Entrar

Plano de aula de Fatos Básicos da Subtração

Matemática

Original Teachy

'EF02MA05'

Fatos Básicos da Subtração

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Fatos Básicos da Subtração

Palavras Chavesubtração, fatos básicos, operações matemáticas, atividades interativas, contextualização prática, resolução de problemas, raciocínio lógico, aprendizado colaborativo, aplicações do dia a dia, engajamento estudantil, revisão teórica, conclusão prática
Materiais Necessárioscartões com operações de subtração, papel para anotações, copos plásticos, cartões numerados, partituras com sequências de sons, materiais de escrita, dispositivo para reprodução de música
Códigos BNCCEF02MA05: Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 7 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para direcionar o foco da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos estejam alinhados quanto ao que é esperado ser alcançado. Detalhando os objetivos, os alunos são orientados a consolidar o entendimento sobre os fatos básicos da subtração e a aplicar este conhecimento em situações práticas, preparando o terreno para atividades que reforçarão o aprendizado através da prática direta e interativa.

Objetivos principais:

1. Compreender e identificar os fatos básicos da subtração, reconhecendo que são diferenças simples que formam a base para operações mais complexas.

2. Desenvolver a capacidade de resolver subtrações simples, como, por exemplo, 6 - 3 = 3, utilizando os conhecimentos prévios sobre a adição para auxiliar na compreensão do conceito.

Objetivos secundários:

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e revisar, de maneira interativa e contextualizada, os conceitos de subtração que eles estudaram previamente. Utilizando situações problema, o professor pode avaliar o nível de compreensão dos alunos sobre o tópico, ao mesmo tempo em que os prepara para aplicar esses conhecimentos em contextos práticos e reais. A contextualização ajuda a mostrar a relevância da subtração no dia a dia dos alunos, aumentando o interesse e a motivação para aprender o conteúdo.

Situações Problema

1. Imagine que há 8 maçãs em uma cesta, e você retira 4. Quantas maçãs restam na cesta?

2. Se você tem 10 figurinhas e dá 3 para um amigo, com quantas figurinhas você ficará?

Contextualização

A subtração é uma operação matemática fundamental que encontramos em diversas situações do nosso cotidiano, desde contar itens em uma loja até calcular trocos. Por exemplo, ao fazer compras e pagar com uma nota de valor maior, muitas vezes precisamos subtrair o custo dos produtos do total da nota para calcular o troco. Além disso, a subtração é usada em muitas outras operações matemáticas mais complexas, tornando seu entendimento e prática especialmente importantes.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conceitos de subtração que estudaram em casa. Através de atividades lúdicas e desafiadoras, os alunos têm a oportunidade de consolidar seu entendimento, desenvolver raciocínio lógico e colaborativo, e explorar aplicações criativas da subtração em contextos diferentes. Esta abordagem não só reforça o aprendizado como também torna o processo mais envolvente e memorável.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caça aos Números Perdidos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar e aprimorar habilidades de subtração através de um jogo de enigmas que estimula o raciocínio lógico e a colaboração.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos serão detetives matemáticos que devem resolver uma série de enigmas para encontrar números 'escondidos'. Cada grupo receberá um conjunto de cartões com operações de subtração e seu objetivo será encontrar, por eliminação, os números que faltam para completar a sequência correta.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um conjunto de cartões para cada grupo. Cada cartão tem uma operação de subtração incompleta.

  • Os alunos devem discutir entre si, usando os conhecimentos prévios e as dicas fornecidas, para deduzir qual número está faltando na operação.

  • Após discutirem, cada grupo deve escrever sua resposta em um papel e apresentar ao professor.

  • O professor verifica as respostas, e o primeiro grupo a acertar todas as operações corretamente é o vencedor.

Atividade 2 - Construtores de Pirâmides Subtrativas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de cálculo e compreensão de subtração de forma prática e visual, além de promover o trabalho em equipe e a coordenação motora fina.

- Descrição: Os alunos, em grupos, irão construir pirâmides de copos plásticos com base em resultados de operações de subtração. Cada nível da pirâmide representa um passo na subtração, e o desafio é completar a pirâmide corretamente seguindo as regras matemáticas.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Distribua copos plásticos e cartões numerados que representam os números iniciais.

  • Cada grupo deve resolver a subtração indicada no cartão numérico, que ditará quantos copos devem ser colocados no nível da pirâmide.

  • Os alunos devem garantir que a subtração seja feita corretamente para que a pirâmide seja estável e não desmorone.

  • O primeiro grupo que concluir a pirâmide corretamente vence.

Atividade 3 - Subtração com Pistas Musicais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular o uso de múltiplas inteligências e habilidades interdisciplinares, ao mesmo tempo em que reforça o conhecimento de subtração de maneira criativa e auditiva.

- Descrição: Esta atividade combina música e matemática. Os alunos, em grupos, receberão 'partituras' com sequências de sons em que cada som representa um número. Eles devem subtrair os números musicais para descobrir a melodia correta oculta, que será tocada no final.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo uma partitura que contém sequências de sons que representam números.

  • Os alunos devem ouvir atentamente e subtrair os números musicais para descobrir a sequência correta.

  • Cada grupo apresenta sua sequência de subtrações para o professor.

  • O professor toca a melodia correta, e o grupo que mais se aproximou vence.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre suas experiências práticas e teóricas, e articulem o que aprenderam. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de fornecer feedback imediato sobre o entendimento do conteúdo. Este retorno coletivo também serve para que o professor avalie o progresso dos alunos e identifique áreas que necessitam de revisão ou reforço.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe uma situação desafiadora que encontraram durante as atividades e como conseguiram resolvê-la. Em seguida, o professor pode propor uma reflexão coletiva sobre a importância dos fatos básicos da subtração e como estes fundamentam operações matemáticas mais complexas. Finalmente, pode-se discutir como as atividades práticas ajudaram a solidificar o conhecimento teórico e a aplicabilidade da subtração no dia a dia.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao realizar as atividades de subtração e como os superou?

2. Como os fatos básicos da subtração ajudam a resolver problemas matemáticos mais complexos?

3. De que maneira vocês podem aplicar o que aprenderam sobre subtração em situações reais?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham compreendido e internalizado os conceitos-chave da aula. Além disso, visa destacar a importância prática da subtração e como os conceitos aprendidos são aplicáveis no cotidiano, reforçando a relevância da matemática como uma ferramenta essencial para a vida.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir e recapitular os principais conteúdos abordados sobre os fatos básicos da subtração, reforçando conceitos como 'subtrair significa tirar', e exemplos práticos de subtração simples, como 6 - 3 = 3.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades dinâmicas que permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos em cenários práticos e lúdicos. Isso incluiu desde a resolução de enigmas matemáticos até a construção de pirâmides de copos plásticos baseadas em operações de subtração.

Fechamento

Por fim, é importante destacar a relevância da subtração no dia a dia dos alunos, mostrando como a compreensão dos fatos básicos é fundamental para tarefas cotidianas, como comprar e calcular trocos. Este entendimento é crucial, não apenas para a matemática, mas também para o desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e resolução de problemas em diversas situações.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies