Entrar

Plano de aula de Comparação de Tamanhos: Comprimento de Lados

Matemática

Original Teachy

'EF02MA16'

Comparação de Tamanhos: Comprimento de Lados

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de comprimento e a necessidade de medir objetos em matemática.
  2. Identificar e comparar diferentes comprimentos de lados de objetos do dia a dia.
  3. Desenvolver habilidades de medição usando unidades de medidas não padronizadas (ex: palmas, passos, canetas).

Para atingir esses objetivos, o professor irá utilizar uma abordagem prática e lúdica, envolvendo os alunos em atividades de medição, comparação e discussão. O objetivo é que os alunos possam internalizar esses conceitos matemáticos de forma divertida e significativa.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrando conteúdos: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre o conceito de formas geométricas, especialmente os quadrados e retângulos. Ele pode mostrar alguns exemplos de objetos que os alunos conhecem e que possuem essas formas, como a janela, a lousa, as mesas, etc. O professor também pode relembrar a diferença entre formas 2D e 3D.

  2. Situações Problema: O professor então apresenta duas situações-problema que irão despertar a curiosidade dos alunos e introduzir a importância de medir comprimentos. Por exemplo:

    • "Vocês já notaram que existem diferentes tamanhos de quadros na sala de aula? Como podemos saber qual é o maior e qual é o menor sem tocar neles?"
    • "Quantos passos vocês acham que são necessários para atravessar a sala de aula de um lado para o outro? E para atravessar o corredor da escola?"
  3. Contextualização: Em seguida, o professor contextualiza a importância da medição de comprimentos no dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar situações simples, como a escolha de um livro na biblioteca com base em seu tamanho, ou a necessidade de medir a distância para atravessar uma rua com segurança.

  4. Introduzindo o tópico: Para introduzir o tópico de maneira divertida, o professor pode propor dois desafios:

    • "Desafio 1: Quantas palmas de mão são necessárias para medir a altura de um colega de sala?"
    • "Desafio 2: Quantos passos são necessários para medir o comprimento da sala de aula?"

Esses desafios vão preparar o terreno para a atividade prática que se seguirá, onde os alunos terão a oportunidade de medir e comparar comprimentos de maneira concreta e lúdica.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Durante essa etapa, os alunos serão convidados a participar de atividades práticas que envolvem a medição de comprimentos e a comparação de tamanhos. O professor pode escolher uma ou mais atividades, dependendo do tempo disponível e da dinâmica da turma. As atividades propostas são:

  1. Medindo com os Pés: O professor distribui pares de meias para cada grupo de alunos e marca um ponto de partida. Os alunos, então, um de cada vez, colocam o pé na meia, retiram e colocam novamente na frente da meia. Isso é repetido até que eles cheguem ao outro lado da sala. Eles contam quantas vezes tiveram que fazer isso e o professor registra na lousa. O professor pode então perguntar quantos "pés" é necessário para atravessar a sala. Esta atividade ajuda os alunos a entenderem o conceito de comprimento e a comparar diferentes comprimentos de maneira lúdica.

  2. Medindo com os Passos: Esta atividade é semelhante à anterior, mas em vez de usar meias, os alunos dão passos para atravessar a sala. O professor marca o local do primeiro passo e os alunos dão passos até que cheguem ao outro lado da sala. O número de passos necessários é contado e comparado com o número de passos dos colegas. Esta atividade ajuda os alunos a entenderem que diferentes pessoas têm diferentes comprimentos de passo e que a medida pode variar.

  3. Medindo com a Régua: O professor divide a sala em grupos de 4 ou 5 alunos e dá a cada grupo uma régua. Os alunos são instruídos a medir o comprimento de diferentes objetos da sala de aula, como a lousa, a mesa, o livro, etc. Eles registram suas medidas e compartilham com a turma. O professor reforça a importância de medir do mesmo ponto inicial até o final para obter uma medida precisa. Esta atividade ajuda os alunos a entenderem como usar uma régua para medir comprimentos e a comparar diferentes medidas.

Durante todas as atividades, o professor deve circular pela sala, fazendo perguntas para guiar a compreensão dos alunos e corrigir eventuais erros. É importante que o professor enfatize que não há respostas certas ou erradas nessas atividades, pois o objetivo é desenvolver a habilidade de medir e comparar tamanhos de maneira lúdica e significativa.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas por cada equipe. Ele pode começar perguntando a cada grupo o que eles mediram e como fizeram isso. Em seguida, o professor pode pedir aos alunos que compartilhem suas descobertas e observações. Por exemplo, se os alunos mediram o comprimento da sala, eles podem notar que as medidas variaram um pouco de grupo para grupo, o que é uma oportunidade para discutir a importância de uma medição precisa e consistente.

  2. Conexão com a Teoria: Em seguida, o professor deve conectar as atividades práticas realizadas com a teoria. Ele pode perguntar aos alunos como eles acreditam que a atividade de medir com os pés ou com os passos se relaciona com a medição de comprimento na matemática. O professor pode explicar que, na matemática, usamos unidades de medida padronizadas, como centímetros e metros, mas que em situações do dia a dia, podemos usar medidas não padronizadas, como os pés ou os passos, para fazer estimativas.

  3. Reflexão Final: Para concluir a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples para guiar essa reflexão:

    • "Como as atividades de medição e comparação de tamanhos que realizamos hoje podem nos ajudar em situações do dia a dia?"
    • "O que vocês acharam mais interessante na aula de hoje?"
  4. Feedback do Professor: O professor então dá um breve feedback sobre o desempenho dos alunos, elogiando seus esforços e destacando as habilidades que eles demonstraram durante as atividades. Ele também pode sugerir maneiras de os alunos continuarem praticando essas habilidades em casa, como medir o comprimento de objetos em diferentes cômodos da casa, por exemplo.

  5. Encerramento da Aula: Por fim, o professor encerra a aula reforçando a importância de medir e comparar tamanhos em matemática e na vida cotidiana. Ele pode dizer, por exemplo, que entender comprimentos ajuda em atividades como construir uma torre de blocos, organizar livros em uma estante ou até mesmo escolher o tamanho de uma roupa para comprar.

Lembrando que o tempo estimado para essa etapa pode variar dependendo do ritmo da turma e do número de grupos formados. O importante é que todos os alunos tenham a oportunidade de compartilhar suas descobertas e reflexões, e que a aula termine de forma positiva e produtiva.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Revisão dos Conteúdos: O professor inicia a conclusão da aula relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Ele pode fazer isso de maneira interativa, pedindo aos alunos que compartilhem o que eles lembram sobre a importância de medir e comparar comprimentos, e como eles fizeram isso durante as atividades práticas. O professor pode também revisar brevemente os conceitos de comprimento, formas geométricas e unidades de medida, garantindo que os alunos tenham um entendimento claro desses conceitos antes de encerrar a aula.

  2. Conexão entre Teoria e Prática: O professor então explica como a aula conectou a teoria e a prática. Ele pode mencionar que, durante as atividades, os alunos tiveram a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos de comprimento e medição de maneira concreta. Além disso, o professor pode destacar que as atividades práticas permitiram aos alunos ver a matemática em ação, tornando-a mais relevante e significativa para eles.

  3. Materiais Extras: Para aprofundar o entendimento dos alunos sobre o tópico da aula, o professor pode sugerir alguns materiais extras para estudo em casa. Por exemplo, ele pode recomendar livros sobre matemática para crianças que incluam seções sobre medição e comparação de tamanhos. O professor também pode sugerir jogos educativos online que envolvam a prática de medir e comparar tamanhos. Além disso, o professor pode propor que os alunos realizem atividades práticas em casa, como medir o comprimento de objetos em diferentes cômodos da casa ou fazer estimativas de comprimento usando partes do corpo ou objetos não padronizados.

  4. Importância do Assunto: Por fim, o professor conclui a aula enfatizando a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar que a habilidade de medir e comparar tamanhos é útil em muitas situações cotidianas, como cozinhar (por exemplo, medir ingredientes), construir (por exemplo, marcar o comprimento de uma prateleira) e até mesmo brincar (por exemplo, montar um quebra-cabeça). O professor também pode destacar que a matemática é uma ferramenta poderosa para entender e explorar o mundo ao nosso redor, e que as habilidades aprendidas na aula de hoje são apenas o começo de uma jornada de descoberta e aprendizado contínuos.

Com essa conclusão, o professor encerra a aula de maneira clara, reforçando os principais pontos aprendidos e motivando os alunos a continuar explorando o fascinante mundo da matemática.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies