Entrar

Plano de aula de Equivalência de Valores: Moedas e Cédulas

Matemática

Original Teachy

'EF02MA20'

Equivalência de Valores: Moedas e Cédulas

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Equivalência de Valores: Moedas e Cédulas

Palavras ChaveEquivalência de Valores, Moedas e Cédulas, Sistema Monetário Brasileiro, Cálculo de Troco, Atividades Práticas, Simulação de Mercado, Cotidiano Financeiro, Trabalho em Equipe, Discussão em Grupo, Aprendizado Colaborativo
Materiais NecessáriosMoedas e cédulas reais, Cartões grandes com desenhos de moedas e cédulas, Lista de produtos com preços, Caderno de anotações para registro de transações, Cenários de compra com produtos e preços variados
Códigos BNCCEF02MA20: Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é fundamental para direcionar o foco dos alunos e do professor para os aspectos mais críticos do tema abordado. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem melhor organizar seu conhecimento prévio e participação em sala, enquanto o professor pode ajustar suas estratégias de ensino para assegurar que os objetivos sejam atingidos. Esta etapa garante uma base sólida para as atividades práticas subsequentes.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e diferenciar as moedas e cédulas utilizadas no sistema monetário brasileiro.

2. Desenvolver a habilidade de reconhecer e estabelecer equivalências de valores entre moedas e cédulas.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos durante as atividades práticas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conhecimento prévio adquirido em casa com a prática em sala. Utilizando situações problema, os alunos são desafiados a pensar criticamente e aplicar seus conhecimentos de equivalência de valores de forma prática. A contextualização ajuda a mostrar a relevância do tema no cotidiano, aumentando o interesse e a curiosidade dos alunos.

Situações Problema

1. Imagine que você tem uma nota de R$ 20,00 e precisa comprar um brinquedo que custa R$ 15,00. Quantas moedas de R$ 1,00 você receberá de troco?

2. Se um comerciante tem apenas notas de R$ 5,00 e moedas de R$ 1,00, como ele pode dar o troco para um cliente que pagou uma conta de R$ 17,00 com uma nota de R$ 50,00?

Contextualização

A compreensão da equivalência entre moedas e cédulas é essencial no dia a dia, principalmente em situações de compra e venda. Por exemplo, quando vamos ao supermercado, precisamos saber quanto cada item custa e como podemos pagar por eles com as notas e moedas que temos. Além disso, entender como as moedas e cédulas se relacionam ajuda a evitar problemas em transações comerciais, garantindo que recebamos o troco correto.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e dinâmica os conceitos de equivalência de valores entre moedas e cédulas que estudaram previamente. As atividades propostas visam consolidar o aprendizado através da resolução de problemas em contextos simulados ou lúdicos, garantindo que os alunos possam ver a matemática em ação e compreender melhor sua aplicabilidade no dia a dia. Escolhendo uma das atividades propostas, o professor poderá adaptar o plano para atender às necessidades específicas e ao estilo de aprendizado de sua turma.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Grande Feira de Trocas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de cálculo de troco e equivalência monetária através de uma simulação prática de mercado.

- Descrição: Nesta atividade, a sala de aula será transformada em uma feira onde os alunos poderão 'comprar' e 'vender' produtos fictícios usando moedas e cédulas reais. Cada grupo de alunos receberá uma quantia em dinheiro e uma lista de produtos disponíveis na feira, cada um com seu respectivo preço. Os alunos deverão calcular o troco, as equivalências e realizar as transações.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo uma quantia fixa de moedas e cédulas (ex: R$ 50,00).

  • Forneça a cada grupo uma lista de produtos com seus respectivos preços (ex: lápis - R$ 5,00, borracha - R$ 3,00, caderno - R$ 10,00).

  • Os alunos devem decidir quais produtos comprar e realizar os cálculos para pagar e receber o troco correto.

  • Cada transação deve ser registrada em um caderno de anotações, incluindo os cálculos realizados.

  • Ao final da atividade, cada grupo apresentará suas transações e o professor discutirá as estratégias usadas e os erros comuns para aprendizado mútuo.

Atividade 2 - O Tesouro das Equivalências

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover o reconhecimento e a correspondência correta entre as moedas e cédulas e seus valores, de forma lúdica e interativa.

- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro dentro da sala de aula, onde deverão encontrar e combinar cartões que representam moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro com seus respectivos valores. Cada grupo terá que formar pares corretos para 'desbloquear' as pistas que levam ao próximo 'tesouro'.

- Instruções:

  • Prepare antecipadamente cartões grandes com desenhos de moedas e cédulas de diferentes valores.

  • Esconda os cartões pela sala de aula.

  • Divida a classe em grupos e forneça a cada grupo uma lista de 'tesouros' escondidos que eles devem encontrar.

  • Os alunos precisam encontrar os cartões e, em cada par, decidir se são equivalentes ou não.

  • Se o par for equivalente, eles podem 'desbloquear' a próxima pista.

  • O primeiro grupo que completar o tesouro corretamente vence.

Atividade 3 - Construtores de Troco

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar o cálculo de troco em situações reais de compra, desenvolvendo habilidades matemáticas e de comunicação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, organizados em grupos, receberão cenários de compra com diferentes produtos e preços. Eles deverão simular um caixa de supermercado, calculando o troco correto a ser devolvido aos 'clientes'.

- Instruções:

  • Divida a sala em grupos e atribua a cada grupo o papel de 'caixa' em um supermercado fictício.

  • Distribua cenários de compra com diferentes produtos e preços para cada grupo.

  • Os 'clientes' (outros grupos) realizarão compras e pagarão com quantias variadas, exigindo troco.

  • Os caixas devem calcular o troco correto e explicar sua lógica de cálculo para o professor.

  • Rode os papéis para que todos os alunos tenham a experiência de ser caixa e cliente.

  • Discuta no final as estratégias mais eficazes para o cálculo de troco.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes refletir sobre a aplicação prática dos conceitos de equivalência de valores e troco. A discussão em grupo ajuda a identificar lacunas de compreensão e a reforçar os conhecimentos adquiridos, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Esta etapa também serve para avaliar o entendimento dos alunos e a eficácia das atividades práticas realizadas.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode reunir todos os alunos e pedir que cada grupo compartilhe suas experiências e aprendizados das atividades realizadas. É importante que o professor estimule os alunos a discutir não apenas as respostas corretas, mas também os desafios encontrados e as estratégias utilizadas para superá-los. Essa abordagem promove um ambiente de aprendizado colaborativo e permite que os alunos aprendam uns com os outros.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao calcular trocos e equivalências durante as atividades?

2. Como vocês decidiram quais produtos comprar e quais moedas e cédulas utilizar?

3. Houve alguma situação em que vocês tiveram que mudar de estratégia para obter o resultado desejado?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é solidificar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham clareza sobre os conceitos discutidos e possam reconhecer sua aplicabilidade prática. Além disso, serve para reforçar a ligação entre teoria e prática, destacando como os conhecimentos adquiridos são relevantes e úteis no cotidiano dos alunos. Esta etapa também proporciona uma oportunidade para que o professor avalie o entendimento dos alunos e esclareça quaisquer dúvidas remanescentes.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir e recapitular os conteúdos abordados sobre a equivalência de valores entre moedas e cédulas, reforçando as principais moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro e suas respectivas quantias. É fundamental que os alunos sejam capazes de identificar e diferenciar as moedas e cédulas, bem como realizar cálculos simples de troco.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida por meio de atividades lúdicas e interativas, simulando situações do cotidiano onde o conhecimento de equivalência monetária é essencial. As atividades práticas permitiram aos alunos aplicar diretamente os conceitos estudados em casa, solidificando o aprendizado através da experiência direta.

Fechamento

A importância da equivalência de valores no sistema monetário brasileiro transcende o ambiente escolar e se aplica no dia a dia de cada um. Compreender e saber aplicar esses conhecimentos é crucial para lidar eficazmente com dinheiro em transações comerciais, garantindo que sejam feitas corretamente e de forma transparente. Esta habilidade é um passo significativo na formação de cidadãos financeiramente conscientes.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies