Entrar

Plano de aula de Comunidade e Interações Sociais

História

Original Teachy

'EF02HI01'

Comunidade e Interações Sociais

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Comunidade e Interações Sociais

Palavras ChaveComemorações escolares, Festividades familiares, Interações sociais, Cultura, Planejamento de eventos, Habilidades organizacionais, História, Comunidade, Participação, Trabalho em equipe
Materiais NecessáriosProjetor, Vídeo curto sobre comemorações, Cartolinas, Canetinhas coloridas, Lápis de cor, Tesoura, Cola, Material de desenho, Folhas de papel, Computador ou tablet para pesquisa, Materiais para apresentação (microfone, se necessário)
Códigos BNCCEF02HI01: Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.; EF02HI02: Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.; EF02HI03: Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam a distinção entre as comemorações escolares e as festividades familiares ou comunitárias. Esse entendimento é crucial para o desenvolvimento das habilidades sociais e culturais dos alunos, permitindo que eles reconheçam a importância de cada tipo de celebração. Além disso, ao enfatizar a prática e a aplicação desses conhecimentos, prepara-se os alunos para interações sociais mais conscientes e informadas, habilidades essenciais tanto no ambiente escolar quanto no mercado de trabalho.

Objetivos principais:

1. Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares.

2. Diferenciar comemorações escolares das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

Objetivos secundários:

  1. Promover a compreensão da importância das interações sociais nas comemorações.
  2. Estimular a reflexão sobre a relevância cultural e histórica das festividades.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam a distinção entre as comemorações escolares e as festividades familiares ou comunitárias. Esse entendimento é crucial para o desenvolvimento das habilidades sociais e culturais dos alunos, permitindo que eles reconheçam a importância de cada tipo de celebração. Além disso, ao enfatizar a prática e a aplicação desses conhecimentos, prepara-se os alunos para interações sociais mais conscientes e informadas, habilidades essenciais tanto no ambiente escolar quanto no mercado de trabalho.

Contextualização

Contextualização: As comemorações e festas são momentos especiais que celebram marcos importantes tanto na escola quanto na comunidade. Elas ajudam a fortalecer os laços sociais e culturais, permitindo que os alunos reconheçam e valorizem a diversidade e a história de sua comunidade. Compreender a diferença entre comemorações escolares e festividades familiares ou comunitárias é crucial para que os alunos desenvolvam um senso de pertencimento e responsabilidade social.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidades e Conexão com o Mercado:  Você sabia que festas e comemorações não são apenas momentos de alegria, mas também oportunidades para desenvolver habilidades organizacionais e de planejamento? No mercado de trabalho, essas habilidades são valorizadas em áreas como eventos, marketing e gestão de projetos. Profissionais que sabem organizar e gerenciar eventos são essenciais para o sucesso de muitas empresas, desde pequenas festas corporativas até grandes conferências internacionais.

Atividade Inicial

Atividade Inicial: Projete um vídeo curto (3-4 minutos) mostrando diferentes tipos de comemorações, tanto escolares quanto comunitárias. Após o vídeo, faça perguntas provocadoras, como: "Qual foi a comemoração mais marcante que vocês já participaram?" e "Por que vocês acham que as comemorações escolares são importantes?" Isso ajudará a despertar o interesse dos alunos e a prepará-los para a discussão.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 65 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos aprofundem seu entendimento sobre as diferenças e significados das comemorações escolares e comunitárias através de atividades práticas. Ao planejar e organizar uma comemoração fictícia, os alunos aplicam seus conhecimentos de maneira criativa e colaborativa, desenvolvendo habilidades relevantes para o mercado de trabalho, como planejamento, organização e trabalho em equipe.

Tópicos a Abordar

  1. Diferenças entre comemorações escolares e festividades familiares/comunitárias
  2. Importância cultural e social das comemorações
  3. Exemplos de comemorações escolares e comunitárias

Reflexões Sobre o Tema

Para provocar a reflexão dos alunos, oriente uma discussão sobre a importância das comemorações escolares e comunitárias. Pergunte aos alunos como cada tipo de comemoração ajuda a criar um senso de comunidade e pertencimento. Facilite uma conversa onde os alunos possam compartilhar suas próprias experiências e como elas influenciaram suas interações sociais e entendimento cultural.

Mini Desafio

Criando uma Comemoração Escolar

Os alunos irão planejar e organizar uma comemoração escolar fictícia, aplicando os conhecimentos adquiridos sobre a importância e a estrutura das comemorações escolares e comunitárias.

Instruções

  1. Divida os alunos em pequenos grupos de 4-5 integrantes.
  2. Cada grupo deve escolher um tema para a comemoração escolar (por exemplo, Dia da Amizade, Festa das Cores, etc.).
  3. Os alunos devem planejar todos os aspectos da comemoração, incluindo: decoração, atividades, músicas, comidas e como irão envolver toda a escola na comemoração.
  4. Cada grupo deve criar um cartaz que descreva sua comemoração, incluindo desenhos e descrições detalhadas.
  5. Após o planejamento, cada grupo deve apresentar sua ideia para a turma, explicando o significado da comemoração e como ela beneficiaria a comunidade escolar.

Objetivo: Desenvolver habilidades de planejamento e organização, além de promover a compreensão da importância das comemorações escolares para a coesão social e cultural.

Duração: 45 - 50 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Liste três diferenças entre uma comemoração escolar e uma festividade familiar ou comunitária.
  2. Descreva uma comemoração escolar que você já participou e explique o que ela representou para você e para a comunidade escolar.
  3. Desenhe uma cena de uma comemoração escolar fictícia que você gostaria de organizar. Inclua detalhes como decoração, atividades e quem participaria.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos consolidem o conhecimento adquirido durante a aula, refletindo sobre a importância das comemorações escolares e as habilidades desenvolvidas. Isso ajuda a fixar o aprendizado e a demonstrar a relevância prática do conteúdo, preparando os alunos para utilizar esses conhecimentos em contextos futuros.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos sobre o que aprenderam na aula. Pergunte a eles como diferenciaram as comemorações escolares das festividades familiares ou comunitárias. Incentive os alunos a compartilhar seus pensamentos sobre como a aula conectou teoria e prática, e como eles aplicaram esse conhecimento na atividade de planejamento da comemoração escolar fictícia. Facilite uma reflexão sobre as habilidades desenvolvidas, como trabalho em equipe, organização e criatividade, e como essas habilidades são relevantes tanto na escola quanto no mercado de trabalho.

Resumo

Resuma os principais conteúdos apresentados, destacando a importância das comemorações e festas escolares e como elas se diferenciam das datas festivas no âmbito familiar ou comunitário. Relembre os pontos chave discutidos durante a aula, como a importância cultural e social das comemorações e os exemplos práticos que os alunos criaram durante a atividade.

Fechamento

Explique que a aula de hoje não só ensinou sobre a importância das comemorações escolares, mas também proporcionou a oportunidade de desenvolver habilidades práticas. Enfatize como essas habilidades são valiosas no dia a dia e no futuro profissional dos alunos. Finalize destacando que o entendimento das interações sociais e a capacidade de organizar eventos são competências que podem ser aplicadas em diversas áreas da vida.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies