

Discussão de Questões

Duração: 20 a 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado e permitir que os alunos reflitam sobre o que foi discutido e aprendido durante a aula. Ao incentivar a participação e a reflexão, os alunos podem conectar o conteúdo teórico com suas próprias experiências e memórias, reforçando a compreensão sobre a importância de objetos e documentos pessoais como fontes de memória e história.

Discussão

  •  Qual é o objeto mais antigo que você tem em casa? O que ele representa ou lembra?

  • Explique aos alunos que objetos antigos em casa, como um brinquedo de infância ou uma peça de mobiliário herdada, podem ter um significado especial e conter memórias valiosas. Por exemplo, um brinquedo pode lembrar momentos felizes da infância, e uma peça de mobiliário pode contar a história de gerações passadas em uma família.

  •  Que tipo de documento pessoal você tem em casa? Por que ele é importante?

  • Discuta com os alunos sobre diferentes tipos de documentos pessoais que podem encontrar em casa, como certidões de nascimento, fotos antigas, cartas e diários. Explique que esses documentos são importantes porque registram eventos significativos e ajudam a preservar memórias e histórias familiares.

  • ️ Como objetos e documentos pessoais podem ajudar a contar a história de uma comunidade ou país?

  • Detalhe que objetos e documentos pessoais não apenas representam a história individual, mas também podem oferecer informações valiosas sobre a cultura e os eventos históricos de uma comunidade ou país. Por exemplo, objetos antigos encontrados em uma vila podem revelar informações sobre a vida cotidiana e as tradições daquela época.

Engajamento dos Alunos

1. ‍‍‍ Pergunte aos alunos se eles têm algum objeto ou documento em casa que consideram especial e por quê. 2.  Peça aos alunos para desenharem ou escreverem sobre um objeto ou documento pessoal e a história associada a ele. 3.  Discuta como diferentes culturas preservam e valorizam seus objetos e documentos históricos. 4.  Proponha que os alunos investiguem um objeto ou documento em casa e compartilhem suas descobertas com a classe.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é resumir e consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos compreendam os principais pontos discutidos na aula. Ao revisitar os conteúdos, reforça-se a importância dos objetos e documentos pessoais como fontes de memória e história, preparando os alunos para futuras atividades e reflexões.

Resumo

  • Os objetos pessoais possuem histórias únicas e podem ser usados como fontes de memórias e histórias.
  • Documentos pessoais, como certidões de nascimento, carteiras de identidade, cartas e diários, registram eventos importantes e preservam memórias.
  • Objetos e documentos pessoais são fundamentais para entender a história e a cultura de uma comunidade ou país.
  • Museus e coleções famosas utilizam objetos e documentos pessoais para estudar e preservar a história.

A aula conectou a teoria com a prática ao apresentar exemplos reais de objetos e documentos pessoais, discutindo suas histórias e significados. Além disso, os alunos foram incentivados a refletir sobre os itens que possuem em casa e suas histórias, aplicando o conhecimento teórico de forma prática e pessoal.

O tema apresentado é relevante para o dia a dia dos alunos, pois os ajuda a compreender a importância dos objetos e documentos que possuem e como esses itens podem contar histórias sobre suas vidas e suas famílias. Curiosidades como o início do Museu do Louvre com uma coleção pessoal mostram como objetos simples podem ter grande valor histórico e cultural.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies