Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Estratégia de Leitura

Avatar padrão

Lara da Teachy


Português

Original Teachy

'EF15LP02'

Estratégia de Leitura

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Estratégia de Leitura

Palavras ChaveEstratégias de Leitura, Compreensão de Textos, Leitura Planejada, Atividades Práticas, Aprendizado Colaborativo, Caça ao Tesouro Literário, Leitura em Puzzles, Dramatização de Histórias, Discussão em Grupo, Aplicação de Conhecimento
Materiais NecessáriosMapas da sala com pontos marcados, Trechos de textos escondidos, Perguntas impressas, Quebra-cabeça com trechos de texto, Histórias impressas para escolha de trechos, Material para dramatização (fantasias, acessórios, etc.), Papel e canetas para anotações
Códigos BNCCEF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.; EF02LP12: Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.; EF12LP08: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF12LP09: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF12LP10: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 7 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer a direção clara da aula. Ao definir o que se espera que os alunos aprendam, esta seção orienta tanto o professor quanto os estudantes sobre os focos de estudo e aplicação. Isso ajuda a maximizar o aproveitamento do tempo em sala, garantindo que todas as atividades estejam alinhadas com os objetivos de aprendizagem.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e aplicar estratégias de leitura para melhor compreensão de textos.

2. Desenvolver habilidades de planejamento de leitura, onde os alunos identificarão a melhor sequência de passos para abordar um texto.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar a autonomia dos alunos na escolha de suas estratégias de leitura.
  2. Estimular a participação ativa e a discussão em grupo para aperfeiçoar as técnicas de leitura.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos, utilizando situações-problema que eles possam ter encontrado em suas leituras em casa, estimulando a reflexão sobre suas práticas individuais. Além disso, contextualiza a importância do tema para o dia a dia, aumentando a relevância do aprendizado e motivando os alunos a aplicar as estratégias discutidas em situações reais.

Situações Problema

1. Imagine que você está lendo um livro e encontra uma palavra que nunca viu antes. Como você resolveria essa situação para entender o que está sendo lido?

2. Pense em uma história que vocês já leram e que tiveram dificuldade para entender completamente. Quais estratégias vocês poderiam ter usado para superar essas dificuldades?

Contextualização

A habilidade de leitura é essencial em todas as áreas da vida, desde ler um simples bilhete até compreender manuais de instruções ou textos acadêmicos complexos. Compreender estratégias de leitura não apenas facilita a absorção de conteúdo, mas também ajuda a construir conhecimento e a desenvolver habilidades críticas para o pensamento. Além disso, ao aprender como auto-regular a leitura, os alunos podem melhorar sua capacidade de aprendizado independente.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem as estratégias de leitura de forma prática e envolvente. Por meio das atividades propostas, os estudantes podem consolidar o conhecimento adquirido em casa de maneira dinâmica e colaborativa, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe e pensamento crítico. Essa seção é essencial para transformar a teoria em prática e garantir que os conceitos sejam internalizados de maneira efetiva.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caça ao Tesouro Literário

> Duração: (65 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar estratégias de leitura em um contexto lúdico e competitivo para reforçar a compreensão de textos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos participarão de uma caça ao tesouro dentro da sala de aula. O tesouro são pequenos trechos de diferentes histórias escondidos em vários locais. Para avançar de um ponto ao outro, os alunos devem ler o trecho encontrado e responder a uma pergunta sobre ele, utilizando as estratégias de leitura aprendidas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Explique que cada grupo receberá um mapa da sala com pontos marcados onde estão os trechos escondidos.

  • Cada trecho de texto terá uma pergunta relacionada que os alunos devem responder para receber a próxima pista.

  • Os alunos devem aplicar as estratégias de leitura para responder corretamente e continuar a caça.

  • O primeiro grupo a chegar ao 'tesouro' (o último trecho) e responder corretamente à última pergunta, vence.

Atividade 2 - Leitura em Puzzles

> Duração: (65 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de sequenciar informações e aplicar estratégias de leitura para compreensão textual.

- Descrição: Os alunos trabalharão em grupos para resolver um grande quebra-cabeça, onde cada peça contém um trecho de um texto. Para montar o quebra-cabeça, devem usar as estratégias de leitura para decidir a ordem correta dos trechos, baseando-se no sentido lógico e no conteúdo dos textos.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Distribua as peças do quebra-cabeça, cada uma contendo um trecho de texto.

  • Os grupos devem ler os trechos e decidir a ordem correta para montar o quebra-cabeça.

  • Para decidir a ordem, devem usar as estratégias de leitura discutidas, como identificar palavras-chave e inferir o contexto.

  • O grupo que montar o quebra-cabeça primeiro e de forma correta, vence.

Atividade 3 - Dramatização de Histórias

> Duração: (65 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar a leitura como base para atividades criativas e interpretativas, reforçando a compreensão textual e a expressão oral.

- Descrição: Os alunos escolhem um trecho de uma história conhecida. Eles devem ler o trecho e, em seguida, planejar e apresentar uma dramatização que reflita a compreensão do texto. Durante a apresentação, devem usar as estratégias de leitura para demonstrar como chegaram àquela interpretação do texto.

- Instruções:

  • Cada grupo escolhe um trecho de uma história fornecida pelo professor.

  • Os alunos leem o trecho e discutem o significado e as emoções envolvidas.

  • Com base nisso, planejam e ensaiam uma dramatização do trecho.

  • Devem explicar para a classe as estratégias de leitura que utilizaram para chegar àquela interpretação.

  • Apresentam a dramatização, seguida da explicação das estratégias utilizadas.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado obtido através das atividades práticas, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre suas experiências. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de estratégias de leitura e a promover a troca de ideias e a construção de conhecimento coletivo. Além disso, esta etapa é vital para o professor avaliar a eficácia das atividades e a compreensão dos alunos.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos e cada grupo compartilhar suas experiências e aprendizados das atividades. Utilize as seguintes perguntas para orientar a discussão: 'Quais estratégias de leitura vocês acharam mais eficazes durante a caça ao tesouro ou a montagem do quebra-cabeça?' 'Como aplicar essas estratégias pode ajudar em outras leituras?' 'Houve alguma dificuldade que seu grupo conseguiu superar? Como?' Encoraje os alunos a expressar suas opiniões e a ouvir atentamente as dos colegas.

Perguntas Chave

1. Quais estratégias de leitura foram mais eficazes para compreender os textos durante as atividades?

2. Como o trabalho em grupo ajudou na compreensão dos textos e na aplicação das estratégias de leitura?

3. Houve algum momento durante as atividades em que vocês tiveram que mudar de estratégia? Por quê?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos tópicos abordados durante a aula. Recapitular os conteúdos ajuda na fixação do aprendizado, enquanto a discussão sobre a interconexão entre teoria e prática e a relevância do tema reforça a motivação e a aplicabilidade do que foi aprendido. Essa seção é fundamental para encerrar o ciclo de aprendizado e preparar os alunos para aplicar as estratégias de leitura em suas futuras leituras.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir as principais estratégias de leitura discutidas e aplicadas, relembrando os passos para uma leitura eficaz. Deve-se destacar as estratégias de identificação de palavras-chave, uso de contextos e inferências, além da importância de planejar a leitura de forma sequencial.

Conexão com a Teoria

É essencial que os alunos compreendam como as atividades práticas realizadas estão diretamente ligadas à teoria estudada previamente, destacando que a aplicação das estratégias de leitura em situações reais e lúdicas reforça a teoria e facilita a transferência do conhecimento para novos contextos.

Fechamento

Por fim, o professor deve enfatizar a relevância das estratégias de leitura no dia a dia dos alunos, demonstrando como a habilidade de compreender textos efetivamente é crucial em diversas situações, desde os estudos até a vida cotidiana. Esta ênfase ajuda a consolidar a importância do aprendizado e a motivação para sua aplicação contínua.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | Relações Anafóricas e Catafóricas | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Gênero Textual: Texto Publicitário | Metodologia Socioemocional | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Ativa | Composição de Textos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Pontuação: O uso da Vírgula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies