Entrar

Plano de aula de Equivalência de Valores: Moedas e Cédulas

Matemática

Original Teachy

'EF02MA20'

Equivalência de Valores: Moedas e Cédulas

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Equivalência de Valores: Moedas e Cédulas

Palavras Chavemoedas, cédulas, sistema monetário brasileiro, equivalência de valores, tecnologias digitais, aprendizagem ativa, feira virtual, influenciadores digitais, educação financeira, trabalho em grupo, realidade aumentada
Materiais Necessárioscelulares ou tablets com acesso à internet, aplicativos de simulação de vendas, redes sociais (Instagram, TikTok), aplicativo de geolocalização ou realidade aumentada, papel e caneta para anotações, dispositivos para gravação de vídeo
Códigos BNCCEF02MA20: Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara dos objetivos de aprendizagem relacionados à equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro. Ao definir claramente o que se espera que os alunos saibam e possam fazer ao término da aula, o professor poderá dirigir as atividades de maneira mais focada e eficiente, garantindo que os alunos compreendam profundamente o tópico.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever as moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.

2. Comparar e estabelecer equivalências entre diferentes valores de moedas e cédulas.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar o uso de tecnologias digitais para a pesquisa e entendimento de conceitos monetários.
  2. Estimular o trabalho colaborativo e a comunicação entre os alunos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos no tema da aula e ativar seus conhecimentos prévios sobre o sistema monetário brasileiro. Ao utilizar seus celulares para buscar fatos interessantes, os alunos começam a ver a relevância do tema no contexto moderno e digital. As perguntas chave incentivam o pensamento crítico e a participação ativa, preparando os alunos para as atividades práticas que virão a seguir.

Aquecendo

O sistema monetário brasileiro é composto por uma variedade de moedas e cédulas, cada uma com seu próprio valor e importância no dia a dia das pessoas. Para iniciar a aula, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre as moedas e cédulas brasileiras. Eles podem procurar informações como a história de uma determinada moeda, curiosidades sobre a fabricação das cédulas ou até mesmo descobrir quem são as personalidades representadas nas notas.

Reflexões Iniciais

1. Quais são as diferentes moedas e cédulas que compõem o sistema monetário brasileiro?

2. Qual a importância de compreender a equivalência entre moedas e cédulas?

3. Que fatos interessantes vocês encontraram sobre as moedas e cédulas brasileiras?

4. Como as moedas e cédulas são usadas nas transações diárias?

5. Por que é importante reconhecer e comparar os valores de diferentes moedas e cédulas?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência de aprendizagem interativa e prática, onde os alunos possam aplicar seus conhecimentos sobre a equivalência de valores entre moedas e cédulas de maneira criativa e contextualizada. Ao trabalhar em grupo e utilizar tecnologias digitais, os alunos se tornam mais engajados e motivados a explorar e compreender o tema.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Feira Digital 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades em identificar e descrever moedas e cédulas, além de comparar e estabelecer equivalências entre diferentes valores, utilizando tecnologias digitais como ferramentas de aprendizagem.

- Descrição: Os alunos irão criar uma feira virtual onde serão os vendedores de diferentes produtos. Eles deverão utilizar aplicativos de simulação de vendas ou até mesmo redes sociais, como Instagram ou TikTok, para criar postagens que mostrem os produtos e seus preços. Em cada grupo, eles terão que listar os produtos, definir os preços em diferentes moedas e cédulas, e mostrar as equivalências necessárias para realizar a compra.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá uma variedade de produtos para vender em sua feira virtual.

  • Utilizando seus celulares e aplicativos ou redes sociais, os alunos criarão postagens ou vídeos mostrando os produtos e seus preços.

  • Os grupos devem calcular e exibir as equivalências entre diferentes valores de moedas e cédulas para cada produto.

  • Os alunos apresentarão suas feiras aos colegas, explicando como chegaram aos preços e equivalências.

Atividade 2 - Caçadores de Tesouros 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a compreensão dos valores das moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro através de uma atividade interativa e lúdica, promovendo o trabalho em equipe e o uso de tecnologias digitais.

- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro digital. Utilizando um aplicativo de geolocalização ou realidade aumentada, cada grupo receberá pistas relacionadas a diferentes valores de moedas e cédulas. As pistas levarão os alunos a 'encontrar' moedas e cédulas escondidas virtualmente pela sala de aula ou até pelo ambiente escolar.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo receberá um dispositivo com um aplicativo de geolocalização ou realidade aumentada.

  • O professor irá fornecer pistas digitais que os grupos devem seguir para encontrar certos valores de moedas e cédulas.

  • À medida que encontrarem os 'tesouros', os alunos devem registrar os valores e calcular as equivalências entre as diferentes moedas e cédulas.

  • No final da atividade, cada grupo apresentará as moedas e cédulas que encontraram e as equivalências que calcularam.

Atividade 3 - Influenciadores Econômicos 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a compreensão dos conceitos de equivalência de valores entre moedas e cédulas de forma criativa e moderna, estimulando a produção de conteúdo digital educativo e o desenvolvimento de habilidades de comunicação.

- Descrição: Os alunos irão se transformar em influenciadores digitais especializados em educação financeira. Em grupos, eles criarão vídeos curtos explicando a equivalência de valores entre moedas e cédulas brasileiras. Os vídeos poderão ser feitos utilizando ferramentas como TikTok ou Instagram Reels, e devem ser criativos e informativos, utilizando elementos visuais e sonoros para explicar os conceitos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá um tema específico relacionado à equivalência de valores entre moedas e cédulas.

  • Utilizando celulares e aplicativos de criação de vídeo, os alunos criarão vídeos curtos (1-3 minutos) explicando o tema escolhido.

  • Os vídeos devem utilizar elementos visuais e sonoros para tornar a explicação clara e envolvente.

  • Os grupos compartilharão seus vídeos com a turma, podendo ser exibidos na sala de aula ou através de uma plataforma digital.

Retorno

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre suas aprendizagens e experiências, compartilhem suas descobertas e recebam feedback construtivo. Isso não só reforça o entendimento dos conceitos trabalhados, como também promove habilidades sociais e de comunicação, além de incentivar uma cultura de colaboração e respeito mútuo.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, explique aos alunos a importância de compartilhar o que aprenderam e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro: 'Vamos agora compartilhar nossas experiências com as atividades de hoje. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar o que aprenderam, as dificuldades que encontraram e como lidaram com elas. Vamos ouvir atentamente e pensar sobre como essas experiências podem nos ajudar a entender melhor a equivalência de valores entre moedas e cédulas.'

Reflexões

1. Quais foram as principais dificuldades que vocês encontraram ao calcular as equivalências entre moedas e cédulas? 2. Como as atividades ajudaram a compreender melhor o sistema monetário brasileiro? 3. De que maneira o uso de tecnologias digitais facilitou ou dificultou o aprendizado deste tema?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360° onde cada aluno recebe feedback de seus colegas de grupo. Oriente-os a serem construtivos e respeitosos. Utilize o seguinte guia: 'Agora, cada grupo irá fornecer feedback para os colegas de grupo. Lembrem-se de ser construtivos e respeitosos. Digam algo positivo sobre a contribuição de cada colega e sugiram uma área em que ele ou ela possa melhorar. Vamos usar isso como uma oportunidade de crescimento para todos.'

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade desta Etapa: A conclusão tem o objetivo de reforçar os principais aprendizados da aula, conectando-os ao mundo real e à vida moderna dos alunos. Além disso, visa motivá-los a continuar explorando o tema fora da sala de aula, mostrando a relevância prática e cotidiana do conhecimento adquirido. ✨

Resumo

Parabéns, jovens economistas!  Hoje, navegamos pelo incrível mundo das moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro. Aprendemos a identificar e descrever cada uma delas, e descobrimos como comparar e estabelecer equivalências entre diferentes valores. Foi um mergulho profundo e divertido no universo das finanças! 

No Mundo

No Mundo Atual: Este conhecimento é super importante no nosso dia a dia, especialmente em um mundo cada vez mais digital. Com a crescente popularidade de transações online e métodos de pagamento digital, compreender como funcionam as moedas e cédulas e suas equivalências é essencial. Vocês estão prontos para usar estas habilidades em compras online, calculando trocos, e até em futuros investimentos! 

Na Prática

Aplicações: Saber calcular a equivalência de valores é uma habilidade prática que usamos todos os dias. Desde fazer compras na padaria até economizar mesada, entender o valor do dinheiro faz toda a diferença. Vocês se tornaram mestres em algo que vai ajudar em tantas situações cotidianas! ️

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies