Entrar

Plano de aula de Multiplicação por 2, 3, 4 e 5

Matemática

Original Teachy

'EF02MA07'

Multiplicação por 2, 3, 4 e 5

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Multiplicação por 2, 3, 4 e 5

Palavras ChaveMultiplicação, Matemática, 2º ano, Ensino Fundamental, Atividades práticas, Mercado de trabalho, Tabelas de multiplicação, Habilidades matemáticas, Resolução de problemas, Colaboração
Materiais NecessáriosCartolina, Canetas coloridas, Régua, Adesivos, Vídeo animado sobre multiplicação, Lousa e giz ou quadro branco e marcadores, Fichas de exercícios, Projetor (opcional)
Códigos BNCCEF02MA07: Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam a importância de aprender a multiplicação por 2, 3, 4 e 5, tanto para o desenvolvimento das suas habilidades matemáticas quanto para a aplicação prática no dia a dia e no mercado de trabalho. Através de atividades práticas e interativas, os alunos serão capazes de ver a relevância dessas operações em situações reais, incentivando o aprendizado ativo e colaborativo.

Objetivos principais:

1. Realizar a operação de multiplicação de números por 2, 3, 4 e 5.

2. Resolver problemas que necessitem da multiplicação de números por 2, 3, 4 e 5.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver raciocínio lógico e habilidades de resolução de problemas.
  2. Fomentar a capacidade de trabalhar em grupo e colaborar com colegas.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam a importância de aprender a multiplicação por 2, 3, 4 e 5, tanto para o desenvolvimento das suas habilidades matemáticas quanto para a aplicação prática no dia a dia e no mercado de trabalho. Através de atividades práticas e interativas, os alunos serão capazes de ver a relevância dessas operações em situações reais, incentivando o aprendizado ativo e colaborativo.

Contextualização

A multiplicação é uma habilidade fundamental que usamos em muitos aspectos da vida cotidiana. Desde calcular o custo de múltiplos itens no supermercado até entender como distribuir tarefas igualmente entre um grupo de pessoas. Aprender a multiplicar por 2, 3, 4 e 5 é um passo importante para construir uma base sólida em matemática, que será útil em várias situações práticas e futuras profissões.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que a multiplicação é usada em diversas profissões? Por exemplo, engenheiros a utilizam para calcular quantidades de materiais necessários em uma construção, e comerciantes a utilizam para calcular lucros e estoque de produtos. Até mesmo chefs de cozinha usam multiplicação para ajustar receitas de acordo com o número de pessoas a serem servidas.

Atividade Inicial

Para começar, pergunte aos alunos: 'Quantas rodas têm 3 bicicletas?'. Esta pergunta simples introduz a ideia de multiplicação de forma prática e visual. Em seguida, exiba um curto vídeo animado que explique a multiplicação de maneira lúdica e envolvente.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 65 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar a compreensão dos alunos sobre a multiplicação por 2, 3, 4 e 5 através de atividades práticas e colaborativas. Com a construção de tabelas de multiplicação e a resolução de exercícios de fixação, os alunos não apenas memorizam os resultados, mas também entendem a aplicação prática das operações em situações cotidianas.

Tópicos a Abordar

  1. Conceito de multiplicação
  2. Multiplicação por 2
  3. Multiplicação por 3
  4. Multiplicação por 4
  5. Multiplicação por 5

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como a multiplicação é aplicada em situações cotidianas e em diversas profissões. Pergunte: 'Como a multiplicação pode ajudar você a calcular o total de itens em um supermercado ou a quantidade de ingredientes em uma receita?' Incentive-os a pensar em exemplos práticos e em como essa habilidade será útil ao longo da vida.

Mini Desafio

Construindo a Tabela de Multiplicação

Nesta atividade, os alunos irão criar suas próprias tabelas de multiplicação para os números 2, 3, 4 e 5 usando materiais como cartolina, canetas coloridas e adesivos. A construção da tabela ajudará os alunos a visualizar e entender melhor o conceito de multiplicação.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 3-4.
  2. Distribua cartolinas, canetas coloridas, régua e adesivos para cada grupo.
  3. Instrua os alunos a desenharem uma tabela com as linhas representando os números de 1 a 10 e as colunas representando os multiplicadores (2, 3, 4 e 5).
  4. Peça aos alunos que preencham a tabela com os resultados das multiplicações correspondentes (por exemplo, 2x1=2, 2x2=4, etc.).
  5. Incentive os alunos a decorarem suas tabelas com adesivos e desenhos para torná-las visualmente agradáveis.
  6. Após a conclusão, peça aos grupos que apresentem suas tabelas para a turma, explicando como chegaram aos resultados.

Objetivo: Ajudar os alunos a internalizarem os conceitos de multiplicação por meio da criação visual e colaborativa de tabelas, reforçando a memorização e compreensão dos resultados.

Duração: 30 - 35 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Resolva as multiplicações: 2x3, 3x4, 4x5, 5x2, 3x3.
  2. Complete as sentenças: Se eu tiver 3 grupos de 4 maçãs, eu terei ______ maçãs no total.
  3. Desenhe grupos de objetos para representar as multiplicações: 2x4, 3x5, 4x3.
  4. Resolva o problema: Se uma caixa contém 5 brinquedos e eu tenho 4 caixas, quantos brinquedos eu tenho ao todo?

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que compreendam a relevância da multiplicação tanto na teoria quanto na prática. Ao promover a reflexão e discussão, os alunos têm a oportunidade de internalizar o conhecimento adquirido, conectando-o com situações reais e práticas do dia a dia.

Discussão

Promova uma discussão entre os alunos sobre o que aprenderam. Pergunte como a multiplicação pode ser usada em diferentes situações da vida real, como calcular o total de itens em um supermercado ou ajustar receitas na cozinha. Incentive-os a compartilhar suas experiências durante as atividades e a refletir sobre os desafios encontrados e como os superaram.

Resumo

Resuma os principais conteúdos apresentados: o conceito de multiplicação e como realizar multiplicações por 2, 3, 4 e 5. Recapitule as atividades práticas, como a construção das tabelas de multiplicação, e os exercícios de fixação.

Fechamento

Explique como a aula conectou a teoria com a prática e as aplicações. Enfatize a importância do aprendizado da multiplicação para o dia a dia e para diversas profissões, destacando que essa habilidade será útil ao longo da vida. Agradeça a participação ativa dos alunos e reforce a importância de continuar praticando a multiplicação.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies