Entrar

Plano de aula de Classificação de Eventos

Matemática

Original Teachy

'EF01MA20'

Classificação de Eventos

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Classificação de Eventos

Palavras ChaveClassificação de Eventos, Matemática, Probabilidade, Metodologia Digital, Ensino Fundamental, Eventos do Acaso, Acontecerá com Certeza, Talvez Aconteça, Impossível Acontecer, Atividades Práticas, Engajamento, Interatividade, Redes Sociais, Pensamento Crítico, Colaboração, Contexto Real, Ferramentas Digitais, Aprendizado Divertido
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Acesso à Internet, Plataforma de Redes Sociais Fictícias, Aplicativo ou Plataforma de Caça ao Tesouro Digital, Ferramentas para Criação de Vídeos (ex: aplicativo TikTok), Material para Anotações, Projetor ou Tela Grande para Apresentações, Recursos Visuais (imagens, vídeos, emojis)
Códigos BNCCEF01MA20: Classificar eventos envolvendo o acaso, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível acontecer”, em situações do cotidiano.; EF02MA21: Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaCombinatória, Probabilidade e Estatística

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para a aula, garantindo que compreendam os conceitos básicos de classificação de eventos do acaso. Isso permitirá que eles participem ativamente das atividades práticas, aplicando suas habilidades em contextos reais e digitais de forma crítica e consciente.

Objetivos principais:

1. Compreender a classificação de eventos do acaso, categorizando-os em 'acontecerá com certeza', 'talvez aconteça' e 'é impossível acontecer'.

2. Desenvolver a habilidade de aplicar o conhecimento de eventos do acaso em atividades práticas e cotidianas.

3. Incentivar o pensamento crítico dos alunos na avaliação da probabilidade de diferentes eventos.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a colaboração entre os alunos através de discussões em grupo.
  2. Engajar os alunos em atividades que conectem os conceitos de probabilidade com suas experiências diárias e interações digitais.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para a aula, garantindo que compreendam os conceitos básicos de classificação de eventos do acaso. Isso permitirá que eles participem ativamente das atividades práticas, aplicando suas habilidades em contextos reais e digitais de forma crítica e consciente.

Aquecendo

Inicie a aula explicando brevemente que a classificação de eventos nos ajuda a compreender e prever o que é provável, possível ou impossível de acontecer. Destaque a importância dessa habilidade no dia a dia, como prever o tempo, planejar eventos ou entender jogos de azar. Em seguida, instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a probabilidade dos eventos que ocorrem no cotidiano. Eles devem compartilhar esses fatos com a turma, promovendo um início interativo e engajador para a aula.

Reflexões Iniciais

1. O que significa dizer que um evento 'acontecerá com certeza'?

2. Pode-se dar um exemplo de um evento que 'talvez aconteça'?

3. Quais são alguns eventos que são 'impossíveis de acontecer'?

4. Como podemos usar a classificação de eventos para tomar decisões no dia a dia?

5. Vocês acham que as redes sociais podem influenciar nossa percepção de probabilidade? Como?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos oportunidades criativas e interativas de aplicar e aprofundar seus conhecimentos sobre a classificação de eventos do acaso. Utilizando ferramentas digitais e metodologias ativas, os alunos serão incentivados a colaborar, pensar criticamente e conectar os conceitos de probabilidade com suas experiências do cotidiano.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  O Influenciador Previsor 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de classificar eventos do acaso e comunicar essas classificações de forma clara e criativa, integrando conceitos matemáticos com a realidade digital.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos assumirão o papel de influenciadores digitais que devem prever eventos para seus seguidores. Usando celulares e computadores, os grupos criarão postagens em redes sociais (fictícias) apresentando eventos classificados como 'acontecerá com certeza', 'talvez aconteça' e 'é impossível acontecer'.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá uma temática para suas postagens, como previsão do tempo, eventos esportivos ou tendências de moda.

  • Usando redes sociais fictícias, os grupos criarão postagens para cada um dos três tipos de eventos: 'acontecerá com certeza', 'talvez aconteça' e 'é impossível acontecer'.

  • Incentive o uso de imagens, emojis, vídeos curtos e elementos gráficos para tornar as postagens mais atrativas.

  • Cada grupo apresentará suas postagens para a turma, explicando a classificação dos eventos e o raciocínio por trás de suas escolhas.

  • Após as apresentações, promova uma discussão sobre como a percepção das probabilidades pode influenciar a tomada de decisões.

Atividade 2 -  Aventura Gamificada: Caçadores de Probabilidade 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar a aplicação prática dos conceitos de classificação de eventos do acaso em um ambiente lúdico e colaborativo, estimulando o trabalho em equipe e o pensamento crítico.

- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro digital onde deverão classificar eventos diferentes baseados em pistas dadas através de um aplicativo ou plataforma digital. Cada evento será classificado como 'acontecerá com certeza', 'talvez aconteça' e 'é impossível acontecer'.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Escolha ou desenvolva uma plataforma de caça ao tesouro digital que permita a inserção de pistas e perguntas.

  • Crie uma série de pistas e eventos que os alunos precisarão classificar conforme a probabilidade de ocorrência.

  • Oriente os alunos a colaborarem entre si para encontrar as pistas e classificá-las corretamente.

  • Cada acerto dará pontos aos grupos, que poderão ser acompanhados em um ranking online.

  • No final da atividade, faça uma revisão das classificações, corrigindo possíveis erros e discutindo os raciocínios aplicados.

Atividade 3 -  Desafio TikTok: Dancinha da Probabilidade 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a compreensão dos conceitos de probabilidade de eventos de forma criativa e interativa, utilizando plataformas populares entre os alunos para aumentar o engajamento e a retenção de conhecimento.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão vídeos curtos no estilo TikTok onde apresentarão desafios de probabilidade. Cada grupo escolherá eventos para classificar enquanto fazem uma dança ou criam uma performance divertida, explicando suas classificações.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá alguns eventos do cotidiano para classificar.

  • Os alunos deverão criar uma dancinha ou performance no estilo TikTok que inclua a explicação sobre a probabilidade dos eventos: 'acontecerá com certeza', 'talvez aconteça' e 'é impossível acontecer'.

  • Incentive o uso de música, efeitos e narrativas criativas para engajar o público.

  • Os grupos compartilharão seus vídeos na turma, e todos poderão comentar e discutir as classificações apresentadas.

  • Discuta como a apresentação do conteúdo em um formato tão popular pode ajudar na compreensão e retenção do conhecimento.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos através da reflexão e do compartilhamento de experiências. Ao discutir em grupo e receber feedbacks construtivos, os alunos terão a oportunidade de reforçar seus conhecimentos, aprender com diferentes perspectivas e desenvolver habilidades de comunicação e colaboração. Essa etapa visa garantir que os conceitos abordados sejam internalizados de maneira significativa, preparando os alunos para aplicar esses conhecimentos em contextos reais.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Inicie a discussão em grupo convidando os alunos a compartilharem suas experiências durante as atividades. Use o seguinte roteiro:

  1. Introdução: Pergunte aos alunos como foi a experiência de trabalhar em equipe e usar ferramentas digitais para classificar eventos do acaso.
  2. Compartilhamento: Cada grupo deve apresentar um resumo da sua atividade, explicando as classificações de eventos que fizeram e os raciocínios por trás dessas classificações.
  3. Desafios e Soluções: Peça aos grupos para compartilhar qualquer dificuldade que encontraram e como resolveram esses desafios.
  4. Aprendizado: Incentive os alunos a refletir sobre o que aprenderam com esta atividade e como podem aplicar esse conhecimento em outras situações cotidianas.

Reflexões

1.Como a classificação de eventos ajudou você a entender melhor a probabilidade de diferentes situações no dia a dia? 2.Houve alguma surpresa ao classificar certos eventos? Por quê? 3.De que maneira as redes sociais ou plataformas digitais influenciaram a forma como você pensou sobre os eventos do acaso?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a fornecerem feedback construtivo uns aos outros. Cada aluno deve receber um feedback de seus colegas de grupo respondendo às seguintes perguntas:

  1. Colaboração: Como o colega contribuiu para o trabalho em equipe?
  2. Criatividade: De que maneira o colega trouxe ideias criativas durante as atividades?
  3. Aprendizado: O que você aprendeu com a participação do seu colega?

Oriente a turma para que o feedback seja sempre respeitoso e focado no crescimento, destacando pontos positivos e sugerindo áreas de melhoria de forma gentil.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, reforçando a conexão dos conceitos de probabilidade com o mundo real e cotidiano dos alunos. Isso garante que os aprendizados sejam significativos e aplicáveis fora da sala de aula, promovendo uma compreensão prática e duradoura. 易

Resumo

 Resumo Animado da Aula: Hoje, fizemos uma viagem incrível pelo mundo da probabilidade! Descobrimos como classificar eventos em 'acontecerá com certeza', 'talvez aconteça' e 'é impossível acontecer'. Jogamos de influenciadores digitais prevendo o futuro, nos aventuramos em uma caça ao tesouro digital e até criamos vídeos estilo TikTok para falar sobre probabilidade. Foi uma verdadeira maratona de diversão e aprendizado! ✨

No Mundo

No Mundo Atual: Na era das redes sociais, onde somos bombardeados por informações e previsões a todo momento, entender a probabilidade dos eventos nos torna cidadãos mais críticos e preparados. Saber se algo é certo, possível ou impossível nos ajuda a navegar em um oceano de dados, prever tendências e tomar decisões mais informadas. 

Na Prática

Aplicações: Compreender a classificação de eventos é essencial no nosso dia a dia. Desde prever o tempo para escolher a roupa adequada, decidir se levamos um guarda-chuva ou calcular as chances de ganhar em um jogo, essas habilidades matemáticas se aplicam em várias situações, ajudando-nos a planejar melhor e evitar surpresas. ☔

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies