Plano de Aula | Metodologia Teachy | Cantigas e Canções
Palavras Chave | cantigas, canções, ritmo, melodia, patrimônio cultural, criação musical, vídeo, redes sociais, apresentação interativa, quiz, colaboração, feedback, tecnologia, pesquisa, trabalho em equipe, aprendizado ativo |
Materiais Necessários | Celulares, Acesso à internet, Aplicativos de criação musical, Ferramentas de edição de vídeo, Plataforma de rede social privada (ex: grupo fechado no Facebook ou plataforma educacional), Projetor ou tela para apresentação, Ferramentas para criação de apresentação interativa (ex: Prezi, Google Slides), Aplicativos de quiz interativo (ex: Kahoot!, Quizizz), Papéis e canetas para feedback |
Códigos BNCC | EF02LP15: Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia.; EF12LP07: Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Interpretação Textual |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é estabelecer os objetivos principais e secundários da aula, garantindo que os alunos sejam capazes de identificar e interpretar cantigas e canções, além de cantar com ritmo e melodia. Esse entendimento inicial é essencial para preparar os alunos para as atividades práticas e interativas que seguirão.
Objetivos principais:
1. Proporcionar aos alunos a capacidade de identificar diferentes cantigas e canções.
2. Desenvolver a habilidade de cantar com ritmo e melodia adequados.
Objetivos secundários:
- Estimular a percepção auditiva e ritmo musical.
- Incentivar a apreciação e o gosto pelas cantigas e canções tradicionais.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
Esta etapa introdutória visa conectar os alunos emocional e intelectualmente ao tema, tornando-o relevante e interessante desde o início. Ao utilizar suas próprias pesquisas, os alunos se tornam protagonistas do aprendizado, compartilhando informações que descobriram e iniciando uma discussão rica e engajada sobre cantigas e canções. Esse aquecimento prepara o terreno para as atividades práticas que virão a seguir, garantindo que os alunos estejam motivados e focados no tema.
Aquecendo
Para iniciar a aula sobre cantigas e canções, contextualize brevemente sobre a importância dessas manifestações culturais ao longo do tempo. Explique que as cantigas fazem parte do nosso patrimônio histórico e que as canções são formas expressivas e artísticas que transmitem sentimentos e histórias. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para pesquisar um fato interessante sobre alguma cantiga ou canção famosa. Eles devem compartilhar brevemente o que encontraram com a turma.
Reflexões Iniciais
1. O que vocês acham fascinante sobre cantigas e canções?
2. Por que vocês acham que as pessoas criam e cantam cantigas?
3. Como as cantigas e canções influenciam a cultura de uma comunidade?
4. Vocês conseguem identificar alguma cantiga ou canção que conhecem? De onde elas vêm?
5. Qual a diferença entre cantar uma cantiga e uma canção moderna?
Desenvolvimento
Duração: 70 - 80 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma oportunidade prática e interativa de aplicar o conhecimento adquirido sobre cantigas e canções. Por meio de atividades colaborativas e utilização de ferramentas digitais, os alunos aprofundam sua compreensão do tema, desenvolvem habilidades de pesquisa, composição e apresentação, e se engajam de maneira divertida e significativa.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Show de Talentos Digital
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos, além de desenvolver habilidades de composição e performance musical.
- Descrição: Cada grupo será responsável por criar e apresentar uma cantiga ou canção original, inspirada em temas contemporâneos ou tradicionais. Eles utilizarão seus celulares para gravar um vídeo da apresentação, que será compartilhado em uma rede social privada da turma.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos.
-
Peça aos grupos que escolham um tema para sua cantiga ou canção. Pode ser algo tradicional ou um tema moderno que ressoe com a realidade deles.
-
Oriente os alunos a criar a letra e a melodia da cantiga/canção. Eles podem utilizar aplicativos de criação musical disponíveis em seus celulares.
-
Cada grupo deve ensaiar a apresentação da cantiga/canção, garantindo que todos participem.
-
Utilizando os celulares, os grupos gravam um vídeo da apresentação. Incentive a utilização de efeitos visuais ou filtros disponíveis nos aplicativos para tornar o vídeo mais interessante.
-
Os vídeos devem ser compartilhados em uma rede social privada da turma (pode ser um grupo fechado no Facebook ou uma plataforma educacional).
-
Promova uma sessão de visualização dos vídeos, onde cada grupo apresenta e comenta sobre sua cantiga/canção.
Atividade 2 - Cantigas Interativas na Web
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação, além de reforçar o conhecimento sobre cantigas e canções e seu contexto histórico-cultural.
- Descrição: Os alunos criarão uma apresentação interativa sobre uma cantiga ou canção específica, utilizando ferramentas digitais como Prezi ou Google Slides. A apresentação deve incluir informações históricas, a letra da cantiga/canção e um vídeo com a melodia.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos.
-
Cada grupo escolherá uma cantiga ou canção específica para pesquisar.
-
Oriente os alunos a utilizar a internet para coletar informações sobre a origem, contexto histórico e cultural da cantiga/canção escolhida.
-
Usando ferramentas como Prezi ou Google Slides, os grupos criarão uma apresentação interativa que deve conter:
-
Informações históricas e culturais sobre a cantiga/canção.
-
A letra completa da cantiga/canção.
-
Um vídeo ou áudio com a melodia, que pode ser encontrado online ou gravado pelos próprios alunos.
-
Os grupos apresentarão suas criações para a turma, utilizando um projetor ou compartilhando suas telas.
Atividade 3 - Quiz Interativo de Cantigas e Canções
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Reforçar o conhecimento adquirido de forma lúdica e interativa, incentivando a cooperação e a competição saudável.
- Descrição: Os alunos participarão de um quiz interativo sobre cantigas e canções, utilizando aplicativos como Kahoot! ou Quizizz. As perguntas abordarão características, ritmos e melodias das cantigas e canções estudadas.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos.
-
Explique que cada grupo participará de um quiz interativo utilizando seus celulares.
-
Utilize uma plataforma de quiz, como Kahoot! ou Quizizz, e prepare as perguntas com antecedência. As perguntas devem abranger:
-
Características das cantigas e canções.
-
Identificação de ritmos e melodias.
-
Perguntas sobre a história e origem das cantigas/canções estudadas.
-
Cada grupo utilizará um celular para responder às perguntas. Incentive a colaboração entre os membros dos grupos para escolher as respostas.
-
Ao final do quiz, revise as respostas e discuta com a turma os pontos mais importantes.
Retorno
Duração: 20 - 25 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é promover a reflexão e o aprendizado mútuo através do compartilhamento de experiências e feedbacks construtivos. Esta discussão em grupo permite que os alunos consolidem o conhecimento adquirido, desenvolvam habilidades de comunicação e crítica construtiva, e fortaleçam o sentido de comunidade e colaboração.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, pergunte aos alunos como foi a experiência de criar e apresentar as cantigas e canções. Incentive-os a compartilhar os desafios que enfrentaram, as estratégias que utilizaram para superá-los e as lições que aprenderam no processo. Siga o seguinte roteiro:
Introdução: 'Vamos compartilhar nossas experiências com as atividades de hoje. Gostaria que cada grupo falasse sobre sua criação e apresentação.' Reflexão: 'Quais foram os maiores desafios que vocês encontraram? Como vocês conseguiram superá-los?' Aprendizado: 'O que vocês aprenderam sobre cantigas e canções com essas atividades? E sobre trabalhar em grupo?' Conclusão: 'Como vocês acham que podem aplicar o que aprenderam hoje em outras áreas do conhecimento ou em suas vidas diárias?'
Reflexões
1. O que vocês acharam mais interessante ou surpreendente sobre a criação das cantigas e canções? 2. Como a utilização de ferramentas digitais impactou a forma como vocês realizaram as atividades? 3. Quais habilidades (além das musicais) vocês acham que desenvolveram com essas atividades?
Feedback 360°
Explique aos alunos que o feedback 360° é uma oportunidade de aprender com as percepções dos colegas e melhorar continuamente. Oriente-os a dar feedbacks construtivos e respeitosos, focando tanto nos pontos fortes quanto nas áreas de melhoria. Utilize o seguinte roteiro:
Introdução: 'Agora, vamos dar feedback uns aos outros sobre a experiência em grupo. Cada um de vocês vai receber feedback dos colegas.' Orientação: 'Lembrem-se de ser respeitosos e construtivos. Falem sobre o que acharam que o colega fez bem e o que ele pode melhorar.' Feedback: 'Vamos dedicar alguns minutos para que cada aluno escreva seu feedback e depois compartilhe com o grupo.' Conclusão: 'Vamos refletir sobre os feedbacks recebidos e pensar em como podemos usá-los para melhorar em futuras atividades.'
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
Finalidade A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido de uma forma leve e divertida, reforçando a relevância das cantigas e canções no contexto moderno. Ao resumir, conectar e aplicar o conteúdo aprendido, os alunos saem da aula não só informados, mas inspirados a usar esses conhecimentos em suas vidas diárias. ✨
Resumo
Resumo Cantante! Imagina uma orquestra digital onde cada aluno é uma nota musical! Hoje, navegamos pelo mundo das cantigas e canções, criando, pesquisando e apresentando melodias com a ajuda da tecnologia. Usamos nossos celulares para produzir vídeos incríveis, apresentações interativas e até participamos de um quiz super divertido sobre ritmos e melodias!
No Mundo
No Mundo Atual Conectar as cantigas e canções ao mundo de hoje é como dar um remix a uma música clássica. Em uma era de redes sociais e conteúdo digital, aprender sobre essas manifestações culturais de forma interativa e moderna mostra como a tradição pode se adaptar e florescer na dinâmica do século XXI.
Na Prática
Aplicações no Dia a Dia Entender cantigas e canções vai muito além de cantar; desenvolve criatividade, trabalho em equipe, habilidades de pesquisa e apresentação. No dia a dia, essas competências são essenciais, seja para criar conteúdos em mídias sociais, trabalhar em projetos colaborativos ou simplesmente apreciar a diversidade cultural ao nosso redor.