Entrar

Plano de aula de Equivalência de Valores: Moedas e Cédulas

Matemática

Original Teachy

'EF02MA20'

Equivalência de Valores: Moedas e Cédulas

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Equivalência de Valores: Moedas e Cédulas

Palavras ChaveMoedas, Cédulas, Sistema Monetário Brasileiro, Equivalência de Valores, Problemas Práticos, Identificação, Resolução de Problemas, Curiosidade, Engajamento dos Alunos, Transações Monetárias
Materiais NecessáriosImagens de moedas brasileiras, Imagens de cédulas brasileiras, Quadro branco, Marcadores, Caderno de notas para os alunos, Canetas ou lápis, Calculadora (opcional)
Códigos BNCCEF02MA20: Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é preparar os alunos para reconhecer e diferenciar as moedas e cédulas brasileiras, além de entender como os valores se equivalem entre si. Este entendimento inicial é vital para que eles possam acompanhar as explicações subsequentes sobre transações monetárias e cálculos envolvendo dinheiro. O objetivo é garantir que os alunos tenham uma base sólida sobre o tema, facilitando a aprendizagem nas etapas seguintes da aula.

Objetivos principais:

1. Identificar as diferentes moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.

2. Compreender a equivalência de valores entre diferentes moedas e cédulas.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: Esta etapa inicial é fundamental para preparar os alunos para o que será discutido na aula. Ao conectar o tema com experiências cotidianas e curiosidades, você desperta o interesse e a atenção dos alunos, facilitando a compreensão e retenção do conteúdo que será apresentado.

Contexto

Contexto: Inicie a aula explicando que todos nós usamos dinheiro para comprar coisas no nosso dia a dia. Pergunte aos alunos se eles já foram ao mercado com seus pais ou se já compraram algo na cantina da escola. Explique que o dinheiro no Brasil é composto por moedas e cédulas, e que hoje vamos aprender a identificar cada uma delas e ver como diferentes combinações de moedas e cédulas podem ter o mesmo valor.

Curiosidades

Curiosidade: Sabia que a cédula de R$ 200 foi lançada em 2020? Ela tem um lobo-guará estampado, um animal típico do cerrado brasileiro. Essa é a cédula de maior valor em circulação no Brasil atualmente.

Desenvolvimento

Duração: (45 - 55 minutos)

Finalidade: Esta etapa tem como finalidade proporcionar aos alunos um entendimento detalhado e prático sobre as moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro. Ao abordar cada moeda e cédula individualmente, os alunos aprenderão a identificar e diferenciar cada uma. Através de exemplos e problemas práticos, eles compreenderão a equivalência de valores, fortalecendo suas habilidades matemáticas e facilitando a aplicação deste conhecimento em situações do cotidiano.

Tópicos Abordados

1.Moedas do Sistema Monetário Brasileiro: Explique cada uma das moedas em circulação no Brasil (1 centavo, 5 centavos, 10 centavos, 25 centavos, 50 centavos e 1 real). Descreva suas cores, tamanhos e características distintas. Mostre imagens de cada moeda. 2.Cédulas do Sistema Monetário Brasileiro: Detalhe as cédulas em circulação (2 reais, 5 reais, 10 reais, 20 reais, 50 reais, 100 reais e 200 reais). Fale sobre as cores, tamanhos e figuras históricas e culturais que estão estampadas em cada uma delas. Mostre imagens de cada cédula. 3.Equivalência de Valores: Explique como diferentes combinações de moedas e cédulas podem ter o mesmo valor. Por exemplo, 100 centavos equivalem a 1 real. Mostre exemplos práticos, como 2 cédulas de 5 reais equivalem a 1 cédula de 10 reais ou 4 moedas de 25 centavos equivalem a 1 real. 4.Resolução de Problemas: Apresente problemas práticos para os alunos resolverem, como calcular o valor total de diferentes combinações de moedas e cédulas. Explique passo a passo como resolver cada problema.

Questões para Sala de Aula

1. Quantas moedas de 50 centavos são necessárias para se obter 1 real? 2. Se você tiver uma cédula de 20 reais e quiser trocá-la por cédulas de 5 reais, quantas cédulas de 5 reais você receberá? 3. Se você tiver 3 moedas de 25 centavos, 2 moedas de 10 centavos e 1 moeda de 5 centavos, qual é o valor total que você tem?

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

Finalidade: A etapa de retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos. Ao discutir as respostas das questões e engajar os alunos em reflexões, reforça-se a compreensão do conteúdo e a aplicação prática do conhecimento adquirido. Este momento também permite que o professor esclareça dúvidas, corrija possíveis erros de entendimento e valorize as contribuições dos alunos, incentivando a participação ativa e o pensamento crítico.

Discussão

  • Quantas moedas de 50 centavos são necessárias para se obter 1 real?

Para obter 1 real, são necessárias 2 moedas de 50 centavos. Isso ocorre porque 50 centavos + 50 centavos = 100 centavos, que equivalem a 1 real.

  • Se você tiver uma cédula de 20 reais e quiser trocá-la por cédulas de 5 reais, quantas cédulas de 5 reais você receberá?

Se você trocar uma cédula de 20 reais por cédulas de 5 reais, receberá 4 cédulas de 5 reais. Isso porque 20 reais / 5 reais = 4.

  • Se você tiver 3 moedas de 25 centavos, 2 moedas de 10 centavos e 1 moeda de 5 centavos, qual é o valor total que você tem?

Para calcular o valor total, some os valores de cada tipo de moeda:

3 moedas de 25 centavos: 3 x 25 = 75 centavos

2 moedas de 10 centavos: 2 x 10 = 20 centavos

1 moeda de 5 centavos: 1 x 5 = 5 centavos

Somando tudo: 75 centavos + 20 centavos + 5 centavos = 100 centavos, que equivalem a 1 real.

Engajamento dos Alunos

1.Perguntas para Engajamento dos Alunos:

Qual é a importância de entender a equivalência de valores entre moedas e cédulas? Vocês conseguem pensar em outras combinações de moedas que totalizem 1 real? Por que é importante saber identificar e diferenciar as diferentes moedas e cédulas? Como esse conhecimento pode ser útil no dia a dia, como na hora de fazer compras? Alguma vez vocês já precisaram trocar uma cédula de valor maior por várias de valor menor? Como foi essa experiência?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, resumindo os principais pontos abordados na aula e reforçando a conexão entre teoria e prática. Além disso, demonstra a importância do tema para a vida cotidiana e valoriza a aplicação prática do conhecimento adquirido, garantindo que os alunos compreendam a relevância do conteúdo estudado.

Resumo

  • Identificação das diferentes moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
  • Compreensão da equivalência de valores entre diferentes moedas e cédulas.
  • Resolução de problemas práticos envolvendo diferentes combinações de moedas e cédulas.
  • Discussão sobre a importância de entender e aplicar o conhecimento de equivalência de valores no dia a dia.

A aula conectou a teoria com a prática ao apresentar tanto a descrição detalhada das moedas e cédulas quanto exemplos práticos e problemas para que os alunos pudessem aplicar o conhecimento adquirido. Esta abordagem facilitou a compreensão das equivalências de valores e a utilidade deste conhecimento em situações cotidianas, como compras e trocas de dinheiro.

Entender a equivalência de valores entre moedas e cédulas é essencial para o dia a dia, pois ajuda na realização de transações financeiras, no controle do orçamento e na tomada de decisões de compra. Além disso, saber identificar e diferenciar as moedas e cédulas facilita o manuseio do dinheiro e a resolução de problemas práticos. Curiosidades como a cédula de R$ 200 com o lobo-guará também tornam o aprendizado mais interessante e relevante.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies