Entrar

Plano de aula de Multiplicação por 2, 3, 4 e 5

Matemática

Original Teachy

'EF02MA07'

Multiplicação por 2, 3, 4 e 5

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Multiplicação por 2, 3, 4 e 5

Palavras ChaveMultiplicação, Matemática, Ensino Fundamental, 2º Ano, Metodologia Digital, Atividades Práticas, Aprendizado Ativo, Redes Sociais, Vídeos Curtos, TikTok, Instagram Reels, Kahoot!, Receitas, Colaboração, Engajamento, Resolução de Problemas, Criatividade, Tecnologia
Materiais NecessáriosCelulares ou dispositivos com câmera, Acesso à internet, Aplicativos de redes sociais (TikTok, Instagram), Computadores ou tablets, Plataforma de Quiz Interativo (Kahoot! ou similar), Aplicativos ou sites de receitas, Planilhas digitais (Google Sheets ou Excel), Quadro branco e marcadores, Projetor (opcional, para exibição de vídeos e quizzes), Papéis e canetas para anotações
Códigos BNCCEF02MA07: Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa tem como finalidade estabelecer os objetivos principais e secundários da aula, garantindo que tanto o professor quanto os alunos estejam cientes do que se espera alcançar. Também servirá para situar o tema da multiplicação no contexto das habilidades a serem desenvolvidas, como realizar multiplicações por 2, 3, 4 e 5 e resolver problemas práticos que envolvam essas operações.

Objetivos principais:

1. Explorar a operação de multiplicação de números por 2, 3, 4 e 5 de forma prática e interativa.

2. Aplicar a multiplicação em situações-problema do dia a dia para resolver problemas práticos.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas.
  2. Estimular a colaboração e a cooperação entre os alunos através de atividades em grupo.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

Finalidade: Esta etapa objetiva engajar os alunos logo no início da aula, despertando sua curiosidade e interesse pelo tema da multiplicação. Além disso, visa conectar o conteúdo estudado em casa com aplicações práticas do cotidiano, preparando-os para as atividades interativas que virão em seguida.

Aquecendo

Aquecimento: Introduza o tema da multiplicação por 2, 3, 4 e 5 falando sobre como essas operações são comuns em nosso dia a dia. Por exemplo, quando dobramos uma receita de bolo ou compramos várias unidades de um produto. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a multiplicação que gostariam de compartilhar com a turma. Dê a eles 5 minutos para essa pesquisa rápida.

Reflexões Iniciais

1. Por que você acha que aprendemos a multiplicar na escola?

2. Quais são algumas situações do dia a dia onde você já usou a multiplicação?

3. Como a multiplicação poderia facilitar atividades cotidianas, como fazer compras ou cozinhar?

4. Qual foi o fato interessante que você encontrou sobre a multiplicação? Compartilhe com a turma.

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

Esta etapa do plano de aula visa proporcionar uma compreensão aprofundada e prática do conceito de multiplicação por 2, 3, 4 e 5. Por meio de atividades lúdicas e tecnologicamente integradas, os alunos serão incentivados a aplicar seu conhecimento em situações reais e cotidianas, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe e criatividade.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores Digitais de Tabuada

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar a criação de conteúdos digitais para explicar conceitos matemáticos, estimulando a criatividade e o entendimento prático da multiplicação.

- Descrição: Os alunos irão se transformar em influenciadores digitais por um dia! Em grupos, eles deverão criar um vídeo curto para o TikTok ou Instagram Reels explicando a multiplicação de um número por 2, 3, 4 ou 5. O vídeo deve ser criativo e usar elementos visuais para ajudar na explicação. O objetivo é tornar a matemática divertida e acessível para seus seguidores.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá um número (2, 3, 4 ou 5) para trabalhar.

  • Os alunos devem criar um roteiro curto e divertido para explicar a multiplicação do número escolhido por meio de exemplos práticos do dia a dia.

  • Eles podem usar celulares para gravar e editar o vídeo, incluindo efeitos visuais e sonoros.

  • Incentive os alunos a serem criativos e a utilizar memes, músicas populares e hashtags para tornar o vídeo atrativo.

  • Após a criação, os vídeos podem ser compartilhados em um grupo privado da escola ou exibidos em sala de aula.

Atividade 2 - Gamificação com Quiz Interativo

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Reforçar o conhecimento de multiplicação por meio de uma atividade lúdica e competitiva, promovendo a colaboração e o raciocínio rápido.

- Descrição: Os alunos participarão de um quiz interativo utilizando a plataforma Kahoot! ou similar. O quiz será composto por perguntas que envolvem a multiplicação por 2, 3, 4 e 5, com situações-problema do dia a dia. Os grupos competirão entre si para ver quem consegue a maior pontuação.

- Instruções:

  • Explique aos alunos que eles participarão de um quiz em grupos.

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo precisa de um dispositivo (computador ou celular) para acessar a plataforma do Kahoot!.

  • O quiz incluirá perguntas sobre multiplicação por 2, 3, 4 e 5, com exemplos práticos do dia a dia.

  • Os grupos devem discutir e escolher a resposta correta antes de enviar.

  • Ao final do quiz, revise as perguntas e respostas com os alunos, esclarecendo qualquer dúvida.

Atividade 3 - Cozinhando com a Matemática

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar o conceito de multiplicação em uma situação prática e cotidiana, desenvolvendo a habilidade de resolver problemas e trabalhar em equipe.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos vão se transformar em chefs de cozinha! Em seus grupos, eles devem criar uma receita onde será necessário usar a multiplicação por 2, 3, 4 ou 5. A experiência pode ser simulada utilizando aplicativos ou sites de receitas que permitam ajustes nas quantidades dos ingredientes. Cada grupo apresentará sua receita ao final.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma receita simples para duplicar/triplicar/quadruplicar/quintuplicar.

  • Utilizando aplicativos de receitas ou sites, os alunos devem ajustar as quantidades dos ingredientes usando a multiplicação.

  • Os alunos podem usar planilhas digitais para organizar os ingredientes e as quantidades.

  • Cada grupo apresentará sua receita ajustada, explicando como usaram a multiplicação nas quantidades.

  • Opção extra: Se possível, os alunos podem fazer uma apresentação visual ou um pequeno vídeo da receita sendo preparada.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

Esta etapa tem como finalidade consolidar o aprendizado através da reflexão ativa, promovendo uma discussão colaborativa sobre as atividades realizadas. O feedback 360º visa desenvolver a capacidade dos alunos de oferecer e receber críticas construtivas, fortalecendo o aprendizado colaborativo e as habilidades socioemocionais.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo envolvendo todos os alunos, onde cada grupo compartilha o que aprendeu durante as atividades e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: 'Vamos compartilhar o que aprendemos hoje sobre multiplicação. Cada grupo terá alguns minutos para falar sobre sua atividade e o que descobriram.'
  2. Primeiro Grupo: 'Começando com o primeiro grupo, por favor, apresentem o seu vídeo de multiplicação e expliquem como escolheram os elementos visuais.'
  3. Segundo Grupo: 'Agora, o segundo grupo pode falar sobre a experiência de criar uma receita e como utilizaram a multiplicação para ajustar as quantidades dos ingredientes.'
  4. Terceiro Grupo: 'O terceiro grupo, por favor, apresente o resultado do quiz interativo e fale sobre a importância da multiplicação em situações cotidianas.'
  5. Conclusão: 'Vamos refletir sobre como essas atividades nos ajudaram a entender melhor a multiplicação. Alguém gostaria de compartilhar um insight final?'

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios ao aplicar a multiplicação nas atividades práticas? 2. Como você acha que a multiplicação pode ser útil em sua vida fora da escola? 3. O que você aprendeu sobre a colaboração e o trabalho em equipe enquanto realizava estas atividades?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber um feedback dos colegas de seu grupo. Oriente os alunos a oferecer um feedback construtivo e respeitoso, seguindo estas orientações:

  1. Aspectos Positivos: 'Comece mencionando algo positivo que o colega fez durante a atividade.'
  2. Sugestões para Melhorar: 'Ofereça uma sugestão específica sobre algo que poderia ser feito de maneira diferente da próxima vez.'
  3. Encerramento: 'Finalize com um comentário encorajador, destacando o esforço do colega.'

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: Esta etapa tem o objetivo de consolidar o conhecimento abordado ao longo da aula, conectando o aprendizado ao mundo real e destacando sua importância prática. Ao concluir a aula de forma envolvente e reflexiva, buscamos garantir que os alunos compreendam o valor do que aprenderam e se sintam motivados a aplicar esses conhecimentos em suas vidas diárias. 

Resumo

Resumo Divertido: Hoje, os alunos se aventuraram no mundo mágico da multiplicação por 2, 3, 4 e 5! 慄‍♂️ Eles se transformaram em influenciadores digitais, chefs de cozinha e competidores de quizzes! Cada atividade trouxe à tona uma nova forma de ver esses números multiplicarem a diversão e o aprendizado! 

No Mundo

No Mundo Atual: As atividades de hoje mostraram que a multiplicação está em toda parte! Desde criar conteúdos virais na internet até ajustar receitas de um jantar em família, a habilidade de multiplicar é essencial num mundo que valoriza a criatividade e a resolução rápida de problemas. 

Na Prática

Aplicações: Entender a multiplicação é fundamental para inúmeras situações cotidianas, como calcular o preço de várias unidades de um produto, dividir tarefas de forma justa ou até mesmo planejar didaticamente o conteúdo de um vídeo para redes sociais. É uma habilidade prática que facilita a vida e amplia horizontes! 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies