Objetivos (5 minutos)
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Desenvolver a compreensão dos alunos sobre a função do leitor literário, explorando o papel ativo que ele tem na construção do sentido de uma narrativa.
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Estimular a habilidade dos alunos em identificar os elementos constituintes de uma narrativa (personagens, ambiente, enredo, conclusão), por meio da leitura compartilhada de uma história infantil.
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Fomentar a criatividade dos alunos, incentivando-os a recontar a história lida de uma maneira diferente, alterando os personagens, o ambiente ou o desfecho da narrativa.
Introdução (10 - 15 minutos)
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Relembrando conceitos: O professor inicia a aula relembrando os conceitos básicos de uma narrativa: personagens, ambiente, enredo e conclusão. Ele pode usar exemplos simples e familiares aos alunos, como uma história de um desenho animado ou de um livro infantil que eles já conhecem.
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Situações-problema: O professor apresenta duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos. Ele pode perguntar: "O que você faria se pudesse mudar o final de uma história que você não gostou?" e "Como você imagina que seria se os personagens de uma história que você gosta trocassem de lugar?" Isso serve para instigar a curiosidade dos alunos e prepará-los para as atividades práticas que virão.
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Contextualização: O professor explica a importância de entender o papel do leitor literário e os elementos de uma narrativa, mostrando como essas habilidades são úteis na vida cotidiana. Ele pode dizer, por exemplo, que entender uma história ajuda a entender o mundo ao nosso redor, e que ser capaz de recontar uma história de maneira criativa é uma habilidade valiosa para a comunicação e a expressão pessoal.
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Ganhar a atenção dos alunos: O professor pode começar a introdução contando uma pequena história divertida ou fazendo uma pergunta curiosa relacionada ao tema. Por exemplo, ele pode contar a história de como um dia, o Lobo Mau decidiu que queria ser amigo dos Três Porquinhos e como essa amizade mudou o final da história. Ou ele pode perguntar: "Vocês já se perguntaram o que aconteceria se a Cinderela fosse o príncipe e o príncipe fosse a Cinderela na história que conhecemos?"
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
O professor irá propor 2 atividades que, juntas, irão consumir todo o tempo de desenvolvimento. A primeira atividade é uma leitura compartilhada de uma história infantil, e a segunda atividade consiste em um jogo de recontar a história de maneira criativa.
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Leitura Compartilhada (10 - 15 minutos)
- O professor, juntamente com os alunos, escolhe uma história curta e adequada para a idade das crianças. Pode ser um conto de fadas tradicional ou uma história moderna.
- O professor lê em voz alta, apontando para as palavras enquanto lê, permitindo que os alunos sigam a leitura com seus dedos.
- Durante a leitura, o professor pausa em momentos chave para fazer perguntas e estimular a participação dos alunos. Por exemplo: "Como vocês acham que a personagem se sente?", "O que vocês acham que vai acontecer a seguir?".
- Depois de terminar a leitura, o professor faz uma breve recapitulação dos elementos da história: quem são os personagens, onde a história se passa, o que acontece na história e como ela termina. Isso serve para reforçar os conceitos discutidos na introdução.
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Jogo de Recontar a História de Maneira Criativa (10 - 15 minutos)
- O professor divide a turma em pequenos grupos de 3 a 4 alunos.
- Cada grupo receberá uma folha de papel e lápis para desenhar e anotar suas ideias.
- O desafio é que cada grupo tem que recontar a história lida de uma maneira diferente. Eles podem mudar os personagens, o ambiente, o enredo ou o desfecho da história.
- Para orientar os alunos, o professor pode propor algumas perguntas: "E se o lobo mau fosse bonzinho?", "E se a história se passasse na lua?", "E se a história terminasse de uma maneira triste?". Isso ajuda a estimular a criatividade dos alunos.
- Ao final, cada grupo apresenta a sua versão da história para a turma. O professor destaca como cada grupo foi capaz de criar uma nova narrativa a partir dos elementos da história original.
O professor deve circular entre os grupos durante as atividades, oferecendo suporte e orientação quando necessário, e incentivando a participação de todos os alunos. É importante que o professor crie um ambiente seguro e acolhedor, onde os alunos se sintam à vontade para expressar suas ideias e opiniões.
Retorno (10 - 15 minutos)
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Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)
- Após todas as apresentações, o professor reúne a turma em um grande círculo para uma discussão em grupo. Ele começa perguntando o que os alunos aprenderam com as diferentes versões da história.
- O professor pode provocar a reflexão dos alunos, perguntando: "Como foi para vocês recontar a história de uma maneira diferente? Foi fácil ou difícil? Por quê?" e "O que vocês acharam das versões das outras equipes? O que elas fizeram de diferente?".
- Durante a discussão, o professor deve valorizar as contribuições de todos os alunos, promovendo um ambiente de respeito e escuta ativa.
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Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)
- O professor, então, retoma os conceitos discutidos na introdução e faz uma conexão com as atividades realizadas. Ele pode perguntar: "Como as diferentes versões da história que criamos se relacionam com os elementos que discutimos: personagens, ambiente, enredo e conclusão?".
- O professor pode, por exemplo, destacar como os diferentes personagens e ambientes alteraram o desenvolvimento e o desfecho da história.
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Reflexão Final (2 - 3 minutos)
- Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um momento sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples para orientar a reflexão:
- "O que vocês mais gostaram na aula de hoje? Por quê?"
- "O que vocês aprenderam hoje que podem usar em outras situações, além da sala de aula?"
- O professor dá um minuto para os alunos pensarem sobre suas respostas e, em seguida, quem quiser pode compartilhar suas reflexões com a turma. O professor deve encorajar todos os alunos a participarem, mas respeitar aqueles que preferirem não compartilhar.
- Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um momento sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples para orientar a reflexão:
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Verificação de Aprendizagem (1 minuto)
- Para finalizar, o professor verifica se os objetivos da aula foram alcançados, perguntando aos alunos: "Vocês se sentem mais confortáveis agora para identificar os elementos de uma história e recontá-la de uma maneira criativa?".
- O professor pode pedir que os alunos levantem a mão para indicar se sim ou se não, e aproveitar a oportunidade para esclarecer quaisquer dúvidas ou confusões que ainda possam existir.
O retorno é uma etapa crucial da aula, pois permite ao professor avaliar a eficácia das atividades realizadas e o progresso dos alunos. Além disso, ajuda os alunos a consolidar o que aprenderam e a fazer conexões entre a teoria e a prática.
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)
- O professor inicia a conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Ele recapitula a função do leitor literário na construção do sentido de uma narrativa e os elementos constituintes de uma narrativa (personagens, ambiente, enredo, conclusão).
- Em seguida, ele destaca como esses conceitos foram explorados de maneira ativa e criativa durante as atividades práticas, onde os alunos tiveram a oportunidade de recontar a história de uma maneira diferente.
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Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)
- O professor explica como a aula conectou a teoria com a prática. Ele ressalta como, através da leitura compartilhada e do jogo de recontar a história, os alunos puderam aplicar os conceitos teóricos discutidos, fortalecendo sua compreensão e habilidades.
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Materiais Extras (1 - 2 minutos)
- O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Poderia ser a indicação de livros infantis que exploram de maneira criativa os elementos de uma narrativa, ou a recomendação de sites ou aplicativos interativos que oferecem atividades de leitura e escrita.
- Ele pode também incentivar os alunos a criarem suas próprias histórias em casa, explorando diferentes personagens, ambientes e enredos.
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Importância do Assunto (1 minuto)
- Por fim, o professor ressalta a importância do que foi aprendido para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode dizer, por exemplo, que a habilidade de entender e recontar histórias de maneira criativa é útil não apenas na escola, mas também em situações de lazer, como ao assistir a um filme ou ler um livro em casa.
- Além disso, ele destaca como essa habilidade pode ajudar os alunos a se expressarem melhor, a entenderem o ponto de vista dos outros e a desenvolverem a empatia.
A conclusão serve para fechar a aula de forma organizada e eficaz, reforçando os conceitos aprendidos, incentivando a continuidade dos estudos e ressaltando a relevância do tema para a vida dos alunos.