Entrar

Plano de aula de Estratégia de Leitura

Português

Original Teachy

'EF15LP02'

Estratégia de Leitura

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Estratégia de Leitura

Palavras ChaveEstratégias de Leitura, Compreensão Textual, Reflexão Crítica, Colaboração, Habilidades Práticas, Leitura Planejada, Mercado de Trabalho, Leitura Eficaz, Escolha de Estratégias, Interpretação de Textos, Autonomia, Discussão em Grupo
Materiais NecessáriosVídeo curto sobre estratégias de leitura (2-3 minutos), Textos variados (contos, receitas, manuais de instruções, etc.), Folhas de papel para anotações, Canetas ou lápis, Quadro branco e marcadores, Projetor ou TV para exibir o vídeo, Computador ou dispositivo para reproduzir o vídeo
Códigos BNCCEF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.; EF02LP12: Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.; EF12LP08: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF12LP09: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF12LP10: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam a importância de planejar a abordagem de um texto para melhorar a compreensão. Desenvolver essas habilidades práticas de leitura é essencial não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para a preparação dos alunos para o mercado de trabalho, onde a capacidade de interpretar e aplicar informações de forma eficaz é altamente valorizada.

Objetivos principais:

1. Ensinar aos alunos como identificar a melhor estratégia de leitura para diferentes tipos de textos.

2. Desenvolver a habilidade de aplicar estratégias de leitura para melhorar a compreensão textual.

3. Estimular a capacidade dos alunos de refletirem sobre suas próprias práticas de leitura e ajustá-las conforme necessário.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a autonomia dos alunos na escolha de estratégias de leitura.
  2. Promover a colaboração entre os alunos ao discutirem suas estratégias de leitura.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam a importância de planejar a abordagem de um texto para melhorar a compreensão. Desenvolver essas habilidades práticas de leitura é essencial não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para a preparação dos alunos para o mercado de trabalho, onde a capacidade de interpretar e aplicar informações de forma eficaz é altamente valorizada.

Contextualização

Ler é uma habilidade essencial que usamos todos os dias, seja para entender uma mensagem de texto, seguir uma receita ou aprender algo novo. No entanto, nem todos os textos são iguais, e abordá-los da maneira certa pode fazer toda a diferença na nossa compreensão. Hoje, vamos explorar como escolher a melhor estratégia de leitura para diferentes tipos de textos, ajudando a tornar a leitura mais eficaz e prazerosa.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que muitos profissionais, como jornalistas, advogados e cientistas, utilizam estratégias de leitura específicas para interpretar textos complexos e extrair informações relevantes? No mercado de trabalho, a capacidade de ler e compreender rapidamente diferentes tipos de documentação, como relatórios, contratos e artigos científicos, é altamente valorizada. Escolher a estratégia certa pode economizar tempo e melhorar a precisão das informações interpretadas.

Atividade Inicial

Para começar, pergunte aos alunos: 'Vocês já tentaram ler um livro de histórias da mesma maneira que leem as instruções de um jogo? O que aconteceu?' Em seguida, mostre um vídeo curto (2-3 minutos) que ilustre diferentes estratégias de leitura usadas em situações reais.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 65 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos possam aplicar de maneira prática as estratégias de leitura discutidas, promovendo uma compreensão mais profunda e crítica dos textos. Esta etapa também visa desenvolver habilidades de colaboração, reflexão crítica e justificativa de escolhas, preparando os alunos para situações reais onde essas habilidades são essenciais.

Tópicos a Abordar

  1. Importância das estratégias de leitura.
  2. Diferentes tipos de estratégias de leitura.
  3. Como escolher a estratégia de leitura adequada para diferentes tipos de textos.
  4. Aplicação prática das estratégias de leitura.

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como diferentes textos podem exigir diferentes abordagens de leitura. Pergunte-os sobre situações em que tiveram dificuldade para entender um texto e se, ao usar outra abordagem, poderiam ter tido mais sucesso na compreensão.

Mini Desafio

Mini Desafio: Laboratório de Estratégias de Leitura

Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá diferentes tipos de textos (contos, receitas, manuais de instruções, etc.). Eles deverão aplicar a estratégia de leitura mais adequada para o tipo de texto recebido, discutindo entre si e justificando suas escolhas.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos de 4-5 alunos.
  2. Distribua diferentes tipos de textos para cada grupo.
  3. Explique que cada grupo deverá ler o texto usando a estratégia de leitura que consideram mais adequada.
  4. Peça para que discutam entre si a razão de terem escolhido essa estratégia específica.
  5. Após a leitura e discussão, cada grupo apresentará suas conclusões ao restante da turma.

Objetivo: Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e aplicar a estratégia de leitura mais adequada para diferentes tipos de textos, promovendo a colaboração e a reflexão crítica.

Duração: 35 - 40 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Peça para que os alunos individualmente escolham um texto curto e apliquem uma estratégia de leitura que consideram adequada, explicando sua escolha em um parágrafo.
  2. Em duplas, troquem os textos escolhidos e as estratégias aplicadas, discutindo se concordam ou discordam da estratégia escolhida pelo colega e justificando suas opiniões.
  3. Realize uma atividade de leitura compartilhada, onde o professor lê um texto em voz alta e, em seguida, os alunos discutem qual estratégia de leitura foi utilizada e por quê.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos compreendam e internalizem os conceitos discutidos. Através da recapitulação e da reflexão, os alunos podem avaliar seu progresso e entender a relevância das estratégias de leitura para suas vidas diárias e futuras carreiras.

Discussão

Promova uma discussão com os alunos sobre as diferentes estratégias de leitura que exploraram durante a aula. Pergunte quais estratégias acharam mais eficazes e em quais situações específicas. Incentive-os a refletirem sobre os desafios que encontraram ao aplicar as estratégias e como superaram esses desafios. Discuta também como essas habilidades podem ser aplicadas em suas rotinas diárias e no futuro ambiente de trabalho.

Resumo

Recapitule os principais conteúdos apresentados, destacando a importância de escolher a estratégia de leitura adequada para diferentes tipos de textos. Reforce os conceitos de estratégias de leitura como skimming, scanning, leitura detalhada e leitura crítica. Enfatize como a aula conectou a teoria com a prática através das atividades e desafios propostos.

Fechamento

Explique aos alunos que a habilidade de ler estrategicamente é crucial não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para o cotidiano e o mercado de trabalho. Ressalte que, ao dominar essas técnicas, eles estarão mais preparados para interpretar e aplicar informações de maneira eficaz em diversas situações. Agradeça a participação de todos e encoraje-os a continuar praticando as estratégias de leitura em suas atividades diárias.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies