Plano de Aula | Metodologia Teachy | Intervalos de Tempo
Palavras Chave | Intervalos de Tempo, Relógio, Hora Inicial e Final, Dias, Meses, Semanas, Metodologia Ativa, Redes Sociais, Ferramentas Digitais, Realidade Aumentada, Scratch, Gamificação, Trabalho em Equipe, Feedback, Engajamento |
Materiais Necessários | Celulares ou Tablets, Computadores com acesso à internet, Aplicativo de Edição de Imagem e Vídeo (Canva ou Adobe Spark), Aplicativo de Realidade Aumentada (AR Time Challenge, aplicativo fictício), Plataforma Scratch (scratch.mit.edu), Relógios de parede ou de pulso, Papéis e Canetas para anotações, Projetor ou Tela para apresentações |
Códigos BNCC | EF02MA18: Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.; EF02MA19: Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Matemática |
Unidade Temática | Aritmética |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é estabelecer claramente os objetivos da aula para que os alunos entendam o que se espera que eles aprendam e pratiquem sobre a medição de intervalos de tempo. Isso incluirá a capacidade de usar um relógio para medir intervalos de tempo e calcular o número de dias, meses ou semanas necessários para diferentes atividades, alinhando esses conceitos à sua realidade diária.
Objetivos principais:
1. Compreender como medir a duração de um intervalo de tempo usando um relógio.
2. Identificar a hora inicial e final de um evento.
3. Determinar o número de dias, meses ou semanas para completar uma tarefa ou evento.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades de resolução de problemas ao aplicar o conhecimento de intervalos de tempo a situações práticas.
- Melhorar a capacidade de leitura das horas no relógio e a compreensão de calendários.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início da aula, conectando o tema 'Intervalos de Tempo' à sua realidade diária e incentivando a participação ativa. Isto também ajuda a criar um ambiente de curiosidade e discussão, preparando o terreno para atividades mais profundas durante a aula.
Aquecendo
Aquecimento: Para abrir a aula, explique aos alunos que o tema de hoje é Intervalos de Tempo. Ressalte a importância de entender como medir a duração de diferentes eventos em nossa vida cotidiana, como a duração de um recreio, o tempo de uma viagem, ou até mesmo o tempo que levam para fazer a lição de casa. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a medição de tempo, como a história do primeiro relógio ou como diferentes culturas medem o tempo.
Reflexões Iniciais
1. Perguntas Chave:
2. Por que é importante medir o intervalo de tempo?
3. Como vocês usam o relógio no dia a dia?
4. Alguém sabe dizer como eram medidos os intervalos de tempo antes dos relógios modernos?
5. O que são horas, minutos e segundos? Como eles se relacionam?
6. Quais são os diferentes tipos de relógios que vocês conhecem?
Desenvolvimento
Duração: 70 - 75 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos apliquem os conceitos de medição de intervalos de tempo de maneira prática e criativa, utilizando tecnologias modernas. Isso não só reforça o conteúdo aprendido, mas também desenvolve habilidades digitais e de trabalho em equipe, tornando o aprendizado mais dinâmico e contextualizado com a realidade dos alunos.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Influenciadores do Tempo
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver a habilidade de comunicar conceitos matemáticos de forma clara e atrativa, utilizando ferramentas digitais modernas e a criatividade dos alunos.
- Descrição: Os alunos criarão uma série de posts para uma rede social fictícia, onde explicarão diferentes intervalos de tempo e como medi-los. Eles devem usar imagens, vídeos e textos curtos para tornar o conteúdo atrativo.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.
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Cada grupo deve imaginar que é formado por influenciadores digitais cuja missão é ensinar seus seguidores a medir intervalos de tempo.
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Os alunos usarão seus celulares ou computadores para criar postagens em uma rede social fictícia usando uma plataforma digital de edição de imagem e vídeo, como Canva ou Adobe Spark.
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Os posts devem abordar diferentes intervalos de tempo, como horas, minutos, dias, semanas e meses. Cada post precisa ser didático e visualmente atraente.
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Os grupos devem planejar e criar ao menos 5 postagens, incluindo textos explicativos, imagens e/ou pequenos vídeos.
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Os posts devem ser apresentados à turma. Cada grupo terá 5 minutos para explicar suas escolhas de design e conteúdo.
Atividade 2 - ⏰ Corrida Contra o Tempo
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Promover o trabalho em equipe e a aplicação prática de conceitos matemáticos em um ambiente lúdico e tecnológico.
- Descrição: Os alunos participarão de um jogo de realidade aumentada (AR) onde precisarão resolver desafios relacionados à medição de intervalos de tempo para avançar no jogo.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.
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Os alunos usarão seus celulares para baixar e instalar um aplicativo de realidade aumentada, como 'AR Time Challenge' (aplicativo fictício).
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Cada grupo deve acessar o jogo e seguir as instruções iniciais para configurar a partida.
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Os desafios incluirão tarefas como ajustar relógios, calcular intervalos de tempo entre eventos fictícios e resolver problemas de medição de dias, semanas e meses.
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Os grupos devem colaborar para resolver cada desafio o mais rápido possível, comparando seus tempos ao final do jogo.
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No fim da atividade, os grupos discutirão as dificuldades encontradas, estratégias utilizadas e como a medição de intervalos de tempo foi aplicada em cada desafio.
Atividade 3 - Gamificação: Jornada do Tempo
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Fomentar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos ao usar a programação para ensinar conceitos matemáticos, além de desenvolver habilidades de colaboração.
- Descrição: Os alunos criarão um jogo digital simples usando uma ferramenta de criação de jogos como o Scratch, onde os jogadores precisam completar missões relacionadas à medição de intervalos de tempo.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.
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Cada grupo deve acessar o site do Scratch (scratch.mit.edu) e criar uma conta, se ainda não tiverem.
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Os alunos devem usar a plataforma Scratch para desenvolver um jogo onde o personagem principal enfrenta desafios que requerem a medição de intervalos de tempo para serem superados.
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Os desafios no jogo devem incluir tarefas como ajustar relógios, calcular diferenças entre horários e planejar eventos em dias, semanas e meses.
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Os grupos podem usar tutoriais disponíveis no próprio site do Scratch para aprender a programar os elementos básicos do jogo.
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Ao final, cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando as ideias por trás das missões e como a medição de intervalos de tempo está integrada na jogabilidade.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é incentivar a reflexão dos alunos sobre o que foi aprendido, compartilhar experiências e promover um ambiente de feedback construtivo. Isso reforça o entendimento dos conceitos trabalhados, melhora a capacidade de comunicação e colaboração, e contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.
Discussão em Grupo
Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Incentive os grupos a compartilharem seus aprendizados e conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:
Comece perguntando aos alunos como foi a experiência de criar os posts, jogar o jogo de realidade aumentada ou criar o jogo no Scratch. Pergunte o que eles aprenderam sobre a medição de intervalos de tempo e como esse conceito se aplica ao cotidiano deles. Solicite que cada grupo apresente um ponto positivo e um desafio enfrentado durante a atividade.
Reflexões
1. 樂 Perguntas para Reflexão: 2. Qual foi o maior desafio que vocês enfrentaram ao aplicar a medição de intervalos de tempo nas atividades? 3. Como as ferramentas digitais (como o Canva, aplicativos de realidade aumentada ou Scratch) ajudaram ou dificultaram o aprendizado? 4. Como vocês acham que poderiam usar o que aprenderam hoje em outras áreas de suas vidas?
Feedback 360°
Feedback 360°: Instrua cada aluno a fornecer feedback construtivo e respeitoso para os colegas do grupo com quem trabalhou. Oriente os alunos a abordar os seguintes pontos:
O que o colega fez bem durante a atividade. Algo específico que o colega pode melhorar. Como o colega colaborou para o sucesso do grupo.
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar os conceitos aprendidos durante a aula, fazendo uma conexão entre o conteúdo e a vida prática dos alunos. Esse momento permite refletir sobre as aplicações reais do conhecimento adquirido e sua importância no contexto atual, garantindo que o aprendizado se torne significativo e memorável.
Resumo
Resumo: Imagine que vocês são ️♂️ detetives do tempo! Durante a aula de hoje, vocês aprenderam a usar relógios, calendários e até a tecnologia para medir intervalos de tempo. Criaram posts estilosos para redes sociais, participaram de um jogo de realidade aumentada cheio de desafios ⏰ e até se tornaram desenvolvedores de jogos no Scratch ! Cada atividade ajudou a entender como contar horas, dias, semanas e meses pode ser divertido e super útil no dia a dia.
No Mundo
No Mundo: A medição de intervalos de tempo está em todo lugar! Desde a contagem dos minutos no recreio até os grandes eventos que assistimos ao vivo na TV. Na era digital, apps e gadgets nos ajudam a planejar nossas agendas e atingir nossos objetivos. Entender esses conceitos é essencial para não perdermos nenhum compromisso e aproveitarmos melhor nosso tempo.
Na Prática
Aplicações: Saber medir intervalos de tempo importa mais do que imaginamos! Isso ajuda a organizar a rotina, planejar atividades com amigos e família, e até melhorar no cuidado com nossos pets . Além disso, é uma habilidade crucial para a escola e, futuramente, para o trabalho.