Entrar

Plano de aula de Aumentativo e Diminutivo

Português

Original Teachy

'EF02LP11'

Aumentativo e Diminutivo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do conceito de Aumentativo e Diminutivo: O objetivo principal desta aula é ensinar aos alunos o conceito de aumentativo e diminutivo. Eles devem ser capazes de entender que essas são formas de modificar palavras para expressar um tamanho maior ou menor em relação ao original.

  2. Reconhecimento de Aumentativos e Diminutivos em palavras: Além de compreender o conceito, os alunos devem ser capazes de identificar aumentativos e diminutivos em palavras. Eles devem entender que essas alterações podem ser feitas adicionando ou retirando sufixos das palavras.

  3. Utilização de Aumentativos e Diminutivos em contextos: Por fim, os alunos devem ser capazes de usar aumentativos e diminutivos de forma adequada em contextos diversos. Eles devem ser capazes de aplicar o conceito aprendido para expressar tamanhos maiores ou menores em relação ao original.

Objetivos Secundários:

  • Estimular a criatividade: Ao criar e usar palavras no aumentativo e diminutivo, os alunos são incentivados a usar a imaginação e a criatividade, tornando o aprendizado mais divertido e envolvente.
  • Desenvolver a consciência linguística: Ao aprender sobre aumentativos e diminutivos, os alunos também estão desenvolvendo sua consciência sobre a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa.
  • Promover a interação e colaboração: Durante as atividades em grupo, os alunos são incentivados a trabalhar juntos, compartilhando ideias e aprendendo uns com os outros.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrando conteúdos anteriores: O professor iniciará a aula relembrando os alunos sobre o que é um substantivo e um adjetivo. Irá propor algumas questões interativas para que os alunos possam relembrar e fixar esses conceitos.

  2. Situações Problema: O professor irá propor duas situações problemas para os alunos. A primeira será: "Como vocês chamariam uma casinha de cachorro que é muito, muito, muito pequena?". A segunda situação será: "E se vocês encontrassem um gatinho muito, muito, muito grande, como vocês o chamariam?".

  3. Contextualização: O professor explicará que em português, nós temos formas especiais de falar sobre coisas que são maiores ou menores do que o normal. Essas formas são chamadas de aumentativos e diminutivos. Ele/ela pode citar alguns exemplos que os alunos possam conhecer, como: "cachorrão" (aumentativo de "cachorro") ou "gatinho" (diminutivo de "gato").

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: O professor irá apresentar duas curiosidades para ganhar a atenção dos alunos. A primeira é que, em algumas regiões do Brasil, as pessoas usam aumentativos e diminutivos de maneira muito criativa. Por exemplo, em vez de dizer "cachorrinho", elas podem dizer "cachorrino" ou "cachorrão". A segunda curiosidade é que em outras línguas, como o espanhol, também existem aumentativos e diminutivos, mas eles são formados de maneira diferente.

  5. Introdução do Tópico: Por fim, o professor introduzirá o tópico da aula, explicando que eles aprenderão hoje como formar e usar aumentativos e diminutivos em português. Ele/ela mostrará que isso pode ser muito útil para descrever coisas de maneira mais precisa e expressar sentimentos de maneira mais sutil.

Com essa introdução, os alunos estarão preparados para mergulhar no tópico da aula e começar a aprender sobre aumentativos e diminutivos de maneira divertida e envolvente.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade: Brincando com Aumentativos e Diminutivos

    • O professor deverá dividir a turma em pequenos grupos.
    • Cada grupo receberá uma lista de palavras simples, como "flor", "casa", "livro", "amigo", etc.
    • A tarefa do grupo será a de criar o maior número possível de aumentativos e diminutivos para cada palavra da lista.
    • O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos e esclarecendo quaisquer dúvidas que possam surgir.
  2. Atividade: Criando Monstros de Palavras

    • O professor irá propor que os alunos criem "monstros de palavras" usando aumentativos e diminutivos.
    • Cada aluno receberá uma folha de papel e terá que desenhar um monstro. O desenho deve conter uma palavra, que pode ser um substantivo simples, como "flor" ou "casa".
    • A tarefa dos alunos será a de, embaixo do desenho do monstro, escrever o aumentativo ou diminutivo da palavra que escolheram.
    • O professor deve caminhar pela sala, elogiando os desenhos e incentivando os alunos a usarem a criatividade.
  3. Atividade: A Caça das Palavras no Aumentativo e Diminutivo

    • O professor irá distribuir um conjunto de cartões contendo palavras escritas em diferentes tamanhos e formas.
    • Os alunos serão instruídos a encontrar o cartão que corresponde ao aumentativo ou diminutivo da palavra apresentada no cartão original.
    • O professor pode organizar essa atividade como um jogo, onde os alunos que encontrarem o par de cartões ganham pontos para a sua equipe.
    • O professor deve acompanhar o jogo, esclarecendo quaisquer dúvidas que possam surgir.

Essas atividades são projetadas para serem divertidas e envolventes, ao mesmo tempo em que permitem que os alunos pratiquem o uso de aumentativos e diminutivos de maneira significativa. O professor deve escolher a atividade ou combinação de atividades que melhor se adaptem à dinâmica da sala de aula, ao tempo disponível e ao nível de compreensão dos alunos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo e Reflexão

    • Após a conclusão das atividades, o professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo.
    • O professor deve pedir a cada grupo que compartilhe algumas das palavras que encontraram para os aumentativos e diminutivos e como eles chegaram a essas palavras.
    • Durante esta discussão, o professor deve incentivar os alunos a pensar sobre o que aprenderam: Como eles se sentiram ao criar novas palavras? Como eles acharam os aumentativos e diminutivos em outras palavras? O que eles aprenderam com as atividades?
  2. Conexão da Teoria com a Prática

    • O professor deve então explicar como as atividades que os alunos realizaram se conectam com a teoria que foi apresentada no início da aula.
    • Ele/ela pode usar os exemplos que os alunos deram durante a discussão para ilustrar como os aumentativos e diminutivos são formados e usados na prática.
    • O professor deve enfatizar que o objetivo desta aula não era apenas aprender o que são aumentativos e diminutivos, mas também aprender a usá-los de maneira criativa e eficaz.
  3. Reflexão Final

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam na aula.
    • Ele/ela pode fazer duas perguntas simples para orientar a reflexão dos alunos: "O que você mais gostou de aprender sobre aumentativos e diminutivos hoje?" e "Como você pode usar o que aprendeu hoje em sua vida diária?".
    • O professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a classe, o que pode promover uma atmosfera de aprendizado colaborativo e encorajar os alunos a valorizarem suas próprias realizações.

Este retorno é uma parte essencial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos sobre o tópico e reforçar os conceitos aprendidos. Além disso, a discussão em grupo e a reflexão final incentivam os alunos a se tornarem aprendizes ativos, capazes de conectar o que aprenderam na sala de aula com suas experiências e conhecimentos fora dela.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos Aprendidos: O professor deverá iniciar a conclusão da aula fazendo um breve resumo dos principais pontos abordados. Ele/ela relembrará os alunos sobre o que são aumentativos e diminutivos, como eles são formados e como são usados na língua portuguesa. O professor também pode destacar alguns exemplos interessantes que surgiram durante as atividades.

  2. Conexão entre Teoria e Prática: Em seguida, o professor irá enfatizar como a aula conectou teoria e prática. Ele/ela destacará como as atividades permitiram aos alunos aplicar o que aprenderam de maneira criativa e significativa. O professor pode perguntar aos alunos se eles notaram alguma diferença entre a teoria que aprenderam e a prática que experimentaram durante as atividades.

  3. Materiais Extras para Estudo em Casa: O professor irá sugerir alguns materiais extras para os alunos aprofundarem seu aprendizado em casa. Esses materiais podem incluir sites educativos com jogos interativos sobre aumentativos e diminutivos, livros infantis que fazem uso extensivo de aumentativos e diminutivos, e vídeos educativos que explicam o conceito de maneira lúdica. O professor pode também encorajar os alunos a praticarem a formação de aumentativos e diminutivos em seu dia a dia, observando as palavras ao seu redor e tentando modificá-las.

  4. Importância do Assunto para o Cotidiano: Por fim, o professor irá discutir a importância do assunto para o cotidiano dos alunos. Ele/ela pode explicar que o conhecimento sobre aumentativos e diminutivos não é útil apenas para a escrita e a leitura, mas também para a comunicação oral. O professor pode dar exemplos de como os aumentativos e diminutivos são usados em situações do dia a dia, como ao descrever um animal de estimação ou um brinquedo favorito. Além disso, o professor pode enfatizar que o aprendizado de novas palavras e estruturas linguísticas, como os aumentativos e diminutivos, é uma habilidade que os alunos podem usar em muitas outras áreas de estudo.

Esta conclusão resumirá as principais ideias da aula, reforçará a conexão entre teoria e prática, e incentivará os alunos a continuar explorando o tópico em casa. Além disso, a discussão sobre a importância do assunto para o cotidiano dos alunos ajudará a tornar o aprendizado mais relevante e significativo para eles.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies