Entrar

Plano de aula de Comparação de Tamanhos: Comprimento de Lados

Matemática

Original Teachy

'EF02MA16'

Comparação de Tamanhos: Comprimento de Lados

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Comparação de Tamanhos: Comprimento de Lados

Palavras ChaveComparação de comprimentos, Medir com régua, Comprimento de lados, Perímetro, Polígonos, Medidas, Prática guiada, Desenvolvimento de habilidades, Matemática, Ensino Fundamental
Materiais NecessáriosRéguas, Lápis, Cadernos, Folhas de papel, Quadro branco e marcadores, Objetos variados para medir (ex: livros, mesas), Desenhos de polígonos
Códigos BNCCEF02MA16: Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é estabelecer uma base sólida para a compreensão dos alunos sobre a comparação de comprimentos. Ao descrever claramente o que será aprendido, os alunos terão uma visão clara dos objetivos da aula, permitindo um foco maior nas atividades subsequentes. Garantir que os alunos compreendam os objetivos principais ajudará a direcionar sua atenção e esforço durante a aula, facilitando a assimilação do conteúdo e a aplicação prática das habilidades ensinadas.

Objetivos principais:

1. Ensinar os alunos a comparar comprimentos de lados de salas e contornos utilizando réguas.

2. Desenvolver a habilidade de verificação manual dos comprimentos de lados de diferentes polígonos.

3. Promover o entendimento sobre como medir e comparar comprimentos em diferentes contextos.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é captar a atenção dos alunos e introduzir o tema da aula de maneira envolvente. Ao conectar o conteúdo com situações do cotidiano e fatos históricos interessantes, os alunos se sentirão mais motivados e curiosos para aprender sobre a comparação de comprimentos. Esse contexto inicial ajudará a preparar a mente dos alunos para as explicações mais detalhadas que virão a seguir.

Contexto

Inicie a aula explicando que hoje os alunos aprenderão sobre como comparar comprimentos de diferentes objetos e figuras, algo que é muito útil no dia a dia. Pergunte aos alunos se eles já precisaram medir algo como uma mesa, um brinquedo ou até mesmo o próprio quarto. Destaque que medir e comparar tamanhos é uma habilidade importante, usada tanto em casa quanto em diversas profissões, como na arquitetura e na engenharia.

Curiosidades

Você sabia que as pirâmides do Egito foram construídas com medidas muito precisas, mesmo há milhares de anos? Os antigos egípcios usavam cordas com nós a intervalos regulares para medir e construir essas estruturas impressionantes. Isso mostra como medir e comparar comprimentos é uma habilidade antiga e muito importante!

Desenvolvimento

Duração: (30 - 40 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma explicação detalhada e prática sobre como medir e comparar comprimentos. Ao abordar tópicos específicos e realizar atividades práticas, os alunos poderão compreender melhor os conceitos e aplicá-los em situações reais. A prática guiada ajudará a reforçar os conhecimentos adquiridos e a desenvolver a confiança dos alunos na utilização das réguas para medir e comparar comprimentos.

Tópicos Abordados

1. O que é comprimento: Explique que comprimento é a medida de algo de uma ponta à outra. Use exemplos como medir uma mesa ou um lápis. 2. Uso da régua: Mostre como usar a régua para medir objetos. Demonstre como alinhar a régua corretamente e como ler os números nela. 3. Comparação de comprimentos: Ensine como comparar dois comprimentos diferentes. Explique que podemos usar a régua para medir ambos e depois comparar os números para ver qual é maior ou menor. 4. Medindo perímetros: Introduza o conceito de perímetro como a soma dos comprimentos de todos os lados de uma figura. Dê exemplos simples com quadrados e retângulos. 5. Prática guiada: Faça medições de objetos na sala de aula ou de figuras desenhadas no quadro. Peça aos alunos que anotem os resultados e comparem os comprimentos.

Questões para Sala de Aula

1. Meça o comprimento de seu lápis e o comprimento de seu caderno. Qual é maior? 2. Desenhe um retângulo e meça os quatro lados. Qual é o perímetro do seu retângulo? 3. Compare o comprimento de duas mesas na sala de aula. Qual delas é mais comprida?

Discussão de Questões

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, garantindo que os alunos compreendam bem os conceitos ensinados. A discussão detalhada das questões permite que o professor esclareça dúvidas e reforce os conceitos. As perguntas de engajamento promovem a reflexão e a aplicação prática do conteúdo, incentivando os alunos a pensar criticamente sobre a importância da medição de comprimentos em diferentes contextos.

Discussão

  • Explique as respostas para as questões apresentadas na etapa de Desenvolvimento:

    1. Meça o comprimento de seu lápis e o comprimento de seu caderno. Qual é maior? O professor deve pedir para alguns alunos compartilharem suas medições. Explique que o aluno deve alinhar a régua com a ponta do lápis e do caderno para obter as medidas corretas. Depois, compare os números. Se um lápis medir 15 cm e um caderno medir 25 cm, então o caderno é maior.
    1. Desenhe um retângulo e meça os quatro lados. Qual é o perímetro do seu retângulo? Peça aos alunos para compartilharem seus desenhos e medições. Por exemplo, se os lados medem 4 cm e 6 cm, o perímetro é calculado somando todos os lados: 4 cm + 6 cm + 4 cm + 6 cm = 20 cm. Explique que o perímetro é a soma de todos os lados de uma figura.
    1. Compare o comprimento de duas mesas na sala de aula. Qual delas é mais comprida? Solicite que os alunos compartilhem suas medições. Explique que os alunos devem alinhar a régua corretamente ao medir as mesas. Se uma mesa medir 120 cm e outra 150 cm, então a mesa de 150 cm é mais comprida.

Engajamento dos Alunos

1.Perguntas e Reflexões para Engajar os Alunos: 2. 1. Como você acha que medir comprimentos pode ser útil em sua vida diária? 3. 2. Vocês acham que é fácil ou difícil medir objetos com uma régua? Por quê? 4. 3. Você consegue pensar em uma situação onde medir o perímetro de algo seria importante? 5. 4. Quais outros objetos na sala de aula poderiam ser medidos e comparados? Vamos fazer isso juntos! 6. 5. O que vocês acham que aconteceria se as medidas das pirâmides do Egito não fossem precisas? Como isso afetaria a construção?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é recapitular e reforçar os principais conceitos apresentados durante a aula, garantindo que os alunos saiam com uma compreensão clara e sólida do conteúdo. Além disso, é importante mostrar a relevância prática do que foi aprendido, conectando a teoria com situações reais e motivando os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos.

Resumo

  • Comprimento é a medida de algo de uma ponta à outra.
  • O uso correto da régua para medir objetos.
  • Como comparar dois comprimentos diferentes usando medidas.
  • O conceito de perímetro como a soma dos comprimentos de todos os lados de uma figura.
  • Prática de medições de objetos na sala de aula ou de figuras desenhadas no quadro.

Durante a aula, os alunos aprenderam a teoria sobre comprimentos e perímetros e a aplicaram na prática, fazendo medições reais com réguas e comparando os resultados. Essa conexão entre teoria e prática ajudou os alunos a verem a utilidade das medições no dia a dia e em diversas profissões.

Medir comprimentos e perímetros é uma habilidade fundamental que usamos diariamente, seja para medir móveis, roupas, ou até mesmo em trabalhos escolares. Além disso, essa habilidade é crucial em diversas profissões, como arquitetura e engenharia, onde a precisão das medidas é essencial. Curiosidades como a construção das pirâmides do Egito mostram a importância histórica e prática dessas técnicas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies