Entrar

Plano de aula de Intervalos de Tempo

Matemática

Original Teachy

'EF02MA18'

Intervalos de Tempo

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Intervalos de Tempo

Palavras ChaveIntervalos de Tempo, Relógio, Hora Inicial e Final, Dias, Meses, Semanas, Metodologia Ativa, Redes Sociais, Ferramentas Digitais, Realidade Aumentada, Scratch, Gamificação, Trabalho em Equipe, Feedback, Engajamento
Materiais NecessáriosCelulares ou Tablets, Computadores com acesso à internet, Aplicativo de Edição de Imagem e Vídeo (Canva ou Adobe Spark), Aplicativo de Realidade Aumentada (AR Time Challenge, aplicativo fictício), Plataforma Scratch (scratch.mit.edu), Relógios de parede ou de pulso, Papéis e Canetas para anotações, Projetor ou Tela para apresentações
Códigos BNCCEF02MA18: Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.; EF02MA19: Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer claramente os objetivos da aula para que os alunos entendam o que se espera que eles aprendam e pratiquem sobre a medição de intervalos de tempo. Isso incluirá a capacidade de usar um relógio para medir intervalos de tempo e calcular o número de dias, meses ou semanas necessários para diferentes atividades, alinhando esses conceitos à sua realidade diária.

Objetivos principais:

1. Compreender como medir a duração de um intervalo de tempo usando um relógio.

2. Identificar a hora inicial e final de um evento.

3. Determinar o número de dias, meses ou semanas para completar uma tarefa ou evento.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de resolução de problemas ao aplicar o conhecimento de intervalos de tempo a situações práticas.
  2. Melhorar a capacidade de leitura das horas no relógio e a compreensão de calendários.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início da aula, conectando o tema 'Intervalos de Tempo' à sua realidade diária e incentivando a participação ativa. Isto também ajuda a criar um ambiente de curiosidade e discussão, preparando o terreno para atividades mais profundas durante a aula.

Aquecendo

Aquecimento: Para abrir a aula, explique aos alunos que o tema de hoje é Intervalos de Tempo. Ressalte a importância de entender como medir a duração de diferentes eventos em nossa vida cotidiana, como a duração de um recreio, o tempo de uma viagem, ou até mesmo o tempo que levam para fazer a lição de casa. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a medição de tempo, como a história do primeiro relógio ou como diferentes culturas medem o tempo.

Reflexões Iniciais

1.Perguntas Chave:

2. Por que é importante medir o intervalo de tempo?

3. Como vocês usam o relógio no dia a dia?

4. Alguém sabe dizer como eram medidos os intervalos de tempo antes dos relógios modernos?

5. O que são horas, minutos e segundos? Como eles se relacionam?

6. Quais são os diferentes tipos de relógios que vocês conhecem?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 75 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos apliquem os conceitos de medição de intervalos de tempo de maneira prática e criativa, utilizando tecnologias modernas. Isso não só reforça o conteúdo aprendido, mas também desenvolve habilidades digitais e de trabalho em equipe, tornando o aprendizado mais dinâmico e contextualizado com a realidade dos alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Influenciadores do Tempo

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de comunicar conceitos matemáticos de forma clara e atrativa, utilizando ferramentas digitais modernas e a criatividade dos alunos.

- Descrição: Os alunos criarão uma série de posts para uma rede social fictícia, onde explicarão diferentes intervalos de tempo e como medi-los. Eles devem usar imagens, vídeos e textos curtos para tornar o conteúdo atrativo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve imaginar que é formado por influenciadores digitais cuja missão é ensinar seus seguidores a medir intervalos de tempo.

  • Os alunos usarão seus celulares ou computadores para criar postagens em uma rede social fictícia usando uma plataforma digital de edição de imagem e vídeo, como Canva ou Adobe Spark.

  • Os posts devem abordar diferentes intervalos de tempo, como horas, minutos, dias, semanas e meses. Cada post precisa ser didático e visualmente atraente.

  • Os grupos devem planejar e criar ao menos 5 postagens, incluindo textos explicativos, imagens e/ou pequenos vídeos.

  • Os posts devem ser apresentados à turma. Cada grupo terá 5 minutos para explicar suas escolhas de design e conteúdo.

Atividade 2 - ⏰ Corrida Contra o Tempo

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover o trabalho em equipe e a aplicação prática de conceitos matemáticos em um ambiente lúdico e tecnológico.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo de realidade aumentada (AR) onde precisarão resolver desafios relacionados à medição de intervalos de tempo para avançar no jogo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Os alunos usarão seus celulares para baixar e instalar um aplicativo de realidade aumentada, como 'AR Time Challenge' (aplicativo fictício).

  • Cada grupo deve acessar o jogo e seguir as instruções iniciais para configurar a partida.

  • Os desafios incluirão tarefas como ajustar relógios, calcular intervalos de tempo entre eventos fictícios e resolver problemas de medição de dias, semanas e meses.

  • Os grupos devem colaborar para resolver cada desafio o mais rápido possível, comparando seus tempos ao final do jogo.

  • No fim da atividade, os grupos discutirão as dificuldades encontradas, estratégias utilizadas e como a medição de intervalos de tempo foi aplicada em cada desafio.

Atividade 3 -  Gamificação: Jornada do Tempo

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos ao usar a programação para ensinar conceitos matemáticos, além de desenvolver habilidades de colaboração.

- Descrição: Os alunos criarão um jogo digital simples usando uma ferramenta de criação de jogos como o Scratch, onde os jogadores precisam completar missões relacionadas à medição de intervalos de tempo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve acessar o site do Scratch (scratch.mit.edu) e criar uma conta, se ainda não tiverem.

  • Os alunos devem usar a plataforma Scratch para desenvolver um jogo onde o personagem principal enfrenta desafios que requerem a medição de intervalos de tempo para serem superados.

  • Os desafios no jogo devem incluir tarefas como ajustar relógios, calcular diferenças entre horários e planejar eventos em dias, semanas e meses.

  • Os grupos podem usar tutoriais disponíveis no próprio site do Scratch para aprender a programar os elementos básicos do jogo.

  • Ao final, cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando as ideias por trás das missões e como a medição de intervalos de tempo está integrada na jogabilidade.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é incentivar a reflexão dos alunos sobre o que foi aprendido, compartilhar experiências e promover um ambiente de feedback construtivo. Isso reforça o entendimento dos conceitos trabalhados, melhora a capacidade de comunicação e colaboração, e contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Incentive os grupos a compartilharem seus aprendizados e conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

Comece perguntando aos alunos como foi a experiência de criar os posts, jogar o jogo de realidade aumentada ou criar o jogo no Scratch. Pergunte o que eles aprenderam sobre a medição de intervalos de tempo e como esse conceito se aplica ao cotidiano deles. Solicite que cada grupo apresente um ponto positivo e um desafio enfrentado durante a atividade.

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão: 2. Qual foi o maior desafio que vocês enfrentaram ao aplicar a medição de intervalos de tempo nas atividades? 3. Como as ferramentas digitais (como o Canva, aplicativos de realidade aumentada ou Scratch) ajudaram ou dificultaram o aprendizado? 4. Como vocês acham que poderiam usar o que aprenderam hoje em outras áreas de suas vidas?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua cada aluno a fornecer feedback construtivo e respeitoso para os colegas do grupo com quem trabalhou. Oriente os alunos a abordar os seguintes pontos:

O que o colega fez bem durante a atividade. Algo específico que o colega pode melhorar. Como o colega colaborou para o sucesso do grupo.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar os conceitos aprendidos durante a aula, fazendo uma conexão entre o conteúdo e a vida prática dos alunos. Esse momento permite refletir sobre as aplicações reais do conhecimento adquirido e sua importância no contexto atual, garantindo que o aprendizado se torne significativo e memorável.

Resumo

Resumo: Imagine que vocês são ️‍♂️ detetives do tempo! Durante a aula de hoje, vocês aprenderam a usar relógios, calendários e até a tecnologia  para medir intervalos de tempo. Criaram posts estilosos para redes sociais, participaram de um jogo de realidade aumentada cheio de desafios ⏰ e até se tornaram desenvolvedores de jogos no Scratch ! Cada atividade ajudou a entender como contar horas, dias, semanas e meses pode ser divertido e super útil no dia a dia.

No Mundo

No Mundo: A medição de intervalos de tempo está em todo lugar! Desde a contagem dos minutos no recreio até os grandes eventos que assistimos ao vivo na TV. Na era digital, apps e gadgets nos ajudam a planejar nossas agendas e atingir nossos objetivos. Entender esses conceitos é essencial para não perdermos nenhum compromisso e aproveitarmos melhor nosso tempo.

Na Prática

Aplicações: Saber medir intervalos de tempo importa mais do que imaginamos! Isso ajuda a organizar a rotina, planejar atividades com amigos e família, e até melhorar no cuidado com nossos pets . Além disso, é uma habilidade crucial para a escola e, futuramente, para o trabalho.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies