Plano de Aula | Metodologia Ativa | Estratégia de Leitura
Palavras Chave | Estratégias de Leitura, Compreensão de Textos, Leitura Planejada, Atividades Práticas, Aprendizado Colaborativo, Caça ao Tesouro Literário, Leitura em Puzzles, Dramatização de Histórias, Discussão em Grupo, Aplicação de Conhecimento |
Materiais Necessários | Mapas da sala com pontos marcados, Trechos de textos escondidos, Perguntas impressas, Quebra-cabeça com trechos de texto, Histórias impressas para escolha de trechos, Material para dramatização (fantasias, acessórios, etc.), Papel e canetas para anotações |
Códigos BNCC | EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.; EF02LP12: Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.; EF12LP08: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF12LP09: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF12LP10: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Interpretação Textual |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 7 minutos)
A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer a direção clara da aula. Ao definir o que se espera que os alunos aprendam, esta seção orienta tanto o professor quanto os estudantes sobre os focos de estudo e aplicação. Isso ajuda a maximizar o aproveitamento do tempo em sala, garantindo que todas as atividades estejam alinhadas com os objetivos de aprendizagem.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a identificar e aplicar estratégias de leitura para melhor compreensão de textos.
2. Desenvolver habilidades de planejamento de leitura, onde os alunos identificarão a melhor sequência de passos para abordar um texto.
Objetivos secundários:
- Fomentar a autonomia dos alunos na escolha de suas estratégias de leitura.
- Estimular a participação ativa e a discussão em grupo para aperfeiçoar as técnicas de leitura.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A Introdução serve para engajar os alunos, utilizando situações-problema que eles possam ter encontrado em suas leituras em casa, estimulando a reflexão sobre suas práticas individuais. Além disso, contextualiza a importância do tema para o dia a dia, aumentando a relevância do aprendizado e motivando os alunos a aplicar as estratégias discutidas em situações reais.
Situações Problema
1. Imagine que você está lendo um livro e encontra uma palavra que nunca viu antes. Como você resolveria essa situação para entender o que está sendo lido?
2. Pense em uma história que vocês já leram e que tiveram dificuldade para entender completamente. Quais estratégias vocês poderiam ter usado para superar essas dificuldades?
Contextualização
A habilidade de leitura é essencial em todas as áreas da vida, desde ler um simples bilhete até compreender manuais de instruções ou textos acadêmicos complexos. Compreender estratégias de leitura não apenas facilita a absorção de conteúdo, mas também ajuda a construir conhecimento e a desenvolver habilidades críticas para o pensamento. Além disso, ao aprender como auto-regular a leitura, os alunos podem melhorar sua capacidade de aprendizado independente.
Desenvolvimento
Duração: (70 - 75 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem as estratégias de leitura de forma prática e envolvente. Por meio das atividades propostas, os estudantes podem consolidar o conhecimento adquirido em casa de maneira dinâmica e colaborativa, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe e pensamento crítico. Essa seção é essencial para transformar a teoria em prática e garantir que os conceitos sejam internalizados de maneira efetiva.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Caça ao Tesouro Literário
> Duração: (65 - 70 minutos)
- Objetivo: Aplicar estratégias de leitura em um contexto lúdico e competitivo para reforçar a compreensão de textos.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos participarão de uma caça ao tesouro dentro da sala de aula. O tesouro são pequenos trechos de diferentes histórias escondidos em vários locais. Para avançar de um ponto ao outro, os alunos devem ler o trecho encontrado e responder a uma pergunta sobre ele, utilizando as estratégias de leitura aprendidas.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
-
Explique que cada grupo receberá um mapa da sala com pontos marcados onde estão os trechos escondidos.
-
Cada trecho de texto terá uma pergunta relacionada que os alunos devem responder para receber a próxima pista.
-
Os alunos devem aplicar as estratégias de leitura para responder corretamente e continuar a caça.
-
O primeiro grupo a chegar ao 'tesouro' (o último trecho) e responder corretamente à última pergunta, vence.
Atividade 2 - Leitura em Puzzles
> Duração: (65 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver a capacidade de sequenciar informações e aplicar estratégias de leitura para compreensão textual.
- Descrição: Os alunos trabalharão em grupos para resolver um grande quebra-cabeça, onde cada peça contém um trecho de um texto. Para montar o quebra-cabeça, devem usar as estratégias de leitura para decidir a ordem correta dos trechos, baseando-se no sentido lógico e no conteúdo dos textos.
- Instruções:
-
Organize os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.
-
Distribua as peças do quebra-cabeça, cada uma contendo um trecho de texto.
-
Os grupos devem ler os trechos e decidir a ordem correta para montar o quebra-cabeça.
-
Para decidir a ordem, devem usar as estratégias de leitura discutidas, como identificar palavras-chave e inferir o contexto.
-
O grupo que montar o quebra-cabeça primeiro e de forma correta, vence.
Atividade 3 - Dramatização de Histórias
> Duração: (65 - 70 minutos)
- Objetivo: Utilizar a leitura como base para atividades criativas e interpretativas, reforçando a compreensão textual e a expressão oral.
- Descrição: Os alunos escolhem um trecho de uma história conhecida. Eles devem ler o trecho e, em seguida, planejar e apresentar uma dramatização que reflita a compreensão do texto. Durante a apresentação, devem usar as estratégias de leitura para demonstrar como chegaram àquela interpretação do texto.
- Instruções:
-
Cada grupo escolhe um trecho de uma história fornecida pelo professor.
-
Os alunos leem o trecho e discutem o significado e as emoções envolvidas.
-
Com base nisso, planejam e ensaiam uma dramatização do trecho.
-
Devem explicar para a classe as estratégias de leitura que utilizaram para chegar àquela interpretação.
-
Apresentam a dramatização, seguida da explicação das estratégias utilizadas.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado obtido através das atividades práticas, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre suas experiências. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de estratégias de leitura e a promover a troca de ideias e a construção de conhecimento coletivo. Além disso, esta etapa é vital para o professor avaliar a eficácia das atividades e a compreensão dos alunos.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos e cada grupo compartilhar suas experiências e aprendizados das atividades. Utilize as seguintes perguntas para orientar a discussão: 'Quais estratégias de leitura vocês acharam mais eficazes durante a caça ao tesouro ou a montagem do quebra-cabeça?' 'Como aplicar essas estratégias pode ajudar em outras leituras?' 'Houve alguma dificuldade que seu grupo conseguiu superar? Como?' Encoraje os alunos a expressar suas opiniões e a ouvir atentamente as dos colegas.
Perguntas Chave
1. Quais estratégias de leitura foram mais eficazes para compreender os textos durante as atividades?
2. Como o trabalho em grupo ajudou na compreensão dos textos e na aplicação das estratégias de leitura?
3. Houve algum momento durante as atividades em que vocês tiveram que mudar de estratégia? Por quê?
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos tópicos abordados durante a aula. Recapitular os conteúdos ajuda na fixação do aprendizado, enquanto a discussão sobre a interconexão entre teoria e prática e a relevância do tema reforça a motivação e a aplicabilidade do que foi aprendido. Essa seção é fundamental para encerrar o ciclo de aprendizado e preparar os alunos para aplicar as estratégias de leitura em suas futuras leituras.
Resumo
Na conclusão da aula, o professor deve resumir as principais estratégias de leitura discutidas e aplicadas, relembrando os passos para uma leitura eficaz. Deve-se destacar as estratégias de identificação de palavras-chave, uso de contextos e inferências, além da importância de planejar a leitura de forma sequencial.
Conexão com a Teoria
É essencial que os alunos compreendam como as atividades práticas realizadas estão diretamente ligadas à teoria estudada previamente, destacando que a aplicação das estratégias de leitura em situações reais e lúdicas reforça a teoria e facilita a transferência do conhecimento para novos contextos.
Fechamento
Por fim, o professor deve enfatizar a relevância das estratégias de leitura no dia a dia dos alunos, demonstrando como a habilidade de compreender textos efetivamente é crucial em diversas situações, desde os estudos até a vida cotidiana. Esta ênfase ajuda a consolidar a importância do aprendizado e a motivação para sua aplicação contínua.