Entrar

Plano de aula de Equivalência de Valores: Moedas e Cédulas

Matemática

Original Teachy

'EF02MA20'

Equivalência de Valores: Moedas e Cédulas

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Desenvolver a habilidade de identificar e reconhecer diferentes moedas e cédulas brasileiras, assim como seus respectivos valores.
  2. Introduzir o conceito de equivalência de valores, permitindo aos alunos compreenderem que diferentes quantidades de moedas e cédulas podem representar o mesmo valor.
  3. Estimular a habilidade de resolver problemas matemáticos simples envolvendo a combinação de diferentes moedas e cédulas para formar um determinado valor.

Para atingir esses objetivos, o professor irá promover atividades práticas e lúdicas, que permitam aos alunos explorar e manipular as moedas e cédulas de maneira concreta.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Para iniciar a aula, o professor irá relembrar brevemente os alunos sobre a importância do dinheiro em nosso dia a dia. Pode-se fazer perguntas como: "O que podemos fazer com o dinheiro?" e "Por que é importante saber sobre as moedas e cédulas que usamos?" (2 - 3 minutos)

  2. Em seguida, o professor irá apresentar duas situações problemas que serão a base para a introdução do conceito de equivalência de valores. As situações podem ser as seguintes:

    • Situação 1: "Imaginem que vocês querem comprar um lanche na cantina da escola e o lanche custa R$ 5,00. Vocês só têm moedas de R$ 1,00 e R$ 0,50. Quantas moedas de cada valor vocês precisam para comprar o lanche?"

    • Situação 2: "Agora, imaginem que vocês querem comprar um brinquedo na loja que custa R$ 10,00. Vocês só têm cédulas de R$ 2,00 e R$ 5,00. Quantas cédulas de cada valor vocês precisam para comprar o brinquedo?" (3 - 5 minutos)

  3. O professor então explicará que para resolver essas situações problemas, precisamos conhecer bem as moedas e cédulas que usamos, assim como seus valores. Será introduzido o conceito de equivalência de valores, explicando que mesmo que as moedas e cédulas sejam diferentes, elas podem representar o mesmo valor. (3 - 4 minutos)

  4. Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode contar duas curiosidades sobre o dinheiro:

    • Curiosidade 1: "Vocês sabiam que a moeda mais valiosa do mundo é o Dinar do Kuwait? Uma única moeda de Dinar vale mais de R$ 13,00!"

    • Curiosidade 2: "E que a nota de dinheiro mais valiosa do mundo é a nota de 100.000 Dólares de Singapura? Ela vale cerca de R$ 300.000,00!" (2 - 3 minutos)

Com essa introdução, os alunos estarão preparados para explorar e entender o conceito de equivalência de valores de maneira lúdica e prática, através de atividades interativas e desafiadoras.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Jogo da memória das moedas e cédulas (10 - 12 minutos)

    • Nesta atividade, o professor irá dividir a turma em grupos de quatro a cinco alunos e entregar a cada grupo um conjunto de cartas que representam diferentes moedas e cédulas brasileiras. As cartas serão previamente preparadas pelo professor, contendo imagens das moedas e cédulas de diferentes valores.

    • O objetivo do jogo é que os alunos encontrem as cartas que representam a mesma quantidade de dinheiro. Por exemplo, se encontrarem uma carta de R$ 5,00, precisam encontrar a carta de R$ 5,00 em outra moeda ou cédula.

    • Cada grupo deve formar o maior número possível de pares de cartas com o mesmo valor. Ao final do jogo, o grupo que tiver o maior número de pares de cartas vence.

    • O jogo da memória é uma atividade lúdica que ajuda os alunos a identificar e reconhecer diferentes moedas e cédulas. Ao mesmo tempo, eles irão desenvolver a habilidade de identificar a equivalência de valores.

  2. Lojinha de brinquedos (10 - 13 minutos)

    • Neste jogo de simulação, o professor irá organizar uma "lojinha" na sala de aula, com diferentes brinquedos, cada um com um preço.

    • O professor dará a cada aluno uma determinada quantidade de "dinheiro" (moedas e cédulas de papelão, por exemplo) e os alunos poderão escolher os brinquedos que desejam comprar, pagando com o dinheiro que possuem.

    • Aqui, a ideia é que os alunos tenham que fazer a combinação de moedas e cédulas para atingir o valor necessário para comprar o brinquedo desejado. Por exemplo, se um brinquedo custa R$ 7,00, o aluno pode pagar com uma cédula de R$ 5,00 e duas moedas de R$ 1,00.

    • O professor irá auxiliar os alunos a fazerem as combinações corretas e irá reforçar a ideia de equivalência de valores. Ao final da atividade, os alunos terão uma compreensão mais clara de como diferentes moedas e cédulas podem representar o mesmo valor.

Estas atividades permitirão aos alunos explorar e compreender o conceito de equivalência de valores de maneira prática e lúdica. Além disso, irão desenvolver habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico-matemático, enquanto se divertem e interagem com seus colegas de classe.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • Após a conclusão das atividades, o professor irá reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções e descobertas de cada equipe.

    • O professor pode começar perguntando a cada grupo sobre as estratégias que utilizaram para encontrar as cartas correspondentes no Jogo da Memória das moedas e cédulas e para fazer as combinações na Lojinha de Brinquedos.

    • Em seguida, o professor pode propor que os alunos compartilhem algumas das combinações mais interessantes ou criativas que encontraram. Por exemplo, se alguém conseguiu comprar um brinquedo usando apenas moedas de R$ 0,50, ou se alguém conseguiu comprar um brinquedo usando apenas uma cédula de R$ 2,00.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)

    • Depois da discussão, o professor irá conectar as atividades práticas realizadas com a teoria apresentada na introdução da aula. O professor pode perguntar: "Como as atividades que fizemos hoje nos ajudam a entender a equivalência de valores?" e "Como podemos usar o que aprendemos hoje em situações reais?".
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor irá propor que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam. O professor pode fazer duas perguntas simples para orientar a reflexão dos alunos:

      • Pergunta 1: "Qual foi a coisa mais interessante que você aprendeu hoje sobre as moedas e cédulas e a equivalência de valores?"

      • Pergunta 2: "Como você pode usar o que aprendeu hoje em situações do dia a dia, como ir à padaria ou à mercearia com a sua família?"

    • Após a reflexão, o professor pode concluir a aula reforçando os principais pontos aprendidos e elogiando o esforço e a participação de todos os alunos.

Este retorno é uma parte crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar a compreensão dos alunos sobre o tópico e verificar se os objetivos de aprendizagem foram atingidos. Além disso, ajuda a reforçar o aprendizado e a conectar a teoria com a prática, tornando a aula mais significativa e relevante para os alunos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • Nesta etapa, o professor fará um resumo dos principais pontos abordados na aula, reforçando o conceito de equivalência de valores e a importância de conhecermos e compreendermos as moedas e cédulas que usamos.

    • O professor pode perguntar aos alunos para recapitularem o que aprenderam, fazendo perguntas como: "Qual é o conceito de equivalência de valores?" e "Por que é importante conhecermos as moedas e cédulas que usamos?".

  2. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Isso pode incluir sites educativos com jogos interativos sobre moedas e cédulas, livros infantis sobre dinheiro, ou até mesmo atividades para fazer em casa, como simular uma lojinha e brincar de comprar e vender usando moedas e cédulas de brinquedo.
  3. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor irá destacar como a aula conectou a teoria com a prática, explicando que a partir de agora, os alunos poderão aplicar o que aprenderam em situações reais do dia a dia, como fazer compras ou receber troco.

    • O professor pode sugerir que os alunos pratiquem em casa, pedindo para ajudarem a contar o troco em uma compra, por exemplo, ou para ajudarem a separar as moedas na hora de pagar uma conta.

  4. Importância do Assunto (1 minuto)

    • Para finalizar, o professor irá reforçar a importância do assunto abordado na aula, explicando que o conhecimento sobre moedas e cédulas e a equivalência de valores é fundamental para o nosso dia a dia, pois nos ajuda a entender o valor do dinheiro e a fazer transações de forma correta e consciente.

    • O professor também pode explicar que, além disso, o aprendizado sobre dinheiro pode ajudar a desenvolver habilidades importantes, como a resolução de problemas, o raciocínio lógico e a tomada de decisões.

Com esta conclusão, os alunos terão a oportunidade de reforçar o que aprenderam, de aprofundar seus conhecimentos através de materiais complementares e de entender a aplicação prática do que aprenderam. Além disso, a conclusão irá ajudar a encerrar a aula de maneira efetiva, reforçando a relevância do conteúdo e o progresso de aprendizado dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies