Entrar

Plano de aula de Produção Textual: Notícias Curtas

Português

Original Teachy

'EF02LP19'

Produção Textual: Notícias Curtas

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Familiarizar os alunos com o conceito de notícia curta, explicando que é um tipo de texto que tem como objetivo informar de maneira rápida e clara sobre um fato ou evento.
  2. Ensinar os alunos a identificar as características principais de uma notícia curta, como o título, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
  3. Desenvolver a habilidade dos alunos de criar notícias curtas, incentivando-os a pensar criticamente sobre os fatos e eventos ao seu redor e a expressar suas ideias de maneira clara e coerente.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conceitos: O professor irá iniciar a aula relembrando os conceitos de texto, introdução, desenvolvimento e conclusão, que foram trabalhados em aulas anteriores. Isso é importante para que os alunos possam entender mais facilmente o que são notícias curtas e suas características.

  2. Situações-problema: O professor apresentará duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos.

    • A primeira situação pode ser a seguinte: "Imaginem que algo muito legal aconteceu na escola hoje de manhã. Como vocês poderiam contar isso para os seus pais de maneira rápida e clara?"
    • A segunda situação pode ser: "Vocês viram um pássaro muito bonito no parque e querem contar para seus amigos. Como vocês poderiam fazer isso de maneira que todos entendam e se interessem?"
  3. Contextualização: O professor explicará que uma notícia curta é como uma mensagem rápida que queremos passar para as pessoas. Pode ser sobre algo que vimos, ouvimos, ou que aconteceu conosco. Ele ressaltará que todos podem criar suas próprias notícias curtas, seja sobre algo que aconteceu na escola, em casa, ou no parque.

  4. Ganhar atenção dos alunos: Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor pode contar duas notícias curtas, uma engraçada e outra interessante, relacionadas ao cotidiano dos alunos.

    • A notícia engraçada pode ser: "Hoje, um cachorro na rua aprendeu a andar de bicicleta. Todos ficaram muito surpresos e começaram a aplaudir. Ele era o cachorro mais inteligente da cidade!"
    • A notícia interessante pode ser: "Ontem, no parque, um menino encontrou uma borboleta muito rara. Ele tirou uma foto e mandou para um especialista, que disse que era uma espécie que quase nunca é vista na nossa região. Foi muito legal!"

Ao final desta etapa, os alunos devem estar curiosos para aprender mais sobre notícias curtas e motivados para criar suas próprias notícias.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

O professor terá a opção de escolher entre as atividades a seguir para promover a aprendizagem sobre notícias curtas. É importante considerar a dinâmica da turma e a quantidade de alunos para garantir que todos sejam engajados e participem ativamente.

Atividade 1: Montando uma notícia curta

  1. O professor dividirá a turma em grupos de 4 a 5 alunos e fornecerá a cada grupo uma notícia curta para ser desmontada e reestruturada. Essas notícias curtas podem ser retiradas de jornais ou criadas pelo próprio professor.

  2. Os alunos terão a tarefa de identificar as partes principais da notícia (título, introdução, desenvolvimento, conclusão) e recortar ou reescrevê-las na ordem correta em uma folha de papel.

  3. Após a conclusão, cada grupo apresentará sua notícia curta reestruturada para a turma, explicando o motivo de suas escolhas.

Atividade 2: Construindo uma notícia curta em grupo

  1. O professor dividirá a turma em grupos e apresentará a cada grupo uma situação ou fato cotidiano para ser transformado em uma notícia curta. A situação pode ser relacionada à escola, ao bairro, ou mesmo a um tema estudado em outra disciplina.

  2. Cada grupo terá a tarefa de discutir e escrever a notícia curta, prestando atenção às características que foram discutidas anteriormente (título, introdução, desenvolvimento, conclusão).

  3. Ao final, cada grupo lerá sua notícia para a turma, explicando o processo de criação e as escolhas feitas. O professor poderá corrigir e dar sugestões, se necessário.

Atividade 3: Jogo da notícia curta

  1. O professor dividirá a turma em dois grupos e apresentará um quadro com diferentes tópicos de notícias curtas (esporte, família, escola, natureza, etc.).

  2. Um aluno de cada grupo, escolhido por sorteio, deverá escolher um tópico e, em 1 minuto, tentar criar uma notícia curta sobre o assunto.

  3. O restante do grupo deve ajudar, dando ideias e sugestões. Após o minuto, a notícia é lida para a turma e todos discutem se a notícia curta está completa e correta.

Essas atividades têm como objetivo promover a compreensão das características de uma notícia curta e a habilidade de criar a sua própria. O professor deve circular pela sala, orientando e auxiliando os alunos, e ao final das atividades, reforçar os pontos principais discutidos durante a aula.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo: O professor reunirá todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas notícias curtas e falar sobre o processo de criação. O professor incentivará os alunos a fazerem perguntas uns aos outros e a darem feedbacks construtivos. Esta é uma ótima oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros e para o professor avaliar o nível de compreensão e aplicação do conteúdo.

  2. Conexão com a teoria: Após as apresentações, o professor fará uma revisão das características de uma notícia curta, destacando como cada grupo aplicou essas características em suas criações. O professor também pode destacar quaisquer erros comuns que foram identificados durante as apresentações e explicar como corrigi-los. Esta etapa de conexão entre a prática e a teoria é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos.

  3. Reflexão individual: Para concluir a aula, o professor proporá que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam. Ele fará duas perguntas simples para guiar a reflexão dos alunos:

    • Pergunta 1: "O que vocês acharam mais fácil ao criar a notícia curta? E o que foi mais difícil?"
    • Pergunta 2: "Vocês conseguem pensar em uma situação do dia a dia em que poderiam usar uma notícia curta?"
  4. Compartilhando as reflexões: O professor dará a oportunidade para alguns alunos compartilharem suas reflexões com a turma. Isso ajudará a promover uma cultura de aprendizado ativo e aprofundar a compreensão dos alunos sobre o tópico da aula.

Ao final desta etapa, os alunos terão consolidado seu entendimento sobre notícias curtas e terão refletido sobre suas habilidades na criação de textos. O professor poderá usar as respostas dos alunos durante a reflexão como feedback para planejar futuras aulas e atividades.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula: O professor fará um breve resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Ele reforçará a definição e as características de uma notícia curta, ressaltando o papel do título, introdução, desenvolvimento e conclusão. O professor também lembrará os alunos sobre as atividades realizadas, destacando as notícias curtas criadas pelos grupos e o jogo da notícia curta.

  2. Conexão entre Teoria e Prática: O professor explicará como a aula conectou a teoria com a prática. Ele ressaltará que, através das atividades, os alunos puderam não apenas entender a teoria das notícias curtas, mas também aplicar esse conhecimento na prática, criando suas próprias notícias. O professor enfatizará que a prática é fundamental para o desenvolvimento de habilidades de escrita e que, com a prática contínua, os alunos se tornarão cada vez melhores na criação de textos.

  3. Materiais Extras: O professor sugerirá alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto. Esses materiais podem incluir livros infantis que contenham notícias curtas, sites educacionais com jogos interativos sobre a criação de notícias, e vídeos online que explicam de forma simples e divertida o que são notícias curtas. O professor incentivará os alunos a explorarem esses materiais em casa, para que possam continuar aprendendo e praticando.

  4. Relevância do Assunto: Por fim, o professor destacará a importância das notícias curtas no dia a dia. Ele explicará que, com a habilidade de criar notícias curtas, os alunos serão capazes de compartilhar informações de maneira rápida e clara, seja na escola, em casa ou na comunidade. O professor também ressaltará que a habilidade de expressar ideias de forma clara e coerente é essencial em todas as áreas da vida, e que, ao aprenderem a criar notícias curtas, os alunos estão desenvolvendo uma habilidade que será útil em muitas situações.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara do que aprenderam na aula, da importância do assunto e de como podem continuar aprendendo e praticando. O professor terá a oportunidade de avaliar o sucesso da aula e de planejar futuras aulas com base no feedback dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies