Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Deslocamento de Objetos e Pessoas

Avatar padrão

Lara da Teachy


Matemática

Original Teachy

'EF02MA12'

Deslocamento de Objetos e Pessoas

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do deslocamento: Os alunos devem ser capazes de entender o conceito de deslocamento, que envolve a ideia de mover objetos ou pessoas de um lugar para outro. Eles devem ser capazes de identificar exemplos de deslocamento em situações do dia a dia, tanto em termos de objetos (como o deslocamento de um brinquedo de uma estante para uma caixa de brinquedos) quanto de pessoas (como o deslocamento de um aluno da sala de aula para casa).

  2. Identificação de distâncias: Os alunos devem ser capazes de identificar e comparar distâncias, compreendendo que o deslocamento pode ser maior ou menor dependendo da distância percorrida. Eles devem ser capazes de utilizar termos como "longe", "perto", "mais longe" e "mais perto" para descrever as distâncias envolvidas em diferentes situações de deslocamento.

  3. Resolução de problemas de deslocamento: Os alunos devem ser capazes de resolver problemas simples de deslocamento, utilizando a lógica matemática básica e o conhecimento de distâncias adquirido. Eles devem ser capazes de aplicar o conceito de deslocamento para responder a perguntas como "Se eu andar 2 passos para a frente e depois 1 para trás, onde estarei?" ou "Se eu pegar o ônibus na minha casa e descer na escola, qual será o meu deslocamento?".

Objetivos secundários:

  • Desenvolvimento de habilidades de observação: Os alunos devem desenvolver a capacidade de observar o mundo ao seu redor e identificar exemplos de deslocamento e distância.
  • Estímulo à resolução de problemas: Ao resolver problemas de deslocamento, os alunos serão incentivados a usar o pensamento lógico e a aplicar o que aprenderam para chegar a uma solução.
  • Fomento ao pensamento espacial: Ao explorar o conceito de deslocamento, os alunos estarão praticando o pensamento espacial, que é a habilidade de entender e representar objetos e movimentos no espaço.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conceitos prévios: O professor começa a aula relembrando conceitos básicos de Matemática que são necessários para o entendimento do assunto do dia. Isso pode incluir conceitos como contagem, adição e subtração, que são fundamentais para a resolução dos problemas de deslocamento que serão apresentados. O professor pode fazer isso através de perguntas interativas, como "Quantos passos você dá para chegar à porta da sala de aula?" ou "Se você andar 3 passos para a frente e depois 2 passos para trás, onde você estará?".

  2. Situações problemas: O professor introduz o tópico de deslocamento apresentando duas situações problemas. A primeira pode ser: "Imaginem que vocês estão brincando de esconde-esconde. Se vocês saírem da sala de aula e se esconderem no pátio, vocês terão que se deslocar. O que é isso de se deslocar?". A segunda situação pode ser: "Se vocês quiserem pegar um brinquedo que está na estante, o que vocês precisam fazer? Vocês precisam se deslocar? Por quê?".

  3. Contextualização com o dia a dia: O professor explica que o deslocamento é algo que fazemos todos os dias, mesmo que não percebamos. Por exemplo, quando vamos da nossa casa para a escola, estamos nos deslocando. Quando pegamos um objeto que está longe de nós, também nos deslocamos. O professor pode pedir para os alunos identificarem outras situações de deslocamento em suas vidas.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para tornar o assunto mais interessante, o professor pode compartilhar algumas curiosidades. Pode mencionar que algumas pessoas passam a vida estudando o deslocamento, e elas são chamadas de geógrafos. Também pode mencionar que, no passado, as pessoas usavam mapas e bússolas para se orientarem e se deslocarem, e que hoje em dia usamos o GPS. O professor pode perguntar aos alunos se eles sabem o que é um GPS e como ele funciona.

  5. Introdução do tópico: O professor introduz o tópico da aula, explicando que eles irão aprender sobre deslocamento, que é o ato de mover pessoas ou objetos de um lugar para outro. Eles irão explorar como as distâncias afetam o deslocamento e como podem resolver problemas de deslocamento usando a Matemática. O professor deve enfatizar que o deslocamento é uma parte importante do nosso dia a dia, e que entender como ele funciona pode nos ajudar a entender melhor o mundo ao nosso redor.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Atividade 1: Passo a passo pelo labirinto

  1. Materiais: O professor precisará de um grande pedaço de cartolina ou papel, canetas coloridas e fita adesiva. Ele desenhará um labirinto simples no papel e marcará pontos de partida e chegada.

  2. Preparação: Antes da aula, o professor dividirá a turma em pequenos grupos de 3 a 5 alunos. Ele criará vários labirintos em pedaços separados de papel, de modo que cada grupo tenha um labirinto para resolver.

  3. Passo a passo pelo labirinto: O professor explicará as regras do jogo. Cada grupo receberá um labirinto para resolver. Eles terão que começar no ponto de partida e encontrar um caminho para o ponto de chegada. Eles farão isso desenhando uma linha contínua de caneta do ponto de partida ao ponto de chegada, sem tocar nas paredes do labirinto. O único truque é que eles terão que desenhar o caminho de um passo de cada vez, em vez de planejar todo o caminho de uma vez.

  4. Conexão com a matéria: O professor explicará que o labirinto é como um pequeno mapa. Os alunos precisam "se deslocar" de um ponto a outro. O desafio é pensar em cada passo e em como ele afeta o caminho geral. Isso é semelhante ao deslocamento, onde cada passo muda a nossa posição.

Atividade 2: Corrida dos objetos

  1. Materiais: O professor precisará de uma caixa de brinquedos ou de diferentes objetos, como livros, lápis, bolas, etc.

  2. Preparação: O professor dividirá a turma em duas equipes. Ele espalhará os objetos pela sala de aula ou pátio (se possível) e marcará duas linhas de partida e chegada.

  3. Regras do Jogo: O professor explicará que cada equipe terá que "se deslocar" da linha de partida até a linha de chegada, pegando um objeto e colocando-o na linha de chegada, um de cada vez. A equipe que conseguir fazer isso primeiro, vence.

  4. Conexão com a matéria: O professor explicará que essa atividade é semelhante ao deslocamento de objetos que eles fazem em suas casas. Cada objeto tem que ser "deslocado" de um lugar para outro. Eles podem pensar na estratégia para ganhar o jogo e como o deslocamento de diferentes objetos pode afetar o resultado.

Atividade 3: Jogo do Tesouro

  1. Materiais: O professor precisará de pequenos objetos (como brinquedos, moedas, etc.) e um lenço.

  2. Preparação: O professor esconderá os objetos em diferentes lugares na sala de aula ou na área de jogo (se ao ar livre). Ele marcará um ponto de partida e esconderá os objetos.

  3. Regras do Jogo: O professor explicará que os alunos terão que "se deslocar" para encontrar os objetos escondidos. Um aluno será vendado com o lenço e terá que andar um certo número de passos em diferentes direções, girar e tentar encontrar o objeto. Os outros alunos podem dar instruções, mas não podem tocar no vendedor.

  4. Conexão com a matéria: O professor explicará que o jogo do tesouro é uma maneira divertida de aprender sobre deslocamento e distância. Cada passo que o vendedor dá muda a sua posição e a posição do objeto em relação a ele. Os alunos podem pensar em como podem usar o deslocamento e a distância para encontrar o objeto mais rapidamente.

Em todas as atividades, o professor deve ficar atento para ajudar os alunos a fazerem as conexões com o deslocamento e a distância, e como eles podem usar essas ideias para resolver problemas de deslocamento em situações do dia a dia.

Retorno (10 - 15 minutos)

Discussão em Grupo

  1. Compartilhando experiências: O professor pede que cada grupo compartilhe suas soluções e estratégias para as atividades realizadas. Eles devem explicar como resolveram o labirinto, como se deslocaram na Corrida dos Objetos e como tentaram encontrar o tesouro no Jogo do Tesouro. Esta etapa permite que os alunos aprendam uns com os outros e vejam diferentes maneiras de abordar os problemas de deslocamento.

  2. Conexão com a teoria: O professor, em seguida, faz perguntas que ajudam a conectar as atividades práticas com a teoria. Por exemplo, "Como o deslocamento de um objeto afeta a distância que você tem que percorrer?". Ou "Como o deslocamento de um passo de cada vez no labirinto é semelhante ao deslocamento na vida real?".

  3. Reflexão sobre o aprendizado: O professor faz duas perguntas para que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. Primeiro, ele pergunta: "Como o deslocamento e a distância afetam a maneira como vocês resolvem problemas?" e depois, "Como vocês podem aplicar o que aprenderam sobre deslocamento e distância em suas vidas fora da sala de aula?". Os alunos devem ter um momento para pensar sobre essas perguntas e, em seguida, compartilhar suas respostas com a classe.

Revisão da Teoria

  1. Resumo da aula: O professor faz um resumo dos principais pontos discutidos durante a aula. Ele reitera a definição de deslocamento, a importância de entender a distância percorrida e a aplicação desses conceitos em situações do dia a dia.

  2. Revisão da teoria: O professor reforça a conexão entre a teoria e as atividades práticas. Ele pode dizer, por exemplo: "Nas atividades que fizemos, pudemos ver como o deslocamento e a distância afetam a maneira como nos movemos de um lugar para outro. No labirinto, tínhamos que pensar em cada passo para encontrar o caminho certo, e na Corrida dos Objetos, tínhamos que considerar a distância para chegar à linha de chegada. No Jogo do Tesouro, tínhamos que nos deslocar para encontrar o tesouro".

  3. Materiais extras: O professor pode recomendar alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o deslocamento e a distância. Isso pode incluir livros, jogos online, vídeos educativos, etc.

Reflexão Final

  1. Momento de reflexão: O professor pede que os alunos reflitam silenciosamente sobre o que aprenderam na aula. Ele faz duas perguntas simples: "O que foi a coisa mais interessante que vocês aprenderam hoje sobre deslocamento e distância?" e "O que vocês ainda têm dúvidas ou gostariam de aprender mais sobre o deslocamento e a distância?".

  2. Feedback para o professor: O professor encoraja os alunos a compartilharem suas respostas com a classe. Ele reforça que todas as perguntas e comentários são válidos e úteis para o aprendizado. O professor pode anotar as dúvidas e perguntas dos alunos para planejar futuras aulas e atividades.

  3. Encerramento da aula: O professor agradece a participação dos alunos e encerra a aula, reiterando a importância do deslocamento e da distância em nossas vidas e incentivando os alunos a continuarem explorando esses conceitos em seus estudos e brincadeiras.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Quadriláteros: Trapézio
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Área do Trapézio
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Ativa | Ângulos Inscritos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Relações Volumétricas
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies