Entrar

Plano de aula de Registro de Experiência

História

Original Teachy

'EF02HI08'

Registro de Experiência

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Registro de Experiência

Palavras ChaveHistórias familiares, Comunidade, Identidade coletiva, Coleta de informações, Entrevistas, Fotos, Documentos, Instagram, Podcast, Jogo de memória, Colaboração, Criatividade, Engajamento, Cidadania digital
Materiais NecessáriosCelulares, Acesso à Internet, Fotos antigas, Documentos familiares, Aplicativos de gravação de voz, Computadores (opcional), Plataforma de criação de jogos (ex.: Scratch), Conta no Instagram ou plataforma similar, Fones de ouvido (opcional), Materiais de escrita (papel e caneta)
Códigos BNCCEF02HI08: Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.; EF02HI09: Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é apresentar os principais objetivos que os alunos devem alcançar ao longo da aula, proporcionando uma orientação clara sobre o que será trabalhado e enfatizando a relevância de registrar e preservar as histórias da família e da comunidade. Essa etapa também visa motivar os alunos a se engajar nas atividades práticas que virão, ressaltando a importância do aprendizado ativo e contextualizado.

Objetivos principais:

1. Compreender a importância de registrar histórias familiares e comunitárias como uma forma de preservar a memória e a identidade coletiva.

2. Desenvolver habilidades de coleta de informações de diferentes fontes, como entrevistas, fotos e documentos, para compilar relatos de experiências.

Objetivos secundários:

  1. Aprimorar a capacidade de trabalho em equipe e colaboração durante a compilação e análise das histórias.
  2. Estimular a curiosidade e o interesse pela história pessoal e comunitária.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos desde o início, conectando o tema ao seu contexto digital e cotidiano. Ao utilizar seus celulares para buscar informações, os alunos se envolvem ativamente e começam a refletir sobre a importância do tema. Além disso, as perguntas chave promovem um debate inicial que prepara o terreno para as atividades práticas que seguirão.

Aquecendo

Aquecimento: Para iniciar a aula, explique que as histórias familiares e comunitárias são uma forma de preservar as memórias e a identidade coletiva. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre como as histórias de famílias ou comunidades são registradas em diferentes culturas. Eles devem compartilhar o que encontraram com a classe.

Reflexões Iniciais

1. ️ Por que é importante registrar histórias da família e da comunidade?

2.  Que tipos de fontes podemos usar para coletar essas histórias?

3.  Alguém já ouviu alguma história interessante sobre sua família ou comunidade que gostaria de compartilhar?

4. ‍‍‍ Como as histórias familiares ajudam a entender melhor nossa identidade e nossas raízes?

5.  Como diferentes culturas registram e preservam suas histórias?

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma oportunidade prática e criativa de aplicar o conhecimento adquirido sobre o registro de histórias familiares e comunitárias. Através de atividades que utilizam tecnologias digitais, os alunos poderão explorar diferentes formas de compilar e compartilhar essas histórias, promovendo a colaboração, a criatividade e o engajamento com o tema.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Histórias no Instagram 

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de compilar e registrar histórias usando ferramentas digitais e promover a criatividade e colaboração entre os alunos.

- Descrição: Os alunos irão criar uma série de 'Stories' no Instagram (ou em uma plataforma similar) para registrar e compartilhar histórias de suas famílias ou comunidades. Usando imagens, vídeos curtos e textos, eles irão compilar informações de diferentes fontes e montar uma narrativa digital.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deverá escolher uma história familiar ou comunitária que deseja compartilhar.

  • Os alunos devem coletar informações através de entrevistas com familiares, fotos antigas e documentos que tenham em casa.

  • Utilize os celulares para criar uma conta (se necessário) ou utilizar uma conta existente no Instagram (ou plataforma similar).

  • Crie uma série de 'Stories' que contem a história escolhida utilizando fotos, vídeos curtos, textos e outros recursos disponíveis na plataforma.

  • Incentive os alunos a serem criativos com filtros, stickers e outras funcionalidades da plataforma para tornar a história atraente.

  • Apresente as histórias criadas ao restante da turma e discuta a experiência e o que aprenderam.

Atividade 2 - Podcast dos Antepassados ️

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação oral e edição de áudio enquanto promovem um entendimento mais profundo das histórias familiares e comunitárias.

- Descrição: Os alunos irão criar um mini podcast narrando histórias de seus antepassados. Utilizando gravações de voz, música de fundo e efeitos sonoros, eles produzirão um episódio que pode ser compartilhado com a turma e até com as famílias.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma história familiar ou comunitária a ser narrada no podcast.

  • Os alunos devem coletar informações através de entrevistas com familiares, fotos antigas e documentos que tenham em casa.

  • Utilizando aplicativos de gravação de voz no celular ou computador, grave as narrativas.

  • Adicione músicas de fundo e efeitos sonoros que possam enriquecer a história.

  • Edite o áudio para criar um episódio coeso e interessante.

  • Apresente os podcasts ao restante da turma e discuta as experiências e aprendizados.

Atividade 3 - Jogo de Memória Histórica 里

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e habilidades de design digital, além de promover a colaboração e o entendimento das histórias familiares e comunitárias.

- Descrição: Os alunos irão criar um jogo de memória digital usando uma plataforma de criação de jogos. Cada carta do jogo terá uma imagem ou palavra relacionada a uma história familiar ou comunitária que coletaram.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve coletar histórias familiares ou comunitárias e identificar elementos chave (imagens, palavras, datas, etc.) dessas histórias.

  • Usando uma plataforma de criação de jogos (como o Scratch, por exemplo), os alunos irão criar um jogo de memória digital.

  • Cada carta do jogo deve representar um elemento da história coletada.

  • Incentive os alunos a serem criativos no design e apresentação do jogo.

  • Teste os jogos entre os grupos e compartilhe as experiências.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é promover uma reflexão coletiva e aprofundada sobre o processo de aprendizado. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de compartilhar suas experiências e insights, reforçando o conteúdo aprendido. O feedback 360° estimula a autoavaliação e o desenvolvimento de habilidades interpessoais, criando um ambiente de colaboração e crescimento mútuo.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Para iniciar a discussão em grupo, sugira que cada grupo apresente seus projetos concluídos (Histórias no Instagram, Podcast dos Antepassados ou Jogo de Memória Histórica). Incentive os alunos a compartilhar não apenas o produto final, mas também o processo de criação, desafios encontrados e como solucionaram problemas. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

"Agora que todos concluíram suas atividades, vamos compartilhar nossas experiências. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar seu projeto e contar um pouco sobre o que aprenderam durante o processo. Gostaria que vocês falassem sobre o tema que escolheram, como coletaram as informações e qualquer desafio interessante que enfrentaram e superaram."

Reflexões

1. ️ O que mais surpreendeu vocês ao coletar as histórias da família/comunidade? 2.Como vocês acham que essas atividades ajudaram a fortalecer o senso de identidade e comunidade entre vocês? 3.Quais diferenças e semelhanças vocês observaram nas histórias coletadas por diferentes grupos?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a participarem de uma sessão de feedback 360°. Cada aluno deve receber feedback construtivo dos membros do grupo com quem trabalhou. Explique a importância de fornecer feedback respeitoso e útil, destacando pontos fortes e áreas de melhoria. Utilize frases como: "Eu gostei muito de como você...", "Uma sugestão que eu tenho é...", "Algo que poderia ser melhorado é...".

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado de forma leve e conectada ao cotidiano dos alunos. O resumo divertido ajuda a relembrar os principais conteúdos, enquanto a conexão com o mundo atual e as aplicações práticas reforçam a relevância das atividades realizadas. Isso tudo promove uma reflexão sobre a importância de registrar e valorizar nossas histórias de forma inovadora e atualizada.

Resumo

Resumo da Aula: Hoje, todos se tornaram documentaristas e historiadores digitais! Exploramos como histórias familiares e comunitárias são compiladas e registradas. Usamos o Instagram para criar linhas do tempo visuais, criamos podcasts emocionantes e desenvolvemos um jogo de memória cheio de história! Isso tudo nos mostrou que registrar nosso passado pode ser tão divertido quanto jogar um jogo ou postar uma foto legal!

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual: Em um mundo repleto de redes sociais e multimídia, saber como coletar, compilar e compartilhar histórias se tornou uma habilidade essencial. As plataformas digitais, como Instagram e podcasts, permitem que nossas histórias pessoais ganhem vida de formas criativas e acessíveis, conectando-nos com pessoas de todas as partes do mundo. Entender como documentar e compartilhar nossas experiências nos torna cidadãos digitais mais conscientes e engajados.

Na Prática

️ Aplicações no Dia a Dia: Registrar histórias familiares e comunitárias não é apenas uma atividade escolar; é um jeito de fortalecer laços, entender nossas raízes e preservar memórias para futuras gerações. Seja através de um post no Instagram, um episódio de podcast ou um divertido jogo educativo, essas habilidades podem ser usadas para conectar pessoas, compartilhar culturas e valorizar nosso patrimônio pessoal e coletivo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies